='cap-left'/>

L.J. Smith - Diários do Vampiro: O Despertar

O despertar é o primeiro livro da serie Diários do Vampiro, escrita pela autora L.J. Smith. Até então a série é constituída por 5 volumes e uma a adaptação televisiva homônima (ainda não tive oportunidade de assistir) que é muito bem aceita e tem incontáveis fãs no Brasil, em sua grande maioria jovens. Lendo “O Despertar”, não foi difícil entender o porquê da identificação com esse publico específico:


Diários do vampiro: O Despertar
L.J. Smith

Recém chegada da França, Elena Gilbert está de volta á pequena cidade de Fell's Church para mais um ano letivo, depois que um acidente vitimou seus pais e ela e a irmãzinha de 4 anos, Margaret, ficaram órfãs, aos cuidados da tia Judith...
Pouca coisa mudou durante sua ausência, e seu reinado no ensino médio não se abalou: O sucesso de Elena entre os grupos pela sua beleza e popularidade faz com que ela mantenha uma corte que se beneficia por associação naquela típica situação jovem americana, tão conhecida do leitor de tantos seriados. Bom, é uma receita que dá certo... (risos)

Elena tem alguns amigos fiéis e muitos seguidores, e faz de tudo para não perder a pose, ainda mais agora que Caroline - sua amiga e companheira de reinado- está estranha com ela.
E claro, há a presença de Stefan! Ah... Stefan!
Stefan é o novo e misterioso garoto a quem Elena cobiça mais do que tudo, ainda mais pelo falto de ele aparentemente não dar a mínima para ela. (*Isso é o que ela pensa!)

Na verdade, Stefan é um vampiro que vem vagando, solitário, por entre a civilização durante séculos. Ele tem medo de aproximar-se de Elena, apesar de sentir-se irremediavelmente atraído por ela, por causa das trevas sem fim que é sua vida... E também por Elena parecer-se demais com Katherine, sua criadora. O amor por Katherine e a disputa pela sua atenção com seu irmão Damon tiveram consequências horríveis. Desde então ele e o irmão, inimigos declarados, não tiveram mais contato...

... Quanto mais Stefan empenhava em manter distância de Elena, mais ela ficava obcecada em conquistá-lo. No entanto ataques estranhos passaram a acontecer na cidade depois da chegada de Stefan, e ele acreditava-se culpado ainda que não recorde nada. E se Elena estivesse em perigo ao seu lado?

É um tanto difícil resenhar esse livro por se tratar do primeiro de uma série e o fim ser carregado de suspense e ansiedade quanto à sequência, pois nada foi esclarecido, pelo contrário, como o título sabiamente sugere, a situação apenas foi “despertada”.
Gostei medianamente dos personagens principais (com exceção de Damon):
Elena é típica garota popular, que quer tudo agindo segundo seus desejos e é fútil em muitos momentos (espero que amadureça no decorrer da série);
Stefan é o vampiro mocinho, bonzinho e atormentado (é fofo, mas espero que deixe de ser tão “perfeito” assim).
E Damon é... Damon! - Ele aparece em poucas situações, mas consegue roubar totalmente a cena. *__*

Eu fui advertida que a série não era tão boa, geralmente ofuscada pelo sucesso da adaptação televisiva, mas com a leitura somente do primeiro exemplar ainda não posso opinar =( .
Agora estou lendo o segundo “O confronto”, e resolvi resenhar antes que avance mais na leitura e me confunda com os acontecimentos...
Por hora digo apenas que esse triângulo aparenta ainda tem muito a render! =^_^=

Série Diários do Vampiro:
Reunião sombria (Dark Reunion)
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png


PS: Essa é a primeira resenha do Desafio de Férias que estou participando! Leia mais sobre o desafio e a lista dos livros que escolhi, clicando AQUI.
Participe do Desafio de Férias você também. Confira as regras no Blog Garota It.


Comentários
40 Comentários

40 comentários:

  1. Esse primeiro livro frusta por causa do final, pois simplesmente não tem fim. Tem que ler imediatamente o segundo livro...
    Adorei a Resennha!
    E Damon sempre rouba totalmente a cena...

    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina!!!
    Realmente a série não é a minha favorita, mas mesmo assim curti bastante. Os dois ultimos livros qu li fram os melhores. A Fúria e Reunião Sombria, vamos ver os próximos.
    beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Eu até gostei dessa série, mas realmente achei uns pontos meios esquisitos. Mas no quarto livro, fica tudo ainda mais louco, um final sem explicação... rsrsrs

    Amanda / Vício em livros

    ResponderExcluir
  4. Já li esse livro, gostei bastante mais no final você fica louco para ler o segundo.
    Apesar de gostar bastante dos livros confesso que prefiro a série afinal tem a beleza do Ian (Damon) que me faz suspirar em todos os episódios..rsrs

    ResponderExcluir
  5. Naum li essa série... acho q depois de crepúsculo apareceram vampiros demais... meio q enjoei...


    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu sempre tive vontade de ler esta série, mas nunca comprei com medo de não gostar! Mas é bom saber que é melhor já ter pelo menos os dois primeiros volumes em mãos antes de começar a leitura.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tem bastante coisa diferente da série...não vou falar, claro, mas quem assiste sabe o que é. Comecei a ver a série primeiro, e quando descobri que era muito diferente resolvi que não ia ler os livros, pq sei que ia me decepcionar. Isso já aconteceu várias vezes, então agora estou ou lendo o livro ou assistindo a adaptação no cinema. Os dois nunca mais.

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Já vi esse livro por tudo quanto é canto, mas nunk me interessei em ler, até pq jah assistir alguns episódios da série e, sinceramente, não gostei! Mas pelo q vc colocou aki a série não parece ser tão fiél ao livro.
    Mas achei interessante e talvez eu arrisque lê-lo.
    Bjoos até +
    Gih*

    ResponderExcluir
  9. Quase comprei o Box dessa série esses dias, mas fiquei com medo de não gostar =/

    ResponderExcluir
  10. Até então nunca tinha me interessado taaaaaaaanto assim pela série, ai sem querer comecei a assistir e tcharam! haha to adorando!
    Aproveitarei as férias para ler a série! :D
    E o Damon.. ahhhhhhhh, o Damon... *---* haha
    =**

    ResponderExcluir
  11. Já li esse livro, assim que fiquei sabendo que teria uma série sobre esse livro eu corri pra ler mas parei de ler no primeiro capítulo do 4º livro acabei desistindo, foi a primeira vez que eu preferi a adaptação do que o livro.

    Na verdade os livros não é ruim é uma boa opção quando você não tiver outro livro pra ler só não gostei muito mesmo do 4º, uma amiga já disse para continuar que depois melhora mas ainda não me animei.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo tanto a série de livros, como a série televisiva. As duas me encantam de formas diferentes, por serem diferentes em vários aspectos. Que vc irá gostar, acredito :] .
    Pq "O despertar" não me "despertou" lá tanta atração pela série não, só continuei pq não gosto de "parar" em uma série, e continuei e amei. de verdade.
    Até :]

    ResponderExcluir
  13. Sabrina...
    Adorei a resenha...
    Estava muito interessada em saber mais informações dessa série..
    Acho q ela vai entrar na minha Meta de leitura p/ 2011!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ouço criticas positivas sobre a série televisa direto. Mas assim como os livros, nunca me interessei em ve-los de perto deve ser pq a mídia (em todas as suas formas) saturou o tema vampiro. Quem sabe uma hora dou uma chance.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo a serie Diários do Vampiro! é tipo muitooooo perfeita!! Elena melhora muito, Stefan fica mais do que imperfeito, Damon é um cretino, muitas coisas me surpreenderam nesses livros, tipo o final da "Fúria", onde o Damon entrou no meu coração, e o final de "Reunião Sombria" onde eu chorei de tão lindo que é! *-* agora só falta eu ler "o Retorno"
    Continue lendo Sabrina, vale a pena! bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Sa
    Eu lí A Fúria já e confesso ter sido o que mais gostei até agora.
    Concordo em tudo com vc, Damon rouba total a cena e é tudooo de bom!
    Eu já assisti alguns capítulos da série e confesso que é total diferente. Sei lá, gosto mais do original, o livro.
    Enfim, boa sorte com seu desafio.

    Beijos
    ;)

    ResponderExcluir
  17. Já li os três primeiros e os acho terríveis. Não sei se foi a tradução, que me faz sentir lendo uma fanfic sem qualidade, ou se é o livro que é ruim mesmo. Anyway, não gosto da versão escrita de VD, mas sou louca pela série de TV. E pra que não digam que eu sou tendenciosa, eu comprei e li o primeiro livro assim que ele foi lançado, mais ou menos junto com os primeiros episódios da série. Não gostei mesmo. Vou ficar só com a versão televisiva. Que é mara.
    Beijo, beijo,
    Thai Caldas.
    TrêsLápis & OlhandoProInfinito

    ResponderExcluir
  18. A série é ablosutamente diferente dos livros. Em comum, basicamente, é só o o nome dos personagens. No livro Elena tem uma irmãzinha, na série é um garoto de 16 anos. Entretanto, eu adoro ambos, livros e série :D

    ResponderExcluir
  19. queria muito ler esse livro , e pelo qe voc falo , dá mais vontade ainda hahaha , tenho vontade de ler muitos livros D:

    ResponderExcluir
  20. Oi, sabe que adorei o primeiro livro da série talvez por Helena ser um pouco diferente da Bela(crepusculo) e ir atras do que quer sem medo de ser feliz...Assisti o seriado mas no meu caso realmente não me agradou nada e como já tinha lido os dois livros para mim eles meio que destorceram toda a história ou eu já estava imaginando ela de outro jeito...ehehehe...mas com certeza vale a pena ler os livros...Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa.

    ResponderExcluir
  21. AA serie de TV é muito mai legal, mas mesmo assim to lendo, não é as das melhores, mas é legal!

    ResponderExcluir
  22. Vamos combinar que vampiros são 'seres' altamente sedutores e charmosos...
    É por isso que as séries de livros estão se perpetuando com esse assunto e acho ótimo, pois quando leio uma resenha formidável dessas, fico curiosa por ler o livro.
    Parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  23. Quando li já tinha assistido a série e ficou tudo muito confuso na minha cabeça, eles são totalmente diferentes! Só os nomes dos personagens que são iguais e, na minha opinião, a série de TV é bem melhor que o livro. Não sei, eles não são tão empolgantes quanto deveriam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Logo depois que Diários do Vampiro "estorou" com aquela história da Meyer ter copiado o livro, eu estava com vontade de ler, pra ver se era verdade ou não. Mas como muitas pessoas dizem que a série de TV é melhor e eu enjoei de vampiros, acabei abandonando esse ideia.
    Vou esperar suas próximas resenhas para ver se você vai gostar ou não dos livros haha beijinhos!
    Mel, Defatto! & Três Lápis

    ResponderExcluir
  25. eu só li esse
    nao gostei muiiiiiiiito
    mas é uma historia interessante
    bjokas

    ResponderExcluir
  26. Então, apesar da série ser baseada no livro, na série a Elena não tem muito a ver com a Elena do livro. No livro, a Elena é mowl patricinha do escambau xD mas na série, mesmo nos primeiros episódios você percebe que ela é mais forte.
    Na série, o irmão mais novo dela é drogado o_o

    Sinceramente, achei a narrativa do livro rápida demais... O jeito que o Stephen conta sua história pra Elena me pareceu tão... @_@ improvavel...

    Não gostei da Elena do livro XD não sei porque o Stephen se apaixonaria por ela *invejinha*

    ResponderExcluir
  27. Bommmm, como eu não li nenhum livro da série ainda, não posso opinar, mas só pela resenha, percebi que na TV as personagens são um pouco diferentes das originais né? Eu AMO a série de TV, mas lendo a resenha não sei se talvez goste tanto assim dos livros... espero que não decepcionem =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito da resenha, mas estou um pouco enjoada de vampiros, acho que vou dar um tempo!

    Mas fica a dica né, assim que sentir falta dos vampiros, vou ler ele! =)

    BjoS

    ResponderExcluir
  29. só eu sei o quanto eu detesto esse livro, eu sempre respeito os livros mesmo que eu não goste, mas esse aí é o tipo de livro que eu colocaria fogo e (tá certo nem é pra tanto) não gosto mesmo do livro mas assisto a série que é beeeem diferente e gosto

    ResponderExcluir
  30. Eu não gostei dos livros, mas comecei a ver a série essa semana e estou ADORANDO. Veja, se tiver um tempinho, é bem melhor que o livro *-*

    ResponderExcluir
  31. Já li até o Reunião Sombria e, apesar de não ser das minhas séries preferidas, continuo lendo, pq ela vai melhorando a cada livro. Mas o meu problema mesmo é com a Elena, que me irrita profundamente, rss
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Eu por enquanto não tenho interesse de ver. 1. pq já me disseram que é bem diferente. 2. Pq vejo a série e adooroo! dúvido que os livros sejam tão bons como o seriado...principalmente se for como GG que os livros nada tem a ver.

    ResponderExcluir
  33. Incrivel né? como a série pode ser melhor que o livro? hahaha. essa é mesmo exceção. hehehe

    ResponderExcluir
  34. Esse 1º livro é o único bom, a partir da metade do 2º, a série foi pro buraco! Qto à série de TV, assisti alguns episódios e achei que fizeram maravilhas com a história dos livros, mto mais empolgante e com maior ênfase no tdo de bom do Damon! :)

    ResponderExcluir
  35. Bom, o que eu digo é que o livro e a série só tem em comum o título e o nome dos personagens.

    Eu gosto dos dois mais mudaram tanta coisa do livro na série que simplesmente não dá pra comparar os 2.

    Sobre o livros, o meu preferido é A Fúria. E depois do livro 5 a coisa começou a desandar na história...

    Sinceramente não é minha série de vampiros favoritas, mas dá pra ler legal.

    Bye

    ResponderExcluir
  36. Li até o quarto livro, amo a série, principalmente o personagem Damon Salvatore, infelismente o quinto livro ainda está caro. É uma leitura bem gostosa.

    ResponderExcluir
  37. Agora eu vou poder ler os 4 livros, estava na promoção no Submarino por R$29,90 *fazendo dançinha*, rsrs. Eu gosto muito do seriado e espero que o livro tbm seja bom, já sei que eles são diferentes.

    ResponderExcluir
  38. Ganhei esse livro numa promo , nem li ainda e estou comprando o segundo...Minha sobrinha leu e amou. Não posso ler a resenha, sei que vc não coloca spoiler, mas eu costumo não ler resenha de livros que já tenho, para não perder o suspense da historia...Vai entender,rsrsrsr...Bjkss.

    ResponderExcluir
  39. Não li a resenha porque vou ler este livro brevemente. Só estou esperando uma promoção, pretendo adquirir 2 de uma vez, assim leio logo!

    ResponderExcluir
  40. Prefiro a Elena da séria,pois a do livro parece má algumas vezes.

    ResponderExcluir