='cap-left'/>

Rick Riordan - Os Arquivos do Semideus


Pessoal, nessa altura do campeonato todos devem conhecer nosso amigo Hermano Henrique. Ele tem resenhado como leitor convidado todos os livros da série "Percy Jackson e os Olimpianos", de maneira caprichosa e fiel! (*Tanto quanto sua atribulada vida de professor de história permite, rs). Hoje o Hermano vai resenhar "Os arquivos do Semideus"...


Percy Jackson e os Olimpianos: Os Arquivos do S
emideus
Rick Riordan


Vocês devem estar se perguntando porque falarei de Percy Jackson e os Olimpianos: Os Arquivos do Semideus antes de O Último Olimpiano. Não seria esse livro apenas um complemento da série? Era assim que eu pensava! Ledo engano! Não que você morrerá ou ficará perdido no enredo se começar pelo O Último Olimpiano, mas é evidente que os contos presentes nele em Os arquivos do Semideus se passam entre o penúltimo (A Batalha do Labirinto) e último livro da série.
Para quem é fã, como eu, detalhes minúsculos contam muito e devem estar situados na cronologia da série.

O que esse livro temde diferente? Muitas coisas! Primeiro, três aventuras inéditas de Percy e seus amigos:

Em Percy Jackson e a Quadriga Roubada, veremos nosso protagonista ajudando sua amiga Clarisse a recuperar a carroça do seu pai (Ares, o Deus da Guerra) que foi roubada por seus irmãos (deuses inferiores) Phobos e Deimos, medo e pânico respectivamente.
Já em Percy Jackson e o Dragão de Bronze veremos o quanto é perigoso um jogo de captura de bandeiras no Acampamento Meio-Sangue, principalmente se você cruzar o caminho de uma centena de Myrmekos (formigas do tamanho de pastores alemães) e de e um autômato de Hefesto – o Dragão de Bronze.
A terceira história se chama Percy Jackson e a Espada de Hades e nos conta uma aventura – de Percy, Thalia e Nico di Angelo – no Mundo Inferior, tendo como objetivo evitar que uma poderosa arma caia em mãos erradas.

O que posso dizer dessas histórias é que apesar de curtas são alucinantes nem consegui decidir qual delas é a minha predileta. Adrenalina pura! (Huhauaha)
Além das histórias, o autor há entrevistas curtas e engraçadas de diversos personagens, fichas técnicas dos principais e imagens deles. Foi legal perceber que as características físicas que imaginei de alguns personagens batiam com as ilustrações. Destaque para o Mapa do Acampamento Meio-Sangue e para a mala da Annabeth (o que nos dá uma idéia do que um semideus leva para passar as férias no acampamento).

Duas coisas me desagradaram no livro: a primeira é que o livro é muito curto, e a segunda se concentra nos joguinhos que vieram. O livro só tem 168 páginas (o que li rapidamente) e ainda me vem com caça-palavras e cruzadinhas muito fáceis... Quem em sã consciência rabiscaria o livro pra preenchê-las? Eu não! Sentimos dó em riscá-lo e ,além disso, essas páginas poderiam ter utilizadas para trazer informações mais interessantes. Fora isso, o livro é divertido e vale a pena!

Abraços a todos e até o próximo post, O Último Olimpiano!

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Que chique a assinatura do Hermano ^^ rsrs

    Mas vamos ao livro...
    eu estou com os 2 la em casa e morrendo de dó de ler hehe, é que vai terminar a série e vou morrer de saudade do Percy...igual eu sinto falta do HP até hoje :)

    Eu dei uma folheada nos arquivos mas nem reparei nas cruzadinhas, tbm não tenho coragem de rabiscar para fazer rs

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu adorei ...
    O post eu tenho que ler esse livro^^

    ResponderExcluir
  3. Comei a ler o último olimpiano e em poucas horas devorei a metade do livro. Estou louca de vontade de ler o arquivo dos semideuses mas esse último é eletrizante como os outros. Não dá vontade de largar!

    ResponderExcluir
  4. Boa resenha! Só livro o primeiro livro da série...preciso tomar vergonha e ler o resto:D

    Bjos!
    Thaís

    ResponderExcluir
  5. Adóóóóro as resenhas do hermano, procuro ler sempre elas. aliás her, rs vc poderia postar sobre outros livros tbm, acho q o pessoal iria gostar. bjoss!
    Larissa

    ResponderExcluir
  6. É tenho que tomar vergonha na cara, mas não acontece. Eu ainda não li esse livro ainda.

    http://partesdeumdiario.blogspot.com/

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Tentei ler o livro de Percy e nao gostei do personagem..sei lah..nao me encantou..vou tentar ver o filme para ver se gosto

    ResponderExcluir