='cap-left'/>

Nicholas Sparks - Noites de Tormenta

Hoje é segunda feira, 08/11/2010, meu aniversário de 27 anos, \o/ e li o livro dessa resenha no último fim de semana. Talvez seja um pouco prematuro, eu sei, pois sempre precisei de um tempo de reflexão entre ler e resenhar livros de Nicholas Sparks para digeri-los, e então conseguir transpor em palavras minhas impressões, mas simplesmente não podia deixar passar! Considerei esse livro um verdadeiro presente, uma lição de vida que me caiu como uma luva nesses dias em que andava um pouco deprimida e pensativa pela proximidade dos 30, ainda que faltem 3 anos... (risos). =^_^=

Não é segredo para ninguém de meu convívio que sou fã, muito fã, de Nicholas Sparks. Se os livros dele eram tão difíceis de serem encontrados, e isso constituía uma grande frustração para quem, como eu, desejava lê-los, esse ano de 2010 tem se mostrado o ano da realização “Sparksniana”! ( risos)
Vou explicar o porquê desta colocação: Editora Novo Conceito está se encarregando de preencher esse hiato nos livros do meu ídolo, com lançamentos como Querido John e A última música (clique nos titulos para ler as respectivas resenhas), que figuram entre os livros mais vendidos do Brasil. O livro Noites de Tormenta, minha resenha de hoje, já se encontra em terceira reimpressão, sem falar no meu “desejo mor”, Diário de uma Paixão, próximo lançamento confirmado da editora. #EuQueroooooooo!
Quanta felicidade dessa leitora que vos fala...!
E podem esperar mais resenha de Nicholas Sparks para logo-logo, porque a Lariane me deu de presente de niver o livro O milagre...(e que presentão, heim, amiga? #adorei , Obrigada!)


Noites de Tormenta
Nicholas Sparks


“Não que lamentasse a velhice. As pessoas agora só falavam das glorias da juventude, mas Adrienne não tinha a menor vontade de voltar a ser jovem. Meia idade, talvez, mas jovem, não. É claro que ela sentia de algumas coisas – subir as escadas correndo, carregar mais de um pacote de compras de cada vez, ou ter tanta energia para acompanhar os netos enquanto eles corriam pelo quintal – mas ela trocaria de bom grado todas essas coisas pela experiência que havia acumulado, e isso só era possível com a idade. O fato de poder olhar para seu passado e perceber que não mudaria muita coisa fazia com que fosse bem melhor nos dias de hoje.”
Página 13

Adrienne é uma mãe e avó dedicada que se compadece do sofrimento da filha recém viúva. Mergulhada na dor, além de perder o marido, sua filha Amanda perdeu também o entusiasmo pela vida e pelos filhos e por mais apoio que Adrienne e seus outros filhos possam oferecer, nada resolve.

Adrienne, então, resolve compartilhar com a filha seu mais doce segredo...
Um segredo chamado Paul Flanner.


Quatorze anos antes, Adrienne era uma mulher recém separada, de 45 anos, cuja vida se resumia a cuidar dos três filhos adolescentes, anestesiada de sua própria feminilidade. Em um favor a uma amiga, e também para repensar onde foi que ela e o marido erraram, porque se separaram e porque ele a trocou por uma mulher mais jovem, ela aceita tomar conta da pousada beira-mar de Rodante, Carolina do Norte. Num momento de maior comiseração, ela se encontra ás lágrimas, e é assim que encontra Paul, o hospede que ela deveria recepcionar, pela primeira vez.

Prestigiado cirurgião de 54 anos, Paul acaba de se separar da mulher após um casamento de mais de três décadas, e busca se redescobrir como pessoa, aparar arestas de sua vida, infelizmente vivida apenas para o trabalho quando todas as outras coisas boas como filho, família e amigos foram passando sem que ele se apercebesse.

As situações coincidentes nas vidas de Adrienne e Paul logo os aproximam, e durante a estada de ambos na pousada uma tempestade assola a região. A tormenta lá fora acalenta suas tormentas interiores, ao descobrem um no outro um amor que os acompanharia por toda vida.

"Quando durmo, sonho com você, e quando acordo, sonho em tê-la nos meus braços. O tempo em que ficamos separados ao menos serviu para que eu tivesse certeza de que quero passar minhas noites ao seu lado e meus dias com seu coração."
Página 154

Ao contar a história de seu amor para a filha, Adrienne consegue realizar seu intento de despertá-la para o fato de que a vida continua, mesmo após uma grande perda. Adrienne perdeu quando se separou de seu marido, mas continuou vivendo pelos filhos, e ainda conseguiu encontrar um amor daquele tipo que nem mesmo os anos e a distância conseguem apagar!

Noites de Tormenta é um livro de 175 páginas, com capítulos curtos e cuja leitura é fácil e emocionante. Sim, emocionante sempre vai ser minha palavra para melhor descrever Nicholas Sparks. Na verdade, não sei por que sempre me iludo com a forma simples e desinteressada desse autor começar seus livros, se sempre me encontro chorando descontroladamente ao fim...

Não pense você, leitor, algo do tipo:
“Gente, mas esse autor só sabe escrever coisas tristes?”
Mas se pensar, eu respondo:
“A verdade é que ele sabe escrever como ninguém sobre coisas lindas. Sobre família, amor, recomeço. Sobre a beleza de viver.”
Só posso dizer que a beleza da arte é que ela imita a vida, e imitando, pode nos ensinar muitas coisas, se estivermos abertos a aprender.

E quanto a minha deprimida reflexão pela ação dos anos?
Sabe que eu não sei aonde foi parar...?
Perdeu-se entre as páginas de Noites de Tormenta, como se perde sempre um pouco mais a cada vez que vejo um sorriso do meu filho, ou uma nova traquinagem da qual ele é autor, e também quando olho nos olhos do meu marido e ainda encontro o mesmo amor que nos uniu quando nos conhecemos, talvez apenas um pouco mais forte, mas retribuído em igual medida.

#Tábom, essa resenha ficou reflexiva demais, mas podem me dar um desconto, afinal, é meu aniversário... (risos)

... Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
(Fernando Pessoa)

Comentários
63 Comentários

63 comentários:

  1. Oi Sabrina!!!
    Parabéns pelo aniversário e muitas felicidades.
    Me tornei fã de carteirinha de Nicholas após ler A ultima música e Querdo John, Noites de Tormenta é mau masi novo desejo de consumo....estou louca para ler e pelo visto não vou me arrepender.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! o/

    Vou confessar que não sou uma fã de Nicholas Sparks, mas gosto do jeito que ele escreve. É tudo bem simples. As histórias são bem comuns, mas são tocantes de diversas formas. O último (e segundo) romance dele que li foi The Wedding. Gostei muito.

    Espero poder ler esse o mais rápido possivel, acho que vou filosofar também. rs

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  3. Opa! Sou a primeira então a comentar kkkk.

    Eu assiti o filme e chorei demais, então evito e em ultimo caso assito os filmes baseado nos romances do Nicholas Sparks...choro demais!

    Beijos Meninas e Parabéns Sabrina, felicidades!

    ResponderExcluir
  4. Hei, Sá, parabéns =) Antes de comentar sobre a resenha, eu gostaria de te desejar muitas felicidades, paz, saúde, dinheiro, livros, risadas e cosquinha :)
    Esse livro parece ser tudo de bom *-* Estou de olho nele há um tempinho, parece ótimo!!! E sua resenha só me deixou com ainda mais água na boca ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Sá!

    Parabéns pelo seu aniversário, que Deus te abençõe muito e toda a sua família, desejo tudo de bom e maravilhoso na sua vida!

    Eu ainda não li esse livro, mas como Querido John e A ùltima Música são meus favoritos, esse eu quero ler em breve também! O autor escreve de forma tão profunda que é impossível não nos emocionar!

    Boas leituras!
    Thaís :-D

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro mas vi o filme... é muito triste não gosto de histórias assim...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Sabrina pelo seu aniversário!!! Te desejo tudo bem bom nesse dia especial!
    Falta alguns anos ainda para você chegar aos 30, e eu que já cheguei... rs.

