='cap-left'/>

Cassandra Clare - Cidade das Cinzas



Pode conter spoilers só para quem ainda não leu Cidade dos Ossos.

Jace olhou para ela e e quando ela viu o olhar em seu rosto, viu os olhos dele em Renwick, quando tinha assistido ao Portal que os separava de casa se estilhaçar em mil pedaços irrecuperáveis. Ele sustentou o olhar de Clary por uma fração de segundo, em seguida desviou o olhar, os músculos da garganta se mexendo.


Me apaixonei pela série Instrumentos Mortais desde que a Galera Record anunciou o seu lançamento. Quando vi a capa de Cidade dos Ossos (primeiro livro da série) senti que se tornaria um dos meus livros favoritos e de fato isso aconteceu.

Cidade das Cinzas, segundo livro da série, da autora Cassandra Clare era um dos livros mais aguardados por mim em 2011 e quando foi lançado corri para adquirir o meu exemplar, pois estava doida para rever meu Jace e saber o desfecho de alguns acontecimentos do primeiro livro que deixou – pelo menos acredito – a todos os fãs de boca a aberta e tristes. Ainda tenho esperança de que aquilo (não vou contar porque é spoiler, porém quem leu sabe do que se trata) não seja verdade, mas isso vou descobrir só mesmo no último livro.

Achei o começo do livro meio devagar, já que em Cidade dos Ossos a história começa a todo vapor e cheia de ação.

Clary Fray, apesar de todas as descobertas chocantes e de ter vivido momentos perigosos, parece está levando uma vida “normal” e bem calminha no começo do livro (achei que ela estava agindo como se nada tivesse mudado na sua vida). Clary está morando com o Luc, que é praticamente um pai, enquanto sua mãe continua em coma. Seu relacionamento com Simon parece estar evoluindo de uma amizade para algo a mais, enquanto as coisas com Jace estão um pouco estranhas.

Já Jace está enfrentando a pior época da sua vida após descobrir que é filho do maior inimigo dos Caçadores de Sombras: Valentim. Isso faz com que todos de sua raça comecem a desconfiar, achando que ele é aliado do pai. Maryse e Robert Lightwood, os pais de Alec e Isabelle - que criaram Jace como filho - voltam para o Instituto com a intenção de vigiá-lo enquanto os superiores tomam uma decisão sobre o destino de Jace.

Senti bastante dó dele, que descobre não ser quem acreditava que fosse, e de repente vê a família que o criou desconfiando de sua honestidade... claro isso acaba revoltando Jace, que se torna mais agressivo e entra em algumas confusões.

No resto do mundo as coisas andam bastante terríveis: os jovens do Submundo começam a aparecer mortos com o sangue drenado do corpo. Os vampiros garantem a Clave que eles não têm nada haver com as mortes... alguns não acreditam, ao passo que outros, como nossos heróis, têm certeza de que Valentim está por trás disso. Agora o importante é saber o que essas mortes significam e para quê o sangue drenado está sendo usado.

Depois de um começo parado a história começa a ganhar o ritmo que tanto gosto nos YAs com muita ação e aventura. Uma nova personagem bem assustadora dá as caras: Imogen, uma Inquisidora que está na cidade para averiguar Jace e saber se ele está mesmo trabalhando com pai. Ela o manda para a prisão da Cidade do Silêncio onde será feito o interrogatório usando a Maellartach, a Espada da Alma, uma arma poderosa que consegue identificar se um Caçador das Sombras está mentindo ou não. Mas antes que o julgamento ocorra a Espada da Alma é roubada por Valentim e seus subordinados, que também matam os irmãos do Silêncio. Jace tem um papo básico com o pai e percebe que os planos deles são piores do que se podia imaginar...

Clary fica sabendo do que aconteceu com Jace e parte para resgatá-lo juntamente com Alec, Isabelle e Simon. Eles chegam a Cidade do Silêncio e encontram todos mortos, além de um Jace machucado e sem a arrogância de sempre. É lá que finalmente a gente sente que Clary é mais forte do que aparenta, ela finalmente começa a usar seus dons, mesmo inconscientemente.

Mesmo depois do ataque, Jace continua sendo perseguido pela Inquiridora que está determinada a acabar com a vida do garoto, mas não é só justiça que ela procura... há um grande sentimento de vingança por trás de tudo, dirigido a Valentim, e Jace acaba se tornando o alvo dela.

A partir daí várias coisas acontecem: O mal começa a se alastrar pela cidade, Valentim a cada dia se torna mais poderoso, uma batalha inevitável está para acontecer e alguns não sairão vivo dela.

O livro é, sem dúvidas, maravilhoso. Amei cada página, cada personagem, principalmente meu Jace, que continua perfeito como sempre.

Em Cidade das Cinzas novos personagens surgem e passamos a conhecer mais o mundo que apareceu em Cidade dos Ossos. A personagem nova é Maia, uma lobisomen que faz parte do bando de Luke e o outro personagem que já deu as caras no primeiro livro e voltou foi Magnus Bane, um mago super poderoso e divertido que acaba sendo o quebra galho da história, já que qualquer ferimento ele era chamado para curar. Magnus mantém um relacionamento meio secreto com um dos personagens que eu achava insuportável no primeiro livro, mas passei a gostar bastante dele nesse.

Passamos a conhecer também mais as fadas - que de bondosas e fofas não têm nada - quando Clary, Jace, Alec, Isabelle e Simon acabam indo até ao Reino das Fadas para resolver algumas coisas e é lá que acontece uma das melhores cenas do livro na minha humilde opinião.
Um personagem que gosto muito sofre uma grande mudança nesse livro, mas ainda não sei dizer se foi para melhor ou pior.

Estou ansiosa pelo terceiro da série, Cidade de Vidro, que promete ser imperdível. Tenho certeza que vou amar também e conto os minutos pelo seu lançamento no Brasil.

O ponto negativo do livro é que encontrei vários erros: como o texto estar em muitas parte sem o travessão, algumas palavras faltam letras, e certos trechos em falas de personagens diferentes estavam na mesma linha. Esses erros incomodaram a leitura.

Apesar disso recomendo demais Cidade das Cinzas e também Cidade dos Ossos. Leiam e dividam comigo suas opiniões, ok?

Beijos.



Série Os Instrumentos Mortais de Cassandra Clare
1 - Cidade dos Ossos
2 - Cidade das Cinzas
3 - Cidade de Vidro
4 - Cidade dos Anjos Caídos
6 - Cidade do Fogo Celestial (previsão de lançamento internacional em setembro de 2014)
*Não lançados no Brasil


Mais informações:





Comentários
46 Comentários

46 comentários:

  1. Vou ser sincera eu conheci esses livros assim q lançaram la fora,ainda nem tinha comentado dele aqui.. Baixei e comecei a ler,só q ñ gostei muito
    =(
    Mas to vendo tanta gente falando que e bom,que acho q li em uma época que não era muito boa por isso achei ruim..
    Mas Vou reler para tirar conclusões melhores, e depois pode dar uma opinião melhor!

    ResponderExcluir
  2. ESTAREI NO EVENTO DE BRASILIA, SE DEUS ASSIM PERMITIR!

    ResponderExcluir
  3. OMG OMG OMG OMG OMG

    Saltei a resenha toda, por que estou lendo agora mesmo Cidade dos Ossos! hdsuhdush Quando eu terminar e começar a ler esse, eu volto aqui!


    Bjo:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, tinha desistido da série porque não tinha gostado muito do primeiro livro. Mais agora animeei HEHE
    queria ir no evento :s mais não vai dar, coloque as fotos depois para que eu possa ficar com inveja ! HEHE
    Beeijos !

    ResponderExcluir
  5. Ei Lu,

    Eu amei este livro, gostei mais do que do primeiro. Achei nada lento não, achei tudo bom rsrs, só acho o Simon meio chato no início.

    Engraçado ou a minha edição foi corrigida ou não sei o que aconteceu rsrsrs, pq só vi dois erros no livro :P

    bjoo

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu estou quase perto de ler o primeiro livro, então, pra mim, essa resenha é total spoiler rs.
    Mas eu vi muitas pessoas elogiarem esse livro, os dois, no caso.
    Quero muito ler.
    Acho que vou gostar muito.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou gostando muito da série, já li os dois primeiros. Adoro o Jace. Mas acredito que tenha que ser lido sem pretensão, pois tem uma certa atmosfera de compilação de vários mitos populares atuais. Desde Harry Potter até Star Wars(eu sou seu pai). rsrsrs

    bjokas

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu!

    Mais uma resenha excelente!
    Ainda não li essa série, preciso desafogar minha estante com urgência.

    B-jusssssss! ♥

    ResponderExcluir
  9. Lu, estou pirando com essa série. Preciso ler urgente :-)

    Adorei a resenha ^^

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ai, ainda não li Cidade dos Ossos, mas depois vou querer voltar aqui e ler tudinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Lu, hj não li sua resenha pq ainda não li Cidade dos Ossos, ele está aqui na pilha para ler :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Ainda pretendo ler essa série por isso pulei a resenha rss

    teh mais

    ResponderExcluir
  13. Tem acontecido frequentemente esse lance de falta de travessão, né? Antes era mais comum com editoras menores, mas agota até as grandes editoras deixam passar coisas bobas assim pela revisão.

    Estou doida para ler o livro. Tb me apaixonei logo que soube da existência da série e a capa contribui muito para isso rs

    Queria ganhar a promo de Poderosa =/ Mas não foi dessa vez... Parabéns aos vencedores!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  14. Li Cidade dos Ossos e tenho que ler logo Cidade das Cinzas, senão acabo esquecendo alguns detalhes do primeiro (na verdade, acho que já até esqueci algumas coisas...), mas com a correria do dia a dia está difícil!
    Poxa, fiquei com vontade de ir no evento, vai ter aqui em Brasília! Quem sabe não consigo ir, né?
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. flor do céu
    eu to complicada
    n li cidade dos ossos e vi a resenha de cidade das cinzas, Jesus!
    correndo pra ler
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Eita, essa falta de revisão chateia... até as editoras grandes estão passando por isso...
    Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre essa série... li o primeiro e não achei essa coca-cola toda (sem ofensas...rss), mas estou bem curiosa com o segundo...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  17. Mais uma das séries que eu quero ler e que ainda não li. Mas espero que depois do evento de sábado eu comece.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu não gostei tanto de Cidade dos Ossos e de Jace portanto vou adiar um poquinho a leitura da continuação.

    Quanto aos erros eu tambem encontrei em Cidade dos Ossos e me incomodou bastante. faltando letras, a concordancia ficou meio estranha em algumas frases. enfim, erros que nao deveria acontecer.

    vou deixar essa leitura pra daqui a mais algum tempo.

    xero.

    ResponderExcluir
  19. Oi meninas!
    Eu li Cidade dos Ossos mas não curti muito. Vamos ver se a história melhora nesse 2º livro.
    Mas esses erros também me incomodam MUITO viu!! Principalmente quando fica falas diferentes na mesma linha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. A resenha ficou ótima!
    Já vi alguns comentários positivos sobre o livro mas nunca tinha tido a curiosidade de adquirir.

    Não sei o por que, mas a maioria das editoras estão trocando o travessão pelas aspas. Isso dificuldade um pouco para quem está acostumado. Se isso virar regra vamos ter q acostumar.

    Bjs

    Melissa
    espacoeditorial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li nem o primeiro livro da série >.< Mas quero mutio >.<

    ResponderExcluir
  22. Tô louca pra ler essa série! Sua resenha só me deixou mais empolgada. Pena que esse livro tenha tantos erros, mas fazer o que, temos que conviver com isso, rs. :)

    Beijos, ju

    ResponderExcluir
  23. Eu também adorei Cidade dos Ossos e quero MUITO ler Cidade das Cinzas, que promete ser ainda melhor! *-*
    Fiquei bem feliz porque o Jace, ao contrário do que se é comum em sagas assim, nã "some", pelo contrário: ele é uma peça muito importante nesse!
    O que me deixou um pouco com o pé atrás foi por causa desses errinhos... A Galera não costuma fazer isso, não sei porque nesse foi diferente :/
    Bjs :*
    Isa Pina ~ Portal dos Livros

    ResponderExcluir
  24. O primeiro livro dessa série está aqui na minha estante aqui aguardando para ser lido, mas com certeza estarei no evento de cidade das cinzas que terá na minha cidade :) Ótima resenha!

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Um mês depois, eu aqui comentando. haha'

    Tô com muita vontade de ler essa série, sério, tava procurando resenhas, acho que vou lê-la nas férias! Parece ser muito boa! *-*

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho os 2 livros, mas ainda não li nenhum, mas tudo o que leio, todas as resenhas e comentários são positivos!

    Ansiosa por mais essa aventura!

    ResponderExcluir
  27. Tenho CO mas ainda não li, já ouvi falar muito bem da série e pretendo ler em breve mas a fila de leitura anda muito extensa...mas com certeza quero ler o mais rapido possivel. Bjkss

    ResponderExcluir
  28. Tenho muita vontade de ler esta série, sempre vejo ótimas opiniões e resenhas. Quero muito ler.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  29. adorei o primeiro e estou ansiosa pelo segundo!
    a resenha esta otima! bjos!

    ResponderExcluir
  30. Estou lendo Cidade dos Ossos, espero ler logo Cidade das Cinzas...muito bom.

    ResponderExcluir
  31. Eu acabei de ler o primeiro e estou louca para ler esse aí!

    Também não vejo a hora de saber aquele detalhezinho que vc não contou se não seria spoiler. haha

    Amei!

    ResponderExcluir
  32. No momento, estou lendo "Cidade dos Ossos" e estou amando!A forma como a Cassandra conduz a história me faz lembrar a emoção de J.K Rowling em relação a seus livros!é simplesmente cativante!Tô com muita expectativa por "Cidade das Cinzas".Muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  33. Eu ainda não li a série e já fui chamada de louca (justo eu que sempre arrumo livro pras migas), tenho que ler antes de ser expulsa do grupo de leitoras pois elas só elogiam esta série e só tenho boas referencias nas resenhas conclusão..ai Jesus + um pro coleção..

    ResponderExcluir
  34. Amo essa serie ja li o primeiro e quero ler o segundo

    ResponderExcluir
  35. Já li várias resenhas sobre os livros, e desde então em animei a ler. Agora que a Faculdade me deu uma trégua, vou ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  36. Ja li cidade dos ossos e amei, to louco pra ler cidade das cinzas, gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  37. Eu ainda não li o primeiro livro da série, mas fico ansiosa com o dia que eu vou poder ler esse livro, isso pelos comentários ótimos que eu venho ouvido em relação a essa série. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  38. Continua emoção pura essa série. Adorei os novos episódios de ação e aventuras. Estou na torcida pelos personagens e espero ansiosamente que os dois não sejam irmãos; pois isso tiraria toda graça da série. beijos.

    ResponderExcluir
  39. Depois do final do Cidade dos Ossos, fiquei chocada em alguns capítulos e tenho que destacar que os capítulos finais valeram muito.

    ResponderExcluir
  40. Depois daquele final de Cidade dos Ossos, não tinha como abandonar essa série. Amei esse livro, amei ver o Jace mais uma vez, amei ver a Clary descobrindo do que ela é capaz.

    "Tudo muda na minha vida, mas o mundo continua o mesmo."

    ResponderExcluir
  41. Não li a resenha inteira pois ainda só li o 1º livro e não gosto nem um pouquinho de spoilers...hahahaha
    PRECISO DESTE livro em minhas mãos, desesperadamente! hahahaha

    ResponderExcluir
  42. Livro realmente fantástico.. a maneira em q a gente pode acompanhar os personagens crescendo.. nao só nesse livro, mas principalmente nos proximos... é simplesmente incrível!! E essa história entao.. nao sei nem o q falar...

    ResponderExcluir
  43. Eu simplesmente amo essa série. Concordo com você quando diz que o começo foi bem parado, eu fiquei me perguntando o que houve com a autora..srsdr..mas, fiquei feliz por no decorrer do livro a leitura voltar ao ritmo que adoro. Como senti pena do Jace nesse livro, coitado, não merecia essa provação... Senti um ódio tremendo por essa Inquisidora (não chegou a minha raiva de Umbridge de HP, mas chegou perto..srsr). Arrasou na resenha..bjs

    ResponderExcluir
  44. Amo esta série e meu livro não tem erros... ao menos não reparei!
    Eu queria muito que a revelação chocante fosse mentira e que neste livro fosse revelado a verdade, mas nooooo...
    Adorei as cenas dos amassos do casal, hehehe...
    Jace é um dos meus mocinhos favoritos...

    ResponderExcluir
  45. Depois de ter lido um livro maravilhoso como Cidade dos Ossos fui correndo achar em PDF Cidade das Cinzas, comparando com o primeiro, esse eu não gostei tanto '-'.

    ResponderExcluir