='cap-left'/>

Emily Giffin - Ame o que é seu


Ame o que é seu
Emily Giffin

Ellen => Nossa protagonista. Órfã de mãe, filha de uma família simples de Pittsburgh, jovem “normal”, se não for levado em conta seu leve transtorno obsessivo. Vai para “cidade grande” cursar faculdade, graças a uma bolsa de estudos, onde teria como companheira de alojamento Margot. Ainda que não tivesse nada em comum com a sulista de família tradicionalmente abastada, água e óleo se misturaram e elas se tornaram grandes amigas.

Ellen Dempsey => Nossa protagonista[²]. Vivendo na megalópole Nova Iorque, conhece Léo quando ambos são convocados para integrar o tribunal do júri. Impressionada pelo jovem autêntico, logo engata um namoro que eu definiria em duas palavras: intenso e opressivo. Eles eram muito bons naquilo, mas o resto logo se deteriorou. Os sentimentos de Ellen por Leo fizeram com que ela se tornasse um tanto “grudenta”, ela praticamente vivia em função dele, não tinha planos, ou ambições que não incluíssem o namorado. O fim do namoro, depois da fossa da qual foi tirada por Margot, foi o alavanque para reavaliasse sua vida e procurasse por metas, numa vida pós-Leo.

Ellen Grahan => Nossa protagonista[³]. Fotógrafa em ascensão, mulher decidida e segura, recém-casada com o advogado Andy (Irmão da Margot, lembram?), eles formam um perfeito e feliz casal da alta sociedade, cúmplices e apaixonados. Mas ela sai da sensação de lua-de-mel quando encontra por acaso Leo numa esquina qualquer, num encontro casual igual aos que acontecem milhões de vezes com milhões de pessoas, todos os dias. Com Ellen Grahan foi diferente, e todos os sentimentos mal resolvidos pelo ex parecem tragá-la para um mar de incertezas, decisões e questionamentos...

Ellie/Ell => Nossa protagonista[4]. Uma fusão das Ellen anteriores, é uma jovem mulher de 30 e poucos anos, que vive um grande dilema: o amor sólido, uma substância doce e concreta (palavras do livro) com o marido, ou a excitante paixão instável com o ex, que não acredita em finais felizes e compromissos permanentes?

"(...)—Andy é um dia ensolarado com o mar calmo, cor de turquesa, e uma taça de vinho branco gelado.
— Leo é como a escalada numa montanha íngreme. Com a brisa gelada. E você desorientada e faminta. E a noite caindo."
Página 244

Eu gostei demais do livro “Ame o que é seu”! É o primeiro livro da autora Emily Giffin que tenho oportunidade de ler, e agradeço á Editora Novo Conceito por me proporcionar essa oportunidade. A escrita de Emily tem um ritmo gostoso, e uma leveza tal que, antes mesmo do que imagine, estará findando a literatura com um gostinho de “Ahhh... já acabou?”
Através das lembranças e dos momentos vividos por Ellen, somos levados a conhecer seu mundo, e seus sentimentos tão confusos. Eu amei a análise pscicológica dos personagens com que Emily Giffin nos presenteia.

"(...) E, de repente, eu estava fazendo o impensado. Estava beijando meu marido e pensando em outro homem. Pensando no Leo. Beijei o Andy com ainda mais disposição, desesperada para apagar o rosto e os lábios do Leo. Não adiantou, era como beijar o Leo com ainda mais ardor. (...) Eu pronuncio o nome do Andy em voz alta. Mas o Leo continua lá, seu corpo contra o meu. — Ah, Ellen – Andy suspira, os dedos percorrendo minhas costas.As mãos quentes de Leo cravaram em minhas costas com uma pressão e uma urgência incríveis. Abri os olhos e pedi que o Andy me olhasse. Ele atendeu. (...) Ele tem um ar honesto, sincero, leal. Seu rosto é o rosto que eu amo."
Página 43

Ellie tem a sensação de estar agindo erradamente ao ficar comparando sua vida perfeita, ao lado do marido, com o que poderia ter sido se tivesse continuado com Leo; sabe que não é justo com o Andy, a quem ama verdadeiramente, como também sabe que nunca esqueceria o ex... Mas não consegue evitar!
Da forma como me expresso, os leitores podem imaginar que se trata de um livro sobre infidelidade conjugal, então faço questão de assegurar que não é! ...Só confesso que li com um horror fascinado as atitudes de Ellen levá-la a isso (ou não).

