='cap-left'/>

Philippa Gregory - A Irmã de Ana Bolena


Não pude deixar de ficar fascinada por essa série de romances históricos, e com certeza sou apenas mais uma entre milhões (risos), pois a corte Tudor deu origem a várias adaptações para teatro e televisão. Há uma série em especial, NÃO adaptada dos livros da Philippa Gregory, intitulada The Tudors (mais informações AQUI), que recria os tempos áureos do reinado de Henrique VIII, dando especial enfoque na sua relação com Catarina de Aragão e Ana Bolena.



A Irmã de Ana Bolena
Philippa Gregory

Sob a perspectiva de uma então crédula e ingênua Maria Bolena, a trama de A Irmã de Ana Bolena (Editora Record, 2006 - 626 páginas) compreende o período 1521 à 1536 num romance rico em fatos históricos e dramas pessoais.
Henrique precisava de um filho varão para sucessão do trono, algo que não conseguiu em mais de 20 anos de casamento com sua primeira esposa, Catarina de Aragão. Maria Bolena era dama de honra da rainha e casou-se muito jovem com Willian Carey, até que olhos de Henrique VIII voltaram para ela, colocando-a na cama real como favorita antes mesmo de seus 15 anos, para felicidade e (honra?) cobiça da família. Maria teve dois filhos não legitimados pelo pai: Catarina e Henrique Carey.

O maior drama de Maria se deve ao fato de sua relação de amor e disputa com sua irmã, e enquanto ela se ausentou para ter seu segundo filho Ana conquistou seu amante, com total apoio da família.

Ana Bolena dispensa apresentações. Era dotada de uma inteligência brilhante e grande cultura adquirida na corte francesa, e conseguiu dominar Henrique após jurar – e empenhar sua própria vida – que seria Rainha da Inglaterra.
Se você não conhece seu importante papel na história da casa Tudor, certamente ouviu seu nome em algum lugar... rs. Pois bem, Ana Bolena foi, por mérito próprios, Marquesa de Pembroke (um título só poderia passar para uma mulher por meio de herança ou casamento) e segunda esposa de Henrique VIII.
A “rainha dos mil dias”, como ficou conhecida, era uma figura extremamente controversa: seduziu o monarca, fez com que repudiasse sua primeira esposa – a irrepreensível Catarina de Aragão, rainha bem-amada da Inglaterra – e apoiou as ideias de Henrique na Reforma religiosa que tirou os poderes papais, criando a igreja Anglicana, na qual os poderes religiosos (além dos políticos) centralizavam-se nas mãos da monarquia. Tudo isso tornou o rei, um dos mais amados da história, consciente de seu poder absoluto e verdadeiro tirano.

Mais do que um romance histórico, A Irmã de Ana Bolena narra de forma magistral todas as intrigas e jogos de interesse que rondavam a corte. Os Bolena eram parentes dos Howard, influente família cortesã na corte do rei Henrique VIII, e juntos lutavam com unhas e dentes por qualquer tipo de favorecimento que pudessem receber do rei, ou mesmo por conseguir influenciá-lo de qualquer forma, e para isso estavam dispostos a tudo, incluindo "vender" suas filhas. Mas as garotas Howard sempre souberam que deveriam fazer o melhor pela família, e todos lutavam contra o crescimento dos cortesãos rivais, Seymour (tanto que a rainha seguinte, e terceira esposa de Henrique foi Seymour – mas a quinta esposa foi, novamente, uma Howard).

(...) O rei não conseguia tirar os olhos dela, mas seu olhar não era extasiado. Ele a olhava como se tentasse compreender alguma coisa, como se fosse elucidar seu encanto, de modo que pudesse vê-la destrinçada, despojada de tudo que, no passado, a tornara tão adorável para ele. Ele olhava para ela como um homem olha pra uma tapeçaria que lhe custou uma fortuna e que, de repente, em certa manhã, a considera sem valor e quer desfazer a compra. Ele olhava para ela como se não entendesse como poderia ter-lhe sido tão cara, e o recompensado tão pouco. E nem mesmo o encanto e a vivacidade de Ana o convenciam de que a barganha tinha sido positiva.
Página 577

