='cap-left'/>

Scott Westerfeld - FEIOS

-->


Em algum lugar no futuro...
O mundo está paranóico: A humanidade se vê como feia até que, ao completar 16 anos, passa por uma total e completa cirurgia remodeladora. Então todos os Feios ficam lindos, perfeitos.




FEIOS
Scott Westerfeld

Essa total perfeição é também o aval pra que ingressar em Nova Perfeição, a cidade dos perfeitos, onde há festas e diversões constantes.
Não seria perfeito? Uma inovação sem tamanho?
Todos seriam simplesmente lindos, e se extinguiria expressões como “padrões de beleza inatingíveis”, “concurso de beleza”(???). Profissões de modelo e junto delas doenças como anorexia e bulimia desapareceriam, se todos seriam lindos, então pra quê tentar ser mais lindo ainda.
Pura realidade, na obra de ficção “FEIOS”. Nela, todas as pessoas são condicionadas para ver o rosto natural como feio, horrível. Aguardam o momento da transformação com ansiedade... Assim é com Tally, especialmente agora que seu melhor amigo Peris foi operado, e ela está sozinha. Numa noite ela foge da Vila Feia e vai até Nova Perfeição visitar o amigo, e promete não fazer nada que comprometa sua operação, pois ele aguardaria seu retorno, perfeita, para que pudessem curtir juntos.

Na volta conhece Shay, uma adolescente que faria 16 anos no mesmo dia em que Tally, e que também estava sozinha desde que seus amigos tornaram-se perfeitos, ou sumiram... (Sumiram?) Essa amizade logo floresce, pois ambas tinham muito em comum, como incertezas e espíritos aventureiros... Shay leva Tally para conhecer as ruínas de “Ferrugem” – nome da última civilização humana “normal”, antes dessa lavagem cerebral pela qual a humanidade passou – e pra além das ruínas, uma pequena parte do caminho que levaria até os esfumaçados. Em meios a esses passeios, Shay revela um inacreditável desejo para Tally: continuar feia. Como alguém poderia querer um destino assim para si? Shay queria ser feia quando poderia ser perfeita? E para onde ela pretendia fugir, antes da operação? E quem seria David? Ela sumiria como os outros amigos? Pois é o que acontece...

Mesmo sentindo falta da amiga, Tally se prepara para a operação e para uma vida repleta de diversão ao lado de Peris... Mas acaba sendo chantageada pela “Circunstâncias Especiais”, máxima autoridade de Nova Perfeição. Ela deveria ir á procura dos fugitivos, e entregá-los.
Seguindo instruções codificadas que Shay lhe deixou, Tally passa por aventuras e perigos até chegar á colônia Fumaça – entenda-se como uma sociedade alternativa, nos dias atuais – que abrigava rebeldes fugitivos, que não queriam ser perfeitos. Ali viviam “naturalmente”, e retiravam sua subsistência do ambiente, como verdadeiros camponeses silvícolas.
David era nascido naquele local, pois seus pais foram médicos, cirurgiões especialistas nas tais “operações”, mas que fugiram quando descobriram o preço que devia ser pago, ao se tornar perfeito. Quando Tally também descobre essa terrível verdade fica na dúvida...

Conseguiria trair os novos amigos, e o sentimento mútuo que nascia entre ela e David? E suas novas concepções? David não a convencera de que ela era linda? Ela também não passou a ver beleza nos traços “feios” de David? ESTARIAM TODOS ERRADOS, TODO AQUELE TEMPO? Por qual motivo nada foi questionado, até então?

Uma luta pela verdade e libertação está apenas começando, e com futuro totalmente imprevisível!

Confesso que li esse livro com “pré-conceitos” que caíram por terra, sinceramente. Eu imaginei uma típica aventura teen, mas o livro foi me envolvendo, me absorvendo para sua trama a tal ponto que agora mal posso esperar por sua sequência direta, PERFEITOS, que logo será lançada. No inicio do livro me senti um pouco “perdida”, porque o cenário é muito futurista e inovador: há carros e pranchas voadores, anéis de interface, projeção tridimensional. Fiquei um pouco “boiando” na descrição, mas logo entendi o enredo, – tão irreal e ao mesmo tempo tão verossímil– cheio de mensagens “ocultas”, críticas sociais, políticas e ambientalistas, dicas para reflexões. Agora, Feios entrou para meu rol de “queridinhos”, e estou mais que curiosa para descobrir o que acontece com os esfumaçados, e que surpresas Scott Westerfeld reserva para as personagens! ^_^
Não tem como o livro não mexer com os pensamentos dos leitores, fazendo-nos refletir sobre esse ideal de beleza que é vendido pela sociedade, atualmente. Feios é um livro com um tema atual, ainda que fictício, que cabe a qualquer idade. Num mundo onde seu rosto é riqueza e passaporte pra uma vida mais privilegiada, as pessoas que não se encaixam nesse perfil são consideradas desafortunadas. FEIOS resgata a velha máxima de que “A beleza está nos olhos de quem a vê”, pois o preço a ser pago para adentrar nessa “evolução estética” pode ser alto demais...

