='cap-left'/>

C.S. Lewis - As Crônicas de Nárnia


Resenha por Hermano Henrique Martins Silva



Escrita pelo irlandês C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia constitui uma das séries literárias infantis mais aclamadas pela crítica em geral. Composta por sete livros esse universo mágico já ganhou adaptações para TV, cinema, teatro, rádio e desenho animado.
Quando falamos nessa série temos que ficar atentos ao detalhe que existem duas formas de lê-la: a ordem cronológica e a ordem de publicação.O cinema optou pela segunda, enquanto "As Crônicas de Nárnia - Volume Único" da editora Martins Fontes optou pela ordem cronológica, e é assim que apresentarei a vocês esse mundo fantástico habitado por criaturas mitológicas, animais falantes e humanos.

Ordem de Publicação
Ordem Cronológica
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
O Sobrinho do Mago
Príncipe Caspian
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
A Viagem do Peregrino da Alvorada
O Cavalo e seu Menino
A Cadeira de Prata
Príncipe Caspian
O Cavalo e seu Menino
A Viagem do Peregrino da Alvorada
O Sobrinho do Mago
A Cadeira de Prata
A Última Batalha
A Última Batalha

C.S. Lewis se converteu ao cristianismo e grande parte de suas obras estão relacionadas à teologia. Intencionalmente, ou não, a obra “As Crônicas de Nárnia” está repleta de conceitos teológicos, sendo que várias partes de suas tramas podem ser comparadas a passagens bíblicas. Vamos lá:

O Sobrinho do Mago é o livro “Gênesis” da série, e nos conta a criação do mundo de Nárnia pelo leão Aslam. Nele contemplamos as crianças Digory e Polly aventurando-se por diversos mundos graças aos anéis mágicos inventados pelo tio André. Um desses mundos é Charn, governado por Jadis – a Feiticeira Branca que conseguiu dominar seu mundo destruindo tudo e a todos com a “Palavra Execrável ”– que, por descuido das crianças e do seu tio, acaba vindo para o cá trazendo muitos problemas. Só lendo vocês descobrirão como Jadis será impedida de conquistar a Terra e se Digory resolverá um problema familiar que envolve a sua mãe.

O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa narra as aventuras dos quatro irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que fogem dos bombardeios a Londres durante a II Guerra Mundial, vão se abrigar no campo, na casa de um professor amigo da família. Lá encontram um guarda-roupa (cuja origem é revelada em O Sobrinho do Mago) que é uma passagem do nosso mundo ao mundo de Nárnia. Muito tempo se passou desde que duas crianças humanas estiveram por lá e Jadis condenou Nárnia a um inverno rigoroso e permanente, mas mal sabe ela que esses quatro irmãos fazem parte de uma profecia que diz que quando dois filhos de Adão e duas filhas de Eva (outra referencia bíblica) aparecessem, se tornariam reis de Nárnia e poriam fim ao seu governo.

Certamente esse é o livro mais famoso das Crônicas e um dos mais emocionantes. Nossos heróis contam com a ajuda de diversos narnianos (animais falantes e mitológicos) para impedir a feiticeira e ainda administram uma grande traição (um Judas?) e o sacrifício de um grande amigo para a salvação de todos (analogia a Jesus?).

O Cavalo e seu Menino é o meu livro predileto, começando pelo titulo curioso. Porque não o contrário, O menino e seu cavalo? Leiam para saber o porque! A história deste livro se passa na época de ouro de Nárnia, durante o reinado dos quatro irmãos Pevensie e narra a história do cavalo falante Bri e do garoto Shasta. Detidos em cativeiro na Calormânia, descobrem que esta pretende invadir Nárnia através da Arquelândia. Agora eles devem impedir que este ataque ocorra contando com a ajuda da garota Aravis e da égua Huin para avisar os reis narnianos.

em Príncipe Caspian perceberemos que o tempo em Nárnia corre diferente do nosso. Enquanto se passou apenas um ano para os Pevensie desde o retorno deles ao nosso mundo (vejam O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa) em Nárnia se foram 1300. Nárnia foi invadida pelos telmarinos, as florestas desmatadas e os animais falantes praticamente extintos. Caberá novamente aos grandes reis retornarem a Nárnia para ajudar ao príncipe Caspian a tomar o seu trono por direito do seu maléfico tio Miraz e a reconstruir o seu reino.