Tendo a vida de Maria Bolena, a esquecida amante do rei, como pretexto, A irmã de Ana Bolena nos faz conhecer a ascensão e a queda de Ana Bolena, e é MUITO interessante como qualquer fato que resolvamos pesquisar será confirmado, denotando muita preocupação com a veracidade, em meio a uma narrativa limpa e coerente, definitivamente magistral.
Maria foi um joguete nas mãos de sua família (um pouco lerdinha em certos momentos), sempre usada por alguém e muito magoada por não poder estar com seus filhos como desejava, mas eu adorei quando ela se volta contra as convenções, ao tomar as rédeas de sua própria vida... =)
Não sei se poderia classificar Ana como vilã, apenas passei a admirar sua trajetória depois de, é claro, quase odiá-la por, junto a Henrique, ser motivo da desgraça de Catarina de Aragão, que nesse livro teve só sofrimentos e humilhações.
O livro "A Princesa Leal" fala especificamente da rainha Catarina, e estou muito ansiosa por lê-lo. Em pesquisas, soube que os livros não foram publicados em ordem cronológica, mas é possível suas leituras isoladas sem comprometimento do entendimento das tramas.

A Série Tudor - de Philippa Gregory, conta com 7 livros, dos quais 5 foram publicados no Brasil. Seguem títulos, personagem e capas lindas. Em breve serão resenhados por aqui =)



The Constant Princess - A Princesa Leal (Catarina de Aragão);
The Other Bolenyn Girl - A Irmã de Ana Bolena (Maria e Ana Bolena – amante e 2° esposa de Henrique);
The Bolenyn Inheritance - A Herança de Ana Bolena (Ana de Cleves e Catarina Howard – 4ª e 5ª esposas de Henrique VII);
The Queen’s Fool - O Bobo da Rainha (Eduardo VI, Maria I e Elisabete I – filhos de Henrique VIII + o cortesão Robert Dudley),
The Virgin’s Love - O Amante da Virgem (Elisabete I e Robert Dudley)
The Other Queen *não publicado no Brasil
The Wise Woman *não publicado no Brasil

Mais informações no site oficial da autora, AQUI.




A Irmã de Ana Bolena deu origem ao filme “A Outra” (2008), que conta com as atuações de Eric Bana como o rei Henrique VIII, Natalie Portman como a Ana e Scarlett Johansson como Maria.

http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png







Comentários
47 Comentários

47 comentários:

  1. Gosto de livros assim, quem sabe naum me arrisco... mas antes tenho q ter como comprar...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, o livro parece ser maravilhoso.

    Quero muito ler, essa é uma época da história que sempre despertou bastante meu interesse. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. ADOREI essa dica,pois adoro filmes e livros historicos!!
    Eu vi o filme " A Outra" gostei muito,muito!
    Espero ter oportuinidade de ler esses livros.
    Hoje estamos falando de livros tbm!
    Blog atualizado,passa lá depois :] http://ideiaoquadrado.blogspot.com Beijos!! @WelenMedeiros

    ResponderExcluir
  4. Sa,

    esses livros estao na minha lista.

    Um dia terei todos.

    Parabens pela magistral resenha.

    Adorei.

    Bjos,

    ResponderExcluir
  5. Aii Sabrina!
    Sou doida para ler essa série.
    Vc me empolgou ainda mais(sim, eu leio resenha) hauaha
    Infelizmente essa série é muito cara. =x 60,00 por um livro em port!? uau. Vou até dar uma olhada em inlgês 0.0

    Bjocas flores!


    Ni
    Blog Faz Parte...

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que resenha mais bem feita! Muito bem escrita, parabéns!

    Já ouvi falar muito bem da série, mas nunca fui muito adepta a romances épicos (não me pergunte por que). Porém, fiquei muito intrigada com esse livros, acho que vou tentar ultrapassar essa barreira...rs

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  7. Eu sou doida pra ler esse livro, adoro história e o rei Henrique VIII é um prato cheio...
    Já li um livro sobre o monarca, mas esses parecem ter um enfoque bem diferente... fiquei curiosa...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  8. eu acho muuuito bacana a história da familia Tudor, e a Ana Bolena é realmente uma personagem no mínimo intrigante. não sabia dessa coisa com a irmã dela :O pra ver como sei pouco. adoro romances históricos, e quanto mais dentro dos escândalos da alta sociedade melhor! definitivamente ta na minha listinha :D

    ResponderExcluir
  9. Sabrina, eu tenho o primeiro livro aqui em casa. Sou apaixonada por essa série. Mas, se fosse para comprar toda a série, teria que comprar um livro por mês. sushsygsysgysgs
    #pobre.

