='cap-left'/>

Lançamento: Garota Apaixonada em apuros - Carol Estrella + Entrevista + Projeto Ler é Legal + Sorteio de Marcadores

Pessoal, gostaria de apresentá-los a uma jovem visionária! Não há outra palavra para descrevê-la...


A carioca Carol Estrella tem apenas 22 anos, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e autora de um romance infanto-juvenil cheio de aventuras bizarras e situações femininas de tirar o fôlego.Garota apaixonada em apuros” acabou de sair do forno, e logo vocês saberão mais sobre ele aqui no Leituras & Devaneios, pois a fofa Carol mandou um exemplar para resenha e breve sorteio!!!

Ah, vocês devem estar se perguntando “Visionária? Se for assim, então todas as autoras também são, não são?? Correto, mas Carol, jovem que é, sentiu que deveria fazer algo a mais pela sociedade e para a juventude tão carente de cultura e “arregaçou as mangas” num projeto especial, digno de aplausos...

Escrever é legal” tem por principal objetivo exercitar a escrita e a leitura, promovendo espaços de debates sobre os diversos temas. Será realizado em colégios de Niterói para adolescentes de 14 a 18 anos estimulando-lhes a criatividade e a capacidade de socialização, e depois pretende também abranger as comunidades... Interessantíssimo, não é mesmo? Vamos agora conhecer um pouco mais da Carol Estrella e de seu projeto.


Carol, é um grande prazer tê-la conosco fazendo o Leituras & Devaneios... Desde já me desculpo por qualquer gafe que possa cometer! (*Leitores, pensem na responsabilidade de entrevistar uma jornalista e escritora!) Primeiramente: Carol Estrella é nome adotado artisticamente, ou nome real?
Esse é meu nome verdadeiro. Resolvi utilizar o Estrella porque chama mais atenção e é bonitinho,rs.


Como e quando você foi apresentada aos livros? Sua profissão alavancou seu desejo de escrever?
Eu leio desde pequena, meu primeiro livro só com palavras foi o Bisa Bial Bisa Bel, chegamos a fazer até uma peça de teatro na escola em que estu
dava para ajudar na leitura. Só que o hábito de ler veio mesmo quando lançou a saga “Harry Potter”. Eu me apaixonei pelo bruxinho e não parei de ler desde então, rs. Foi fazendo jornalismo que decidi escrever um livro, mas na minha adolescência eu lia muito a série Diários da Princesa da diva Meg Cabot, e por isso mantinha um diário pessoal pensando em escrever um livro no futuro.

Tão jovem e com seu primeiro livro publicado! Fale-nos um pouco de “Garota apaixonada em apuros”, do processo de criação, suas inspirações, etc. Foi fácil publicar?

Foi tudo muito rápido. Eu estava para me formar na faculdade e de repente me veio uma coisa que eu tinha que escrever um livro. Primeiro tentei escrever sobre as garotas no vestibular, depois lembrei-me dessa história fantástica que v
ivi com o meu primeiro amor. Então não tive dúvidas: peguei as cartinhas que o sujeito (rs) escrevia para mim e fui desenvolvendo a história, mas sempre lendo Thalita Rebouças e Meg Cabot para ajudar na minha escrita. Quero deixar claro que não sou uma cópia da Thalita e sim uma admiradora e fã do seu trabalho! Aliás tenho até hoje um baú de cartas e até papel de bala q eu recebia dele. Eu poderia tirar uma foto com ele e mandar para os leitores (rs)! Para publicar foi muito complicado... Porque as editoras pagam muito pouco para os escritores e eu pretendo viver escrevendo, então meu pai me deu uma forcinha financeira para ajudar a publicar, mas tive que correr atrás de revisora gramatical, diagramador, designer, copydesck, agente literária; e depois da publicação estou ralando para pôr nas livrarias, pois muitas rejeitam o livro por não ter editora. Eu tenho até uma novidade: em breve vou disponibilizar o meu livro no formato e-book . Quero muito que todos os brasileiros possam ter acesso a essa história, por isso não vou vender só o impresso. Afinal, o objetivo do escritor é fazer com que todos leiam, portanto não adianta colocar um livro caro para uma população que muitas vezes não tem nem o que comer. Claro que para produzir um livro no Brasil é uma fortuna, mas penso que quem pode abrir mão de lucrar muito tem a obrigação de incentivar as pessoas a lerem!