    Eu estou louca para ter esse livro e consequentemente lê-lo. Eu li o primeiro capítulo que contém no final de Querido John e já pude perceber que se trata de mais uma obra e tanto de Nicholas Sparks.
    E realmente concordo que o esse ano é da realização “Sparksniana" hehehe. Eba!!!! Merecemos!

    Suas resenhas são sempre incríveis e adoro os trechos que você cita no meio delas. E essa foi mais uma que me deixou com muita vontade de ler esse livro (quer dizer, mais ainda rs).
    Parabéns!!!
    beijos,
    Rê,
    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Sabrina pelo seu aniversário!!
    Adorei a resenha, to ansiosa para ler o meu, falta só tempo, kkk
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo niver... muitos anos de vida, felicidades e livros cheios de histórias lindas!!
    Menina, também tô em crise... em março faço 27 e só de pensar... ai, ai... pelo jeito nossa crise dos 30 vai durar uns 3 anos e pouco...rss

    Eu tenho curiosidade para ler esse livro, mas infelizmente assisti o filme primeiro, então perde um pouco a graça, né??
    Também gosto do Nick, mas procuro ler em doses homeopáticas para não cair em deprê... gosto principalmente porque as histórias são verossíveis... que pode acontecer com qualquer um...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  10. Apesar das histórias triste eu adoro Nicholas Sparks fiquei super feliz que vai ser lançado o Diário de uma paixão.

    Tem algum tempo que estou doida pra ler Noites de tormenta e adorei a sua resenha só fiquei com mais vontade de ler.

    E antes que eu me esqueça Feliz Aniversário!

    ResponderExcluir
  11. Sa, parabéns querida ! Muita saúde, sucesso e excelentes leituras pra vc :-)

    Sobre a resenha, ficou linda. Eu amei cada linha desse livro. Não achei triste, achei verdadeiro, emocionante e muito mas muito, recheado de amor.
    Richard Gere eternizado nessa capa me deixou sem palavras . Abafa o caso rsrsrsr

    Beijão

    Luka.

    ResponderExcluir
  12. FElicidades e muitos anos para vc realizar seus desejos.

    Suas resenha são maravilhosas Sabrina, e eu fiquei morrendo de vontade de ler os livros do Nicholas, porque até agora só assisti ao Noites de Tormenta e achei lindo demais.

    Beijos mil

    ResponderExcluir
  13. Olá, parabéns pelo aniversário. Sua vida está apenas começando, que você leia muito ainda e faça resenhas sensacionais como essa.
    Não costumo comentar aqui por que nem sempre os livros que você lê são do meu gosto, mas estou sempre ligado nos seus posts;

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Eu estou com muita vontade de ler esse livro! Ele parece ser ótimo! Mas, quando se trata de Nicholas Sparks, tudo é ótimo, né?! Ele está surpreendendo à todos! Eu amei sua resenha! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Noites de Tormenta eu só vi o filme adaptado, e não gostei muito. mas depois que comecei a ler os livros do Nicholas Sparks eu percebi que todas as adaptações cinematográficas dos livros dele são muuuito fracas, então não dá pra julgar nada por elas. adorei a sinopse e a resenha, mais interessante que o filme :P
    beijocas!

    ResponderExcluir
  16. Oi Sabrina!!

    Parabéns por hoje - Feliz Aniversário :)

    Que bom que estão mais dedicados no lançamento dos livros dele né? Esse eu quero ler.

    ResponderExcluir
  17. PARABÉNS SÁ!!!!
    DESEJO FELICIDADE E MUITOS LIVROS BONS PARA VOCÊ LER! RS
    O filme deste livro é bom, mas fiquei com preguiça de ler o livro ahuaha
    bjoss

    ResponderExcluir
  18. Sa, a resenha ficou linda.
    Sou umas da que não curte livro triste e Nicholas sempre coloca algo para fazer chorar, kkk.
    Voou pegar esse livro para ler e quem sabe acabo gostando né?

    ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  19. Em 1º lugar.
    Quero deixar, aqui o meu PARABÉNS, para essa pessoa tão maravilhosa.
    Sabrina obrigada por você existir amiga!
    Que Deus ilumine cada vez mais você e toda a sua família.

    E sobre Nicholas Sparks, confesso também adoro os livros dele, eita homem que sabe descrever tristezas e dores das pessoas, com tanta perfeição e quem lê consegue senti todas as emoções.

    Com certeza vou fazer a coleção dos livros dele.

    ResponderExcluir
  20. Sabrina, parabéns pelo aniversário e pela resenha, adorei!!!
    ;)

    Só li A Última Música do Nicholas, mas quero ler mais!! E essa frase que você usou no fim é meu lema, uso-a sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Feliz aniversário Sabrinaaaaa! Tudo de bom para você! :*

    Quando eu li Querido John, no final do livro tinha o primeiro capítulo de Noites de Tormenta. Gostei bastante, agora vou atrás desse livro.

    ResponderExcluir
  22. Sabrina Parabéns!!
    Eu nuca li nenhum livro do Nicholas, mas concerteza Noites de Tormenta vai ser o primeiro, com uma resenha dessas só posso le-lo e ficar feliz!!

    ResponderExcluir
  23. Primeiramente feliz aniversário Sabrina! Muitas coisas boas pra você, viu?
    Sobre o livro... sou uma fã inveterada do Sparks, e tenho quatro livros dele, todos em inglês (esperar traduzir, pra mim, é dose!). Fico feliz que a Novo Conceito esteja sorteando os livros, e espero que "Um Amor pra Recordar" também seja lançado, pq é um dos mais belos, na minha opinião!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Nossa quero esse livro.

    http://luanarodriguesfarias.blogspot.com/

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Adoro o Nicholas!
    Eu assisti o filme antes de ler o livro!
    Então, eu sei o final! #fato 1
    Chorei horrores pq o filme me surprendeu, e não esperava aquele final! #fato 2
    Mas livro é sempre diferente do filme, de um jeito ou de outro...
    Necessito ler esse livrocom urgência ! #fato 3
    OMG!

    Parabens Sabrina! =D (Quanta gente fazendo niver por esses dias, né!)

    bjusss

    ResponderExcluir
  26. Em primeiro lugar: Parabéns Sabrina!!! ^__^

    Em segundo: adorei sua resenha!! Ainda não li o livro, mas vi o filme e sou fã dos livros/filmes do Nicholas Sparks. Também acho que são meio tristes, mas é como você falou, o jeito que ele escreve sobre as coisas da vida é maravilhoso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oieeeeee... Parabéns! Muitas felicidades!
    Não entre na crise dos 30 antes da hora... deixe pra daqui a 3 aninhos... rs

    Então... adorei a resenha. Nunca li um livro do Nicholas Sparks, mas já adorei pela descrição e por ter capítulos curtinhos... esses a gente devora rapidinho mesmo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Sabrina pelo seu aniversário!!!

    E Parabéns pela Maravilhosa Resenha desse livro do Sparks!! Eu sempre tive loucura para ler esse autor, visto que amei os filmes! Até que eu li A Ultima Música!

    Esse livro eu vi o filme e me emocionei demais!!! O livro com certeza há de ser melhor e mal posso esperar para lê-lo também!!!

    ResponderExcluir
  29. Ain, adorei a resenha reflexiva. Primeiramente, feliz aniversário :-)

    Esse livro ainda não me despertou muita vontade de ler, apesar de já ter visto resenhas muito positivas. Mas já estou de olho em Diário de uma paixão. Que capa linda é aquela???

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Acho que não preciso nem comentar que o Nicholas é meu escritor favorito né!! Comecei minha obsessão com Walk To Remember e depois o amor só foi crescendo!!! Já li Querido John e A Última Música. Preciso adquirir urgentemente Noites de Tormenta, que por sinal amei o filme. Já Diarios de uma paixão, chorei horrores e com o livro não deve ser diferente.

    P.S: Sabrina vc já sabe do lancamento da Editora Agir? É um livro da Editora Ediouro que já tinha no mercado: O Milagre do Nicholas Sparks, já está em pre-venda em algumas livrarias. OUtro livro para entrar na coleção!