Justificando o título, ao ler esse livro somos colocados em cheque, refletindo junto com a Ellen: Amemos o que é concretamente nosso, como família, amigos, vida estável, profissão; ou procuremos sempre o sonho impossível? Contentemos com a vida que nossas escolhas nos propiciou ter, ou nos atormentemos com a eterna dúvida “E se eu tivesse...?”

A arte sempre imitará a vida, com recíproca totalmente verdadeira.
Via de regra, não há um Leo na vida de toda mulher, mas tramas de amor reprimido como “Ame o que é seu” sempre serão temas daquelas conversas confidenciais entre amigas.

Eu indico esse livro para você que está cansada de romances melosos ou ficção irreal. Indico esse livro para você que vive momento semelhante e precisa de conselhos. Indico esse livro para você que é sensível e que quer um livro de qualidade.
Se for esse o seu caso, prepare-se para chorar muito no acerto final, e perdoar qualquer atitude da Ellen/ Ellen Dempsey/ Ellen Grahan/ Ellie/ Ell que tenha julgado mais severamente. Só então você vai aprender que escolhas de adultos não são tão fáceis como “uni-duni-te-escolhi-você!”

Sinopse: “Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?”
O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mútua e o quanto um esperta o melhor do outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, aquele que partiu seu coração sem se explicar, aquele que ela não conseguiu esquecer.
Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse.





Comentários
50 Comentários

50 comentários:

  1. Ei Sa,

    Muito interessante o enredo do livro, fiquei curiosa pra saber com quem ela vai terminar aiai, Andy adoro este nome e Leo aiaiai, quem nunca caiu de amores por 1 na vida? rsrs.

    Adorei :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Sa esse livro parece ser muito bom. Anotei a dica.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Diferente mesmo!
    Parece ter uma história interessante... Ellen deve ser um daqueles personagens que a gente se coloca no lugar e reflete sobre sua própria vida!
    Gostei! Deu-me a impressão de forte e leve ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  4. Mui interessante!!!
    Adorei essa capa, além do mote do livro!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, esse livro parece ser tudo de bom. Quem nunca imaginou "se eu estivesse com fulano, como seria???". Eu confesso q de vez em quando penso assim,e depois vejo que tenho um namorado maravilhoso e q a gente nunca está satisfeita com o q tem. Não q eu não esteja satisfeita com meu namorado, mas eu sempre reclamo de alguma coisa q ele faz ou deixa de fazer ,sabe como é neh?? kkkk *__*
    Coisa de mulher...

    ResponderExcluir
  6. Nossa, várias protagonistas! Interessante e a capa é linda! (L) ;**

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto o livro, mas não tinha me chamado mta atenção...
    Agora pela resenha achei bem + interessante =)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sabrina.

    Adorei esse livro!

    É o primeiro livro da autora que li e passei horas de puro entretenimento lendo-o!

    Adorei também algumas coisas que a Ellen descrevia dos anos 80. Muitos filmes, músicas e situações fizeram parte da minha adolescência.

    Tive momentos conflitantes com algumas atitudes da protagonista e o final foi lindo e emocionante!

    Recomendo a todas!

