='cap-left'/>

Estevão Ribeiro: A Corrente - Resenha + Promoção


Hoje venho resenhar um livro que está muito além de ser enquadrado apenas em nossa seção “Talentos Nacionais”. A Corrente, do autor Estevão Ribeiro, foi um livro que despertou grande interesse em nossos leitores quando em seu lançamento (confira os comentários AQUI), e é um thriller com um mote realmente instigante.



A Corrente - Estevão Ribeiro

Inicia-se um ataque de Bruna – uma “entidade” sobrenatural – a uma internauta obesa que possuía um relacionamento virtual (e fictício) com um homem... ela apagou seus emails e não repassou a corrente de Bruna. TERRÍVEL ERRO! A maquina/monitor por minutos parece possuir vida própria e “tecla” com a vítima em potencial, anunciando sua morte. Nos momentos de tensão que se seguem, o assassinato é concluído, e esse clima de suspense é uma constante em toda a ótima narrativa de Estevão Ribeiro.

Logo em seguida entramos na trama atual: O racker Roberto Morate, cujo “ganha pão” é invadir sistemas onde houver brechas e se apossar de dados para realizar desvio de dinheiro de seu apartamento, recebe um email de um remetente desconhecido – BRUNA – contendo uma corrente, e recomendando passá-la para sete pessoas. Ele escolhe um vizinho com o qual acabara de ter um desentendimento, um querido amigo de infância com quem sempre divide piadas, a ex-namorada por quem ainda é apaixonado, uma blogueira, e mais três pessoas de sua lista de amizades... Assim, Roberto salva sua vida, mas condena as pessoas para quem mandou a PASSAR ADIANTE OU MORRER.

Imediatamente Roberto começa a ter pesadelos sinistros com uma família morta, focados na filha do casal BRUNA, ao passo que as pessoas para quem ele passa a corrente começam a ter mortes trágicas e estranhas, e os vídeos dessas mortes enviados para seu computador, como que incriminando-o. Roberto confessa suas suspeitas à ex-namorada, que vê seu próprio nome numa lista de pessoas estavam morrendo seqüencialmente e numa atitude desesperada denuncia-o para a polícia... Assim começa uma corrida contra o tempo, com Roberto fugindo da polícia, tentando salvar as pessoas da lista e descobrir de onde vem a “maldição da corrente”.

A trama passa-se na cidade de Vitória /ES, e é contemporânea, além de sobrenatural, pois entra na vida das pessoas por detrás da tela do computador, e mostra quem são os freqüentadores de sites proibidos, as pessoas que se fazendo passar por outras nas salas de bate-papo, e relacionamentos à distancia... Afinal, o computador se tornou tão comum, ou menos indispensável, do que qualquer eletrodoméstico.

Para vocês que acompanham nossas postagens diariamente, devem se lembrar de nossa postagem de “Expectativas Literárias”, na qual eu me propus a ler mais livros de suspense nesse ano de 2011. Missão otimamente iniciada, o livro é MUITO bom! Realmente provoca certo “medo” (#soumedrosa), principalmente porque, num primeiro momento, associei “A corrente” com o filme “O Chamado”... mas logo consegui desvincular o livro do filme aproveitei muito mais a leitura. Eu gostei particularmente dos elementos de narrativa que o autor se utilizou para criar um clima “de cinema”, os cortes precisos – do racker para as pessoas para quem ele passou a maldição, os closes e enquadramentos de “cenas” dos ataques da BRUNA.

“A Corrente” é tudo o que se propõe a ser: uma lenda urbana dissecada por Estevão Ribeiro, numa pequena mostra do quanto nossos autores podem nos surpreender. Ainda assim, é uma obra de ficção que me deixou tensa durante a leitura, mas depois consegui “dormir” muito bem, sem mudanças de hábitos. Ainda sou da mesma opinião que aquelas correntes que recebemos por email não passam disso - “correntes”-, e ainda repasso as de mensagens de carinho, amizade e otimismo. As outras vão para a lixeira... desde que não sejam de remetente BRUNA! (risos).
Claro que recomendo o livro !!!
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png


E tem surpresa para vocês!!!
Que tal ganhar um exemplar de “A corrente – Estevão Ribeiro”?


Para concorrer você deve:
1) Ser seguidor púbico do blog e morar no Brasil; 2) Comentar coerentemente essa resenha;
3) Preencher o formulário de inscrição, respondendo qual livro da Editora Draco você gostaria de ver no blog. Confira os livros da AQUI.

4)Quer pontos extras? Siga o blog e a Editora Draco e twitte/escreva em seu mural no facebook a mensagem abaixo e preencha novamente o formulário de inscrição a cada divulgação:

#sorteio no @Leit_Devaneios: “A corrente – Estevão Ribeiro” – http://migre.me/3KuXj – Cortesia @editoradraco. Inscreva-se até 12/02

-Só valerá uma divulgação a cada 12 horas, ou seja, duas vezes ao dia para twitter e facebook.

- Preencha o formulário de divulgação com o link específico do twitter. Exemplo: basta clicar na hora que aparece em baixo do twitter/facebook (a 1 minute ago, por exemplo). Isso mostrará o stattus da mensagem, que você realmente divulgou a promoção. Links que não sejam diretos para a divulgação serão desconsiderados.

- As inscrições irão até o dia 12/02, e o resultado será dado dia 13/02. Entraremos em contato com o vencedor via email, e ele deverá responder dentro de 3 dias, ou realizaremos outro sorteio. Atentem para as regras, e boa sorte!






Comentários
60 Comentários

60 comentários:

  1. OK! Definitivamente eu tenho que ler! Tem meu NOME ai!
    hahahahahaha
    E engraçado, adoro coisas sobrenaturais! Acho que eu mereço ganhar essa promo!
    :P

    Adorei a resenha!
    Até

    Bruna in Wonderland
    http://brunams1lva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já estava com vontade de ler esse livro, agora então depois da sua recomendação é leitura obrigatória.

    ResponderExcluir
  3. desde do ano passado quando o escritor Ademior Pascale postou sobre esse livro fiquei loka p lê-lo. Me impressionei pela capa, achei ela genial.

    ResponderExcluir
  4. Bernardo Gonçalves26 de janeiro de 2011 13:13

    Estou já há um bom tempo com vontade de conferir esse livro. A vontade só aumentou com a resenha.

    Curioso para ler uma boa obra de suspense de um autor nacional, o que é melhor ainda!

    ResponderExcluir
  5. Bernardo Gonçalves26 de janeiro de 2011 13:14

    Estou já há um bom tempo com vontade de conferir esse livro. A vontade só aumentou com a resenha.

    Curioso para ler uma boa obra de suspense de um autor nacional, o que é melhor ainda!

    ResponderExcluir
  6. já comentei mas comentarei outra vez pq fiquei louka p ser a felizarda que ganhará este livro. Nossos escritores brasileiros estão mostrando a que vieram.

    ResponderExcluir
  7. Adorei Sabrina!!!!!
    Nossa, é o tipo de suspense/terror que eu gosto(ui) arrepiei!
    Parece ser ótimo, e quando vejo que o autor é brasileiro, fico mais feliz ainda vendo o destaque que os nossos talentos estão tendo a cada dia que passa.
    Vou correr atrás do meu!

    ResponderExcluir
  8. Desde a primeira resenha que eu li dessse livro eu estava querendo ler esse livro agora depois da sua minha vontade só aumentou.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, o livro parece ser mt bom, já vou participar da promoção, quem sabe eu ganho né haha :)

    beijo.

    ResponderExcluir
  10. Ai, que medo da maldição corrente. Acho que também ficaria tensa lendo esse livro... Que legal o "clima cinema".
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adoro suspense!
    Super me interessou! *-*
    Vou participar... \o/

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu já ouvi falar desse livro, e me interessei bastante. Já recebi algumas correntes, nem sempre euleio, tampouco acreidto. Mas esse livro...me deixou super curiosa! Não sou eu não viu? haha :)

    ResponderExcluir
  13. Sabrina, que medo desse livro!
    Mas eu adooooroooo um suspense, tô participando da promoção, quem sabe não ganho e economizo uns troquinhos, kkkk.

