='cap-left'/>

Robert Masello - Sangue e Gelo

Um livro do qual poderíamos extrair muitas informações para uma resenha “digna”, sem, no entanto, soltar spoilers.

Eu recebi Sangue e Gelo, lançamento da suma de Letras - selo da Editora Objetiva- na última sexta-feira pela tarde e não consegui parar de ler até chegar ao fim. Considerando que o livro tem 445 páginas (fonte não muito grande), que hoje é domingo e já estou resenhando (sem esquecer minhas obrigações de esposa e mãe de um menininho que toma grande parte de meu tempo), vocês podem ter uma breve ideia do quanto Sangue e Gelo tem um ritmo gostoso...



Sangue e Gelo
Robert Masello


No prólogo desse romance denso de Robert Masello nos vemos em 28 dezembro de 1856, a bordo de um navio è deriva, indo sem rumo pelo oceano Ártico cada vez mais perigosamente perto do pólo sul. Os passageiros Sinclair e sua esposa enferma Eleanor, de repente são alvos de um ataque por parte da tripulação e jogados ao mar... Havia algo dentro das garrafas que supostamente seriam remédios de Eleanor que amedrontou os supersticiosos marinheiros ao ponto de forçá-los a essa atitude. O que seria?

Depois desse eletrizante início, acompanhamos uma narrativa ricamente detalhada, em terceira pessoa (especialmente por Michael, Sinclair e Eleanor). Duas histórias distintas são concomitantemente reveladas aos nossos olhos:

Uma contemporânea, que aborda a luta do jornalista americano Michael Wilde para se levantar do poço em que se encontra, depois que um acidente vitimou sua namorada e a induziu ao coma. Ele aceita um trabalho que o levará para a Antártica... O caminho para a Point Adélie, a estação de pesquisa onde se abrigarão é aventurosamente realizado em um navio quebra-gelo. Paisagem e acontecimentos de tirar o fôlego, por vezes engraçados, por vezes trágicos: assim é essa parte específica do livro.

A outra história tem palco no ano de 1854, e concentra-se em Tenente Sinclair Copley, lanceiro do Exercito Britânico, e Eleanor Ames, integrante do grupo de enfermeiras da lendária pioneira nessa profissão, Florence Nightingale. Essas passagens históricas nos revelam como Sinclair e Eleanor se conheceram, e o inicio do terno namoro, apesar de possuírem estilos de vida tão diferentes... e trilham os caminhos que os levarão até aquele navio, do qual são atirados ao mar. Inverossímeis momentos de terror, conceitos sobrenaturais...

Não é preciso ser nenhum gênio da literatura para constatar com previsibilidade que, cedo ou tarde, as duas histórias se uniriam... E isso tem inicio quando, já na estação de pesquisa, Michael Wilde encontra um corpo perfeitamente conservado envolto pelas geleiras, e numa analogia chamam-na de Princesa do Gelo. É um dos trechos mais emocionantes do livro:

“Michael passou a mão na geleira e, mesmo através da louva grossa, sentiu o poder ancestral e em estado bruto da montanha de gelo, capaz de demolir qualquer cosa em seu caminho, de forma lenta e implacável. E então ele de fato ficou sem ar. Completamente. Entre seus dedos, ele viu... um rosto. Afastou-se do paredão, confuso e assustado, deixando uma trilha de bolhas de ar. (...) Mas quando se aproximou, novamente percebeu algo surgido por trás da marcara de gelo... e ao chegar ainda mais perto, conseguiu ver claramente. Um rosto congelado, com uma coroa de cabelo castanho e uma corrente – uma corrente de ferro? – em volta da garganta. (...) Olhou para dentro do gelo iluminado pela lanterna e viu, como se fosse a Bela Adormecida presa em uma fortaleza gelada, o rosto de uma jovem de olhos abertos... mas não em repouso. Nada disso. Os olhos, que eram tão verdes que até mesmo ali Michael se espantava com o brilho, estavam escancarados, assim como a boca, dando um ultimo grito. Sentiu um forte calafrio e o tanque de oxigênio soou um alarme. Ele afastou-se, mal conseguindo aceitar o que estava acontecendo, até chegar a uma distancia suficiente para que o gelo encobrisse tudo e o terrível tesouro fosse mais uma vez escondido". Páginas 133/134


Perceberam que esse trecho remete diretamente à linda capa? Pouco tempo depois o corpo de Sinclair também é revelado, preso junto ao de Eleanor:
“O homem ainda estava preso no gelo. Se ela era a Bela Adormecida, será que ele tinha sido seu legítimo Príncipe Encantado? Pelo vestígio de um galão dourado no peito, Michael imaginou que o homem tinha sido um soldado.” Pagina 190

Quando o gelo derrete tudo pode acontecer... E aqui eu paro com as divagações sobre a obra, para não cair na tentação de spoiler (risos).

Enfatizo a excelente pesquisa histórica, e caracterização dos personagens, mas preciso fazer uma leve crítica: As passagens históricas e contemporâneas são muito “semelhantes” em relação às falas. É tudo muito informal, e aparentemente uma janela cronológica de mais de 150 anos foi ignorada... Mas essa pequena falha em nada prejudica magnitude da obra numa visão geral.

Finalizo recomendando muito o livro “Sangue e gelo”, a mistura perfeita de romance, aventura e ficção científica, aliado a um suave trash definitivamente me cativou! =^_^=


Confiram o Book trailler do livro:



Sinopse da orelha:
Dezembro de 1856. Em meio a uma tempestade, nas proximidades do Polo Sul, marinheiros aterrorizados fazem um casal caminhar pela prancha do navio e se jogar ao mar. Portadores de má sorte, eles dizem, perpetuadores de uma terrível maldição.
Mais de 150 anos depois, um fotojornalista em profunda crise aceita um convite para fazer uma reportagem na estação de pesquisa científica americana na Antártica. Ele espera pela chance de fotografar muita coisa que jamais tivera oportunidade de ver na vida: animais exóticos, icebergs imponentes, nevascas assustadoras. Mas dois corpos trajados em roupas vitorianas, perfeitamente preservados dentro de um bloco de gelo, são uma descoberta que vai além dos seus sonhos mais delirantes.
Em especial depois que o gelo derreter.
Em Sangue e Gelo, conhecemos a dimensão trágica da história de amor entre o tenente Sinclair Archibald Copley, do 17º Regimento de Lanceiros do Exército inglês, e a enfermeira Eleanor Ames, da equipe formada pela pioneira da enfermagem, Florence Nightingale. Um amor que sobrevive aos preconceitos de classe, ao horror da Guerra da Crimeia - e aos séculos.
Testemunhamos, através do olhar atento e um tanto amargurado de Michael Wilde, a dura sobrevivência de militares e cientistas numa base isolada no continente mais inóspito da Terra.
E, quando o gelo derreter, saberemos o que pode acontecer quando esses dois mundos se encontrarem.

http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png






Comentários
43 Comentários

43 comentários:

  1. Oi Sabrina!!!!
    Essa capa me deu uma agonia! haha

    Mas a história parece ser bem interessante, mas confesso que não senti vontade de ler ainda. Vou dar uma pesquisada por aí, daí quem sabe né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oinnn, parece ser excelenteeeeeeeeeeee! Eu achei a capa meia feinha a primeira vista, depois entendo os motivos, ainda continuo achando ela feinha :~

    ResponderExcluir
  3. Excelente resenha.

    Mayara

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser ótimo *--* sua resenha ficou muiito boa.

    ResponderExcluir
  5. Ei, Lari!!! Eu achei a capa bonita, tá bom??? kkkkkkkkkkkk Depois que li tudinho, achei mais linda ainda ^_^ hehehehe

    Mirelli, o livro é ótimo... Pode pesquisa, você vai ter boas referencias, tenho certeza ^_^

    bjusss

    ResponderExcluir
  6. adoorei a resenha *-*
    quero ler esse livro, eu amei a capa *-*
    bjo =*

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto do título "Sangue e gelo", já dá um frio na espinha ahsuah. Já quero ler desde que vi que ia ser lançado :/ òtima resenha :)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sabrina...
    Pela capa eu passaria longe deste livro, não gostei, mas pela sua resenha, deu vontade de ler correndo!!!
    Beijos e parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  9. Sabrina;
    Estava doida p/ ler e agora com a sua resenha, é claro que vou passar ele na frente...rs

    ResponderExcluir
  10. Nossa... adorei a resenha! Parece uma história muito boa mesmo...
    Como a Marcele, eu também confesso que essa capa me deixa um pouco receosa... é estranha...
    Mas a história parece ser ótima ^^

    ResponderExcluir
  11. Nossaaa achei interessante esse livro a capa entao esta dramaticamente bela!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sabrina.

    Estou doida por esse livro, que desde que vi a capa, chamou-me a atençao.

    E fico muito feliz em saber que tem todos os ingredientes que amo em livros!!!

    Estou ansiosa p/ desfrutar de mais essa história empolgante!!!

    Desse jeito vamos falir!!! (risos).