    Vocês vão amar!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sabrina!
    O livro parece bem interessante. Gostei da dica.
    A resenha, como sempre, está ótima.
    BJs

    ResponderExcluir
  10. Oi Sa!!!
    Comecei minha resenha deste livro exatamente assim: Existe um Leo no passado de cada mulher ;)
    Me referindo ao "mal resolvido", o "não vivido até o fim"... e existe um Leo sim, seja na vida sentimental, profissional... enfim, existe sempre uma decisão que não tomamos com a certeza necessária ou que alguém acaba tomando por nós e da qual nunca temos certeza se era a acertada.
    O livro mexeu muito comigo, adorei a escrita da autora e me identifiquei muuuito com as indecisões de Ellen :)
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Ai, Sabrina, você conseguiu me deixar com muita vontade de ler esse livro. Sabe, eu vivo pensando em como deve ser a estar com uma pessoa e ser balançada por alguém do passado. Deve ser horrível a sensação de não oferecer completamente seu amor para o atual, mas ao mesmo tempo, ser inundada de lembranças boas deve ser maravilhoso. Tenho que ler, hehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler esse livro.
    Assim que li a sinopse me apaixonei pela história.
    Sua resenha me deixou mais doida.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Olha esse parece que tem tudo para ser bom, vou anotar na lista.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  14. Ai adorei! Eu já li dois livros da Emily Giffin e agora fiquei doida por esse.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Gostei de como você separou a Ellen, é bem assim mesmo! haha
    Eu achei esse livro muito lindo, muito emocionante e acho que ele nunca mais sai da minha cabeça >.<

    Mas pq vcs só compram essa capa horrorosa? u.u Ele foi lançado aqui no Brasil com a capa verdinha fofa de margarida.

    ResponderExcluir
  16. Adorei *-*
    Vai pra minha lista de livros haushuahs

    ResponderExcluir
  17. Oi Sabrina!
    A gente chora muito é?
    Nossa, eu tou correndo de choro kkkkk

    Mas deve ser muito bom, sim! Mais uma super dica de Sabrinaa! rs

    beijos.

    ResponderExcluir
  18. Como eu sofri com essa protagonista!! rsss
    Tinha coisas q ela fazia q eu me segurei pra não soltar um grito de NÃÃÃOO!!
    O livro é muito bom... os outros livros da Emily tb são ótimos!

    ResponderExcluir
  19. Sa!!!

    Esse livro é tão bom, e aleitura bastante dinâmica não é? Recomendo também!

    ResponderExcluir
  20. Ah parace ser super interessante ...
    Meninas vocês ganharam o selinho Sunshine no meu Blog ...
    http://mundosobrelinhas.blogspot.com/2010/07/selo-sunshine.html

    *-*

    ResponderExcluir
  21. Já garanti o meu.. só estou esperando os correios mandarem ehehehehe adorei os outros 2 livros da autora.

    ResponderExcluir
  22. Oi Sabrina!!!
    Este livro é simnplesmente maravilhoso. Na sua resenha vc fala exatamente os sentimentos que ele nos inspira, as indagações que ele nos faz refletir.Leiam e se apaixonem e depois procurem tambem o livro "O noivo da minha melhor amiga" da mesma autora é ótimo... Bjos.

    ResponderExcluir
  23. Só pelo começo, onde vc descreve a personagem de várias formas, já me instigou.
    Parece ser bem interessante esse dilema que ela passa entre um e outro.
    Vai entrar na mega listinha haha

    ResponderExcluir
  24. Oi!! menina, esses leo do passado da vida das mulheres, não são brincadeira. Acho que esta historia nos leva a uma reflexão bem ampla sobre nossos valores. Vou querer ler este livro; sem duvidas, ele é maravilhoso. Bjos.

    DEUS TE ABENÇOEI SEMPRE.

    ResponderExcluir
  25. Olá!! O coração de uma mulher pode amar dezenas, centenas e até milhares de pessoas, porém só pode amar verdadeiramente a um único homem. Se algo acontecer diferente desta verdade; esta mulher estará enrascada e vai precisar de um bom jogo de cintura pra resolver ou mesmo contornar a situação. Estou ansiosa pra ler "O ame o que é seu" pois acho que ele é muito bom. Bjos.

