='cap-left'/>

Sara Gruen - Água para Elefantes

Água para Elefantes da autora canadense Sara Gruen foi publicado originalmente em 2006, e lançado no Brasil pela Editora Sextante no ano seguinte. Agora a nova edição pega carona com o lançamento do filme e, com essa capa linda – ainda que a antiga seja igualmente linda, porém mais fiel –, tem instigado muitos leitores, à exemplo desta que vos fala (risos).



Água para Elefantes
Sara Gruen


“A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela lhe traz dores, lhe confunde a cabeça e silenciosamente espalha o câncer em sua esposa.”
Página 15

A velhice encontra Jacob de forma serena: algumas vezes ele não consegue lembrar-se do trivial (como a idade atual, ou o nome das enfermeiras que cuidam de seu bem-estar diariamente, os nomes de todos os parentes, nem o grau de parentesco), e outras vezes, ao mesmo tempo em que bendiz a quietude, sente-se só, e saudoso de sua vida antiga, da liberdade de ir e vir, ainda que atualmente seu andar vagaroso só seja possível com o auxílio do andador. Do alto de seus 90 (ou 93?) anos e viúvo, as lembranças recentes teimam em lhe escapar enquanto as mais antigas nunca esmoreceram, pois estão muito vivas em sua mente e coração, especialmente reavivadas naquele dia pela presença do circo visível pela janela da clínica geriátrica onde vive.
Lembranças de quando era apenas um rapaz de 20 (ou 23) anos, nos últimos dias formatura universitária, e de repente perde os pais num trágico acidente. Sozinho no mundo, em pleno período da “Grande Depressão”, Jacob simplesmente sem rumo em busca de algo...

“Caminho até o limite da cidade e mudo de direção, para seguir a linha do trem. Ando até o céu escurecer e a lua ficar alta. E por muitas horas mais. Ando até sentir dores nas pernas e bolhas nos pés. Então paro, cansado e faminto, sem ter a menor ideia de onde estou.”
Página 23

A dor da perda é tanta para tão pouca maturidade, então Jacob abandona os estudos durante a última e decisiva prova e numa atitude impensada pula num trem em movimento, que é nada menos que o grande circo Irmãos Benzini – O Maior Espetáculo da Terra – de propriedade do inescrupuloso “Tio Al”. Decidido, por hora, a ficar, sua não conclusa formação de veterinário o mantém ocupado cuidando dos animais do grande show e faz com seja aceito entre o contingente do circo. Nesse mundo dos espetáculos ele aprende as mazelas da vida errante, a hierarquia explícita entre artistas e trabalhadores, as crueldades e humilhações que ocorriam “por baixo dos panos” e a máfia que aqueles enormes vagões abrigavam. Também descobre que, no circo, “...é tudo ilusão...”

Jacob conhece se apaixona por Marlena, a linda artista equilibrista sobre cavalos, e depois por Rosie, uma elefanta doce e “burra”. Seria um romance lindo, se Marlena não fosse casada com o bipolar August, um homem que podia ser com a mesma facilidade tão amável quanto cruel, amigo ou traiçoeiro, encantador e violento. Grande parte dessa ira se voltava para os animais, especialmente para Rosie, que deveria ser a principal atração do circo, mas não consegue assimilar nada do que era ensinado.
E assim é o tempo em que Jacob passa com aquela trupe, ora emocionante e tenso, ora maravilhosamente sufocante. Apaixonado por Marlena e reprimido por ela pertencer a outro... Até que tudo explode num memorável estouro de animais, e Jacob é testemunha de um crime inconfessável:

Não falo muito sobre esses dias. Nunca falei. Não sei por quê – trabalhei em circos por quase sete anos, e se isso não é assunto para conversas, não sei o que mais pode ser. Na verdade, eu se porque nunca falo sobre isso: nunca confiei em mim. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Sabia como era importante guardar o segredo dela e de fato o guardei – pelo resto de sua vida e depois. Em 70 anos, nuca o revelei a ninguém.”
Página 8

Sim, o livro é tão lindo quanto aparenta ser.
Sim, é uma grata leitura: o ritmo é delicioso e a narrativa é leve e super envolvente.

Como não podia deixar de ser, gostei muito da trama, mas o que me encantou mais foi o personagem Jacob, especialmente durante suas reflexões na velhice, que realmente foram de muita profundidade e passou “veracidade” incontestável. O mundo dos espetáculos também me surpreendeu, e ficou nítida a excelente pesquisa da autora com relação ao trato dos animais e às rotinas de mudanças.
O Show em si foi muito bem descrito, mas eu realmente gostaria de assistir ao filme e ver tudo o que li, especialmente também pela elefanta Rosie, claro: Ela aparece praticamente após metade do livro e é difícil imaginar as atitudes de um paquiderme, por isso no filme Rosie deve ser mais encantadora ainda, e suas cenas muito mais emocionantes.

Pronto, estou fazendo propaganda do filme sem nem mesmo assistir... mas finalizo deixando o trailler (*não encontrei o oficial) e fotos do filme, que conta com a atuação da loiríssima Reese Witherspoon como Marlena e Robert Pattinson como Jacob... e dizendo que vocês DEVEM ler esse livro. Recomendo!
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png





Comentários
65 Comentários

65 comentários:

  1. Esse livro é minha próxima leitura!!! Adorei essa resenha \o/

    ResponderExcluir
  2. Ameeeei esse livro, fiz resenha dele hoje, e fiquei até com vergonha porque a sua ficou linda, muito melhor e mais emotiva.
    Passou bem o sentimento que você teve com o livro ^^
    beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  3. Já comprei o livro, acho que esse final de semana começo a leitura... a história parece ser muito bonita e eu estou curiosa para assistir o filme...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  4. O Livro parece ser uma graça!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro deve ser LINDO!!!!
    Sua resenha me deixou com água na boca!!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. O livro é lindo!
    Li no ano passado, e vale a pena.
    Estou ansiosa para ver o filme, que parece bem fiel ao livro. (:

    ResponderExcluir
  7. Esse livro nunca me deixou nem um pouco curiosa nem nada do tipo até o dia em que ganhei um sorteio e ganhei esse livro.
    Ele provavelmente ia ficar largado até eu acabar o que eu considerava "melhor" e não ter nada "melhor" pra ler.No dia que o livro chegou,eu tinha acabado um livro e resolvi ler "Água para Elefantes". AMEI o livro.A sinopse é meio capenga,mas o livro é maravilhoso.Entrou pra lista dos meus livros favoritos ;)

    Abs :*

    ResponderExcluir
  8. O livro, a história, o filme!
    Tudo é lindo gente!
    Amei flor!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Sabrina !!

    Ai q bom q é bommm !! Eeeeee ... o meu chegou hj em casa !! Uuuhhhuuuu !!

    Bjo no coração !

    ResponderExcluir
  10. Oi Sá!
    Menina...li minha priemeira resenha de Água para Elefantes há uns 2 anos. Não dei tanta atenção ao livro na época, mas agora estou louca para ler.
    Culpa sua! rsrs.
    Ótima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Sa ! Que resenha linda. Pronto me convenceu. Será a minha próxima compra :-)

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler esse livro, muito mesmo. A história deve ser linda mesmo.

    Bjs - Maah
    Nerd Leitora

    ResponderExcluir
  13. Realmente a resenha captou tudo que eu tbm senti lendo esse livro a história é ótima,o Jacob nem se fala (principalmente velho!)e a pesquisa da autora foi espetacular!Morrendo pra ver o filme!

    ResponderExcluir
  14. Maravilhosa a resenha, Sabrina!
    Já estava doida pra ler esse livro, agora então me sinto na obrigação. Com certeza vai ser minha próxima aquisição.

    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  15. Nossa estou muito empolgada para ler esse livro,já vi tantas pessoas falando super bem, que minha vontade so aumenta e sem contar que essa capa com o Rob está perfeita!!

    ResponderExcluir
  16. Ai sou louca para ler esse livro e ver o filme.
    Tenho uma amiga que leu e se apaixonou só fala dele.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler Água para elefantes!!! *o* Apesar do Rob estar no filme vou preferir ler o livro mesmo ;) quem sabe depois eu assito.

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Esse livro está na minha lista desde que tinha outra capa. Aliás, quero comprar a capa antiga, vou procurar na EV. A resenha tá linda e emocionante; vou procurar o livro na EV agora!

    Bjos!
    PS: consegui recomeçar a comentar, thanks God!

    ResponderExcluir
  19. Estou esperando o meu chegar para eu ler. Esse livro parece ser bom demais, espero que o filme seja fiel ao livro, mais só vou assistir depois de ler o livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Oii! Nossa, nem acredito que deixei passar esse livro! Vi há tanto tempo em e-book e, mesmo gostando da sinopse e amando a capa, não quis baixar, pq já tinha leituras 'suficientes' pra começar. Um tempo depois, começaram as resenhas. "Ops!" Aí, vi o quanto precisa remediar a situação! rs

    A sua resenha ficou ótima! E me fez ter a mesma sensação da necessidade de ler este livro, rs.

    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  21. Ficou linda a sua resenha Sabrina, o livro parece excelente e olha que não sou chegada em circos.

    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, estou doida para ler esse livro, só vejo comentários o elogiando o que só aumentada a minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  23. Ei!
    Mesmo com tanto elogios, eu ainda não animei a ler este livro.
    Eu já tinha lido sobre ele antes, com a capa velha e vou resistir e não comprar só pq a capa nova é tentadora....kkk
    Eu não gosto de circos, mais um motivo para fortalecer minha decisão =P
    Bjins Sabrina!

    ResponderExcluir
  24. Ain
    Estou apaixonada por essa capa, que ficou maraaaa.
    Quero ler o livro antes de assistir o filme.
    E que atores hein?

    Beijokas

    ResponderExcluir
  25. to louca pra ler esse livro, mas ainda não tive a chance nem de comprá-lo. vou acabar vendo o filme primeiro. todo mundo fala tanto sobre o livro e como ele é lindo e tal, e eu fico super curiosa *-*
    e vem cá.. o Pattinson tá com uma cara de Edward nesse filme, num tá não?

    ResponderExcluir
  26. Já ouvia falar desse livro a muito tempo, mas não conseguia lembrar do titulo. A historia é fantastica, essas viagens pela memoria são maravilhosas. Amo.

    ResponderExcluir
  27. Quero muito ler o livro e assistir o filme também UASHAUSHAU Adorei sua resenha, só me deixou com mais vontade (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  28. Eu não tô afim de ver o filme :/ O Livro também não me chamou atenção, então nem sei! Mas sua resenha ficou ótima s2

    xx beijos, world of carol espilotro

    ResponderExcluir
  29. estou muito interessado em ler este livro... mas infelizmente não tive chance de comprá-lo ainda.

    beijos & abraços, Bruno
    World Of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  30. Desde o lançamento do livro, em 2007, eu tenho muita vontade de ler, mas acho que a lista é sempre tão grande que eu nunca consegui encaixá-lo! O_O' Agora o filme já está aí e eu ainda não li! =(
    E estou TÃO ansiosa pelo filme que acho que não vou conseguir esperar, infelizmente.

    Eu adoro as duas capas e, por mim, tinha as duas versões... =) #consumista

    Adorei a resenha!
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  31. Esse livro parece ser muito bom mesmo! Eu preciso ler antes de ver o filme. As duas capas são muito bonitas, mas eu sempre dou preferência pelas capas do filme.rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Eu já tinha ouvido falar do livro antes, só que eu não estou querendo ler e nem ver o filme. Mesmo que a história seja boa, pelas resenhas que eu já li por ai sobre esse livro ): Só que um dia eu vou acabar pegando para ler, até antes se bobiar.

    Adorei aqui.
    Beijinhos, se cuida s2
    http://contandohistoriasempre.blogspot.com/2011/04/resenha-ultima-musica.html

    ResponderExcluir
  33. Adorei a resenha e por coincidência também postei hoje a minha. Concordo com tudo dito aí em cima. Jacob de 90 ou 93 anos é super tocante. Me peguei pensando muito na vida em diversos pontos do livro...

    Água Para Elefantes me encantou como eu não achava que fosse acontecer. Quero muito ver o filme agora.

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  34. Esse livro realmente parecer ser lindo e quero muito lê-lo, mas tenho tantos livros "tristes" na minha estante que atualmente estou fugindo deles!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  35. Oi!

    Eu qro mto ler o livro para poder assistir ao filme! Sentimento de "EU PRECISO DESESPERADAMENE!" RSRS

    Haja dinheiro para sustentar esse vício! Mas tb... um livro melhor do que o outro... Qm resiste?

    rs

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  36. jah li várias resenhas desse livro, parece ser muito lgl e espero q o filme se iguale tbm^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  37. Eis um livro que quero ler a algum tempo. Bem antes do lançamento do filme até. A cada resenha que leio, mas com vontade de ler o livro eu fico.

    Parece se tratar daquelas histórias que marcam agente para sempre.

    Adorei a resenha! Parabéns ^^

    bejinhos

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  38. Estou lendo ele agora, mas ainda estou no comecinho dele para falar se gostei ou não!

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  39. Estou realmente curiosa em ler esse livro faz tempo... Agora com filme, que quero assistir apesar das criticas, mais ainda!
    Adorei a resenha! Eu qeuro ler logo!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  40. Uau o livro e o filme parecem ser bem legais mesmo O.O Fiquei curiosa depois de ler a resenha. Quero assistir também, ainda mais quando se tem Rob no elenco ;-)

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  41. Quero muito ler o livro e ver o filme, parecem ser ótimos! Eu só ouvia falar do filme, que era com o Robert Pattinson e que a história é linda (só isso que sabem dizer), mas lendo a resenha, tem muito mais do que só uma história bonita. Pra começar que é em um circo, né? Não vi o filme ainda, mas acho que merece Oscar, hein HAEIOHAE

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  42. Eu suuuper quero ler esse livro! :) E irei ler antes de ver o filme, porque é muito mais legal assim. Nunca tem graça ver o filme primeiro, né? :P Parece super bacana, e estou de olho nele faz tempo!

    @madchenmeroko

    ResponderExcluir
  43. 10 entre cada 10 pessoas falam muito bem deste livro, tenho que confesar que no começo, não sei se foi por causa do nome, eu não dei a minima atenção ao livro, mas agora estou louca para ler.

    ResponderExcluir
  44. Quero ler o livro parece super emocionante.

    Bjs

    ResponderExcluir
  45. Eu li esse livro há algum tempo, e posso dizer que ele é um dos meus preferidos. Amei a história de Jacob. É triste, comovente, mexe com todos sentimentos humanos, mas é maravilhoso e marcante.

    Infelizmente quanto ao filme eu estou totalmente desanimada, pois eu não gosto nenhum pouco da atuação do Robert Pattinson, e tenho certeza que ele não irá me satisfazer ao interpretar um personagem tão completo e complexo como Jacob Jankowski. Acho ele cru, sem expressão, um ator que nunca conseguiu me emocionar. Acho-o muito ruim, tem muito que aprender ainda. Quanto a Reese Witherspoon, acho que ela também não se enquadra no personagem de Marlena, ainda mais que lendo uma críticas, vi que ela e Robert não interagiram muito bem, que não conseguiram convencer o público através de suas interpretações. Com certeza o ator Christoph Waltz deu um show de interpretação, atuando como August, marido de Marlena. Esse ator é maravilhoso. Se tem algo que fará querer ver esse filme, além da história, será Christoph. Já imagino o show de atuação que Christoph Waltz deve ter dado. Ele é perfeito em qualquer papel destinado a ele. Quanto a Reese Witherspoon e ao Robert Pattinson eu só tenho que lamentar. Dizem que o filme só não foi um fracasso total, por conta de Christoph Waltz e a elefanta. E tenho quase certeza que eu vou achar o mesmo quando assistir.

    Parabéns pela resenha!!!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  46. tava doida pra assisti o filme!
    nem sabia que tinha livro
    bjs

    ResponderExcluir
  47. Adorei a sua resenha *-*
    Esse livro é tão...tão emocionante! *-*

    ResponderExcluir
  48. A história é incrível e já tive a oportunidade de assistir ao filme e é MARAVILHOSO. Agora, preciso urgentemente de ler o livro. Vale a pena conferir o enredo. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  49. Euuuu precisooOoo desse livrooo...hehehehe

    ResponderExcluir
  50. Tenho uma vontadinha de ler, nada muito graande, mas ele parece bem fofo.
    Beijos,
    Celle
    Três Lápis

    ResponderExcluir
  51. nossa eu amei a resenha mt boa... quero ler mt bjs e adoro o leituras e devaneios

    ResponderExcluir
  52. Li esse livro e amei! E agora o feioso do Robert Pattinson vai estragar o filme, já tô até vendo =/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  53. Adorei a resenha, to doida pra ler esse livro =)

    ResponderExcluir
  54. Aii que lindo *-*
    adorei a resenha, já estava com vontade de ver o filme, agora estou mais ainda com vontade de ler este livro
    aparenta ser uma história super tocante mesmo
    parabéns pela resenha =)

    ResponderExcluir
  55. Quero ler este livro deve ser muito lindo!
    Também não posso deixar de ver o filme ainda mais com o Robert de protagonista!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  56. O filme é mágico, agora estou louca para ler o livro!

    ResponderExcluir
  57. Fiquei muito curiosa em ler o livro e ver o filme, depois de ver a propaganda no canal a cabo. Sei que o livro é maravilhoso, já li muitas críticas sobre ele. Quanto ao filme, apesar de não gostar do ator que faz o Jacob, é uma boa oportunidade para ver se sua atuação evoluiu. Agora só falta ler o livro.

    ResponderExcluir
  58. Ótima resenha! Já achava a história interessante, com essa resenha então, vou ler com certeza! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  59. Oba! Ainda bem que já ocmprei meu livro. Livro marcante é outra história, né? =D

    Adorei!

    Bjos!
    It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  60. O Livro é realmente lindo!! Li ano passado e fiquei louca quando soube do filme... E depois de comprar o livro com a capa original fiquei louca quando saiu o livro com a capa do filme... EU QUERO!!

    ResponderExcluir
  61. Lindo, lindo,lindo! Louca pra ler..a resenha ta otima o que me deixou morrendo de vontade de ler mais ainda >.< nyaah! ;***

    ResponderExcluir
  62. Lindo lindo lindo! *---* louca pra começar a ler..a resenha ta otima me deixou ainda mais ansiosa! espero ganha-lo (yn) obrigada pelo blog

    ResponderExcluir