Em A Viagem do Peregrino da Alvorada apenas Edmundo e Lúcia Pevensie retornam à Nárnia, levando com eles seu incômodo primo Eustáquio Mísero. Juntos de Caspian X, atual rei de Nárnia (o mesmo da Crônica anterior), viajam a bordo do navio Peregrino da Alvorada, para encontrar os sete fidalgos banidos por Miraz. Eles enfrentam diversos perigos e aventuras em inúmeras ilhas, contando com a ajuda do poderoso Aslam.

Com A Cadeira de Prata veremos o rei Caspian já idoso, adoecido e à beira da morte, procurando por seu filho desaparecido, o Príncipe Rilian. Seguindo os conselhos de Aslam, os encarregados dessa missão – Eustáquio, sua amiga de escola Jill Pole, e o paulama Brejeiro (um humanóide que se assemelha a rãs) – devem libertar o príncipe e enfrentar a Feiticeira Verde que planeja, através do próprio Rilian, tomar Nárnia.

Por último, A Última Batalha seria o ”Apocalipse” e neste livro é narrdo os últimos dias de Nárnia. O velho macaco chamado Manhoso e o burro Confuso encontram uma pele de leão. O macaco veste o seu amigo burro com a pele de leão, e passa a propagar a falsa notícia de que Aslam voltou (uma clara referencia aos falsos profetas). Não expor muito quando o assunto é esse livro para não estragar as surpresas que, aliás, são muitas. O final da série é surpreendente, polêmico e emocionante (*até chorei, que vergonha! rs). É claro que fiquei revoltado com o final de uma personagem em especial, mas uma das graças em ser leitor é rter liberdade para discordar dos rumos que o autor lança aos seus personagens...

Ao contrário da maioria das adaptações de obras literárias para os cinemas, que são “bombas”, a meu ver “As das Crônicas de Nárnia” conseguiu, até o momento, se igualar à obra original. Ainda quecontenha diversas cenas e passagens que não estão presentes no livros, não deturparam a obra, mas sim acabou por valorizá-la e torná-la mais atrativa.

Finalizando (ufa, essa resenha ficou enorme!), recomendo a todos que não percam a oportunidade de ver os filmes e desfrutem dessa grande magia de “As Crônicas de Nárnia”! Espero que “A Viagem do Peregrino da Alvorada”, que estréia dia 10 de dezembro, mantenha a qualidade dos filmes anteriores.... Leiam e vejam os filmes, a não ser que seus roupeiros sejam mágicos, e os levem diretamente para lá! rs.

Comentários
36 Comentários

36 comentários:

  1. Quero ler esse livro há tanto tempo!
    Ainda mais agora, que só acho promoções desse livro! Antes ele era tão caro, né? Não dava nem coragem de comprar! Mas agora...
    Uma hora eu vou comprar e vou ler, até porque, fiquei com mais vontade ainda, depois da resenha! =D

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  2. Adoro as Crônicas de Nárnia... não vendo, não troco e as vz tbm não empresto....rs

    Mas eu não gostei de todos os contos, mas já me disseram pq eu li da forma errada (li pela ordem do livro vol. único), mas o certo é pela ordem de publicação.

    Enfim, vale a pena e os filmes não mostram nem 1/3 do que são os livros.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o livro aqui em casa, e acredita que ainda não termine de ler??? amei tudo

    ResponderExcluir
  4. Uau, parece ser muito bom mesmo. Nunca li os livros, mas já vi o primeiro filme que foi lançado e gostei muito. É uma boa pedida pra próxima leitura.

    ResponderExcluir
  5. Ei Hermano,

    Eu já li o livro e gostei muito, a última história é a minha preferida, a do guarda-roupa tbm adoro.

    Mas eu não consegui resenhar este livro rsrs, por ser várias histórias e tal, só se eu fizesse um post pra cada pq escrevo demais :P

    bjooo

    ResponderExcluir
  6. Ufa! Resenha grande e ótima!