    ResponderExcluir
  26. Adoro livros que falam sobre as escolhas que fazemos, sempre tem alguma coisa para se identificar. O "E se eu tivesse..." perturba todo mundo em algum determinado ponto, estou louca para lê-lo *-*

    ResponderExcluir
  27. Adorei esse livro,realmente a gente não valoriza tanto o que tem fica pensando nas possibilidades se tivesse agido diferente.

    ResponderExcluir
  28. eita q essa estória promete mto romance, encontros e desencontros...ameiiiiii

    bjs

    ResponderExcluir
  29. uau...já vi q terá mtos encontros, desencontros, incertezas...e amor...
    parece ser ótimo.

    bjs

    ResponderExcluir
  30. jas tentei 2x e acho q tá dando erro direto..aff.

    falei q a estória parece ser bem interessante, como encotnros e desencontros, indecisões e mto amor.

    bjs

    ResponderExcluir
  31. A história parece bem legal. A gente sempre fica na dúvida mesmo quando um amor do passado retorna assim do nada.
    Estou louca pra saber o que ela vai fazer.

    ResponderExcluir
  32. Adorei a sua resenha, me deu muita vontade de ler o livro... Já ta minha lista =)

    ResponderExcluir
  33. olá!!!!
    Adorei a resenha, concordo que toda mulher tem um Leo escondido em seu passado.
    beijos

    ResponderExcluir
  34. Parece ser muito bom, eu quero muito!

    ResponderExcluir
  35. Eu achei tão fofo esse livro!!

    A capa é convidativa à uma leitura gostosa, calminha... achei super legal!!!

    Quero muito ler o livro!!! Hhuhuhuhuh

    xoxo

    ResponderExcluir
  36. O titulo eh bem sugestivo!! Da tantas possibilidades que so lendo o livro para ver o desenrolar.

    ResponderExcluir
  37. Mtooo bomm...
    Sua resenha me deixou curiosa e com mta expectátiva em relação livro...
    deve ser mto legal...
    bj

    ResponderExcluir
  38. Muitooo Bommmm Preciso desse livro Rrsrs

    ResponderExcluir
  39. Tou louca para ler este livro e a sua resenha é excelente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pela resenha, quero ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  41. Ja estava com este livro na lista de compras para o proximo mes. Ja tinha ouvido varios comentarios positivos a respeito da historia e agora com sua resenha so confirma isto.

    bjim e vc escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  42. Nossa, parece mais ou menos o que eu conversava agora pouco com uma amiga... Se contentar com nossa vida que para alguns parece estar indo maravilhosamente bem ou ver se nossas escolhas foram certas mesmos e aquele erro do passado talvez tivesse mudado todo o presente...Acho que ler esse livro agora,viria muito bem a calhar pra mim (: Estou curiosa, acho que é diferente de todos que já li...Já tá na minha lista de compras,mas se eu ganhar aqui vai ser melhor!! Ainda mais que estou babando pela necessaire :D

    ResponderExcluir
  43. Estou doida por causa desse livro a resenha dele é d++ imagina ele completo

    ResponderExcluir
  44. Aiii me encantei pelo livro! *-*
    Adoro livros juvenis!!!

    Vou participar do sorteio!! =D
    Quero muito ganhar!!!

    Estou lendo "Os Diários de Carrie" no momento e estou encantada!
    Adoro livros beeem pra "mulherzinha"... hehehehe

    Beijão!

    ResponderExcluir
  45. Olha sou fã da autora, o texto é forte e a resenha ficou muito boa, parabéns!

    ResponderExcluir
  46. SUAHSAIHASIU

    Que livro massa! Diferente...

    Quero ler \o/

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  47. Gente esse livro tem um pouco de mim!!!!
    “Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?”.
    Nossa me fez refletir demais essa frase...preciso muito de ler este livro!

    ResponderExcluir
  48. Ameeeeeei a resenha! Muita muita vontade de ler *-*

    ResponderExcluir
  49. Li ano passado e adorei!
    Não fiquei com raiva dela. Acho que ela fez tudo o que tinha que fazer.

    Mais um dos ótimos livros da Emily.

    Beijos!!
    Arte Around The World

    ResponderExcluir