Em suma: Leitura empolgante!!













Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Ei Sa,

    Ahhh está na minha lista de desejados. Estou muito curiosa para ler este livro e bom saber que é mais do que uma aventura teen.

    Gosto muito dos cenários futurísticos, acho que vou amar este livro.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Eu estou participando dos sorteios, não só aqui, mas em outros blogs tbm, quero Feios, agora ainda mais, com sua resenha sei bem o que esperar do livro.
    Espero que ele venha aqui para casa, e se torne meu "queridinho" tbm!
    Beijos meninas!

    ResponderExcluir
  3. Sa, não tava querendo ler ele... tua resenha, bem, me deu um despertar... qm sabe, qm sabe XD

    ResponderExcluir
  4. Interessante quando o livro faz com que reflitamos.

    Att,
    Mayara

    ResponderExcluir
  5. Não sei, mas não consigo olhar para esse livro com bons olhos, achei o enredo muito estranho, só leio se cair no meu colo...rs, acho que nem isso, tenho a mania de pegar bronca de livros e esse conseguiu essa bronca, acho que passo, deixa para a proxima.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi!!! também já fiquei ainda mais interessada por você dizer que é mais do que uma história Teen, já estou participando da promoção.

    :)

    ResponderExcluir
  7. amei a resenha Sa (como sempre).
    Estou querendo muito ler esse livro, deve ser muito bom.
    Aff. Eu quero mais esse, =)
    beijitos.

    ResponderExcluir
  8. Tenho que te dizer que também estou cheia de "pré-conceitos" rsrsr

    quem sabe eu ganho a promoção e dai eu mudo de ideia!! rsrsr

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ainda não consegui me interessar... #comofas? Mas vou participar do sorteio. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Amei a sua resenha.
    Estou com o livro na estante, mas ainda não tive tempo de ler. kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Sabrina,
    Sua resenha ficou perfeita !
    Não vejo a hora de conferir essa história !
    Beijos
    Luka.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, amei a sua resenha!
    Já li o livro e adorei! Espero que a continuação não demore!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  13. Estava esperando FEIOS há mto tempo totalmente amei e quero o PERFEITOS correndo, amo Scott entao nem preciso comentar!!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha Sabrina! Já estava querendo ler esse livro antes, e agora então...

    Vc deu mais detalhes sem revelar spoilers!
    Parabéns!

    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse tipo de história.
    Esse livro deve ser legal.
    será que a Lu tem? hauahuahua. Se tiver vou pegar emprestado.
    Su resenha ficou bem legal Sabrina.

    ResponderExcluir
  16. não gostei muito desse livro.
    Não é muito meu estilo.
    Mas sua resenha ficou muito boa Sabrina.

    ResponderExcluir
  17. Tô louca de vontade de ler este livro.
    Baixei os primeiros capítulos que tinham disponíveis por ai, amei!

    Tô me aguentando para não comprar, tô firme, acreditando na promoção x)


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Esse livro está no meu criado mudo junto com mais 32 livros esperando para serem lidos. rsrs

    Preciso de mais tempo!

    Adorei a resenha!

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Já é o próximo da minha lista de leitura obrigatória. Depois dessa resenha fiquei super curioso!Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  20. Realmente, empolgante é a palavra pra esse livro! Adorei a expectativa entre os capítulos, pra saber o que iria acontecer com a Tally e a Shay e o David *_* YAY! Também estou suuuuuuuper ansiosa pra Perfeitos *_*

    ResponderExcluir
  21. Sabrina,

    Parabéns pela resenha!
    Estou lendo e estou amando...
    FEIOS é empolgante demais!
    Apesar do começo ser meio maçante, agora a história deu uma guinada total... Estou ansiosa p/ saber o que aocntecerá!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Sa XD adorei sua resenha que só me fez ficar com mais vontade de ler ele. Ainda bem que eu ganhei *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Ótima resenha! Também tive um certo preconceito ao ler esse livro, achei que seria teen demais, etc etc etc.... Mas me surpreendi e estou bastante curiosa em relação à continuação!

    Bjoka!

    Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir