='cap-left'/>

Aline Negosseki Teixeira - Por falar em Disputa



Olá... Hoje eu vou dividir com vocês a linda experiência que foi ler “Por falar em Disputa”, o terceiro livro publicado pela pedagoga e romancista paranaense Aline Negosseki Teixeira – autora também de O último Baile do Império (2009) e Haicai para crianças – Sentidografias (2010), além de inúmeros artigos, contos, poemas e crônicas.

“Por Falar em Disputa” é um livro muito aguardado por mim, pois acompanhei o processo de criação de sua sequência imediata, “Por falar em Lembrança”, em uma comunidade no Orkut, postagem a postagem, numa ansiedade com clima de “novelinha preferida”. “Por falar em Lembranças” é um livro que me marcou MUITO, e espero que dentro em breve também seja publicado... mas eu realmente não via a hora de ter o meu “Por falar em Disputa”. Com uma grande alegria recebi a notícia desse lançamento, e já pedi à Aline que reservasse o meu exemplar, que agora tem um lugar especial em minha estante esperando todos os outros que sei que vem por aí... =^_^=


Por falar em Disputa
Aline Negosseki Teixeira

"Por falar em disputa"
traz uma proposta deliciosa ao ter sua trama inicial inspirada na música dos sertanejos Victor e Léo “O Granfino e o Caipira”, clipe aqui. É um livro publicado independentemente, mas imenso carinho e dedicação, que transparecema cada mínima vírgula: Seja pela sua trama especial e emocionante, seja pela capa - uma caprichada aquarela pintada pela prória autora.

Vamos ao enredo: Imagine você a mais linda garota do interior, tão indecisa sobre as coisas mais simples da vida, se vendo cortejada e disputada por dois homens muito especiais: O granfino é um lindo e sedutor médico cardiologista por formação, famoso por dedicação à sua profissão e também por ser o empresário herdeiro de uma grande fortuna. O caipira é simplesmente o melhor amigo e protetor da “moça”, que a conhece desde seu nascimento, um homem de semblante sério e mãos calejadas, talentoso para trabalhos manuais, exímio em fazer “chorar” o violão, honrado como poucos; calado, mas que exorta apenas sabedoria quando se decide a falar.

Anna Maria é a moça sortuda e disputada, é a linda menina dos olhos da minúscula cidade de Cafeara. Sem pensar no futuro, Anna Maria vive o presente participando de concursos de rainha de rodeios, e apenas anseia por conseguir realizar o maior desejo de seu coração:
“(...)'Viver um grande amor'. Mais forte que tudo, mais forte que a vida, que a morte. Que superasse qualquer barreira, qualquer espera.” (Página 71)

Claro que Anna Maria fica lisonjeada pelas atenções de um homem como o médico, mas também se sente culpada por não conseguir retribuí-lo, e nem ao amigo, a quem temia, mais do que tudo no mundo, magoar.

...Diante dos dois, qual seria sua escolha? Ou uma terceira opção?
Eu digo a vocês que a escolha de Anna Maria, assim como a letra da música na qual a trama inicial foi inspirada, é linda: “Ela gosta é de cowboy, com bota espora e pinta de herói”. (Trecho da música =D)
Sim, Aninha escolheu o que sempre sonhou para si: viver um grande amor. E os caminhos pelos quais esse louco amor passa para chegar ao real entendimento são emocionantes e inesquecíveis, e confesso que o livro me levou às lágrimas em dois momentos de extrema emoção.

“E o destino de quem se apaixona é morrer de amor; e continuar vivendo...” (Página 101)

“Por falar em Disputa” conta a história do amor entre Aninha e seu leito, a história de um amor “maior que tudo”, que realmente superou qualquer barreira, qualquer espera.
Eu gosto muito de livros nos quais “passam-se os anos”, vêm as tormentas, e o amor não fenece. Gosto de livros que sabem falar do cotidiano, do amor pela família e pelos amigos com a verdadeira emoção que essas situações pedem. Gosto do livros de Aline Negosseki Teixeira, e gostaria que todos tivessem a oportunidade de ler suas obras.

Ah... eu já falei que “amo” prólogos e epílogos? Os epílogos sempre deixam aquele gostinho de “quero mais”, mas o epílogo de “Por falar em Disputa” é diferente: foi retroativo, e explicou TUDO sobre a escolha de Ana Maria. Foi algo tão inesperado que, quando pensei que já não tinha mais lágrimas reservadas para esse livro, fiquei imensamente feliz por estar enganada.
Finalizo a resenha com um gostinho de saudade, mas com a certeza de que relerei mais vezes o livro.
Depois de um final sempre há um novo início, e a propagação do que já foi. E nenhum amor se faz novo debaixo do céu, mas cada um, em particular, é lindo como um milagre” (Página 244) => Li essa frase derradeira como uma promessa, heim Aline?

Por falar em disputa está no skoob AQUI.
Não há exemplares de “Por falar em Disputa” disponíveis em livrarias, mas se você gostou do livro pode adquirir seu exemplar autografado no site de vendas Mercado Livre AQUI, no email autora@alineteixeira.com , no twitter @AlineNegosseki ou no blog pessoal da autora AQUI.
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png


Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Ah, eu quero muito esse livro \o/ Já falei com a Aline e pretendo comprá-lo mês que vem *-*

    ResponderExcluir
  2. Estive com a Aline essa semana em um evento da biblioteca e vi o livro. É lindo e combina perfeitamente com a história. Fiquei muito curiosa e quero ler logo.
    Bjkas!!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  3. Aaah, adorei a resenha *-*
    Me deixou muito curiosa para ler o livro!!
    Beijos e adoro o blog (:

    ResponderExcluir
  4. Oi Lari!
    Adorei sua resenha!!! Fiquei super curiosa em conhecer melhor o livro! Ainda mais por causa da inspiração!! =D
    Os autores nacionais cada vez nos surpreendendo mais!
    Beijos
    Aline
    http://www.viciodemenina.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente adorei essa resenha. Tão empolgada pra dizer sobre o livro. A história deve ser muito fofa e boa de ler *-*

    Beijinhos, se cuida s2

    ResponderExcluir
  6. Nossaaaaaaa!

    Mtu interessante a história, gostei msm!

    A resenha tb cheia de emoção e mtu boa como sempre!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sabrina.

    Sempre ouvi falar da Aline na blogosfera literária através do livro "O Baile do Império", mas nunca tive a oportunidade de ler suas obras.

    Desde que a Lari comentou desse novo romance, fiquei doida para adquirí-lo, porque ele faz o gênero que aprecio e faz tempo que não leio algo assim.

    Já entrei em contato com a Aline, para adquirir o meu. Só aguardando uma resposta. :)

    Mal posso esperar para conferir de pertinho.

    Sua resenha deixou-me mais instigada em ler essa história, que tem de tudo para ser mais um sucesso nacional!

    Fico muito feliz em saber que nossos autores vem surpreendendo-nos com suas histórias com talento e criatividade através dos livros que tenho lido ultimamente e que apreciei muito!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Sou dona do http://verdorinvisivel.blogspot.com/ e do http://aleitoracassia.blogspot.com/

    Me visite sua opinião é importante para mim

    ResponderExcluir
  9. Ai Sabrina, você me deixou morrendo de vontade de adquirir o livro...
    Adorei a resenha.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  10. Interessantíssimo!
    A origem é inédita, ao menos para mim, baseado na música de Victor e Léo e me pareceu ser uma história tão gostosa, interior, fazenda, etc...
    Sucesso no lançamento.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Ownnnnnnnnnnnnnnn
    Que lindo!!!!!!!!!!!!
    Eu quero ler gente =D
    Sempre imaginei que a música de Vitor e Leo dava um livro e olha só =D

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha.
    Acho que a história deve ser uma graça.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  13. Parace um livro, bem legal, gosto desse estilo de história e agora fiquei supercuriosa para lê-lo *--*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  14. Ainnn, que felicidade em ver esse livro publicado!

    PERFEIÇÃO!

    =)

    Parabéns ALINE ;)

    Beijocas,

    ResponderExcluir
  15. "Enquanto a gente briga por alguém, a gente fica sem ninguém" *-------------*

    Se Ultimo Baile é bom, ESSE É AINDA MELHOR *-*
    Palavra de quem sabe hein :D

    PFD e PFL fazem parte da minha vida de uma maneira *0* sem palavras :')

    AMEI a resenha Sa, vc sabe ^^
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Primeiro ótimo post! Ficou simplismente maravilhoso e achei a capa desse livro a coisa mais fofa do mundo. Por ser uma publicação independente está totalmente de parabéns a autora. Espero que ela tenha muito sucesso. E fico feliz por vocês estarem falando desse livro, ele parece ser ótimo.
    Bjokas

    www.coffieandmovies.com.br
    Karlinha

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus! PRECISO ler este livro! :D
    Amei a sua resenha, nem preciso falar que me deixou com muita vontade de comprar o livro, né?! ^^

    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  18. Como faço para adquirir o livro "O ultimo Baile do Imperio" da Aline Teixeira? Meu namorado esta procurando igual louco aqi no RJ e nao acha! Gostaria de faze-lo uma surpresa e dar a ele de Natal! Por favor, alguem me ajude! Meu email e dramelldireito2006@gmail.com. Aguardo ansiosamente um contato! Bjs e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir