='cap-left'/>

Brandon Sanderson - Alcatraz Contra os Bibliotecários do Mal




E se tudo o que você soubesse fosse mentira? E se tudo à sua volta fosse manipulado por pessoas que aparentemente são profissionais normais? Em ALCATRAZ Contra os Bibliotecários do Mal você irá descobrir a verdade sobre Eles e o que Eles tentam esconder.

Alcatraz é um garoto de treze anos que tem o pequeno defeito de destruir as coisas; tudo que ele toca, quebra: desde maçanetas até papeis - isso mesmo isso, ele consegue realizar a proeza de quebrar papel, dá para acreditar? - Mas Alcatraz não faz por mal, simplesmente acontece, e por mais que ele tente evitar, coisas continuam sendo destruídas...

O que o garoto não sabe é que esse defeito, ou melhor, Talento, será muito útil para sua vida a partir do seu décimo terceiro aniversário, que começa HOJE!

Lá estava Alcatraz em sua 26° casa comemorando mais um ano de vida, agora ele já é um rapazinho de 13 anos que vive com o casal Joan e Roy, pessoas muito boas que estão suportando há bastante tempo suas pequenas destruições (um grande feito, pois outras 25 famílias não suportaram). No entanto a paciência dos novos pais não dura por muito mais tempo, afinal agora ele conseguiu a proeza de queimar a cozinha de Joan... assim, mais uma vez, a assistente social Srta. Fletcher é chamada para levá-lo embora.

Mas Alcatraz não teve culpa, o presente misterioso que seu pai biológico lhe enviou é o verdadeiro culpado de tudo, por ter deixado o garoto distraído. O pai, que ele nunca conheceu, acaba de enviá-lo um pacote de areia com uma carta cheia de rabiscos, e o mais estranho é que a carta foi escrita há treze anos. Mas como ele saberia onde Alcatraz estaria morando com treze anos de antecedência?

Antes que ele tenha tempo de pensar mais sobre o assunto, sua casa é invadida por um homem que tenta matá-lo, mas para a sorte de Alcatraz, seu Vovô Smendry (que ele acaba de conhecer) aparece para salvar o neto dos Bibliotecários do Mal. No entanto, Leavenworth Smedry chega tarde e não consegue impedir que o presente precioso seja roubado, o que não é novidade, pois o talento de Vovô é sempre chegar atrasados para os acontecimentos importantes.

O pequeno órfão, que antes não tinha ninguém, agora se vê rodeado de pessoas: vovô Smedry, seus primos Sing e Quentin, e um cavaleiro de Crystalia que se chama Bastinha (uma menina de treze anos, e bem mais forte do que aparenta). Mas “Família” não foi à única novidade da vida de Alcatraz, ele também acabou de descobrir que é um Oculátor, e que sua família é uma das mais importantes dos Reinos Livres.

Antes de continuar a ler esta resenha, vocês têm que se perguntar se estão preparados para verdade... Vocês realmente estão?????

Esqueça o que vocês sabem sobre o mundo: É TUDO MENTIRA. Os Bibliotecários inventaram quase tudo em que acreditamos. Quer um exemplo? Os dinossauros não foram extintos e não são animais monstruosos e assassinos, eles são seres cultos que odeiam violência, adoram ler e conhecer novos lugares. Estamos sendo manipulados pelos Bibliotecários, pois eles querem que nós, as pessoas das Terras Silenciosas, vivamos sempre sob o controle deles. Mas vovô Smedry, que vive nos Reinos Livres (que não são controlados por ELES) irá lutar para que esse domínio acabe!

E nesse momento os Bibliotecários estão com uma vantagem maior ainda, pois estão em posse das Areias de Rashid e com elas o terrível Blackburn, um Oculátor Sombrio, poderá fazer um par de óculos poderoso o bastante para destruir os Reinos Livres.

Alcatraz, sua família e Bastinha (que também é guarda-costas dos Smedrys) farão de tudo para recuperar as Areias de Rashid, mas para isso eles precisam invadir a biblioteca central, lutar contra ELES, os Bibliotecários do Mal, e derrotar Vivificados (monstros feitos de folhas de romances de quinta categoria). Nessa luta importante, Alcatraz perceberá como que o seu jeito desastrado com as coisas – ou, melhor dizendo, TALENTO de destruir - será muito importante para a tão sonhada vitória.

Alcatraz Contra os Bibliotecários do Mal é simplesmente uma grande surpresa. Eu não imaginava que o livro seria tão bom. A história se passa no período de um dia, mas o autor conseguiu tornar esse dia bem movimentado. O livro me lembrou um pouco Harry Potter, Alcatraz também é adotado e não conhece nada de seus talento/vocação/família especial. Não foi explicado direito o que é oculátor, mas acho que isso será mais detalhado no segundo livro da série.

Alcatraz é um personagem que me conquistou desde o começo, o imaginei como um garotinho carente, mas como muita coragem e força de vontade. Vovô Smedry é um personagem ótimo, que solta cada palavra maluca (Potters Potáveis, Dromedários Drásticos), deixando tudo meio com “jeito de doido”. =)

A história é cheia de aventura, ação e bastante humor. Alcatraz Smedry narra sua história, interrompe em partes importantes para ficar fazendo raiva aos leitores, hauhaua.


Detalhe: eu trabalho no Conselho Regional de Biblioteconomia de Minas e não consigo mais olhar um bibliotecário sem lembrar desse livro. kkkk

Amei o livro e estou ansiosa pelo próximo. ^^

SOBRE O AUTOR: BRANDON SANDERSON, Brandon Sanderson é pseudônimo de Alcatraz Smedry. O editor das Terras Silenciosas exigiu que ele usasse um nome falso, uma vez que suas memórias seriam publicadas como obra de ficção. Alcatraz Smedry conhece, de fato, alguém chamado Brandon Sanderson ¿ trata-se de um escritor de livros de fantasia que passa o tempo livre assistindo a filmes de ficção científica, comendo pipoca e queijo de cabra (separadamente, por sorte!) e tentando advertir as pessoas sobre os perigos da Grande Conspiração dos Gatinhos. Apesar de muito imaginativo, Sanderson é iletrado e dita seus volumosos e extensos tomos a uma planta chamada Conde Duku. É importante dizer também que Sanderson já teve seu cartão da biblioteca revogado em dezessete ocasiões diferentes.

Série Alcatraz:

1: Alcatraz Contra os Bibliotecários do Mal (Versus the Evil Librarians)
2: Alcatraz Versus the Scrivener's Bones*
3: Alcatraz Versus the Knights of Crystallia*
4: Alcatraz Versus the Shattered Lens*

* não foram lançados no Brasil


Site oficial do Brandon Sanderson
Site da Benvirá
Comentários
50 Comentários

50 comentários:

  1. Oi meninas!
    Estou passando para avisar que passei para vocês o selinho "Blog digno de ser lido" no meu blog ^^

    http://meujardimdelivros.blogspot.com/2010/11/selinho-blog-digno-de-ser-lido.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!
    Adorei o Alcatraz da forma q vc o mencionou. E que injustiça dizer que os bibliotecários são culpados por tudo isso rssss

    Beijos. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Sou bibliotecária e este é um livro que quero muito ler desde que vi no catálogo da editora. Achei o máximo incluir bibliotecários (mesmo que do mal... rsrs), afinal passamos despercebidos a maior parte do tempo... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Nossa parece ser muito bom pela sua resenha. Daquele tipo de livro que te prende do começo ao fim.

    Quando comecei a ler sua resenha, por essa eu percebi que lembrava um pouco Harry Potter, mas pelo jeito, não passa disso.

    Eu sou vidrada em livros, séries infanto-juvenis cheios de aventura e fantasia. Adoro e com certeza esse é mais um que vai para a minha lista de desejos!

    Quero muito conhecer melhor a história de Alcatraz e saber melhor sobre as mentiras dos bibliotecários hehehe.

    Parabéns pela resenha Lu!


    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  5. Lu, simplesmente adorei! Fiquei super curiosa e já quero muito ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa que tudo gostei da história e da sua resenha. Coitado 25 familias? E quebrar papel que horor. Você vai lembrar do livro por um bom tempo mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Hahahaha, eu sempre soube que os bibliotecários eram todos agentes do mal...hahahahaha

    Adorei o livro, tem mta cara de ser divertido =)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  8. Ai achei uma gracinha! e sempre suspeitei da bibliotecária da minha antiga escola, bitch! e lembrei tbm do meu irmão dizendo "você quer a verdade? VOCÊ NÃO SUPORTA A VERDADE!!!" IOFGHIDGFIDU dããh! :P parece ser bem legal, vou ler :)

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha.
    Muito diferente a história, fiquei com vontade ler esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Nossa Lu!


    Eu não dava nada por esse livro, mas depois dessa resenha sua maravilhosa eu amei mesmo.
    ótimo post.

    ResponderExcluir
  11. Que diferente, um livro com bibliotecários e, ainda por cima, do mal! :O haahhaha

    ResponderExcluir
  12. Tô curiosa pra ler esse livro, só porque fala dos bibliotecários rs
    Galera, bibliotecários são do bem :D Bom, pelo menos eu sou rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua resenha, não tinha ouvido falar desse livro mas parece ser uma ótima aventura fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  14. Que universo mais maluco! Pareceu ser divertido vou colocar na lista!

    ResponderExcluir
  15. minha opinião sincera é que eu achei essa história meio infantil de mais... muito sem-noção, pelo menos pela resenha ....

    ResponderExcluir
  16. Enredo pirado..kkk
    Acho que já passei da idade de ler esse livro. mas obrigada pela dica.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. quando comceie a ler a resenha achei que o livro ia ser infantil demais. mas a medida que fui lendo ele me pareceu divertido demais e me interessou muito ^^
    beijos
    Mel, Defatto! & Três Lápis

    ResponderExcluir
  18. Serio não riam, mas eu acredito que tudo o que a gente vive é tudo uma farsa, eu acredito num mundo tipo Matrix!!!
    kkkkkkkkkkkkkk
    Gostei muito desse livro, vou colocar na minha lista!!!
    valeu pela dica!!!
    xeru!!!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a capa! rsrsrs
    Parece ser muito bom esse livro!
    E eu sendo enganada esse tempo todo!??! rrsrsrs
    Ah não vou ter que ler o livro! ^^

    BeijOO

    ResponderExcluir
  20. Muito legal esse livro! Adoro esse estilo.
    E ele parece filme da sessão da tarde ;)

    bjs.

    ResponderExcluir
  21. Puxa nunca mais entro em uma biblioteca, como puderam nos manipular assim, de forma tão mesquinha???!!!!kkkk. Muito bom, não sei se eu compraria o livro, mas com certeza eu gostaria de ler só para ver o que daria tantas confusões, concordo com a Larissa Medeiros. Coisa de Sessão da Tarde...Bjksss

    ResponderExcluir
  22. Eu vi esse livro na Saraiva e achei curioso. Pela sua resenha, parece ser bem divertido, quero ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Parece interessante, apesar da minha pilha enorme e da lista para comprar esse vou anotar aqui,kkk
    Adoro livro divertidos!

    ResponderExcluir
  24. Ei Lu!

    Este título tinha me intrigado, mas eu ainda não tinha lido sobre a história.
    E ela parece ser bem divertida, né?!

    Valeu a dica!

    Bjins

    ResponderExcluir
  25. Lu, esse livro parece super divertido \o/ ahahaha Parece uma ótima história =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Lu, fiquei super curiosa pra ler esse livro!
    Que horror pensar que os bibliotecários estão nos enganando, né? Na hora me veio à cabeça uma bibliotecária da época que eu estava na quarta série... Ela era tão boazinha! =D
    Eu não esperava que esse livro me chamasse tanto a atenção! Com certeza vou ler! \o/

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  27. Nosssssa apaixonante esse livro! Eu particularmente, não gosto muito de Harry Potter (ok, sou a única, mas os livros não me agradam muito '-') mas esse livro achei demais! Parece ser super divertido e diferente... Fiquei louca pra ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Ri muito aqui...parece bem estranho esse livro.

    ResponderExcluir
  29. Acho que não estava preparada para a verdade rsss amei a história, vai para a lista.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  30. Nossa, me interessei bastante. Não tinha ouvido falar sobre esse livro, essa série. Irei procurar e futuramente ler. Ótima resenha como sempre girls.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Lu... que história mais doida!!! kkkk Adorei!
    Tipo... olhando p a capa desse livro já me deu medo, e passaria por ele sem dar grande importancia! Mas to vendo q a história é boa!!!
    Bibliotecarios são um perigooo!

    bjusss

    ResponderExcluir
  32. Adorei, pois sempre suspeitei dos bibliotecários..KKKKKK
    vou procurar p/ ler!
    Beijos Lu!

    ResponderExcluir
  33. Sempre suspeitei que eramos manipulados pelos Bibliotecários... tsk tsk
    hehehe
    Parece o tipo de livro que a gente não dá nada, mas acaba se divertindo muito.
    ADOREI o 'Sobre o Autor'. Ah esse editore que não deixou o Alcatraz assinar com o proprio nome... rss
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. hauhauhauhauhau

    injustiça com minha profissão xD

    Estou doida para ler, amei a resenha. Bom saber que a história não via me decepcionar :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  35. Hahaha, bibliotecários do mal... Nossa, tenho que ler esse. Nunca imaginei isso, se bem que...
    Pela resenha parece ser uma aventura legal, rs

    ResponderExcluir
  36. Tadinhooo, 25 familias?! >_< poxa que duro, man...

    Uma carte de treze anos é muito tempo, LOL.. Vidência?
    O que um Oculátor faz, exatamente? o_õ
    O que as Areias de Rashid fazem, exatamente?

    AEUHEAIUHEI, imagino quão hilário deve ser olhar um bibliotecário após ler esse livro. Confesso que, pela capa, eu não leria. Mas vendo essa resenha, me parece ser bem trash!!! E é tão dificil ter alguma coisa trash não apelativa para o sexo hoje em dia =/

    ResponderExcluir
  37. Parece ser interessante por ser diferente, mas não me chamou muito atenção, provavlmente eu não irei comprar.

    ResponderExcluir
  38. Adorei sua resenha.
    Mas esse livro tem cada nome estranho.
    Gostei, vai pra minha lista já!!!

    Bye

    ResponderExcluir
  39. Eu quero ler! Parece bom. E eu quero ser bibliotecária... rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Adorei o livro, parece ser muito divertido. Vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  41. Uau adorei a resenha ^^ Quero muito ler esse livro!!

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  42. ADOREI! É um enredo bem diferente, né? Geralmente, os bibliotecários são do bem! E como assim os Vivificados são monstros feitos de folhas de romances de quinta?? Que ORIGINAL!
    Quero muito ler!

    Adorei a resenha!

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  43. Descobri esse livro a pouco tempo...parece aquele tipo de fantasia cheia de humor e reviravoltas...bem do tipo que eu gosto, hehe, ^^.

    ResponderExcluir
  44. Achei meio doido...Mas eu adoro coisas assim 'rs
    Adorei a resenha. Agora eu quero ler...XD

    ResponderExcluir
  45. Ahh, eu quero muito ler esse livro, parece ser bem doido, sem sentido - do jeitinho que gosto :P
    Anyway, eu amei a capa *0*, provavelmente irei amar o livro.
    E... espera um momento, "...e derrotar Vivificados (monstros feitos de folhas de romances de quinta categoria)"??? Dei muita risada! Monstros de livros de banca ruins? :D
    Bjs :*
    Isa.
    ~portal dos livros

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde meninas (pq nunca tem homens) haha \o

    Eee Resenha que dá vontade de ler agora mesmo o livro, parabéns :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  47. Resenha bem interessante, adorei o enredo do livro.

    ResponderExcluir
  48. Assim que li a primeira resenha sobre o livro o achei super interessante, principalmente para nós que amamos ler. Realmente quero muito ler!

    ResponderExcluir