='cap-left'/>

L.J. Smith - Diários do Vampiro: A Fúria



Continuando minha jornada pela a série vampiresca da autora L.J. Smith, chego ao terceiro volume, A Fúria, e posso dizer que já me sinto habituada ao estilo da autora: Sempre encerrando os livros no ponto alto, e depois reiniciando, como aqueles cortes de novela mexicana. Em minha primeira resenha falei que estava gostando medianamente da trama, agora estou gostando medianamente e meio, ainda não totalmente (risos).

Série Diários do Vampiro:
Reunião sombria (Dark Reunion)



Diários do vampiro: O Despertar
L.J. Smith

Well, vamos recapitular: A órfã Elena vivia com a tia, e a doce irmãzinha. Era a rainha absoluta na High School de Fell's Church, e sempre conquistava os “meninos” que queria, até conhecer Stefan Salvatore, o lindo e misterioso novo aluno, que não se misturava com ninguém.
Stefan é um vampiro, criado na era renascentista por Katherine, tão parecida fisicamente com Elena. Katherine também transformou Damon, o irmão de Stefan, quis os dois para ela. Claro que eles não concordaram, e quando Katherine enfrentou o sol por ambos, e os “meninos” se desentenderam totalmente, perdendo o contato pelos séculos seguintes. Agora Damon está na cidade, e também interessado em Elena, usando de todo seu poder de persuasão para se envolver com ela, até mesmo chantageando-a, tomando seu sangue e dando seu sangue a ela... assim como Stefan.
Claro que saberíamos aonde isso ia parar, rs (ainda acho que ela é muito safadinha e fez muito mal em não ter falado NADICA de nada para Stefan, a quem alega amar tão profundamente)... Enfim, no ápice final do livro anterior, as conseqüências são, no mínimo, incríveis: tomado de fúria incontrolável, vai à procura de Damon, buscar vingança. Elena “acorda” e fim do segundo volume.

Gostei do “clima de urgência” do livro anterior, mas ainda sou da opinião que a série é teen demais. Pela forma como encerrou “O confronto”, acreditei que fosse evoluir, mas quando Elena acordou, estava muito confusa e demorou a entrar no ritmo:

"Seu diário! (...) enquanto Elena via o que escrevera, imagens se formaram em sua mente, unindo-se como pérolas num colar, compondo lembranças.(...)Havia dor demais naquelas páginas. Tantas tramas, tantos segredos, tanta carência. Era a história de uma menina que se sentia perdida em sua própria cidade natal, em sua própria família. Que estivera procurando... por alguma coisa, algo que jamais encontraria. (...) O que provocou o pânico foi que ela se lembrou.
Ela agora se lembrava de tudo."
Páginas 50/51

Como todos acreditavam que estivesse morta, Elena passa a trama inteira escondida, mas ainda assim trabalhando para descobrir o que se passa, porque “O Poder” (muito maligno) ronda a cidade – ficando claro que NÃO É Damon – incitando animais domésticos a atacarem seus donos e colocando a vida de todos os moradores da cidade em perigo.

O que eu gostei muito nesse livro foi que Damon está mais presente, e a autora deu mais enfoque aos amigos de Elena (Bonnie, Meredith e Matt), enquanto Alaric Saltzman, o professor misterioso, mostra à que veio, e surpreende com seu interesse – retribuído – por Meredith (romance á vista?). Gostei da revelação do “O Poder” maligno, ainda com certa previsibilidade, e não gostei como ele foi facilmente eliminado, de uma forma um tanto “comum” demais. Uma atitude em especial de um personagem de quem eu já gostava (Damon) me fez gostar dele ainda mais, e perceber que há mais por baixo da carapuça de indiferença.

Tive a impressão que a série poderia muito bem se encerrar AGORA (quantas vidas essa menina pode ter?), mas já estou acabando a leitura do quarto livro e achando interessante, porque esse, sim, está “aparando as arestas”. Claroooooooo que nada é permanente, e depois de nada menos que duas décadas adormecida (a série foi originalmente publicada em 1991), haverá uma nova trilogia... cuja relação de títulos segue abaixo:

Trilogia O Retorno de Elena
O retorno: Anoitecer (The Return: Nightfall)
The Return: Shadow Souls
The Return: Midnight

Beijinhos...Volto dentro em breve “Reunião Sombria”, quarto volume da série,e em sequência com resenha de O retorno: Amanhecer... acham que não vou deixar de ler? (risos)
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png



PS: Essa é a primeira resenha de fevereiro do Desafio de Férias que estou participando! Leia mais sobre o desafio e a lista dos livros que escolhi, clicando AQUI.

