='cap-left'/>

Audrey Niffenegger - A mulher do viajante do tempo

Para quem diz que o tema viagem no tempo já nem impressiona tanto e pode estar se tornando clichê pelas inúmeras obras abordando o mesmo assunto, eu indico “A mulher do viajante do tempo" Escrito em 2003, foi a esplendorosa estreia de Audrey Niffenegger: o livro recebeu o prêmio “British Book Awards 2006”, na categoria Melhor Livro de Ficção Popular, vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo (*#é-livro-pra-caramba! =^_^=) e, como (quase todo) bom livro, no ano de 2009 ganhou uma adaptação cinematográfica homônima, e aqui recebeu o título de “Te amarei para sempre”.
Eu queria demais esse livro, até que ganhei de presente de aniversário =^_^= (*um dos melhores presentes, #ever). Publicado pela Editora Objetiva no Brasil, o livro "A mulher do viajante do tempo" também é sucesso e recebeu até mesmo uma capa nova, inspirada no filme. Confiram as duas edições abaixo:




A mulher do viajante do tempo
Audrey Niffenegger

Clare Abshire é apaixonada por Henry desde criança, apaixonada pelo homem que aparecia nu e faminto no campo da casa de sua família. Quando o viu pela primeira vez, ela tinha apenas 6 anos, e ele, 36. A partir de então Clare lhe deixava roupas e comida e aguardava sua próxima visita. Por 14 anos Henry foi seu melhor amigo, seu professor de francês, tabuadas, geografia, ortografia - o estranho íntimo com quem ela conseguia se abrir - e também foi seu sonho amoroso durante a adolescência. Num período de 14 anos, os 152 encontros foram esporádicos, e cada vez que Henry a visitava estava com uma idade diferente.

Hoje, a estudante de artes Clare tem 20 anos e não vê Henry desde os dezoito anos;
O bibliotecário Henry tem 28 anos e nunca viu Clare na vida...
Poderia parecer estranho, se a narrativa da autora não fosse tão perfeita e convincente:

“... E essa ruiva alta e deslumbrante vira-se e olha para mim como se eu fosse uma aparição divina. Meu estômago se revira. Obviamente ela me conhece, e eu não a conheço. Só Deus sabe o que eu já disse, fiz ou prometi a essa criatura luminosa, então sou forçado a dizer em meu melhor biblioteconomês: “Posso ajudá-la em alguma coisa?”. A moça meio que suspira “Henry!” de um jeito que me convence de que em algum ponto no tempo tivemos uma coisa realmente sensacional juntos. Isso agrava o fato de eu não saber nada sobre ela, nem mesmo o nome. Digo “Já nos conhecemos?”, e Isabelle me lança um olhar que diz 'Seu babaca'. Mas a garota diz “Sou Claire Abshire. Conheci você quando eu era pequena”, e me convida para jantar. Aceito, perplexo. Ela me olha radiante, embora eu esteja com a barba por fazer, de ressaca e simplesmente em péssimas condições. (...)me dou conta de que uma sorte grande do meu futuro de alguma forma me encontrou aqui no presente, e começo a rir. Atravesso o saguão e, quando estou descendo para a rua, vejo Clare atravessando a Washington Square correndo, saltitando e gritando. Estou quase chorando sem saber por quê.”
Página 17

Assim se inicia, para Henry, o romance que, para Clare, existe há tempos.

Henry sofre de uma evolução genética que lhe permite viajar pelo tempo. Seria uma habilidade bem vinda, se também não trouxesse também tantos perigos, pois Henry não controla as viagens e não consegue levar consigo objeto algum. Ele pode aparecer, nu e sem saber onde está, em qualquer lugar/tempo/estação no ano, seja em sua própria casa, com seu eu, na casa de seu pai, vizinho, num bosque, numa tarde amena de sol, ou numa rua madrugada congelante, longe de qualquer tipo de ajuda.
Feliz ou infelizmente, Henry é “atraído” para determinados lugares. Se isso permite seus encontros com Clare, também faz com que ele reviva situações embaraçosas, além de presenciar fatos chocantes vezes e vezes sem conta, como a morte de sua mãe... É quando ele percebe que não pode mudar o rumo de sua vida, não pode usar o livre arbítrio para alterar seu futuro, por mais tenebroso que ele se mostre.

A proposta do livro é diferente e original.
O romance é fofo e surpreendente, mas também tem muito do lado adaptativo da situação e não é tudo “um mar de rosas”; os choques temporais provocam ranhuras, como por exemplo: O Henry que Clare conhece é um homem maduro, sempre acima de 36 anos. O Henry que se apresenta no presente para Clare é um homem de 28 anos que ainda está amadurecendo, e antes de conhecê-la era conhecido por “beber todas e pegar geral”, sempre envolvido em alguma encrenca. Se a presença do adulto Henry foi determinante para o desenvolvimento da menina Clare, da mesma forma, a partir de quando o jovem Henry conhece Clare, ela o ajuda e ele esforça para ser a pessoa que ela acredita que ele seja. Clare sente falta de seu antigo e futuro Henry, mas também se descobre vivendo um grande amor com o Henry que é seu aqui e agora, como não podia deixar de ser.
Outra coisa que eu adorei no livro é que nada fica sem resposta. Tudo vai se encaixando - presente, passado, futuro - como as peças de um quebra-cabeças. Narrada aleatoriamente por Clare e Henry nas mais diferentes fases de suas vidas, a leitura é rica e dinâmica, se superada uma normal estranheza inicial.

Finalizo afirmando ser impossível não eleger “A mulher do viajante do tempo” como um de meus livros preferidos, e melhores leituras de 2010! Recomendo sempre =^_^=




Sobre a adaptação cinematográfica: Ah, eu amei de paixão! Eric Bana está perfeito como Henry e, mesmo Rachel McAdams não sendo tão ruiva quanto a Claire do livro, está muito bem no papel... Claro que detalhes sempre faltam, e o livro é muito mais complexo. No entanto o filme ”Te amarei para sempre” consegue ser uma versão tão fiel quanto possível.

http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png


Comentários
74 Comentários

74 comentários:

  1. Q legal, parece ser bem interessante!!!


    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ei Sabrina,

    Este livro é fantástico, eu amei! Devorei cada linha e tbm entrou na minha lista de preferidos.

    P.S: Diários do vampiro é uma loucura só, nunca sei o que a autora ainda vai aprontar rsrs. Leia logo sim ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu estou LOUCA por esse livro! Mas acredite se quiser, não encontro nessa cidade, em NENHUMA livrariaaaaa! #cidadepequena Que droga né :(
    Só ouço dizer que esse livro é lindo e lendo a resenha não tenho mais dúvidas!
    Vou alugar o filme eu acho, porque estou vendo que achar o livro vai ser difícil :(
    E aí, Sabrina, está conseguindo dar conta dos livros do desafio? hahaha Parabéns pela resenha, linda como sempre!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai, eu amei o filme!
    Mas não li o livro ainda ;~~
    A resenha só me deixou com mais vontade! haha
    =*

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu tenho MUITA vontade de ler esse livro! Muita muita muita muita! Minha irmã fica louca atrás de mim dizendo que eu tenho que comprar logo, mas eu estou esperando uma boa promoção - o livro não é o mais barato de todos os tempos, né?
    Ano que vem, sem falta, eu compro esse livro!
    E pretendo ler ele antes de ver o filme - ainda bem que eu não fui ver no cinema, porque tenho CERTEZA de que vou chorar como uma louca... oO'

    Adorei a resenha, Sabrina!
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  6. o filme é lindo, chorei horrores.
    quero ler o livro *-*

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu adoroooooooooooooooo o filme. A minha tia não gosta mas fazer o quê né? srsrsrsrs


    Eu estou com o livro e pretendo lê-lo logo.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é realmente fantástico e também entrou na minha lista de favoritos e melhores do ano!
    Chorei horrores lendo e foi tão marcante que ainda não tive coragem de reler. E olha que eu releio tudo. rs
    Agora preciso assistir o filme...
    Adorei sua resenha, Sabrina! =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Várias vezes que fui na livraria peguei esse livro, olhei e não levei. A capa e o título me chamaram a atenção, e agora, depois dessa resenha, me convenci de que quero ler! :) Não sabia que tinha um filme sobre ele.

    ResponderExcluir
  10. Que vontade de ler! Ainda não vi o filme (nem me fale, estou muito por fora!), então quero aproveitar e ler antes de ver!
    Aposto que vou chorar muito. Eu choro em qualquer coisa, na verdade... É duro ser manteiga derretida!

    Adorei a resenha!

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito esse livro, só leio coisas positivas sobre ele e ainda não assisti ao filme pq estou esperando ler o livro.

    Adorei sua resenha.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Desde que eu vi o filme que eu estou doida pra laer esse livro e depois de ler a sua resenha fiquei com mais vontade ainda.

    ResponderExcluir
  13. Ah! Eu adorei, preciso ler esse livro agora! Também vou ver o filme! *-------------------*
    Não posso dizer que Sussurro é um dos melhores livros do ano, mas sim, foi um livro que tinha que ser lido em 2010 HAHAHA. Ainda sim a história é mt fera né Lu? *---*


    Então leia logo Lariane, foi vai gostar e é rápido ;)

    Beeeijos!
    www.carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. apaixonada pelo homem que aparecia nu e faminto no campo da casa de sua família.
    hein? sou louca pra ler este livro desde que lançou. vamos ver qdo eu consigo.
    amei a resenha!

    ResponderExcluir
  15. Quero ler e ver o filme!
    Acho que vou providenciar o filme para as férias e o livro, vou esperar pela oportunidade. :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Eu quero muito ler esse livro e ver o filme, mas só vejo o filme depois que conseguir ler, mês passado quase comprei mas estava em falta na Siciliano, agora tem, mas o preço tá meio salgadinho, vou ter que esperar mais uma vez.

    ResponderExcluir
  17. Ohhh, sério que este foi eleito um dos seus livros favoritos? Que legal, estou pensando em dar uma chance pra ele, tadinho. É que vi o filme e não gostei, acheio meio maçante e fiquei com medo de ler o livro e achar a mesma coisa! Mas gostei muitoooo da sua resenha, me deixou curiosa pelo livro! ^^
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  18. Ai! Eu amo esse livro, já li e reli e vi o filme...Entraram para meus favoritos... Só que eu li o livro empretado, então continuo desejando tê-lo...rsrsrs...
    Adorei a resenha.
    Bjos!!!
    Sentimento nos Livros.

    ResponderExcluir
  19. Amei TANTO o livro... Quero muito assistir o filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Não li o livro ainda, e sinceramente não gostei do filme... achei tão confuso...

    beijos

    ResponderExcluir
  21. OMG não posso passar aqui que sou praticamente obrigada a adicionar mais um livro a minha lista!
    Amo as resenhas de vocês, e achei ese livro super fofo e especial *-*
    Eu queroooo!

    vou adicionar agora!

    Parabéns meninas!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  22. Quando vi o trailer desse filme, eu fiquei quase em desespero para conseguir vê-lo, além do fato que a música que aparece como trilha sonora, é do Lifehouse, e eu simplesmente amo essa música. Logo que estreiou eu fui no cinema assistir, e, bom... Devo admitir que esperava um pouco mais, talvez mais ação, fora que o fim ficou um pouco confuso. Entretanto, tenho certeza que o livro, como na maioria das vezes dos filmes que são adaptados de livros, é bem melhor e mais explicativo. Já que vi o filme e adorei, tenho muita vontade de ler o livro também! E claro, sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler, haha

    xx carol

    ResponderExcluir
  23. Ei Sabrina!
    Eu estou com este livro na estante há tempos, mas agora animei a ler.
    Vou aproveitar e providenciar o filme de uma vez =D
    Bjins

    ResponderExcluir
  24. Oi!!
    AMEI esse filme, estou louca para comprar o DVD e rever e chorar mais!
    Não li o livro ainda, mas pela sua resenha, parece ser muito bom! Agora quero ler também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Sá!
    Tenho esse livro há mais de 1 anooo! E ainda não li. Sua resenha me deixou morrendo de vontade de lê-lo.
    Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Acredita que o livro está aqui e nem li ainda?
    mas dps da sua resenha irei passar ele na frente...será um dos primeiros de 2011 =)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  27. Eu também amei esse livro. Só não gostei das cenas de sexo, achei desnecessárias. E também fiquei meio confusa no início.
    Mas você tem razão, depois tudo vai se encaixando. E o final é lindo.

    Engraçado que a maioria das resenhas que vejo diz que odiou o filme, mas eu também gostei bastante.

    Bjos

    ResponderExcluir
  28. Sempre fui curiosa com relação a esse livro! Sua resenha passsa tanto encantamento, que é dificil pra mim te dizer que ainda vou demorar pra ler! =/

    Muito boa a resenha!

    BjoS

    ResponderExcluir
  29. Ah esse livro deve ser lindo neh,sempre tive vontade de ver, e agora com o filme vou ver se leio primeiro pq se não sei que não vou ler ...

    ResponderExcluir
  30. Esse livro é sem dúvidas, perfeito! Um dos meus queridinhos também. Quanto ao filme, confesso que esperava mais, mas dada a complexidade do livro, dificilmente o cinema conseguiria reproduzir fielmente a relação de Claire e Henry.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Gente, eu tô doida pra ler esse livro!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. ainnn, esse livro tem uma sinopse tão bonitaa *-* tipo romances água com açúcar que eu adoro! morro de vontade de ler. e de assistir o filme, claro, mas maior parte dessa vontade se deve à Rachel McAdams, porque ela é demais :P
    adorei a resenha ^^

    ResponderExcluir
  33. Sua resenha me deixou tão curiosa! E olha que eu nem estava interessada. Eu adoro a Rachel McAdams *-*

    ResponderExcluir
  34. Quero ver esse filme há um tempão, mas não consegui ver ainda ;x
    Agora quero ainda mais e ainda ler o livro, que é sempre mais especial, né?

    Beijos,
    Zoe, De Fatto & Três Lápis

    ResponderExcluir
  35. Ganhei e li esse livro no mês passado.
    Não tinha ouvido falar dele(nem do filme que ele inspirou),mas me interessei pelo título.
    Comecei a ler e acabou se tornando um dos melhores livros que li esse ano!
    Realmente é muito interessante,diferente e cativante.
    Parabéns pela resenha,ficou ótima!!! =)

    ResponderExcluir
  36. Eu gostei desse livro! Tá certo que eu esperava mais, ou melhor, esperava outra coisa, mas gostei, sim... foi uma história muito bem construída.

    Bjss!

    ResponderExcluir
  37. Amo esse livro num grau!! Com certeza está entre os meus preferidos. Adoro quando vejo que alguém mais gostou *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Amo esse livro/filme, foi um dos melhores livros que li, ele é perfeito no seu jogo do tempo, tudo se encaixa perfeitamente.
    Quanto ao filme acho que vou assistir novamente, fiquei com saudade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Ai, que lindo *-*
    Nunca imaginei que fosse tão complexo assim. Sério, fiquei com muita vontade de ler e assistir o filme *-*
    Adorei a resenha também ^^

    Bjoos'
    Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

    ResponderExcluir
  40. Sa eu também queria muito ganhar esse livro, desde meu aniversário, mas infelizmente, acabei não ganhando.

    Vou esperar um pouco, já que tenho tantos livros para ler e que ainda estão lacrados e quando der, irei comprá-lo.

    Fiquei mais interessada ainda em saber que cada detalhe da história acaba se encaixando, além de ser rica e dinâmica. Eu quero!!!

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  41. Eu acho lindo o filme e pretendo ler o livro, mas sempre deixo pra depois. Depois dessa resenha até me emocionei.
    bjjs

    ResponderExcluir
  42. Me parece super bom mas acaba que eu sempre deixo pra depois.

    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Nossa parece ser perfeito!!
    Eu sempre quis ler esse livro, mas o preço dele me impede de comprar =X
    Eu adoro o filme, acho muito bem feito!


    Abraço



    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Eu prefiro a capa da mulher com cabelos esvoaçantes.
    E achei o enredo do livro muito louco, mas parece que deu certo.O filme eu não vi,mas fiquei com vontade. Gostei da sua resenha que puxou pontos interessantes da história.


    Bye

    ResponderExcluir
  45. Eu cheguei a baixar o livro mas cheguei a conclusão que esse é um livro do qual vale a pena se ter na estante *-* Quero MUITO ler *-*

    ResponderExcluir
  46. Já assisti o filme é muito lindoooooooooooooooooo
    Nem sabia que era adaptado de um livro!
    quero muito, muito ler!

    ResponderExcluir
  47. Oi Sabrina!

    Pela sua resenha parece que o filme é bem fiel, deve ser lindo, tenho que comprar.

    Bjus

    ResponderExcluir
  48. Eu achei o livro maravilhosos, e o livro lindo!!! Chorei muito em ambos, mas amei!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  49. Eu vi o filme e tenho muita vontade de ler esse livro... é uma bela história mesmo :D

    ResponderExcluir
  50. Ai eu assisti esse filme e amei d+, chorei e me emocionei bastante.
    Desde que assisti estou louca para ler o livro também só ainda não comprei porque o preço tá meio salgadinho..rsrs

    ResponderExcluir
  51. Eu assisti o filme é uma perfeição
    Eu quero agora o livro, que deve ser muitissimo lindo também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  52. Esse livro é lindo demais *-* Um dos meus favoritos!!! Como o ganhei do meu marido de presente do Dia dos Namorados, ele ganhou uma conotação ainda mais especial para mim =) É lindo demais s2

    ResponderExcluir
  53. Esse livro me atraiu desde que vi a capa. Só não pude comprá-lo ainda. Mas a sua resenha me atiçou demais.
    Puxa, e eu não sabia que já tinha virado filme. Legal!

    ResponderExcluir
  54. Quero esse livro para mim é muito lindo e a resenha me conquisto fazendo ele ser perfeito, já tinha lido outras resenhas mais nada se compara a essa =D Já estou louca para lê-lo!

    ResponderExcluir
  55. Olá,meninas!
    Desde que li a resenha deste livro me interessou muito,mais corro de filmes e livros tristes.
    No entanto,já li vários comentários "eu chorei muito,mas o livro é bom e o filme é perfeito".
    Não me contenho;tenho que ler e assistir o filme.Mas,me digam:o livro tem final feliz?
    Se for triste,mais com final feliz,me atrevo a ler,mais se for triste e final idema,é judiação.Tem cenas hots?Não que isso seja o mais importante e principal de um livro,mais é um complemento indispensável.
    Por favor,aguardo resposta ansiosa.Abraços!

    ResponderExcluir
  56. gente!! eu esstou louca por esse livro!! jurva que já tinha comentado aqui!! adore a resenha!! fiquei com mais vontade ainda!! mesmo *-----*
    deve ser PERFEITO. triste, mas mas bonito!
    :OO
    preciso ler!

    ResponderExcluir
  57. Esse livro eu já ouvi falar muito. E sempre bem.
    Não vejo a hora de poder lê-lo!

    ResponderExcluir
  58. Muito boa a resenha. Mais um pra minha lista. Quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  59. Comecei a ficar louco pelos livros quando vi as resenhas em outros blogs e nesse é claro, então estou participando.

    ResponderExcluir
  60. Esse livro é aquele 'queridinho', quero muito poder ler.
    Acho bem interessante a forma de abordagem do livro e a forma como a resenha foi feita.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  61. Ando atras desse livro a seculos, mas ainda não deu para comprar,acho a capa uma graça.A primeira vez que li uma resenha sobre o livro não me interessei mas depois que toquei ele, li sinopses e boas resenhas como a sua a vontade de ler aumenta,bjkss

    ResponderExcluir
  62. Ai, meu Deus, você me deixou com vontade de ler o livro. É o seguinte: sempre quis lê-lo; já adorava a história antes mesmo disso. Mas, eis que me surge a oportunidade de ver o filme antes. E então, surge meus receios perante o livro.
    Não que o filme seja ruim, mas eu simplesmente queria um final um pouquinho diferente, rs. E, é claro, sei que vou me emocionar lendo o livro.
    Mas, quer saber? Agora eu quero muito ganhar a promoção, rs. Aliás, se não ganhá-la, vou acabar comprando o livro! ^^

    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  63. Esse livro está entre os melhores livros do mundo... assisti o filme é me fascinou. Quanto ao livro antes era outra editora aqui no brasil o que tornava praticamente impossivel encontrar o livro depois do filme a suma graças a Deus relançou

    ResponderExcluir
  64. Owwwwwn, que resenha perfeita!! *-*

    Geralmente eu leio livro antes de assistirao filme, mas como nao comprei o livro e estava LOUCA pra conhecer a estoria, resolvi assistir hehehe

    Eu amei, chorei, me emocionei.. enfim.. adooorei mto o filme!
    Agora quero demais o livro! ;D

    Beeijos

    ResponderExcluir
  65. Pena que eu já vi o filme! Não consigo ler o livro depois de ter visto o filme, ainda mais com essa peculiaridade da história... =/

    =*
    It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  66. Esse é sem duvida um dos meus livros favoritos. É a história que me encantou, mas o todo é que faz o livro perfeito.

    ResponderExcluir
  67. Adorei a resenha, to doida pra ler esse livro =)

    ResponderExcluir
  68. Parece ser bem legal! Adoro essas coisas de viagens no tempo e afins...
    Quero ver o filme... adoro a Rachel!
    =**

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  69. Mais um que entra pra lista dos livros que quero ler!!!! Assim não vou ter tempo pra mais nada!!!! Rsrsrsrs
    Gostei muito da resenha!!!!!

    ResponderExcluir
  70. Genteeeeeee o que é esse trailer???

    Tô encantada. Quero mto ganhar o sorteio =)

    ResponderExcluir
  71. Uau! Não conhecia esse livro, mas já me apaixonei! UHASUHAUSHAUHSUAHS... acho super interessante essa temática de viagem no tempo e esse livro despertou minha curiosidade bastante! ;)
    Espero ler em breve.
    beijos, @misslarkin_

    ResponderExcluir
  72. Ainda não li o livro...Mas pretendo
    Se o filme já é lindo fico imaginando o livro

    ResponderExcluir