='cap-left'/>

André Vianco - O Caso Laura

Olá a todos! Meu nome é Felipe Santos, autor do livro O Preço da Imortalidade. Estou aqui no Leituras & Devaneios a convite das meninas para mostrar minha opinião sobre livros. Hoje vou começar com a resenha do livro O Caso Laura do autor brasileiro André Vianco. Não sei se vocês o conhecem, mas André Vianco é um dos raríssimos brasileiros que vivem unicamente da venda dos seus livros. O Caso Laura é o décimo-terceiro livro escrito por este autor.


O Caso Laura
André Vianco

Neste romance, o foco principal é a solidão humana e como isso pode destruir a vida de uma pessoa. A personagem principal é Laura, uma mulher que está prestes a perder o pai, seu único familiar ainda vivo. Sozinha na vida, Laura vive na escuridão da tristeza e pensa em se matar todos os dias. A esperança na vida desta mulher é seu misterioso amigo Miguel. Um senhor reservado que dá conselhos e mantém Laura neste lado do manto (palavras do próprio autor). Para completar a trama, um detetive particular é contratado por um homem anônimo para descobrir tudo sobre esse amigo secreto de Laura. E é nesse clima de suspense que ocorre todo o desenrolar da história. Apesar desse clima meio depressivo, André Vianco narra com maestria este romance. Laura tem um brilho único e especial. Mas é acompanhando o detetive Marcel que você se vê envolvido nos mistérios da trama. E esse clima de mistério e depressão que acabou me conquistando logo de começo. Neste livro também temos uma história paralela. É a história do policial Alan, um justiceiro que mata traficantes para vingar a morte de sua esposa. Impossível não se afeiçoar a este policial e sua vingança pessoal contra o crime.

Isso aí em cima foi uma introdução da sinopse. Como vou descrever o livro? Uma das coisas que mais me agradou neste são os capítulos curtos e intrigantes, que te mantêm grudado na história. Os personagens são cativantes e você logo se vê envolvido com cada um deles. Após ler vários dos seus livros, vi como André Vianco melhorou substancialmente o enfoque psicológico das personagens. Isso te faz criar uma grande afeição por eles. O autor também sabe como narrar uma boa história. Quando você acha que conhece um personagem, uma nova informação te faz ficar pensativo. Quando você acha que a história se encaminha para uma determinada direção, uma reviravolta te mostra que não é bem assim. Não existe enrolação neste livro também. O autor sempre vai direto ao ponto, o que também te prende ao livro. Outro ponto-chave que me agradou bastante é a narrativa do livro como se fosse um filme. Mesmo quando você está ouvindo (lendo) uma gravação de voz, o autor narra toda a cena para o leitor. Como se você também fosse um espectador oculto desta história.

Uma característica de André Vianco é que ele é um escritor do sobrenatural (#fato). Então você pode esperar encontrar esses elementos nos livros e O Caso Laura não é uma exceção. Mas ao contrário dos seus livros de vampiros, anjos e fantasmas, onde a ação e a aventura são o principal foco, aqui o foco do autor é a natureza humana, suas limitações e fraquezas. O elemento sobrenatural é um mero coadjuvante neste processo, embora o foco no sobrenatural cresça ao final do livro, o que achei um pouco desnecessário (ficarei quieto para não entregar nenhum spoiler). Quem leu o livro A Casa vai entender o que estou falando. Se você ainda não leu, fica a dica de uma excelente leitura.

O final do livro é surpreendente, uma marca registrada do autor. São pelo menos três grandes desfechos. Dois deles me agradaram bastante pela criatividade e coragem do autor e um deles foi mediano no meu ponto de vista. Nada que me faça diminuir o entusiasmo pela leitura deste romance. A linguagem dinâmica deste livro junto a doses de mistério e drama me agradou MUITÍSSIMO e recomendo FORTEMENTE a leitura. A capa é belíssima e a tatuagem nas costas de Laura tem um significado bastante especial (que você vai descobrir ao final do livro). O tom cinzento é perfeito e combina com o clima do romance. Não sei se consegui expressar o quanto eu gostei deste livro. Apesar do foco ser na solidão humana e o suicídio, a mensagem final é de esperança. Minha nota para este livro é 4,5 estrelas em um total de cinco. Espero que tenham gostado desta resenha. Forte abraço a todos e até a próxima.
FELIPE SANTOS


Felipe, agradecemos muito por sua disponibilidade em resenhar para o blog!
Aguardaremos outras participações, heim?

O Felipe Santos é autor do livro O Preço da Imortalidade (resenha AQUI), e também um querido amigo. Convidamos todos a conhecerem suas mídias:
Blog - Comunidade no Orkut
MSN e facebook: fsantos.escritor@gmail.com
Twitter: @felipe_escritor


E aí, pessoal, gostaram? Não deixem de comentar!
Querem participar e ter suas resenhas publicadas no Leituras & Devaneios?
Adoraríamos saber o que vocês andam lendo... Inscrevam-se AQUI!

Comentários
34 Comentários

34 comentários:

  1. Nunca li nada do autor... tenho curiosidade...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros do Vianco, tenho quase todos. Doida para poder ler este lançamento.
    Gostei da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. tambem nunca li nada dele :S mas esse livro parece ser bom

    ResponderExcluir
  4. Sou louca para ler algo do Vianco, mas nunca dá.
    Esse livro é novidade para mim, pois nunca tinha ouvido falar dele. E sua temática também, que me parece bem forte.
    Mas gostei da promessa!

    Beijos,
    Mell Ferraz.
    Croissant Parisiense

    ResponderExcluir
  5. Oi Felipe.. ainda vou ler o teu livro....
    Adorei a resenha e esse livro do André pareceu ser diferente, gosto muito do autor! Oo

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler esse livro. Amo histórias desse genero, em que o autor vai fundo nos sentimentos do personagens. Quero...

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive curiosidade em ler as obras do André Vianco mas n tive oportunidade. Sempre leio otimas criticas dele. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  8. Ei Felipe,

    Ótima resenha. Eu já li todos os livros de Vianco de vampiro e adorooo a trilogia do Bento. Os outros eu ainda não li, ainda quero ler todos e este parece uma ótima pedida.

    bj

    Nanda.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro do André, mas fiquei curiosa depois de ler a resenha. A personagem principal me lembrou um pouco da Clara de 'Entre Vivos e Mortos' da Amy Mackinnon, que também vive solitária e meio deprê. Gostei desse livro então vou procurar ler O Caso Laura também :)

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  10. Felipe, adorei a resenha, voce conseguiu me convencer a ler esse livro, embora nunca tenha lido nenhum livro do André Vianco, gostei da história, parece emocionante, bom tudo que envolve a natureza humana e seus sentimentos emociona! Adorei a dica de leitura!

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada do André Vianco mais sempre tive curiosidade. E pela sua resenha deu para perceber que vc gostou muito desse livro. Espero um dia ter a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. ótima resenha Felipe.
    nunca li nada do André, mas só ouço comentários bons sobre os seus livros. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ei Felipe!
    Parabéns pela resenha!
    Eu não li nada do Vianco, mas agora fiquei tentada... pelo menos fujo do tema 'vampiros' que já está saturado.
    Fiquei curiosa com o significado da tatuagem.
    Bjins

    ResponderExcluir
  14. Não consigo criar coragem p/ ler André Vianco! =x

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha do felipe
    Sempre quis ler uma resenha desse livro parece ser bom

    ResponderExcluir
  16. Nossa, a Laura parece uma personagem bastante perdida e confusa na imensidão dos problemas dela. Gostei bastante da idéia do livro ter uma história paralela... achei bem legal. A atmosfera descrita deve ser meio sombria e lúgubre, mas que posso dizer... eu gosto desse tipo de livro! ;D

    @madchenmeroko

    ResponderExcluir
  17. Adorei "O Caso Laura"!
    O autor muda o tema, mas não perde a qualidade na escrita. Muito bom!
    Ótima resenha, Felipe!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oi Felipe !!

    Adorei a resenha ! Espero q vc esteja mais vezes aqui no blog. Nunca li nada do Vianco, mas com sua resenha me interessei em ler !

    Abc

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nenhum livro do André, mas tenho bastante vontade =)

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei a sinopse! Ultimamente tenho me surpreendido bastante com os livros nacionais mais recentes, estão muito bons! quero ler esse também :)

    ResponderExcluir
  21. Oi!

    Ai, que resenha ótima. Uma vez teve uma super promo no Submarino dos livros do Vianco, mas calhou de eu estar falida na época. Podia ter outra, quero todos os livros dele, e estou muito curiosa para ler esse!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  22. Olá! Geralmente não me cativa muito esse gênero de livro mas, depois de todos os seus comentários, sinto que terei que mudar meus hábitos literários. ^^
    Fiquei curiosa para conhecer a história mais profundamente.

    Adorei a resenha, me pareceu muito sincera.

    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Nunca li nada do autor, mas estou escutando mto sobre esse livro. Se eu tiver oportunidade, lerei com certeza.

    BjOo
    Pri
    entre fatos e livros

    ResponderExcluir
  24. Oi Felipe!

    Estou bem curiosa para ler esse, exatamente por que não esta evidente qual é o elemento sobrenatural, fora que a sinopse é bem intrigante.

    Abs

    ResponderExcluir
  25. Nunca li nada desse autor mas como escuto falar super bem dos seus livros tenho bastante vontade de ler.

    Adorei a sua resenha me deixou com muita vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  26. Nossa, eu ainda não li "O caso Laura" mas adoro o Vianco, vou ter oportunidade de conhecê-lo essa semana, na Feira do Livro de Poços de Caldas. Massa! Parabéns pela resenha, ficou ótima

    ResponderExcluir
  27. O Viaco é um grande autor, há muito tempo que não leio... esse livro ainda não li, mas tem o tipo de trama que eu gosto.
    Fiquei com vontade de conhecer... Adorei a resenha!

    bjuss

    ResponderExcluir
  28. Adoreiii a resenha, estou enlouquecendo de tanto que quero ler esse livro...rsrsrs...beijokas elis!!!

    ResponderExcluir
  29. Muito legal esse livro! Tô querendo demais ler um livro do André Vianco... Em especial nesse livro, gostei do clima de "mistério e depressão" e da história paralela, que parece muito com Dexter. Fiquei curiosa pra saber o que tem de sobrenatural nessa história :p Ótima resenha, Felipe!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Ótima resenha Felipe!
    Adoro os livros do André Vianco, já li todos somente este que ainda não. Mas com certeza irei ler. =D
    Bjos.

    ResponderExcluir
  31. Nunca li nenhum livro dele, tenho curiosidade, mas ainda não me deu aquele frenesi.

    ResponderExcluir
  32. Ainda não li nada do André Vianco, mas quem sabe num futuro próximo? Tenho vontade!
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito da resenha do Felipe!! Quero ler esse livro :D Nunca li nada do André Vianco, mas conheço a fama :b como ele escreve coisas de vampiros e nao tenho mais saco pra vampiros.. husahusa ai nao li, mas esse me chamou a atençao :) espero ler em breve

    beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá! Querem recomendação de ótima leitura? André Vianco. Quem lê um livro, quer ler todos. Abraços, P.Soares

    ResponderExcluir