    Bah! Tenho o livro em casa e não começeia a ler... (vergonha!)

    beijoo

    ResponderExcluir
  7. Olá, Hermano.

    Adorei sua resenha, que está muito bem explicada.

    Acho isso ótimo, porque quando eu ler o livro, sei por onde começar. (risos).

    Já vi o filme e adorei, mas sempre os livros superam em muito às adaptações.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse aqui em casa mas ainda não li, falta animo pra encarartantas paginas kkkk

    ResponderExcluir
  9. :) Excelente a resenha, eu não vi os filmes ainda, mas pelos trailers o Aslam ficou lindo (eu achei). Eu amei esse livro, vale muito a pena ler.

    ResponderExcluir
  10. Eu amo esse livro, peguei ele na biblioteca da escola da minha prima e me apaixonei, já amava os filmes, mas Príncipe Caspian é bem diferente neh a história do livro para tela, bom eu achei:/ . Amei tanto que comprei o livro pra ter aqui na minha estante. Eu amo essa capa *-*

    ResponderExcluir
  11. Eis um livro que ainda não me animei a ler e não sei se algum dia chegarei a ler, por favor não me batam!

    Sei que é preconceito literário e tal, mas explico a raiz dele: é o seguinte, sou fã de Tolkien, de carteirinha e é de conhecimento dos fãs tolkienianos que os dois autores passaram boa parte de suas vidas discutindo a utilização de alegorias, a obra tolkieniana não é alegórica ao passo que a obra de Lewis é praticamente totalmente alegórico... minha birra vem daí, desde então não tenho vontade de conhecer a obra... mas, mais cedo ou mais tarde (aproveito a promoção do submarino) e leio o livro para tirar a prova dos nove.

    ResponderExcluir
  12. Ain, eu adoro, é tão gostoso de ler, eu li rapidinho e volte e meia pego um dos contos pra ler *--*

    ResponderExcluir
  13. Hum, olha, comprei ele numa promoção, mas isso faz muito tempo. Sabe que até hoje não li? haha. :) Só sei do que se trata mesmo, pelos filmes. E o segundo filme... ai...ai... *suspiro pelo príncipe*... Tá Bruna, se controle. ¬¬ Não vejo a hora do próximo sair. (puxa, que principe lindo...)

    haha. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro as Crõnicas de nárnia. No momento estou relendo o livro. muito bom *-*

    ResponderExcluir
  15. amo totalmente As Crônicas de Nárnia, mas não todas. tipo, gosto das duas primeiras, do Peregrino da Alvorada e Príncipe Caspian. As outras, ou não gostei muito, ou detestei completamente (leia-se: as últimas duas). mas é uma leitura fantástica, me fez viajar muito, é super legal *-*
    beijinhos, meninas

    ps: já estão participando da promoção valendo um livro meu? se não for pedir muito, vocês poderiam divulgar por aqui? :B

    ResponderExcluir
  16. Eu amo As Crônicas de Nárnia! Foi a primeira série de fantasia que eu li, porque minha amiga insistiu que o Lewis era cristão e as histórias tinham um fundo bíblico e eu ia gostar. Valeu muito a pena.

    Minha favorita é A Cadeira de Prata, mas também gosto muito das outras, principalmente A Última Batalha. (Sobre "aquela personagem", eu também fiquei revoltada e pensando "Hã??? Como assim???", hahaha.)

    A resenha ficou ótima!

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. A resenha ficou muito boa! Eu já li os livros e recomendo, é muito bom, um clássico da literatura!

    ResponderExcluir
  18. Obrigado a todos que gostaram da resenha. Fico muito agradecido pelo prestígio!rsrs *-*

    Núbia
    Que besteira isso! Adoro Tolkien ( já li a maioria de sua obra) tanto quanto C.S Lewis não vejo nada demais "andar" pela Terra Média e ainda sim dar uma passadinha me Nárnia.Compre já seu "pacote de viagem" e tire a prova dos 9! rsrsrs

    Cíntia Mara
    Toda vez que eu me lembro "daquela personagem" fico revoltado, sei la acho que me identifico com ela e seu desfecho fez dela a mais humana. N podia ter acabado assim! Buáaaa

    Um grane abraço a todos!