Sobre seu projeto “Escrever é legal” ( admirável, nunca me canso de parabenizá-la) como surgiu essa ideia de despertar os jovens para leitura? Como você se sente dando um “empurrão cultural” nessa faixa etária tão especial que, como você me disse em off, “não perde um BBB, mas foge de livros”?
Eu sonhei com esse projeto sabia? rs Acordei ano passado com uma vo
ntade de fazer os adolescentes de escola pública a escrever. Pensei “Como vou fazer isso gente?!” Como eu já havia apresentando teatro para escolas aqui de Niterói( *detalhe, sou atriz também), resolvi fazer uma dinâmica com o twitter para despertar o interesse nos jovens. Porque se você pensar bem a televisão e o vídeo game são milhões de vezes mais atrativos do que um livro, e também mais baratos. Sendo assim, quem vai querer ler ao invés de saber as fofocas do BBB? Eu mesma sempre dou uma espiadinha no programa, rs. Por isso que pensei em um método de atrair a garotada desde o colégio. Eu adoro ler, mas confesso que ler os livros tradicionais é muito chato... Então porque não começar a incentivar a ler através de livros mais divertidos? É isso que vou fazer, mostrar para os adolescentes contos, poesias e micro-contos do twitter que sejam divertidos e despertem a curiosidade. Vocês, leitoras e blogueiras, infelizmente são a exceção a regra, porque a maioria não perde tempo lendo , o máximo que já vi é lerem Crepúsculo para não ficarem de fora da rodinha de amigos. Por isso que ao escrever o livro pensei em todos os leitores. Porque os que gostam de ler iam adorar meu livro de qualquer jeito (rs), agora os que não gostam nem olhariam se eu não colocassem uma linguagem próxima a oralidade e “descolada”.

Fale para nós sobre o projeto “Escrever é legal” ( para maiores informações acessem o site da autora, clicando AQUI.)
Eu pretendo começar visitando as escolas de Niterói com a minha pal
estra sobre a produção do livro e uma oficina de escrita para internet. E sempre que possível pretendo produzir sarais exclusivo para os jovens. Inclusive dia 11 de Setembro será realizado o 1º sarau de adolescentes da comunidade do Barreto no Núcleo Barreto. Haverá músicas, a minha oficina, teatro e poesias.

Em seu projeto terá como ferramenta/arma o uso dos meios de comunicação virtual: blog, twitter. Como você vê o futuro on-line? Será possível tirar os jovens das salas de bate papo e inseri-los num mundo mais cultural?
Eu pretendo usar o twitter e o blog direto! Quero que eles interajam e percebam que dá para escrever bem usando o twitter e os blogs.
Olha, eu não quero tirar os jovens da sala de bate papo, até porque muitos precisam conversar e interagir com outras pessoas para suprir problemas sérios em casa. O que desejo é que eles leiam mais e escrevam, também. Porque através da escrita você pode refletir, pensar e jogar todo seu estresse e angustia para fora. Às vezes essa combinação vira um livro e uma profissão. É difícil inserir cultura em um país em que a educação é deixada de lado. O que vou fazer é mostrar para os jovens uma nova forma de ler e criar o hábito da leitura. Porque depois que se pega o gosto pela leitura é um passo para agregar mais cultura.

Finalizando, agradeço demais sua disponibilidade... Esteja á vontade para falar de seus futuros projetos, ou sobre o que quiser aos nossos leitores. O “Leituras e Devaneios” é seu!

