='cap-left'/>

Sérgio Klein - Poderosa

Já imaginou desejar algo, qualquer coisa, e esse desejo se tornar realidade?
Será que todos os seus problemas acabariam se você tivesse esse poder?
Para Joana Dalva, isso é apenas o início de muitas confusões...


Poderosa
Diário de uma garota que tinha o mundo na mão
Sérgio Klein

Joana Dalva é uma adolescente comum de 13 anos, com problemas comuns às garotas da sua idade: gosta do gato mais gato da sala, mas ele não olhe dá muita atenção; seu irmãozinho é um pentelho; sua avó está doente, seus pais estão se separando; tem uma inimiga declarada super popular na escola; sua melhor amiga vive numa “redoma de cristal de família feliz” e não sabe que seu pai perfeito é um mulherengo; e, para piorar, Joana Dalva parece ser a única garota da turma a não ter “motivos mensais” para sofrer de TPM... Trágico?

Nem tudo são espinhos... Quando sua amiga cabeleireira (além de vidente nas horas vagas e mãe de Júnior, seu tímido colega de turma) lê sua mão, Joana Dalva descobre que é “Poderosa!” e tudo o que escreve com a mão esquerda se torna realidade!
Joana Dalva faz uma redação que deveria ser sobre a biografia de Joana D’Arc (sua “quase” homônima), mas deixa a “veia de escritora” aflorar, e escreve que a padroeira da França foi salva da fogueira quando um serviçal apaixonado vestido de monge tomou o seu lugar na véspera da execução. Claro que seu professor acha isso um absurdo, e a criatividade de Joana Dalva é verdadeiramente ridicularizada, mas no dia seguinte... EXTRA! Todos os jornais estão anunciando a mais recente descoberta: uma ossada, ao lado de um diário revelava toda a verdade, tintin-por-tintin, assim como Joana Dalva escreveu. De uma hora para outra Joana Dalva passa a ser celebridade na escola, e isso, inclusive, rende até um “olhar a mais” do tal garoto popular, além de receber bilhetinhos românticos anônimos.

Ciente de seus poderes, agora a poderosa Joana Dalva é uma garota que tem o mundo na mão!
Pequenos desejos podem ajudar muito o seu dia-a-dia, como desejar que aconteça uma desistência no salão de beleza para que apareça uma vaga, ou ser a milésima cliente num restaurante e ter sua conta como cortesia, ou desejar que a chave sumida apareça em tal gaveta... Mas, por mais que pretenda apenas ajudar, esses desejos TAMBÉM geram algumas confusões: O que pode acontecer se der “uma força” ao relacionamento dos pais, e desejar que seu pai seja “o homem MAIS-MAIS romântico do mundo”? Sua mãe aguentaria um marido “tão-pegajoso-assim”? Ou quando desejar que sua avó de 70 anos se cure e aparente ter 13 anos, para ir como sua acompanhante a uma festa? E se algo acontecer com sua mão esquerda e ela não puder “desfazer” nada disso? Como explicar o inexplicável?


“Toda professora sabe que os livros têm força pra mudar o mundo, mas minha mãe falou que essa mudança não poderia ocorrer assim, de uma hora para outra, dependendo da inspiração e dos caprichos de uma escritora que trata as pessoas como meras personagens.”
Página 155

Mesmo sendo “Poderosa!” Joana Dalva entende que a coisas deve seguir seu curso natural, e ninguém deve ter o poder de interferir na vida e vontade de outros... mas até chegar nessa verdade, deixa um rastro de muita confusão pelo caminho, e não enxerga coisas que estão à sua frente, como o real autor dos tais bilhetinhos anônimos! =^_^=


Poderosa - Diário de uma garota que tinha o mundo na mão (Editora Fundamento/2010) é o primeiro exemplar da serie de Sérgio Klein, e conta com 5 exemplares publicados pela Editora Fundamento. Apesar de ser um livro tipicamente infanto-juvenil, os dramas de Joana Dalva conquistam, e me surpreendi pelo livro ter sido escrito por um homem. (Hein? Como assim, escritores homens não podem ter personagens femininos? Vou explicar =D) O autor conseguiu “entender” muito bem o universo da adolescência feminina e manteve o humor que a trama prometia, além de abordar temas muito pertinentes à garotada, como o relacionamento familiar e entre amigos, as dúvidas que certas “fases hormonais” podem trazer. As lições moral não são obvias, então não é um livro cansativo, em absoluto: narrado em primeira pessoa por nossa garota poderosa, o ritmo é ótimo, cheio de surpresas e reviravoltas... (Aahhh, o enredo me recordou um pouco um desenho que eu assistia, no qual havia um garoto que desejava algo que se realizava quando pedia três vezes batendo em sua luva de beisebol, alguém se recorda???)

