='cap-left'/>

Nicholas Sparks - Diário de uma Paixão

Estou muito feliz por conseguir fazer a postagem dessa resenha hoje, e assim dar a esse livro o título de “minha última leitura de 2010”. Ao mesmo tempo, tenho certeza de que será leitura constante de 2011, porque é lindo DEMAIS! “Diário de uma Paixão” é aquele tipo de livro que pede releituras, assim como merece ter um espaço especialmente reservado na estante. Não sei se eu amei esse livro porque é do Sparks, ou se eu amei mais o Sparks por ter escrito esse livro (risos).
Enfim, a resenha de hoje será um pouco diferente, com mais trechos do que comentários. Afinal, mesmo que tenha sido anos e anos aguardando a oportunidade de ler o livro, que finalmente foi publicado novamente pela Editora Novo Conceito, há uma adaptação cinematográfica homônima igualmente linda e, surpreendentemente, tão fiel quanto possível, e muitos leitores devem conhecê-la. Se você ainda não assistiu, não tenha receios e vá atrás do filme! Rachel McAdams está linda no papel de Allie, e Ryan Gosling também não deixa nada a desejar como Noah. Prepare-se para chorar “litros” no filme... Prepare-se para verter baldes e mais baldes de lágrimas no livro!


Diário de uma Paixão
Nicholas Sparks

Noah é dos personagens masculinos que mais me cativaram... o amor que ele sente pela Allie é emocionante demais. Tanta devoção... Em sua velhice, tem os seguintes pensamentos a respeito de si mesmo:

“A minha vida? Não é fácil de explicar. (...) Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei uma pessoa com toda minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.” Página 2

Nada especial? Allie sempre teve uma visão totalmente diferente e completamente apaixonada sobre Noah:

“Ela não conseguia pensar em ninguém que fosse sequer remotamente parecido com ele. Ele era complicado, em muitos sentidos quase contraditório, porém simples, uma combinação estranhamente erótica. Na superfície era um rapaz do campo, que voltara da guerra para casa, e provavelmente era assim que ele próprio se via. Contudo, havia muito mais. Talvez fosse a poesia que o fizesse diferente, ou talvez os valores que o pai havia instilado nele. De qualquer maneira, ele parecia apreciar a vida de maneira mais plena do que as outras pessoas, e isso foi a primeira cosa que a atraíra nele.” Página 101

Um amor instantâneo, quando se conheceram, ela tinha 15 anos, filha de uma abastada e tradicional família, e ele, aos 17 , era simplesmente um garoto interiorano órfão de mãe:

“(...)quando Noah apertou aquela mão e encarou de perto aqueles extraordinários olhos de esmeralda, ele soube, antes de conseguir respirar de novo, que ela era mulher que ele poderia passar o resto da vida procurando e nunca mais encontraria.” Página 13

Noah é um poeta que não escreve poemas, seus pensamentos mais lindos sempre foram para a Ellie e sobre seu amor por ela:

“Mas ele tinha se apaixonado uma vez. Uma única vez, muito tempo atrás. E isso o mudara para sempre. O amor perfeito faz isso com a pessoa, e aquele tinha sido perfeito.” Página 12

O que é um amor perfeito? É algo que todas as pessoas do mundo procuram, mas infelizmente nem todas encontram. É algo que você consegue encontrar e reconhecer nas páginas de “O diário de uma Paixão”:

“(...)Consigo recordar todos os momentos que passamos juntos, e em cada um deles havia alguma coisa maravilhosa. Na verdade não consigo escolher um momento que tenha significado mais que outro. O verão inteiro foi perfeito, o tipo de verão que todo mundo deveria ter. Como poderia escolher um momento em vez de outro? Muitas vezes os poetas descrevem o amor como uma emoção que nós não podemos controlar, uma emoção que esmaga alógica e o bom-senso. Comigo foi assim.(...) Para mim, um amor como aquele só acontece uma vez, e é por isso que cada minuto eu passamos juntos ficou gravado na minha memória. Nunca me esquecerei de um momento sequer." Página 102/103

Já falei que o Noah é tudo de bom?
Que as declarações que ele faz são lindas??
E que esse livro faz chorar horrores???

“Você é a resposta para todas as minhas orações. Você é uma canção, um sonho, um murmúrio, e não sei como consegui viver sem voe durante tanto tempo. Eu amo você, Allie, mais do que você é capaz de imaginar. Sempre te amei e sempre vou te amar.” Página 127

E as cartas, então?