    ResponderExcluir
  19. Estou lendo e amando tudo !! É tudo fascinante !!

    Abc

    ResponderExcluir
  20. oi hermano. Gostei bastnante do livro. Foi um dos poucos que li, mas que amei.
    =*

    ResponderExcluir
  21. Tenho muita vontade de ler 'As crônicas de Nárnia' por conta dos filmes, que adoro! [estou ansiosa pelo terceiro!] O livro é um pouco extenso e acabo lendo outros livros, mas penso agora que irei comprá-lo e ir lendo aos poucos, já que são várias crônicas!
    Gostei muito da resenha, pois agora compreendo melhor a história!

    ResponderExcluir
  22. Eu me lembro da época em qe ele foi lançado e era caríssimo! A minha mãe ficava louca quando eu dizia que queria esse livro (ela fica louca todas as vezes que eu quero um livro, porque isso é MUITO frequente), porque, segundo ela, essa é a única coisa que eu quero. Livros. Bom, ela também lê! Então é melhor ela começar a me ajudar na compra deles, né? XD Afinal de contas, não dá pra eu e a Fernanda bancarmos todos os livros da casa, como sempre fizemos!

    Enfim, eu quero muito esse livro. Tenho uma amiga que é apaixonada pela série e ela sempre me recomenda!

    Adorei a resenha gigante! =D
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  23. Meninas,

    Estou com esse livro desde o ano passado e nada de sobrar tempo pra ler, nossa eu quero muito mesmo ler ;)))

    ResponderExcluir
  24. AMEI A RESENHAAAAA
    CONHECI O BLOG HOJE E TENHO QUE DAAR MUITOOOO MUITOOOO PARABÉNS. LINDOOOO BLOGGGGGGGGGGGGG!

    ResponderExcluir
  25. Tenho esse livro mas ainda n li...espero q consiga em breve

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Eu liii e adorei! Ainda tenho que comprar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Eu tenho esse livro, mas ainda não tive coragem de ler. kkk
    Adorei a resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi! Aqui é a Paula do aordemdoslivros.blogspot.com

    Obrigado! É claro que conheço seu blog!

    http://4.bp.blogspot.com/_FZjJfRLBSuQ/TIPgA6dPEQI/AAAAAAAAAE8/oTrRxiBHIAA/S380/CRIANA~1.JPG

    Um selinho para você! Pode repassar para 10 blogs!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. É um dos livros que eu desejo muito. Uma história incrível, um mundo extraordinário.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. A resenha ficou super detalhada. Que legal. Eu ainda não li, acredita? Aff, nem eu! rs mas realmente não li... ainda.

    Adorei a explicação da ordem de publicação e cronológica, jurava que iniciava com o do Guarda-roupa por causa do filme, etc.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  31. Menina sei tudo sobre as historias e os libros e acredita que aunda não li... Pois é... tenho que reparar esse erro. XD

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei do 1° filme mas nunca li nenhum dos livros! Mas sua resenha me convenceu a ler! Bjsssss

    ResponderExcluir
  33. fazz tempo que vejo estes livros na prateleira, mais tenho medo de não gostar bjkassssssss

    ResponderExcluir
  34. Eu tenho uma história meio de amor e ódio com Nárnia. Ao mesmo tempo que eu não quero ler, eu quero. É estranho. Só estou tomando coragem para começar. HUAHSUHAUSH

    ResponderExcluir
  35. Adorei o filme e quero muito ler os livros. Adorei o post, foi esclarecedor... porque assim leio na ordem certa.
    Esse é o tipo de sobrenatural que me atrai. COm "inteligências" incutidas. Vcs podia resenhar O Reino do Dragão Dourado, da Isabel Allende. Tô doida querendo ver.

    Beijinhos
    Aline

    ResponderExcluir
  36. Eu li as crônicas todas quando viajei pra Espanha... logo que cheguei, não conhecia ngm, não entendia o idioma e não tinha NADA pra fazer além de ler os livros que tinha levado... daí, li todas as crônicas em menos de uma semana, e isso economizando as páginas, rs... eu amei! :)

    ResponderExcluir