Comentários
32 Comentários

32 comentários:

  1. Ei Sa,

    ainda não me animei e não li nenhum livro dessa série!

    Perdi a promoçao do box por 29,90 no submarino, acredita?!?

    beijocas

    ResponderExcluir
  2. "Cortes de novela mexicana" para descrever os finais que a Smith faz na história é boa... kkk adorei! Mas realmente isso não me agrada nas histórias...
    Elena no livro me irrita!!! E Damon, como sempre digo, meu "vamp" lindo, sombrio, charmoso, divertido, safadinho, etc. e tal, é o que compesa a leitura! aiaiaia XD
    Adorei a resenha!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  3. adooooro A Fúria! essa primeira parte de Diários do Vampiro vai melhorando até chegar em Reunião Sombria. infelizmente, pelo menos pra mim, Anoitecer destrói o que veio antes. mto ruim :S

    ResponderExcluir
  4. Oi Sabrina,
    Então eu tenho dois livros desta série, acho que tem 2 anos que tenho O Despertar e ainda não li, confesso que tenho medo, pois todo mundo que eu conheço que leu, falou horrores dele.
    Mas como adoro vampiros, vou dar uma chance para eles me convencerem do contrário!
    Mas me fala, Helena é tão chata quando as pessoas falam???? kkkkkkk.
    A Fúria eu ainda não tenho vou correr atrás dos que faltam e ler logo.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc. A história poderia muito bem ter acabo nesse livro, mas, apesar de tudo Reunião Sombria é bem legal, me fez gostar muito da Bonnie (:

    ótima resenha. Amo TVD, tanto a série de tv como a de livro :*

    Tem uma cena com o Damon que eu não vou soltar aqui, mas que ele fala pra Kat, nossa eu ri e me fez AMAR ainda mais o Damon -Q

    ResponderExcluir
  6. Acabei de fechar a compra dos quatro primeiros livros no Submarino... Faz tempos que quero lê-los, mas sempre deixo pra depois... Eu acompanho o seriado, e sou apaixonada, mas pelas resenhas dos livros, tô sentindo que vou me decepcionar! A Elena é muito diferente da do seriado ): Fiquei curiosa pra começar a ler, mas tenho medo de não ser o que eu espero... ):
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Confesso que li o primeiro livro e gostei da história ... mas já no segundo a história ficou chata e enfadonha.A Elena começou a me irritar com todo aquele lance de "eu sou demais" e depois de "ai como eu sofro e sou coitadinha" coitadinha somos nós, meras mortais, que não temos dois vamps maravilhosos loucos pela gente.
    Pronto, falei!
    Meu blogger:http://bestff-magazine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu vou confessar...
    não gostei nadinha dessa serie, seus personagens foram um tanto vazios!! Desculpe mas eu sou sincera ( ui )!!

    ResponderExcluir
  9. Acredita que não consigo gostar nem um pouco dessa série? Já li os 4 livros e, ainda assim, sinto que falta muita coisa!
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Eu li até este terceiro e confesso não ter gostado. Nem resenha consegui fazer.. rs
    Ainda mais porque acabo sempre comparando com a série..
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. msmo com tantas resenhas boas flando sobre esse livro ainda não me animei para ler D:

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  12. Nossa, detesto DV. Me dá sono. Acho os personagens um saco no livro. Agora a série acho mil vezes melhor que o livro. Mas foi bom a L.J. Smith ter sumido um pouco Q Só acho que a Elena devia ter continuado morta. Q

    xx
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  13. Sabrina, não é impressão, a série TERMINA em A Fúria!!
    Só que: os leitores pediram mais, então a autora escreveu A Reunião Sombria! E com o grande sucesso, ela escreveu O Retorno.
    Não é atoa, que A Reunião Sombria foi lançada com um ano de diferença dos outros ^^

    Eu amo DV! É minha série favorita *-*
    Quase morri quando o Damon toma "aquela" atitude no fim da Fúria e chorei com o fim da Reunião Sombria!!
    Damon falando com a KathBitch me fez rir kkk

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Confesso que comecei a ler o primeiro e desisti. Não gostei do estilo, achei a escrita infantil demais, porém, pretendo voltar a lê-lo. Quem sabe eu não vá gostando um pouquinho mais no decorrer dos livros. :)

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho os quatro primeiros livros dessa série na minha pilha de leitura e nunca li - dá para acreditar??? Fazer o que, né?! Vou comprando outros livros e essa série acabou ficando para trás... heheheh

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nenhum livro dessa série! (é uma vergonha, eu seu!)
    Resenha muito boaa!! Ri muito em algumas partes!!


