='cap-left'/>

Nicola Bardola - Almanaque Crepúsculo

Páraaaaaaaa tudo!!! Você é fã da Stephanie Meyer, da sua série Twilight e quer estar por dentro de tudo? Então essa resenha é pra você, porque ela fala sobre O Almanaque Crepúsculo, Os segredos e as curiosidades dos livros de Stephanie Meyer”. Lançado pela Editora Lua de Papel, o livro consegue responder aos muitos porquês que fazem da série um fenômeno no mundo inteiro, além de elucidar várias dúvidas com relação à trama não bem costurada.



Almanaque Crepúsculo
Nicola Bardola

Sinopse da contracapa: Em 2 de junho de 2003, uma jovem dona de casa acorda com um sonho que não consegue tirar da cabeça: um vampiro incrivelmente belo e uma garota, que se apaixona por ele. Este sonho originou um dos casais mais adorados em todo o mundo: a inocente Bella e o enigmático Edward. Muitas são as histórias que rondam a série Crepúsculo, e, neste almanaque ricamente ilustrado, o leitor será convidado a entrar no mundo de Stephanie Meyer e seus incríveis personagens: Como tudo começou? Quais são os segredos da série? Quem é o enigmático Edward Cullen? O amor de Bella e Edward é imortal? E mais: um dicionário de palavras-chaves da saga, um panorama dos vampiros Cullen e entrevistas com vários fãs do mundo inteiro. O almanaque traz ainda o guia Al dente da série: tudo o que você precisa saber sobre os filmes, os livros, os cenários, carros e músicas que estão presentes no universo da autora e sua obra. Um livro indispensável para os fãs dessa fantástica história de amor.

Resgatando de forma dinâmica e acessível vários temas importantes abordados ao longo dos quatro volumes da série Twilight, é a partir de uma longa entrevista com Stephenie Meyer que Nicola Bardola tira todo o embasamento para suas reflexões, acordes iniciais para escrever o “Almanaque Crepúsculo”.

“Escrevi este livro para servir de guia à saga vampiresca de Stephanie Meyer. Quem já leu os quatro livros vai se lembrar da paixão inigualável dos protagonistas e da própria experiência que foi essa leitura. Quem está tentado a se deixar envolver pela saga dos vampiros encontrará muitos motivos aqui para finalmente começar a leitura.” Página 09.


A inspiração para Stephanie Meyer escrever Crepúsculo surgiu após um sonho, dá para acreditar? E a autora, ao contrário do que muitos pensam, nunca foi aficionada em livros sobre vampiros! Éééééhhhh... Isso mesmo! Escrever sobre vampiros e o universo dos Cullen foi uma experiência nova para Stephanie, que não tinha qualquer noção sobre lendas e clichês vampirescos. (* Mas vamos concordar que ela acertou “na mosca”, não é mesmo?? ^_^)

Como a sinopse da orelha garante, e cumpre, neste livro você vai descobrir:

  • Os motivos pelos quais todo mundo se apaixona pela história da saga crepúsculo.
  • Quem são os vampiros Cullen.
  • O segredo de um amor imortal.
  • As inspirações que deram base à história de amor e sua relação íntima com a vida da própria autora.
  • Inúmeras curiosidades sobre personagens, vampiros, lobisomens, metamorfos e um fantástico glossário de A a Z com os principais temas encontrados nos quatro livros.
  • E ainda: o processo de escrita criativa de Stephanie Meyer, bem como links dos principais sites internacionais e nacionais sobre a saga vampiresca.

O que eu achei interessante nesse livro/almanaque é que ele não trata apenas dos 4 volumes que compõem a série em si. Claro que há um resumo geral deles, e dos filmes, mas a pesquisa de Nicola Bardola vai mais além: engloba todo o universo real e virtual no qual a trama está inserida, com depoimentos dos primeiros leitores, de fãs e críticos, relatos de pessoas que trabalham no marketing virtual, além de falar das adaptações cinematográficas, trilha sonora, carrões, cidades nas quais a trama foi ambientada, etc.