    Ainda bem que vc falou que não tem nada a ver, mas na hora que comecei a ler a resenha não pude deixar de comparar Bruna com Samara. E eu morro de medo da Samara, rsrs.

    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  14. Ei!
    Adorei a capa. É sempre bom conhecer mais projetos de autores brasileiros.

    O livro parece ser sinistro.

    Eu não passo correntes, nenhuma, nem as felizes.
    E se o remetente for Bruna, dai agora que eu nem abro ¬¬
    Bjins

    ResponderExcluir
  15. Uau... adoro suspense e não posso deixar de ler esse, ainda mais quando se trata de autor nacional! Adicionado à minha lista de livros para ler ^^

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha! Quero muito ler, parece um livro muiiiiito bom!Bjo!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro surpreendeu, também recomendo cuidado caso o remetente seja a Bruna :)

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pela resenha, Sabrina! É ótimo ter blogs apoiando a literatura nacional!
    Um abraço e boa leitura para quem ganhar o livro!

    Estevão Ribeiro

    ResponderExcluir
  19. nossaaaaaaa, adorei a resenha e agora qro mtoooooo o livro! *-* acho q vou ateh passar na frente d alguns da listinha D:

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  20. Esse livro, apesar de parecer mto bom, naum faz mto meu estilo...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Ah, thrillers não são meus preferidos, então não acho que gostaria de ler esse!
    Mas parece ser bom pra quem gosta do gênero^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Obrigado por mais do que uma resenha, infelizmente não conhecia a editora Draco, sou seguidor do blog e li o título de um dos posts no feed sobre um livro de um namorado vampiro ou coisa assim, confesso que já estou um pouco saturado de assuntos vampirescos então nem me dei ao trabalho de ler o post. Quando eu vi a capa deste livro após ler o título já fiquei instigado a ler a resenha pois isso me ajuda muito a ter noção do livro e saber se de fato ele é do meu gosto e pela minha surpresa não era só mais um livro com assuntos de tecnologias tratado de uma forma secundária e expostos como "tema fixo" pela galera do marketing. Li a resenha do livro A Corrente do autor Estevão Ribeiro, gostei muito e ainda por cima conheci a Editora Draco, olhei os livros que ela possue e me surpeendi pois gostei da maioria(menos o vampiresco e aquele da Lilith, não é que não seja bom, é que estes assuntos já ultrapassaram a minha cota e estou dando um tempo em assuntos "sobrenaturais"). Eu vi que tem um livro que aborda o tema que vem me instigando à algum tempo que é o Vaporpunk, espero que ele seja a próxima resenha no blog! E é claro não poderia esquecer de dizer obrigado por mais uma resenha, obrigado por me indicar uma editora que possue muito mais da metade dos livros que possuem temas do meu gosto. Enfim, eu quero ganhar o livro e devorar ele o mais rápido que eu puder pois eu TENHO que saber se o Roberto vai conseguir salvar sua ex-namorada(ou não)! Abraços pra todos os leitores do blog!

    ResponderExcluir
  23. Desde que vi a capa desse livro, fiquei intrigada. Aí li a sinopse = super intrigada. Aí descobri que era nacional = mais intrigada ainda.
    E nem preciso falar o que aconteceu depois da resenha, né? rs

    É um assunto super cotidiano, recebo várias correntes, nunca havia pensado nisso.

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  24. A resenha me deixou curiosa para ler o livro. Espero que eu ganhe a promo! :)

    ResponderExcluir
  25. Já tinha lindo uma resenha sobre esse livro e confesso que fiquei um pouco com #medo, acho que esse livro é muito interesante quero lê-lo em breve a capa está muito terror ...=D
    -Amei a resenha
    Abraços...x

    ResponderExcluir
  26. ta ae um livro que tenho mesmo que ler, principalmnte pq esse ano quero investir mais nesse tipo de leitura e ler mais autores nacionais neh!