    Beijokas, da Lisse

    ResponderExcluir
  31. Antes de tudo, Feliz Aniversário!!
    E eu adorei essa sua resenha emocionada. Deu pra perceber o quanto vc ficou tocada pelo livro, o qto te fez ficar reflexiva. E isso é sempre um incentivo gigantesco! rss
    Bjos

    ResponderExcluir
  32. Ah parabéns pelos 27 anos! Tô quase lá tbm rs Gostei da sua resenha, nunca li nada desse autor, mas agora ele entrará na minha listinha rs bj

    ResponderExcluir
  33. Parabéns, Sabrina, pelo seu aniversário! \o/ Desejo muitos anos de vida, cheios de paz, saúde, amor, felicidade e muito sucesso!
    Ainda falta muuuito para os 30 anos! Não fique nervosa! =D E você não está ficando mais velha, está ficando mais experiente! =)

    Sobre a resenha... Nossa, eu achei linda demais! Você conseguiu mostrar o quanto gosta do Nicholas e das obras dele e me deixou super contagiada! Eu só li Querido John e ainda tenho A Última Música para ler e, mesmo só tendo lido um livro dele, já fiquei apaixonada pela escrita! Ele consegue nos emocionar tanto e sempre mostra as coisas que são mais importantes na vida! =) Ainda bem que a Novo Conceito está lançando vários livros dele, né? Antigamente era muito mais difícil achar!

    Desejo que seu dia seja ótimo! \o/ Aproveite bastante!
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  34. Oi Sabrina !!

    Parabens atrasado pelo niver !!

    Só li A ultima musica ! Mas amei ele !! E quero ler todos ! Adorei os lançamentos tb !

    Bjo

    ResponderExcluir
  35. Ahhhh que lindo justo com o Richard Gere amo ele!!! hahah
    Poxa as historias do Nicholas Sparks são perfeitas no momento até estou lendo um de seus livros A Ultima Musica e estou adorando

    ResponderExcluir
  36. Ainda não tive oportunidade de ler os livros dele, mas só de ler aki os coments, já fiquei com vontade! bj

    ResponderExcluir
  37. Vale parabéns atrasado?! rsrs

    A história desse livro deve ser a coisa mais linda, por ser mais maduro, doida pra ler!! ^^
    Nicholas Sparks sempre mandando bem nos livros!

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Parabéns atrasado pelo aniversário, Sabrina!
    Muuuitas coisas boas pra você, muita saúde, paz, alegrias, conquistas!

    Noites de Tormenta está na minha wish list. Não vejo a hora de ler! Minha avó leu um pedacinho que tinha dele em A Última Música, e disse que não vê a hora de ler também! =D
    Nicholas Sparks conquistas TODOS!

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  39. Preciso ler esse livro!! Urgente lol Me apaixonei pela forma que Nicholas Sparks se expressa. Já li dois dele. Amei mais ainda quando soube que foi ele que escreveu "Um Amor Para Recordar" (chorei muitooo com vi o filme)

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  40. Ei Sa,

    Te mandei parabéns no twitter viu rsrsrs, não entrei aqui no dia aff, estou atrasada nos blogs.

    Então feliz niver atrasado no blog hehehe

    Eu ainda não comprei nenhum deste, ainda não li nenhum e já vai lançar o quarto? aff rsrs. Este é o que eu mais quero ler de todos pq amo o filme e resenha ta perfeita :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  41. Puxa parabens atrasado, mas não importa, meus votos de felicidade para vc e para sua familia é para hoje e para sempre. E que nos dias de Tormenta lembremos que depois sempre o sol brilha. Parabéns pela resenha. Por tudo e por existir.Beijossssss

    ResponderExcluir
  42. Parabens um pouco atrasado, estou adorando seu blog ele é muito bom *-*

    ResponderExcluir
  43. ADOOREI
    Eu aiinda nao li =/
    quero muiiito

    ResponderExcluir
  44. Nunca li Nicholas Sparks, e eu nem sabia que ele que escreveu Diário de uma Paixão (que é lindo, aliás). Só tinha visto o filme. Já vi várias pessoas lendo e assistindo A Última Música, elogiando, mas confesso que foi um pouco de preconceito com relação à Milley Cirus no papel da protagonista.
    Já Querido John, a sinopse não me chamou atenção. Mas acredito que seja do tipo que quando assiste, te surpreende!

    Gostei da Resenha, realmente deu vontade de ler. mas acho livros românticos do tipo depressivos, me desanimam xD em certos momentos não quero ter esperanças >XD

    É o tipo de livro destrutivo, estilo O menino do Pijama Listrado, han xD

    ResponderExcluir
  45. Eu já ouvi falar tão bem de Nicholas Sparks, mas nunca li nada dele. Assisti Diário de uma Paixão e amei, mas odiei Querido John. A Última Música ainda está na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  46. Tenho muita vontade de ler um livro de Nicholas Sparks.Ainda não li nenhum. =/

    ResponderExcluir
  47. Eu quero muito ler esse livro!!
    Parabéns pela resenha. Me deixou ainda mais curiosa!

    ResponderExcluir
  48. Eu vou confessar que tenho medo dos livros dele..eu sempre fico deprimida depois, é sindrome de cinderela é fogo eu gosto de finais felizes rs, mas ele escreve MUITO bem como você falou, beijos.

    ResponderExcluir
  49. Nicholas Sparks é lindo demais, tenho medo toda hora que abro um livro dele, porque você sabe que algum drama vai ter pra fazer você chorar litros :(

    ResponderExcluir
  50. Ansiosa para ler mais essa obra do Nicholas Sparks.

    ResponderExcluir
  51. Ótima resenha! Me instigou bastante a ler este livro e, sim, vou ter coragem! rsrs

    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  52. Esse livro deve ser muito bom, sendo que mostra um amor entre pessoas maduras, e como nunca é tarde para amar...adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  53. Adorei a resenha, to doida pra ler esse livro =)

    ResponderExcluir
  54. O legal desse autor é que ele sabe como nunguém criar amores maduros e não só histórias de jovens...E você descreveu muito bem o que estou pensando quando escreveu sobre a beleza de viver. Ah, me parece que de tanto ler Sparks você está ficando muito reflexiva mesmo...rs Foi bem profundo os pensamentos do filho e do marido =)

    Mais uma vez arrasou na resenha!

    ResponderExcluir
  55. quando vejo uma resenha dos livros do Nicholas Sparks eu sempre leio!!!! e mais uma vez vc arrasou. Esse livro do meu querido nicholas conta a historia de um amor mais maduro mas com conflitos bem envolventes e dramaticos como sempre e cheio de surpresas, ainda não li esse livro e o dia que passou o filme na tv (a noite)tive que ir na facul fazer prova :S

    ResponderExcluir
  56. Que ótima resenha! Me deixou curiosa por mais este livro de Nicholas Sparks que, como todos sabem, são maravilhosos *--*
    Eu sou muito chorona e seus livros simplesmente me esgotam as lágrimas de tão bem escrito que eles são.

    ResponderExcluir
  57. Lindo, também foi emocionante ver a sua emoção nas palavras. Já ouvi falar muito bem do Sparks, o que me deixa ainda mais com vontade de ler os livros dele ^^

    ResponderExcluir
  58. Que linda resenha! Amei! Realmente Nicholas Sparks sabe como fazer alguém se apaixonar pela leitura.

    ResponderExcluir
  59. Que linda resenha! Amei! Realmente Nicholas Sparks sabe como fazer alguém se apaixonar pela leitura.

    ResponderExcluir
  60. Não conhecia esse autor, e pela resenha desse livro acho que vou gostar muito, só não sei se vou conseguir ler rsrsrrs, porque acho que vou chorar muito!!!
    Obrigada por compartilhar suas leituras, são otimas ideias para quem adora ler!!

    ResponderExcluir
  61. Nicholas Sparks é um super autor. Linguagem clara e cativante. Tô louca pra ler esse livro!!

    ResponderExcluir