Bom, gostaria de agradecer à vocês por toda essa atenção a autores novos, e claro parabenizar mais uma vez pelo site! É difícil encontrar quem leia,
ver vocês lendo e resenhando então, é maravilhoso! Garota apaixonada em apuros será uma triologia, com três etapas da vida de Gabi. A adolescência, seus 18 anos e seus 20 anos. O segundo livro já está escrito e cheio de novidades, pois tentei adaptar a internet ao meu livro rs Ah uma coisa que não falei, rs Quando você ler o livro vai perceber que cito algumas questões problemáticas na vida dos adolescentes. Falei do mal que a bebida faz, citei como é difícil uma separação de pais e pincelei muito de leve a questão do bullying na escola. Essa foi outra estratégia minha. Falar de assuntos sérios de uma forma divertida e atraente.

Então é isso aí pessoal! Com certeza vocês gostaram, como eu, de conhecer mais sobre essa menina de personalidade tão vibrante e uma visão tão própria da sociedade... Não deixem de acessar os blogs dela e saber mais sobre seus projetos e seus livros! Caso queiram adquirir "Garota apaixonada em apuros", sei que ele está num preço especial
de lançamento! Então aproveitem e peçam o seu direto com a autora, autografado, no blog do livro, clicando AQUI.

E temos surpresa para vocês!!! Sortearemos dentre os leitores que comentarem essa postagem dois marcadores do livro "Garota apaixonada em apuros", autografado pela autora Carol Estrella! *Para concorrer deixem o email, ou twitter que entraremos em contato com o ganhador; sorteio amanhã (19/08) até o meio dia.

Atualizando... Agradecemos aos 28 comentários participantes do sorteio dos marcadores do livro "Garota apaixonada em apuros, autografados pela autora Carol Estrella. O número sorteado foi o 19, corresponde ao comentário da Nina Tavares. Parabéns, Nina! Entraremos em contato com você através de seu email...

Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Uau, adorei!! Já quero ler o livro. E nossa, parabéns à Carol pela iniciativa, genial!

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Ainda não conhecia a Carol Estrella, e adorei saber desses projetos dela! Fiquei com muita vontade de ler o livro! Durante uma época da minha vida, eu quis muito,mas muito mesmo ser escritora, só que acabei deixando a idéia de lado, e com o tempo, fui adquirindo novas vontades. Quem sabe uma hora eu ainda não escreva, né?

    Beeijo!

    www.twitter.com/fernandaleite_

    ResponderExcluir
  3. Uau, adorei a entrevista! Fiquei super interessada no livro, parece ser bem divertido! Parabéns à Carol pelo projeto "Escrever é legal", ótima iniciativa!
    Eu quero participar da promo... meu twitter @marikatz
    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Bacana a ideia do livro e só de ser uma série eu já me interessei, rs. Sou a leitora compulsiva de séries, haha. :)

    @frioli

    ResponderExcluir
  5. Adoreii a materiaa ;D
    Quero Muito ler esse Livro
    Participando Da Promo

    @Lene_Mart

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista!Foi ótima porque ainda não conhecia a Carol Estrella.O livro parece ser bem interessante.E adorei o projeto dela,muito legal incentivar a leitura desse jeito.Espero que depois dessa iniciativa as pessoas parem de assisir BBB(eca!)e comecem a ler.
    Ah, e quero participar da promo é claro!
    @nanaggoncalves

    ResponderExcluir
  7. Muito Legal,vc se saiu muito bem,tudo 10!

    @ST44Tavares

    ResponderExcluir
  8. Amei!!! Vai ser um sucesso!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei desde que vi o kit, só não me lembro onde foi.
    kaka-30@hotmail.com
    @bkarinemarinho

    ResponderExcluir
  10. Puxa! Esse eu não conhecia. Mais uma para a minha lista.
    O livro parece ser muito bom.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana a entrecista
    Agora quero esse livro rs rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela entrevista!
    adoreiiiiiiiiiiiii
    gabi

    ResponderExcluir
  13. Um livro novinho saindo por ai! A entrevista ficou muito legal! e livrinho novinho saindo por ai... parece bem legal!