“(...)Saiba que eu amo você, que sempre amarei, e aconteça o que acontecer saiba que eu tive a melhor vida possível. A minha vida com você. E se você guardar esta carta para ler outra vez, então acredite no que estou escrevendo agora para você. Noah, onde quer que eu esteja e seja qual for a data de hoje, eu te amo. Eu te amo agora enquanto escrevo esta carta, e te amo agora enquanto você está lendo esta carta. E lamento muito se não consigo te dizer isso. Eu te amo profundamente, meu marido. Você é, se sempre foi, o meu sonho.
Allie”
Página 207

“Eu amo você, Allie. Eu sou quem eu sou por sua causa. Você é toda a razão, toda a esperança e todos os sonhos que eu já tive na vida, e aconteça o que acontecer no futuro, cada dia que estamos juntos é o melhor dia da minha vida. Sempre serei seu. E você, minha querida, será sempre minha.
Noah”
Página 175


*Suspiros...
Não consigo escrever mais nada, meus olhos estão embaçados.
Duas últimas recomendações: 1°Assistam ao clipe abaixo – É o oficial, mas o meu preferido é esse AQUI. (A letra da música cai como uma luva para a trama, e quem me conhece do orkut sabe que eu tenho esse vídeo adicionado lá há mtoooooooo tempo). 2° Está esperando o que para correr atrás de seu livro??? Master recomendo...

PS: Há um livro relacionado ao "Diário de uma Paixão", que conta a história da filha primogênita de Ellie e Noah. Chama-se "O casamento", e também traz Noah de volta, mais romântico do que nunca! Leia a resenha de "O casamento" AQUI.
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png


Comentários
40 Comentários

40 comentários:

  1. Naum li mas vi o filme e é lindooooo!!!

    Feliz 2011!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Sabrina!

    Eu já li esse livro, embora ainda não o tenha (erro que irei corrigir em 2011). Já li e reli e como vc mesmo disse, um livro que pede releituras... Tbm assisti o filme, mas não gosto muito não. E os trechos que vc colocou explicam um pouco o motivo: o livro é muito mais intenso. O filme é bonito, estaria mentindo se dissesse que não. Mas não chega nem perto da intensidade do livro. Amo essa história de amor. Inesquecível, sem dúvida!

    Sua resenha está ótima! Parabéns e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Comprei o livro e dei para uma amiga, de Natal. Comrpei o DVD, mas ainda não assisti, pois quero ler o livro primeiro...

    ResponderExcluir
  4. A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo.

    Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção.

    FELIZ 2011!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. eu tenho de ler pra chorar eu tb
    do nicholas, só li a última música e AMEIIIIIII
    rsrs
    feliz 2011, meninas queridas!
    muitos livrinhos para nós
    e vida longa ao blog
    bjoss

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu nem o filme vi? Ando meio sem cultura, preciso ver logo, haha

    xx carol

    ResponderExcluir
  7. Já vi o filme e amei desde então quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  8. Desejo muita felicidade e sucesso no novo ano que se inicia. Feliz 2011!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Ei Sa,

    Ah eu já tenho o meu aqui mas ainda não li, já vi que vou amar.

    Sabrina, Lu, Lari...

    Feliz 2011 queridas, tudo de melhor para vcs no ano que se inicia. Muito amor, muita saúde, paz, alegrias e sucesso.

    bjooo
    Nanda

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é lindo, não é? Eu tenho em inglês mesmo!
    Feliz 2011 meninas, e que tudo dê super-certo pra vocês!
    Beijos enormes!
    Marina Faeda
    O mundo da Marina

    ResponderExcluir
  11. Eu querooo esse livro!

    Meninas, feliz ano novo p/ vcs! Muito amor, muita saúde, muito $$$ muitas leituras, rs

    beijoss

    ResponderExcluir
  12. Já vi o filme, e adoro o livro ainda não tive oportunidade de ler, mas vontade não falta, no filme já sou apaixonado pelo Noah e pela a sua resenha, lendo o livro vou me apaixonar ainda mais. Vou ter que comprar o livro o mas rápido possível.

    Feliz Ano Novo.

    Bjs - Camila

    ResponderExcluir
  13. Ahhh, o Noah com esse amor todo pela Allie é a coisa mais linda! *-*
    Foi minha última leitura do ano, fechada com chave de ouro! :D E o filme tb é liiiiiiiindo, já tinha assistido antes de ler!

    FELIZ ANO NOVO! *-*
    Que 2011 seja um ano de muita prosperidade, e que o blog continue com força total! o/

    =**

    ResponderExcluir
  14. eu vi esse filme inteiro pela primeira vez esse ano, e chorei - só um pouco hein haha - no finalzinho. Resisti. Estou louca pra ler o livro, por que não sei nem se é possivel ser melhor que a versão do cinema. Você me deixou empolgada. Próxima compra!

    ResponderExcluir
  15. eu amoooo esse livro. Um NOah é meu sonho de realização!!!!
    FEliz 2011 pra vcs meninas e tudo de bom! Muito sucesso em 2011.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, e este vai ser meu proximo livro para leitura!!