    Adorei tua resenha, foi uma das melhores que já li. Falando sobre essa série sabe? Sempre leio resenhas muito "vagas" dessa série. Com certeza, o pessoal sente uma certa dificuldade em resenha o livro pelo " cunho" histórico. Mas você escreveu uma ótima resenha, e que agente fica vidrada para ler do começo ao fim. Amei mesmo viu?

    Bjokas.

    Karlinha
    www.coffieandmovies.com.br

    ResponderExcluir
  10. *-* Amo romances históricos *-*
    Mas não sabia que a Ana Bolena tinha irmã D= (isso porque estudei a reforma no ano passado =S)
    Vou tentar ler essa série (ando fugindo de sagas...) mas como é romance histórico eu estou dentro ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi meninas!
    Eu adoro a série The Tudors e por isso fiquei super interessada em ler esses livros. Já tinha visto o filme "A Outra", mas não sabia que havia sido baseado em um livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros assim *-* Amo história <3 Gostei muito da resenha! Acho que vou ler quando tiver oportunidade *-*

    Beijos, World of Carol Espilotro xx

    ResponderExcluir
  13. Adoro romances, qualquer que seja e esse aí parace ser ótimo!

    ResponderExcluir
  14. Essa história é fantástica, sem contar a riqueza de detalhes...

    Estou louca por estes livros, pena que ainda estão tão caros. Mas aos pouquinhos consigo comprar todos.

    ResponderExcluir
  15. Ai, sou louca pra ler os livros da Philippa Gregory!
    Amei The Tudors, amei A Outra, e amo história! hehehehehehehe
    O que desanima é o preço dos livros, só vejo por mais de R$50... =P
    Adorei a resenha =)

    =*

    ResponderExcluir
  16. A historiadora em mim está dando pulinhos! Adoro um romance histórico, principalmente dessa época.

    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  17. Eu ADORO ANA BOLENA! Eu simplesmente adorei ver este filme e gosto muito das tramas desta época. Tenho uma paixão por Ana Bolena e pel Rainha Elizabeth sua filha com Henrique. Acredito até hj que henrique só amou a irmã de Ana na vida,mas se deixou levar pelas sedução de Bolena.
    Nossa quero mtu ler este livro. rs

    ResponderExcluir
  18. Oi Sa!
    Menina...tenho essa coleção completa e ainda não li nenhum. rsrs Tô precisando tomar jeito. rsrs
    Essa ordem que vc colocou é de publicação ou de leitura? Não sei ao certo qual a ordem correta dos livros.
    Adorei a resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Morri e fui para o céu????

    Eu PRECISOOOO dessa série! SOu loucamente apaixonada por tudo relacionado a esse período!

    Amei A OUTRA, amoo a série de TV The Tudors e agora vem a Sa me matar com essa série que eu não conhecia mas que com certeza será o MEU TESOURO!!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa adorei a resenha! Eu já assisti o filme "A Outra" e faz um tempinho que venho ficando interessada na história da coroa da Inglaterra, ainda mais porque tenho um amigo que adora!

    Sempre me deparo com o livro "O Bobo da Rainha" mas não sabia direito do que se tratava, que legal que é uma série!

    Ah sim, o que mais gostei de descobrir é que os fatos narrados no livro são bem veridicos :D com certeza ótima fonte de informação!

    beijos
    Carol ~ Open Page

    ResponderExcluir
  21. Ótima resenha :) Eu sou louca pra ler essa série, mas vou esperar um pouco, até a fila de leitura diminuir.

    Bjos

    ResponderExcluir
  22. NOSSA, fiquei muito louca pra ler essa série!
    E olha que eu nunca gostei de história!
    Mais cinco livros pra minha lista :)

    ResponderExcluir
  23. Que resenha incrível, Sá =) Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro... ou melhor, essa série!!!

    ResponderExcluir
  24. Adoro tudo sobre Tudor, adorava assistir a serie..mesmo sabendo que não foi bem daquele jeito :D.
    Ainda não tenho os livros, mas pretendo comprar, beijos.

    ResponderExcluir
  25. Já vi o filme e fiquei fascinada!
    O livro está na minha lista a meses, agora recebi a boa notícia que a minha amiga me dará de presente de 18 anos! o/
    Não vejo a hora de tê-lo e devorá-lo!
    *-----*

    ResponderExcluir
  26. Oi Sabrina!

    Essa série eu vou ter que comprar, espero que lancem toda. Eu adoro o seriado e pela sua resenha o livro deve ser maravilhoso.