    ResponderExcluir
  27. Definitivamente fiquei com medo....rs e amei =)
    Claro q vou participar =)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  28. Nossa!
    fiquei com medo!
    Não sou muito chegada ao gênero, nem preciso ler p/ me assustar =x

    hauhaa
    Bjos Sabrina e p/ Lu, lógico! *_*

    Ni
    Faz Parte...

    ResponderExcluir
  29. A capa do livro é diferente, o enredo é interessante e as críticas são ótimas. Com certeza ai esta um livro de autor nacional que deve ser lido.

    ResponderExcluir
  30. Tbm me lembrou O Chamado. Quase morri de medo com aquele filme, fiquei sem dormir 7 noites (maldita Samara!). Mas corrente eu não passo msm, então esse livro vai me deixar desesperada! =(
    Mais 1 pra minha lista enorme de leitura!

    ResponderExcluir
  31. Oi, meu nome é Thainara tenho 15 anos... teria se estivesse viva. IUOGUFDOG precisei fazer a piadinha tá?! a capa desse livro me lembrou "jogos mortais" e quando eu vi que se tratava dessas correntes, daí eu pensei "que genial! como ninguém teve a ideia de fazer um livro sobre isso?" eu pelo menos nunca vi um livro com essa ideia, e mesmo que não seja muito fã de escritores nacionais ESSE livro exclusivamente me parece ser extremamente incrível! senti a necessidade de ler, ótima resenha mesmo :D

    ResponderExcluir
  32. Adorei a resenha.
    Quero ler muito esse livro pois ele expõe um tipo de terror até hoje ñ conhecido por mim.
    E eu amo esse tipo de livro!
    Fiquei tensa só pela resenha, imagina lendo?!
    Ou eu sou muito cagona ou esse é mais um livro que vai me fazer perder o sono.

    ResponderExcluir
  33. Ok, Sa,

    Pelo modo que expôs é ELETRIZANTE MENINA!

    Vou ler assim que eu puder.

    Conseguiu me convencer - pouco leio sobre suspense ou terror, rs

    Um abração!!!!

    Ana

    ResponderExcluir
  34. Tinha lido a sinopse do livro há um tempo atrás, e me interessei bastante pela história. Estava com um pé atrás por ser de um autor novato, mas depois de ler a sua resenha fiquei com ainda mais vontade de ler! Adoro livros de suspense/terror, ^^

    ResponderExcluir
  35. Adorei a resenha e a história parecer ser bem legalzinha também...eeheheh fiquei pensando da onde ele tirou isso???Sera que ele não gosta de correntes???HAHUAH
    Eu odeio e realmente não passo...hahaha....agora fiquei com medinho...Adorei a resenha.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriatva

    ResponderExcluir
  36. OI sabrina, esse livro parece provocar muito medo mesmo, pricipalmente por mexer com uma coisa tão comum no nosso dia-a-dia como o computador e as correntes que nos passam por e-mail.

    Adorei sua resenha. Xero.

    ResponderExcluir
  37. Nossa vou ser sincera eu morro de medo desse livro,ele parece ser assustador!
    E acho que e por isso que não me chama muita atenção..
    Mas quem sabe um dia eu perca o medo e leia ele rs

    ResponderExcluir
  38. Que loko! O.O
    Eu nu acredito em correntes não, mas dá um certo medo...
    E se eu ler e do nada aparecer um e-mail de alguma Bruna???
    Cara, deu medo agora ó... 0_0
    Eu quero ler, mas de dia, claro. Sou muito medrosa.
    Esse livro parece ser daqueles que te prende até o final sem comer, ou beber água, ou ir ao banheiro para não ter que perder nem uma vírgula da história.
    Espero ganhar! O.o

    ResponderExcluir
  39. Adoro livro de suspense, esse parece ser muito bom!
    mas a historia aparenta ser BEM semelhante a do chamado né? só espero nao ficar com medo dele como fiquei com o filme =P

    ResponderExcluir
  40. Na frase que se deve twittar/"facebookar" o @ do twitter está errado "#sorteio no @Leit-Devaneios: “A corrente – Estevão Ribeiro” – http://migre.me/3KuXj – Cortesia @editoradraco. Inscreva-se até 12/02" Ao invés de ser - tem que ser _. Tá caindo no twitter de uma americana! Este post era só pra avisar msmo. Abçs!