As características de todos os personagens são muito bem frisadas, e o glossário/palavras-chave é um charme á parte. Em ordem alfabética, traz a baia temas pertinentes aos quatro livros, contextualizando-os, como por exemplo:

Letra L => Lágrimas
Quando Edward termina sua música ao piano, Bella está com lágrimas nos olhos graças à melancolia dos últimos acordes. Edward toca o canto dos olhos dela, deixa uma lágrima correr pelo dedo, olha para ela pensativo e, por fim, a lambe. Como ele próprio não consegue mais chorar, uma lágrima de Bella é tão preciosa quanto uma gota de seu sangue. Página 70
Letra S => Sexo
O amor carnal entre homem e mulher só acontece no quarto volume. Os primeiros três livros – da primeira troca de olhares entre Bella e Edward à entrega do anel de noivado, a fim de informar Charlie sobre o casamento próximo – podem ser lidos como uma longa preliminar. Os beijos de Edward fazem o coração de Bella – e dos leitores – disparar. Dessa maneira, a tensão erótica não penas cresce a um nível incalculável, como também a dúvida de se Bella e Edward realmente se amam e vão para cama juntos. Sim! Mas Edward faz questão de se casar antes. Graças à mentalidade antiquada de Edward, ele e Bella têm uma curiosa divergência de opiniões: ela quer fazer sexo sem se casar, ele quer se casar primeiro e só depois fazer sexo. Página 81

Para finalizar, devo confessar que o Almanaque Crepúsculo é uma graça, esteticamente falando. O capricho de suas 240 páginas encanta tanto pelo conteúdo quanto pela beleza das ilustrações fotográficas, e das gravuras nas páginas de texto (não-poster). Um livro lindo, para ser folheado vezes sem conta, e a cada releitura descobrir um pouco mais...

“Existe um amor mais romântico do que o de Bella? Ela não é vampiro e, por muitos motivos, não consegue ficar com Edward. Este é o efeito Romeu e Julieta.” (Stephanie Meyer)



Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Adorei Sabrina !
    Eu queeeeeero !
    Bjs
    Luka.

    ResponderExcluir
  2. Vc é fã mesmo..kkk, conseguir ler até o almanaque...kkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. adorei Sa, hauhaua.
    É uma ótima dica para quem é fã. ^^

    ResponderExcluir
  4. Ei Sa,

    Muito legal o conteúdo do almanaque, acho que não sou tão fã a este ponto mas para quem é viciado na série é imperdível rs

    bjo

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha escrito um baita comentário e deu erro então agora vou resumir: acho que não sou tão maniaca por Crepusculo assim, de saber todos os detalhes, mas as tiradas do glossário são legais!
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Esse almanaque é com certeza para quem é fã da Saga Crespúsculo... muito fã, o que não é mais meu caso...
    Mas acho que e legal saber detalhes de uma história que está conquistando uma legião de fã!!!
    Boa Dica!!!

    ResponderExcluir
  7. " ela quer fazer sexo sem se casar, ele quer se casar primeiro e só depois fazer sexo. Página 81"

    Bella é espertinha, kkkkkk!!!!

    Bom, já fui muito, muito fã da série, mas hoje tá fraco, mesmo assim gosto sempre "dos bastidores" sobre uma obra. Lembro que eu fiquei assistindo um especial da J.K Rowling por duas horas, e ela falava até do que ela tinha comido no café da manhã antes de escrever, haha. Bom, acho que vou gostar do livros. É sempre bom conhecer um pouco por trás da obra. Bjux!

    ResponderExcluir
  8. Tenho TUDO da saga, eu queroooooooo!

    ResponderExcluir
  9. A Saga é tudo de bom né?? Ainda não tinha lido nada sobre este almanaque, agora quero também kkkkk


    Beijos meninas fofas;)

    ResponderExcluir
  10. Esse está na lista da minha filha, ela ta cobrando!!
    Quem é fã da saga não pode deixar de ter, não é verdade?!

    ResponderExcluir
  11. Eu não tenho nenhum dos livros do Crepusculo. E só quero Eclipse e Amanhecer *-* Mas acho legal almanaques e coisas do tipo. Acho legal, mas não fico louca pra comprar ;)

    Graças à mentalidade antiquada de Edward, ele e Bella têm uma curiosa divergência de opiniões: ela quer fazer sexo sem se casar, ele quer se casar primeiro e só depois fazer sexo. Página 81
    Depois ainda me perguntam porque eu prefiro o Jake HAHAHA ;)

    ResponderExcluir
  12. eu tenho esse almanaque ele é nota 10
    sou super fã da saga e amei o almanaque
    vale apena ler ele !!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho ^^
    Extremamente perfeito.. única coisa q eu não gostei é das entrevistas q eles fez com algumas fãs, donas de fã-sites. Achei meio bobo, já q a maioria q compra é fã, elas não precisam saber a visão de uma fã sobre a história.
    Tbm sou suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuper fã de Twilight o/
    Team Edward♥ forever

    ResponderExcluir