    :)

    ResponderExcluir
  27. morro de vvontadee dee ler esses livros, mas eles são caros deemais, né nnão, Record? Um dia ainda vou comprear, adoro romances históricos!!!

    ResponderExcluir
  28. Ei Sa,

    Eu tenho muita vontade de ler esta série, vai para a lista de desejadas, vou comprar pelo menos o primeiro. Só vejo resenhas positivas e fico doida para ler.

    beijoo

    ResponderExcluir
  29. Adoro o estilo desses livros. Com certeza é uma leitura q eu iria gostar de fazer.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  30. Adorei muitooo !!!
    Eu já havia visto o filme e adorado, mas não sabia que havia sido baseado em um livro ...
    quero muito ler essa série, amei!

    ResponderExcluir
  31. Amo livros assim e fui conhecer essa série uns dias atrás e claro que já está na minha lista de desejo. Eu vi o filme A Outra e adorei, mais o livro com certeza deve ser mil vezes melhor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  32. adoro histórias desse tipo. acho que tenho o filme a outra em algum lugar aqui em casa, mas nunca assisti, preciso encontrar esse filme. O_O

    ResponderExcluir
  33. Apesar de romance não ser o meu forte fiquei encantado com o fundo histórico abordado na série. Espero ter a oportunidade de ler esses livros, o filme A Outra já assisti e é bem bacana.

    ResponderExcluir
  34. Eu amo história e descobri esta série com o filme,
    comprei e li os 4 primeiros publicados no Brasil e amei, é maravilhosa! Agora estou louca pra ler O Bobo da Corte. Também assisti a primeira temporada de The Tudors e quero ver as outras 3, a série de TV é ótima, principalmente por ter o Jonathan Rhys Myers como o Henrique VIII.

    ResponderExcluir
  35. Esse eu tenho! Mas ainda não li... ¬¬ Gigante!
    Adoro livros de romances históricos... essa coleção me conquista pelas capas!
    Agora acho que vou ler... não paguei muito barato por eles, não! ¬¬

    Adorei a resenha! Promete ser uma leitura sensacional!

    bjusss

    ResponderExcluir
  36. Já haviam me recomendado essa serie, mas ainda não tive tempo de ler nenhum....agora estou mais curiosa...Romances historicos são otimos.....

    ResponderExcluir
  37. The tudors livros é o mesmo que the tudors a série? outro dia vi um episódio e adorei! Mas se não tiver nada a ver ignorem, kkkk. Adoro romances históricos!!

    ResponderExcluir
  38. Li em 2008, gostei a beça. Quero reler... ;)

    ResponderExcluir
  39. parece ser bem legal *-*
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  40. Estou louca pra ler esse livro! Só resenhas positivas a respeito dele.

    ResponderExcluir
  41. Ai eu adoro livros que contam histórias de famílias reais! Com certeza irei amar esse, estou doida pra ler *.*

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  42. Nossa, eu estou LOUCA pra colocar as mãoes nessa série! E essas capas, gente? Já viu coisa MAIS LINDA na vida? Hahaha.. Mas tenho mais vontade de ler o volume sobre a Ana Bolena - acho mt interessante essa figura da "víbora" que seduz e manipula os homens, hahahahaha.

    Ah, se vc quiser conhecer meu blog, tem resenha quentinha por lá: "As Montanhas de Buda",de Javier Moro

    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    Leia e me conte o que achou, no comentário!
    E se gostar do blog, fique a vontade para segui-lo!

    Beijinhos.
    @maripmelo

    ResponderExcluir
  43. Ahhh essas histórias devem ser o máximo!
    E essa capa? Tão chiquee!
    E as outras tbm!
    Eu queroooo!!!

    ResponderExcluir
  44. Já tinha ouvido falar dessa série, mas não sabia de detalhes.
    Sempre ouço falar por alto da família Tudor, mas nada como parece mostrar essa série de livros.
    Me deixou louca pra ler os escandâlos da nobreza.

    Bye

    ResponderExcluir
  45. Não sei se eu gostaria não iria ficar com raiva deles, kkk.

    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Oi!

    Preciso destes livros, o único porém é que essa autora tá muito cara!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  47. Ótima resenha!!!Há muito tempo eu venho querendo ler esses livros, porque sou fã dos Tudors, já assisti a série e o filme "A Outra" e adorei os dois!!
    Alguém sabe um link para baixar do livro???
    Se souber me mande um e-mail por favor !!
    é izagriggio@hotmail.com

    ResponderExcluir