A arte do livro, que é um charme à parte: Capa preta e fosca com trechos do livro manuscritos em letras brilhantes levemente relevadas, folhas internas aveludadas com detalhes e margens rosa; os “desejos” que Joana escreve são colados em papeizinhos ao longo do texto, como “post it”.
Gostei muito da personagem e das confusões em que Joana Dalva se mete por culpa de todos os “imediatismos” que, como toda adolescente, ela também tem. Já estou lendo o Poderosa 2 e adorando... Em breve venho resenhar para vocês.

Finalizando, digo que realmente recomendo esse livro, do qual gostei TANTO que fui pesquisar mais detalhes. A série parou no 5° volume (Imagens das capas abaixo), pois infelizmente o autor Sérgio Klein, também jornalista e professor, faleceu em julho de 2010, aos 46 anos. Fiquei muito triste com a notícia, e por não ter conhecimento desse grande talento antes... Mas sua obra permanecerá! À título de curiosidade, esse primeiro exemplar da serie Poderosa foi finalista do Prêmio Jabuti de 2006. Além de publicado em vários países - como Espanha, México, Itália, Canadá - também teve os direitos cedidos para o cinema e televisão.


http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png




Comentários
48 Comentários

48 comentários:

  1. Parece muito gostoso. Vale acrescentar na lista de futuras leituras.
    ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa série deve ser incrível e muito engraçada mesmo!
    Só não gostei muito da capa... Não tem fotinhu! Buá!
    kkkkk
    ótima resenha, Sabrina!
    Bjus,
    Náh

    ResponderExcluir
  3. deve ser bontinho!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu li o 1º e o 2º livro faz uns 4 ou 5 anos e lembro de ter gostado.Foi uma vizinha que me emprestou e li os 2 bem rápido.
    Eu tinha esquecido dessa série.
    Comecei a ler outras coisas e nem me preocupei de ler a continuação.
    Vou acrescentar os outros 3 na minha lista e
    ver se ainda vou achar legal.
    Abs :*

    ResponderExcluir
  5. Já vi resenha desse livro e fiquei super curiosa para ler.Deve ser muito engraçado e é uma pena que o autor já tenha morrido.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha e achei a série engraçada. Prometo a partir de hj ficar atento as bobeiras históricas que meus alunos escrevem vai que em uma das minhas turmas existam uma PODEROSA!

    ResponderExcluir
  7. Eu li poderosa a muito tempo atrás e lembro que gostei muito. Era da minha prima e li em uma tarde =)Bjos

    ResponderExcluir
  8. NOssa sempre passo na livraria daqui e esse livro fica me sussurrando, me compra, me compra...
    Mas eu sempre digo tu ta caro pro meu bolso no momento huehueheu....
    Mas assim q der quero comprar todos de uma vez, pois quero muito ler...
    A resenha ta demasi!

    ResponderExcluir
  9. Essa série de livros é muito boa! Lembro de ter lido há uns 4 anos atrás, quando peguei emprestado da minha amiga. Eu amei de imediato! Até meu pai resolveu comprá-los pra minha irmã, e adivinha, eu devorei antes dela, hahaha. Os livros tem um ritmo tão gostoso, nem dá vontade de parar de ler! Super recomendo também.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto uma resenha desse livro e gostei muito mas faz tanto tempo que nem me lembrava mais dele.