    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  17. Nem sou muito fã de romances "reais" gosto mais dos sobrenaturais, sendo que eu me decepcionei com Querido John, mas enfim né. Diario de um paixão parece ser lindo, já que o filme também é bom.
    --

    Luu, o problema é capa do livro né? Nem chama muita atenção, mas a história de jogos vorazes é muito boa :D


    Feliz Ano novo <3

    www.carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. estou louca por esse livro, sou viciada no filme, é o meu favorito e ainda adoro o Nicolas, ele é um grande escritosr de romances, e consegue trasmetir e aborver as emoções humanas, nunca chorei tanto quanto nas histórias que ele escreve

    ResponderExcluir
  19. Sabrina, COMO ASSIM vou passar a minha virada de ano chorando por causa dessa resenha??? E COMO PODE o seu clipe favorito do filme ter This I Promise You como música tema??? Eu sou completamente LOUCA pelo 'N Sync e essa é uma das melhores músicas EVER! O_O'
    Acho que nem preciso dizer que estou chorando aqui e que a resenha está linda DEMAIS, né?
    Adorei o que você disse no início por não saber se ama mais o Nicholas por ter feito esse livro ou se ama mais o livro por ser dele... =D

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  20. Comprei o livro essa semana pela internet, estou agurdando chegar *-*
    E depois de ler, verei o filme =)
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  21. euu ameei o filme
    to louca pra ler o livro
    bjo

    ResponderExcluir
  22. O livro parece ser muito bom mesmo Com certeza vou amar ^^ Depois de A Última Música virei super fã dele :P

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  23. Adoro esse autor, com certeza deve ser uma ótima história!

    ResponderExcluir
  24. Meus olhos embaçaram *-*
    Fiquei louca para ler o meu (eu tenho \o/) =D
    Único medo: chorar demais...

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Nossa amo D+ o Nicholas e to louuuca para ler esse livro *-* Vou chorar muito ja to vendo

    ResponderExcluir
  26. Já estavam me falando muito bem sobre esse filme, mas quando soube que tinha o livro, achei melhor esperar e ler o livro 1º pra depois ver o filme.

    ;**

    ResponderExcluir
  27. Ótima resenha, sem dúvida vou ler o livro!
    Obrigada pelo incentivo à leitura.

    Beijos *

    ResponderExcluir
  28. Oi Sabrina voce terminou seu ano muito bem nas leituras. O filme é muito lindo mesmo, chorei litros... imagine o livro, vou desidratar, rsrsrsrsrs.
    Não consegui ler ano passado, mas esse ano ele já esta na minha lista de prioridades.

    Xero.

    ResponderExcluir
  29. Ei!
    Só vi o filme, mas o livro está na minha lista de 2011. Adorei a resenha! Deu ainda mais vontade de ler.
    Espero não chorar muitoooo.
    Bjins

    ResponderExcluir
  30. Esse livro é lindo. Sem mais.

    Quero comprar essa edição! ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Eu nem sei o que dizer!
    Eu amo esse autor, tanto ele (claro, lindão) como os livros dele....
    Ele é tão romântico ♥.♥
    Pena que ele não veio pra Fortaleza!
    Amo esse livro, quero todos dele! <3

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito do filme, mas ainda não li o livro. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  33. Meu Deus! Eu nem sabia dessa resenha, que vergonha! rs

    Antes de mais, tenho que dizer: Sou completamente apaixonada por essa história! MAS, nunca li o livro! rs A verdade é que eu amo demais o filme e imagino que não vou aguentar ler o livro. Imagine só, se eu já chorei vendo o filme, qual a carga de emoções que o livro vai me trazer?
    Contudo convenci a mim mesma que a leitura desse livro é necessária e, como não consigo me controlar, ainda vou colocar meus olhinhos nele! haha :)

    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  34. Eu assisti o filme e chorei litros...eu amei o Noah...quero ele pra mim...o livro deve ser melhor ainda...aki em Teresina eles estão vendendo vou ver se compro!!!

    ResponderExcluir
  35. Adorei a resenha, to doida pra ler esse livro =)

    ResponderExcluir
  36. São apaixonantes os livros de Nicholas Spark, suas histórias de amor são maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
  37. Nossa, choro muito fácil, sei que quando ler esse livro e ver o filme é melhor me preparar...rs
    Essa Allie é muito sortuda mesmo!
    Parabéns pela resenha =) As imagens do trailler são espetaculares :D Pena que estou sem tempo de ver filmes... Mas fica a sugestão!

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Adoro todos os livros do nicholas,, ele é tão sensível!

    ResponderExcluir
  39. Melhor livro do Nicholas Sparks... *-*

    ResponderExcluir