    ResponderExcluir
  41. Meu Deus, que medo desse livro! Sério! ASHAEUI Mas a história é muito boa, amei demais! É um assunto interessante, abordando essas coisas de internet... Agora fiquei com muito medo de correntes D: Deve ser legal isso de o Roberto tentar salvar a vida das pessoas... Mesmo sendo acusado pela própria ex D:
    Quero muuuuuuuito ganhar esse livro! Preciso de histórias de terror! ASIUAHE

    ResponderExcluir
  42. Aaaaeee, que medo....como a curiosidade é maior que o medo, me deixou com vontade de ler...parece que é algo estilo o Chamado, pelo visto...=3

    Viviane Machado/ Vivianne Fair

    ResponderExcluir
  43. Eu gosto de ler livros que falam de informática, internet, etc, mas, no meu caso, o medo é mais forte. Nem pensar, hauhauhauah. Corro muito o risco de ficar sem dormir. #souMUITOmedrosa

    ResponderExcluir
  44. Genteeee! Que tudo! Se causa medo é porque é bom e tô curiosissima a respeito desse livro, mesmo que me cause pesadelos!

    ResponderExcluir
  45. Esse negocio de lenda urbana, correntes de internet etc. Nunca dei bola para isso, mas o enredo do livro fala mesmo sobre essa falta de crença e as consequencia de se acreditar ou não. Achei muito interessante a historia. Amo esse tipo de livro. Bjksss

    ResponderExcluir
  46. ja ouvi falar desse livro, e parece ser otimo =D
    participando da promo

    ResponderExcluir
  47. Oi!
    Adorei a resenha (e o livro!).
    Nossa, dá até um medinho de excluir aqueles e-mails de corrente, né?
    Não leio muito histórias de suspense, não por não gostar, mas por conta da quantidade de outros gêneros na frente, mas vou querer ler esse.
    Já percebeu que a literatura nacional tá bombando! Viva nóis!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  48. adorei a resenha e a capa do livro !

    ResponderExcluir
  49. O livro parece ser ótimo!
    Estou louca pra ler. xD
    Adorei a resenha.

    bjss*

    ResponderExcluir
  50. Ameii a resenha, estou morrendo de vontade de ler...me deu uma curiodidade, logo pq a trama do livro se passa aki na minha cidade !

    ResponderExcluir
  51. Adorei a história do livro :O dever ser muito boa mesmo! Também me lembrou um pouco O Chamado, e só poer lembrar, acho que o livro deve ser ótimo.

    ResponderExcluir
  52. Admiro sua coragem. Eu estou num dilema pessoal de compra ou não compra esse livro desde antes do lançamento. O caso é que eu morro de medo já da capa. Sim, sou totalmente medrosa.

    Mas a história já parecia realmente fantástica, e agora, depois da resenha, fiquei com ainda mais vontade de ler o livro. Quem sabe eu consiga superar esse meu medo e compre o livro logo! Hehehehe

    ResponderExcluir
  53. Que capa mais sinistra! Parece interessante...

    ResponderExcluir
  54. O livro é bem interessante.Nunca dei bola para essas correntes que nos passam,não acredito nessas coisas,mas estou muito interessante em ler esse livro.

    ResponderExcluir
  55. É a primeira vez que leio sobre este livro e só pela resenha, já está com certeza na minha lista.
    Quando eu li o título, me veio a mente a Corrente da Samara (que eu sempre quebro, ahsuhsua)
    Me pareceu interessante, A-M-O suspense!

    ResponderExcluir
  56. Eu confesso que qualquer livro com cenário nacional nunca me despertou o interesse, mas esse livro fala de um tema super atual, internet e perigos que ela traz, achei muito legal. quero ler.

    ResponderExcluir
  57. Sério que eu não conhecia este livro???
    Mais um autor brasileiro que conheço por aqui! E adoro conhece-los!
    Eu amei a capa do livro e a história parece ser deveras interessantes!
    Provavelemente mais um na lista.. o.O

    Beijos^^

    ResponderExcluir