    @Isabeli_mg

    isabeli_mg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei a entrevista com essa jovem de grande consciência social! Parabéns!

    Como também parabenizo a Carol por essa bela iniciativa de incentivar a leitura, porque ler é minha grande paixão. Uma pena que muitos não desfrutam desse mundo maravilhoso que só a leitura nos proporciona.

    Fiquei super curiosa p/ ler o livro dela, que deve ser maravilhoso.

    Meu twitter: http://twitter.com/sonhodereflexao

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Ah mais um livro nacional que promete.. e em pensar que eu tinha mo preconceito com os livros nacionais.. aii que ignorancia...

    Eu quero o livrooo!! e os marcadores ashasuh

    ty_rock16@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu fiz um projeto parecido semestre passado na faculdade de jornalismo, só que incentivava apenas a leitura. Incentivar leitura e escrita é realmente fantástico. Parabéns pela iniciativa e pelo lançamento do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi meninas!
    Amei a entrevista! E adorei mais ainda a Carol Estrella e seu projeto para incentivar a leitura e a escrita. Eu sou professora e sempre percebo entre os meus alunos uma grande resistência em ler. E concordo quando ela diz que os livros indicados na escola são chatos, tem tanta coisa boa por aí, pq eles vão ler os clássicos? Não digo que são desnecessários, mas pôxa, pq não ler livros mais legais e depois de adquirido o hábito da leitura, ler os clássicos?
    Parabéns pelo post!!!

    ninattavares@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre falo e não canso de repetir: é muito bom ver que a literatura contemporânea brasileira está muito bem suprida e com autores que não hesitam em correr atrás do seu sonho (que é ver o seu livro na mão dos leitores).

    Parabéns para a Carol, esse projeto de estimular a escrita nos jovens e dessa forma ajudar na formação de novos leitores é fenomenal!

    Ah e é claro que eu quero um marcador! XD
    @NubiaEsther

    ResponderExcluir
  19. Ei, parabéns viu ?! Sua resenha sobre uma autora "visionaria " adorei e parabéns pela entrevista muito boa por sinal , gostei muito quero ler o livro .. me deixou com água na boca e tô precisando de marcadores , qualquer prêmio ta sendo válido vindo de quem vem ! :*

    @LaahSwan

    ResponderExcluir
  20. Ah adorei, ela é jovem e já tem esse projeto excelente e o livro que parece muito legal, além de parecer bem querida pela entrevista.

    Vou aguardar a resenha :)

    Amo marcadores @LivrariaOutubro

    ResponderExcluir
  21. Ei Sabrina,

    Ótimo projeto, não conhecia o livro nem a autora, gostei muito do livro :)

    beijoo

    ResponderExcluir
  22. Ai gente! Que lindo! Obrigada pelos elogios! Eu pretendo fazer de tudo p ajudar essa garotada a ler e escrever +. Pq acredito q é através da educação que as coisas mudam.

    Bjos e espero que vcs gostem do livro!!

    ResponderExcluir
  23. Adorei esta entrevista e o projeto.
    Quero conhecer mais sobre ela...

    ResponderExcluir
  24. Gostei do projeto. Parabéns à Carol e tomara que ela consiga abranger cada vez mais adolescentes.

    Já vou lá adquirir o livro, gostei muito :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. nossa, adorei saber do projeto. é tão importante saber que alguém ainda se preocupa com o futuro da leitura no país.

    @natpuga meu twitter :)

    ResponderExcluir
  26. Adoreii a entrevits, ela é mt fofa!!
    Quero Muito ler esse Livro
    Participando Da Promoção

    karla_ribeiro276@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. COMENTÁRIOS VÁLIDOS PARA O SORTEIO DE MARCADORES ATÉ O IMEDIATAMENTE ANTERIOR A ESSE AVISO! OBG A TODOS OS COMENTARISTAS PARTICIPANTES!

    ResponderExcluir