='cap-left'/>

Desafio Literário: Razão e Sensibilidade - Jane Austen




Depois da morte do pai, as irmãs Marianne e Elinor Dashwood perdem toda a herança para um meio-irmão. Sem dote, têm poucas chances de fazer um bom casamento. Marianne (a sensibilidade) apaixona-se à primeira vista por um homem que não é tão leal quanto imagina. Elinor (a razão) gosta de alguém com quem não pode se casar

Jane Austen (1775-1817) ? considerada uma das mais importantes representantes da literaturainglesa, ao lado de Shakespeare ? passou toda a sua vida no interior de um diminuto círculo social, formado pela aristocracia rural. Tematizando o dia-a-dia das pessoas comuns, com fina ironia e aguda percepção do ser humano inserido na sociedade da época, Austen introduziu o romance inglês na modernidade. Razão e Sensibilidade (1811) é a história de duas irmãs ? Elinor e Marianne, respectivamente a ?racional? e a ?sensível? ?, as quais, em razão do falecimento do pai, têm de se adaptar a um estilo de vida mais modesto, em meio a uma sociedade inteiramente dirigida pelo status social.

O livro conta a história das irmãs Elinor e Marianne Dashwood.
Depois da morte do pai, elas, sua mãe e irmã mais nova têm a vida totalmente mudada, já que a herança foi para o filho homem. 
É um livro que mostra a realidade da época, o que significa que elas não tinham direito a nada e a única maneira de mudar de vida era fazer um bom casamento. A sociedade vivia de aparências e quanto maior a condição social e econômica, maior seria o valor da pessoa.
Elinor e Marianne têm personalidades bem diferentes, Elinor é a razão e Marianne a Sensibilidade e cada uma têm suas qualidade e defeitos.
Elas se apaixonam e passam por muitas situações antes de encontrarem seus caminhos.
Essa foi a minha opção para o desafio literário e não é o tipo de leitura que eu pegue geralmente para ler, mas foi bom conhecer um dos trabalhos da Jane Austen já que nunca havia lido nada dela.
Leiam, conheçam e tirem suas própias conclusões, rsrs.
Beijos.


Outras Capas:

       [R&S-Best+Seller.jpg]



O Filme:

Capa e Cartaz do filme Razão e Sensibilidade 

Saiba mais no Filmow 













Série:

Baseado na obra homonima de Jane Austen.
Em virtude da morte do marido, uma viúva e suas filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança da família vai para um filho do primeiro casamento, John, que ignorando a promessa feita no leito de morte de seu pai, decide não amparar as meias-irmãs. 
Nesse contexto, além de Margaret, a mais nova das irmãs, com apenas 11 anos, Elinor e Marianne Dashwood vêem os bens mais valiosos irem embora, além de perderem os privilégios e regalias que até então usufruíam. O pouco dinheiro que lhes resta não representa garantia de um futuro seguro, nem lhes proporciona um dote razoável, o que, na conjuntura social em que vivem, pode significar não conseguirem um bom casamento.
Apesar das circunstâncias desfavoráveis, o amor acontece quando surgem Edward Ferrars e John Willoughby. A partir do momento em que se apaixonam, ficam visíveis as diferenças comportamentais entre Elinor e Marianne. Enquanto uma é contida e racional, a outra é emotiva e com uma sensibilidade à flor da pele, denunciando com naturalidade, por meio de gestos arrebatados, os sentimentos que lhe invadem a alma. 
Para elas, pouco importa o 'status' financeiro de seus amados. No entanto, a sociedade na qual se acham inseridas, valorizando apenas as condições sociais e econômicas, inviabiliza, das mais variadas maneiras, a concretização de seus sonhos.

Versão: 2008.
Elenco:  Hattie Morahan, Janet Mcteer e Dominic Cooper.
IMDB - Site OficialTrailer

Informações pega no Coffie and Movies da querida Karlinha. 



Março – Um clássico da Literatura universal. Só vale aquele que você nunca leu na vida. Sabe aquela coleção em destaque na estante que está lá só para fazer bonito? È lá que você vai pescar esse.
Livro Escolhido: Razão e Sensibilidade - Jane Austen







Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Oi, Lu
    Tb li esse livro para o Desafio (livro reserva) mas ainda não fiz o post. De um modo geral, gostei, apesar da leitura ter demorado um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Assisti o filme e até gostei, Jane Ausem é um ícone da literatura,li tbm um livro dela no desafio e gostei bastante, apesar te ter visto o filme antes e assim ter tornado a leitura mais fácil!
    Boa escolha amiga!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de Jane Austen, mas esse é o livro que eu menos gosto... detesto a Marianne...
    Agora Persuasão, Orgulho e Preconceito são demais... vale a pena conferir...

    ResponderExcluir
  4. Meninas, espero ler outro livro da Jane para ver se gosto mais, xD

    ResponderExcluir
  5. querooo ler... mas daqui uns anos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu.

    Amo Jane Austen!

    Li apenas dois livros dela e 'Orgulho e Preconceito' está entre os meus preferidos. Tenho certeza que você vai amar conhecer a história de Mr. Darcy e Elizabeth Bennett, ainda mais na série da BBC, com Colin Firth, que é o eterno Sr. Darcy!!! Eu amo essa série de 1995.

    Já 'Razão e Sensibilidade' eu gostei do livro, apesar de ter detestado a Marianne, mas adorei o filme!

    Beijos.

    Carla.

    ResponderExcluir
  7. Lu,

    Eu te disse que o meu tbm é este ne? e que eu gostei ne? rsrsrs Então sexta acho q publica a resenha ai vc palpita la hehe

    Eu achei sim a leitura bem demorada e massante, tinha hora que me deu o maior sono ao contrário de "Orgulho e Preconceito" que eu li bem mais rápido. Mas eu gostei muito da Elinor e da inteligência dela, e bom vc tem mesmo q encarnar aquele século para ver o que as coitadas sofriam hehe

    bjoo

    ResponderExcluir
  8. hehehe, pois é Nanda, sexta estarei lá para palpitar, kkkk.
    beijos.
    Obrigada por comentarem meninas. ^^

    ResponderExcluir
  9. Não gostei do filme, então acabei desistindo do livro por enquanto. Dizem que é bom, talvez algum dia eu anime.
    Beijos

    ResponderExcluir