    Abraço


    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blgospot.com

    ResponderExcluir
  17. eu detesto "diários do vampiro" até assisto o seriado mas não tem quem me faça gostar dos livros, li só o primeiro e achei torturante; fazer o quê se tem quem gosta né

    ResponderExcluir
  18. Oii, eu li a série toda e só louca por ela, acho que é muito melhor que a série de TV. AAh gostei muito da sua resenha!
    beijinhos
    Madú
    Segredos do Coração

    ResponderExcluir
  19. Começei a ler a série *Diários do vampiro* por causa da série da Warner *gosto muito dela* e eu confesso que eu esperei d+ dos livros, sinceramente?? Me decepcionei um pouco, eu esperava algo mais *que nem eu mesma sei o que é* sei lá, quando eu li o primiero eu pensei, é só isso??? demorei dias *o livro é pequeno* pra ler o segundo, o terceiro então... nem se fala, tenho todos os livros *o último publicado aqui no brasil tá pra chegar aqui em casa* não me entendo eu deveria não comprar eles MAS eu sou daquelas que quando começo a ler um livro, saga eu não consigo abandonar *mesmo não gostando muito* argh... sou meio louca... Gostei da sua resenha, é diferente de todas que eu já li *-* Gostando muito do blog

    ResponderExcluir
  20. Eu já li os 4 livros. O primeiro eu odiei por pensar muito na série mais depois comecei a gostar e ainda mais que ela escreveu em 1991, há 20 anos e é tudo o que está na moda hj. Gostei mais do 3º e 4º livro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho os quatro livros, mas ainda não li nenhum, isso porque comprei muito livro, ganhei muitos outros, a série está na fila e vai ser a próxima que eu vou ler, por isso não li a resenha, para evitar descobrir alguma coisa.

    ResponderExcluir
  22. Já li esse livro, achei bem razoável igual aos dois primeiros, não gostei muito dessa série de livros prefiro o seriado muito melhor.

    ResponderExcluir
  23. Eu não consigo gostar dessa serie não sei porque, ja que eu gosto do seriadoda TV, tenho os livros quem sabe daqui um tempo seja diferente, beijos.

    ResponderExcluir
  24. Não me animou muito...
    Histórias de vampiros não me atraem.

    ResponderExcluir
  25. Eu comecei assistindo a série, e adoro. Então prefiro nem me aventurar pelos livros, pq sei que é diferente, e eu não vou gostar :*

    ResponderExcluir
  26. Todo mundo fala super bem da serie, mais nao me animo pra ler, to tao cansada desse mundo vampiresco...hehhehhe

    Mais parabens pelo post!

    bjocas

    ResponderExcluir
  27. Oi!

    Não muito animada com essa série. Posso até ler, mas vai demorar... essa onda de vampiros já tá é chata.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Já li os três primeiros. Vou ler os outros mais não estou tão empolgada.
    Também achei o final muito rápido.
    E concordo com quem diz que a série da TV é melhor!!
    Até.

    ResponderExcluir
  29. Não é só uma impressão, a série realmente só tinha 3 livros inicialmente, mas os fãs na época imploraram por mais um, e a autora escreveu "Reunião Sombria".

    ResponderExcluir
  30. cara essa historia tinha tudo para ser legal, mas acho que a autora, a partir do livro reunião sombria e da coninuação envolvendo damon, estragou tudo. acho o seriado e o seu roteiro muito mais interessante.

    ResponderExcluir
  31. Não sei... =/
    Não gostei muito desse livro.
    Vampiros né... sem mais.

    ResponderExcluir
  32. Quando terminei o outro fiquei super afim de ler esse mas acabou que eu me decpicionei nas primeiras páginas, mas vou dar outra chance pra ele.

    Bjs

    ResponderExcluir