    ResponderExcluir
  11. Sempre tive vontade de ler esse livro, mas acabei esquecendo dele, são tantos outros lançamentos! Adoro um bom livro adolescente, com certeza vou ler este!
    ;*

    ResponderExcluir
  12. Eu li até o terceiro livro e gostei bastante, é bem divertido (: Adorei sua resenha. Poxa, não sabia que ele tinha morrido. Que triste :S

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  13. =D
    Ai que legal!
    Sempre olhei esse livro e n sabia se pegava!
    agora o skoob plus que me aguarde!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Poxa que triste o autor ter falecido cara!
    Não sabia!
    O livro parece ser fofinho!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Aah eu adoro essa série! Huahua
    Li só 3 livros, há alguns anos já, mas mexe bastante com a imaginação, né? A Joana se mete em cada uma! Adoro!

    Beijinhos,
    Bruna do All Star e Jeans
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Que legal Sabrina! Fiquei com vontade de ler! Parece ser super fofo esse livro! Bjss!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sabrina!
    Já tinha visto a capa desse livro nas estantes do Skoob, mas nunca tinha chamado minha atenção. Depois dessa resenha, só posso dizer qu vou correr atrás dele com certeza.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Já vi esse livro na livraria mas nunca, nunca mesmo, imaginei que a história fosse essa huhauhauahuaha

    Leria sim o livro apesar de ter um pouco de pé atrás com esse escritor homem escrevendo a história de uma garota hauahuah um ligeiro preconceito, admito, mas nada que me impediria de ler o livro.

    A resenha ficou ótima. Me prendeu até o final.

    teh mais

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha ficou ótima, parabéns!!
    E, que triste o autor ter falecido ; (

    beijo;*

    ResponderExcluir
  20. Oi Sa
    Acredita que eu não sabia que o Sergio tinha falecido, meu Deus, estou de cara.

    Essa série é realmente muito boa...

    Beijooos

    ResponderExcluir
  21. Oi Sabrina!
    Eu já tinha ouvido falar desses livros, mas nunca tive muita curiosidade de ler. Depois da sua resenha bateu uma vontade louca de ter os 5 livros na estante.rs
    É uma pena mesmo a gente só ter conhecimento de um autor tão bom após a sua morte. =/
    Ótima resenha!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  22. Ah, eu sempre quis ler essa série! Parece ser mto legal! Fora o fato de q e amo essa capa. Eu sei q é uma capa simples, mas acho lindo assim. Pretinho básico!

    rs

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho até o 4 dessa série, foi a minha série de infância. Sempre que via um novo fazia meu pai comprar! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  24. Parece ser um livro muito divertido e agradavel. Vou colocar ele na minha lista de próximas leituras...Valeu pela dica. Bjos.

    ResponderExcluir
  25. Ouvi tantas críticas ruins sobre essa série, mas mesmo assim não desanimei, até porque eu tenho que conhecer para formar uma opinião.

    E se você foi atrás até para pesquisar, deve valer a pena. E caraca nem imagina que o autor havia falecido e muito menos com a idade que tinha. Uma tristeza : /

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  26. Sempre via comercial na TV sobre esse livro mas nunca cheguei a me interessar muito. Não sabia que era tão legal assim. Pela resenha eu adorei!!! Pretendo ler em breve ^^

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  27. Ah
    todos os livros da fundamento são lindos na diagramação...
    Eu sempre fui curiosa pra ler essa serie, desde que eu tinha uns 14 anos.. rs
    Bem não conheci o desenho a que vc se referiu... rs

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  28. Ganhei esse livro de presente de aniversário há muito tempo, logo que ele foi lançado. Na época, eu gostava muito pois tinha idade semelhante à da personagem. Eu sempre achei fantástico ela conseguir "mudar o rumo da história" com o que escrevia, mesmo achando super surreal. O tempo passou e acabei não lendo os outros livros, daí ano passado soube que o autor tinha falecido. Deu até vontade de ler de novo, mas...

    ResponderExcluir
  29. Adorei o enredo! E já até tinha imaginado algo assim, de desejar e realizar! Amei!

    ResponderExcluir
  30. semmmpre quis ler esse livro *-*
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  31. Eu já tava querendo ler esse livro, agora eu to com mais vontade ainda *-*'

    ResponderExcluir
  32. quem diria. Sempre repudiei esse livro pelo título e subtítulo hsauhsua engraçado né?
    Apesar de achar um pouco clichê demais as coisas como pais separando, avó doente, irmão porre, etc, essa história de realizar o que escreve com a mão esquerda é inédita [pra mim, ao menos]. Não daria certo pra mim porque não sei escrever NADA com a mão esquerda. Ia ser um caos hsuahsa.
    enfim, resenha supimpa. no mais o livro parece ser legal. Ao menos tirei acharei o livro mais tão tosca de pirralha :x Já está melhor aos meus olhos!! :D
    Parabens, sabrina :)

    e desculpa a sinceridade demasiada xD
    :*

    ResponderExcluir
  33. Sempre tive curiosidade a respeito desse livro, mas ficava com um pé atrás. Sua resenha finalmente me deixou com vontade de ler \o/

    Só fiquei triste tb por saber da morte do autor. Uma pena msm perder um talento... =/

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  34. Não conhecia esse livro... Confesso que pela capa e pelo título não me chamaria atenção... Mas fiquei interessada depois de ler sua resenha. Me passou que ele tem uma narrativa simples, mas que prende o leitor. Vou add na minha lista de leitura. Só lamento pela morte tão prematura do autor!

    @paulaspindler
    Fã alucinada de Contos de Meigan

    ResponderExcluir
  35. Sempre achei essa serie interessante, agora fiquei mais interessada, que vontade de ter esse poder, já que escrevo bem com ambas as maõs.Bjksss

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, adoro ler autores nacionais. Uma pena o autor ter falecido, mas ele deixou um obra muito bonita para ser lembrado.

    ResponderExcluir
  37. muito bom ..ja li o primeiro! adorei a resenha !

    ResponderExcluir
  38. Uau! Fiquei muito curiosa agora!!
    Confesso que vim ler a resenha pra conhecer o livro, por causa da promoção, e, nossa, não sabia que iria querer ler TANTO ele!

    Meu queixo caiu quando li a respeito da morte do autor, tão jovem, e com tanto talento ainda para dividir conosco. "/

    Vou procurar saber mais sobre esta série!

    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  39. Fiquei super curiosa pra ler a coleção, ainda mais quando foi escrita por um homem!!! Pena que não terá continuidade... E uma morte tão cedo assim, uma pena =(

    ResponderExcluir
  40. Adorei a resenha, to doida pra ler esse livro =)

    ResponderExcluir
  41. Nossa, eu me lembro de quando esse livro foi lançado! *-* Eu dei de aniversário para uma amiga minha e, depois que ela leu, me emprestou. Eu gostei tanto! Estava passando por muitas coisas que a Joana também estava passando, então tudo se tornava muito real! Eu ainda quero comprar o meu próprio exemplar e montar a minha coleção! O Sérgio escrevia super bem e eu fiquei muito triste com a notícia da morte dele... =(

    Adorei a sua resenha! Me deu uma saudade da minha adolescência! \o/
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  42. Tenho o 1, é maravilhoso, quero todos!

    ResponderExcluir
  43. Nossa eu lembro de quando li o primeiro *-*
    Faz uns 3 anos já (ou mais rsrs). Comprei em uma feira de livros que teve aqui na minha cidade, e valeu muito a pena o dinheirinho que gastei :)
    Super me identifiquei com a história, além me divertir também.
    Sua resenha me deu uma saudade :( hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  44. Nem conhecia. :) Mas que livro criativo, hein!? Bem que eu queria que tudo que eu escrevesse na minha mão esquerda se tornasse realidade. hauhua ;D Iria logo tatuar "RICA"! HSuiahUISA

    A resenha foi bem legal, deu pra ter uma boa idéia do livro. :) Achei interessante a personagem principal ter 13 anos (geralmente elas são um pouco mais velhas). Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  45. Nha, adoro o sérgio klein, ainda lembro quando meu pai me deu esse livro :D
    Muito bom

    ResponderExcluir
  46. SAbrina!
    Você sabe fazer uma resenha para chamar a atenção e nos fazer desejar a leitura do livro o quanto antes...
    Adorei!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  47. Louca por essa serie!!
    Sempre fiquei querendo cohecer mais e mais desses livros.

    ResponderExcluir