    Tantos livros ótimos!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ei Sa,

    Eu estou lendo mas ainda estou bem no começo, eles acabaram de chegar na geleira ^^

    Mesmo sabendo o que vai rolar mais ou menos, ainda tenho medo desta capa rsrsrs

    Bom saber q vc gostou :)

    beijooo

    ResponderExcluir
  14. MEEEEO! Capa linda e assustadora. Me deu uma sensação de claustrofobia, mesmo sem ler a resenha oO
    Resenha perfeita. Sério, preciso desse livro. OUN, imagino o que acontece *-*
    beijos Sa ;D

    ResponderExcluir
  15. oie, Nossa, eu imaginava essa história completamente diferente, estou besta com o rumo que a história dá. Fiquei super com vontade de ler. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Sabrina. ótima resenha, eu estou com esse livro auqi em casa e sua resenha só me deixou com mais vontade de correr e ler logo.
    Parabéns.

    ass: Luiza

    p.s: não estava conseguindo entrar pelo google então postei no anônimo mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Adoro esses livros que a gente não consegue largar. A história parece ser muito bonita. Njs

    ResponderExcluir
  18. Oba!!! Mais um livro bom para ser lido. Estou com ele aqui em casa e logo, logo o pegarei para ler. Uhuu!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, todo mundo tá falando desse livro! Preciso ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Muito legal o seu blog e já estou te seguindo.

    Quando tiver um tempo, venha conhecer um pouco do meu trabalho!

    BLOG // MYSPACE // TWITTER // ORKUT

    ResponderExcluir
  21. Ai, não conhecia o livro e realmente o enredo parece interessantíssimo! Adorei!
    beijos

    ResponderExcluir
  22. 445 páginas em apenas 2 dias e meio???

    Este livro deve ser mesmo viciante, ainda não conhecia, mas obrigada pela dica...

    Leituras Pontocom.

    ResponderExcluir
  23. Adorei a sua resenha, me deixou curiosa, de uns tempos para cá tenho medo de comprar o livro pela capa e esta não me encantou

    bjkasssssssss

    ResponderExcluir
  24. Resenha rica em detalhes,parabéns!
    Sovre o livro eu já tinha visto ótimos comentários sobre o livro,dizendo que uma narração empolgante,cheia de revelações,um suspense do começo ao fim,tendo as geleiras como testemunha.
    Espero ganhar...rs

    ResponderExcluir
  25. Adoro livro de "época". Tou doida pra ler Sangue e Gelo. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Esse livro deve ser muito bom!!*.*
    |Quero ler!!!

    ResponderExcluir
  27. A história parece muito interessante!! Quero lê-la!!!

    ResponderExcluir
  28. O livro parece ser ótimo e muito interessante, do jeito que gosto. Amei.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Sabrina elas resenhas e os comentários do parece ser interessante o livro.Então quero ler
    e conferir se é isso tudo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Sinceramente, eu fiquei com medo da capa! Sério? Não sei se é bem medo ou agonia, sei lá! Aí não levei muito o livro a sério mas... depois que vi o booktrailer já mudei de opinião! Fiquei intrigada com a história! Gostei da resenha, pois pude entender mais sobre do que se trata o livro!

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha, to doida pra ler esse livro =)

    Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  32. Muito linda a capa. Agora que eu li a resenha, eu PRECISO desse livro *-*

    ResponderExcluir
  33. Nossa amei essa resenha e me deu mais vontade de ler.
    É a capa é meia assim sei lá sem graça :S - se não fosse essas resenhas eu nem leria ele, mal olharia a capa rsrss

    ResponderExcluir
  34. Nossa!
    Que resenha mais completa! =O

    Gostei bastante!
    O livro me pareceu ser interessante...
    ...Sua capa com certeza me chamaria a atenção em alguma prateleira de alguma loja...

    Parabéns!

    Fiquei curiosa para lê-lo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Resenha maravilhosa!

    Medinho da capa mas a história parece ser interessantíssima. Quero ler.

    ResponderExcluir
  36. Oi, eu ja tinha visto o livro mas não tinha lido nenhuma resenha, nem mesmo a sinopse antes, mas agora eu quero muito ler... fiquei totalmente curiosa...suahushauhs
    Bjus
    Pri

    ResponderExcluir
  37. Nossa, esse book trailer é demais, só ele já consegue fascinar.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  38. Nossa! parece ser um livro MUITO BOM! já vai pra minha lista (enorme) de livros que eu NECESSITO ler haha *-*

    ResponderExcluir
  39. Tenho muita vontade de ler, tanto porque não ganhei na promoção no blog da Nanda, quanto porque ambas falaram bem do livro, e não são só vocês! Amigos no Skoob também o falam.

    ResponderExcluir
  40. Essa resenha maravilhosa realmente me deixou com vontade de ler o livro! Já está na minha listinha de aquisição! (tadinho, ainda vai demorar pra eu ganhar, tem tantos na frente uahauhauah)

    ResponderExcluir
  41. Faz tempo que este livro está na minha lista e acabo não comprando porque tem tanto lançamento e séries que sigo que fica difícil, mas se tudo der certo, vou comprar no mês que vem! Estou louca para ler este livro e agora chegou a hora!
    Gostei muito da sua resenha ;)
    Bjs,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir