='cap-left'/>

Nicholas Sparks - Um amor para recordar


*Livros que são filmes, filmes que são livros...*
Não importa a ordem, o importante é conseguir emocionar... e como tenho falado aqui no blog durante todo o último ano, emoção e Nicholas Sparks caminham lado a lado.Todas as pessoas que acompanham o blog, ou meus amigos que acompanham minhas resenhas sabem como e o quanto sou fã desse autor. Um amor para recordar é um livro muito aguardado por mim, e, inclusive, entrou para minha lista de desejos para 2011 na postagem especial/meme “Expectativas literárias”. Vamos à resenha...




Um amor para recordar
Nicholas Sparks

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Jamie era a essência mais sincera daquela descrição. (Página 167)

O que faz de Um amor para recordar (Editora Novo Conceito/ 2011 - 184 páginas) um livro tão especial? Eu diria que, lendo-o isoladamente, nem seria tão romântico assim, ainda mais pelos finais tão característicos do autor. No entanto, com os precedentes que livro possui, torna-se impossível não desejá-lo.
Como “precedentes”, me refiro à adaptação cinematográfica homônima, um filme tão lindo e suave. É praticamente impossível não compará-los, então escolhi falar de ambos nessa resenha... Afinal, é mérito do filme que o enredo do livro seja tão amplamente divulgado, e o seu fim nem seja uma surpresa. Ok, não foi surpresa, mas MESMO e AINDA assim, me levou às mais profusas lágrimas #confesso!

A essência continua a mesma, filme versus livro:
A filha tímida do pastor batista e o garoto popular; A garota cheia de fé e o garoto cético; Uma convivência que se transforma em amor, um milagre como somente os amores verdadeiros podem ser... Tanta doçura, seguida da dor inevitável: a garota tem leucemia, e, na ida década de 50, nada - a não ser um milagre - poderia salvá-la.

A grande diferença do livro para a adaptação é que, invariavelmente o filme tem uma versão mais hollywoodiana (e igualmente linda) com o bônus do final alternativo, personagens secundários interessantes e a atuação de Shane West para encher os olhos “das expectadoras” (risos)... Já o livro tem a vantagem conseguir ser mais “simples” e tão ou mais emocionante.

É licença poética aquela lista de desejos de Jamie Sullivan, que Landon Carter vai, pouco a pouco realizando, como também a paixão de Jamie por astronomia. A vidinha que ela tem na trama do livro é mais simples: trabalho comunitário no orfanato, e atitudes altruístas, os estudos bíblicos, e a participação no teatro da escola. Aliás, o enredo do tal teatro, responsável por, enfim, mostrar ao Landon como Jamie poderia ser linda (ainda que ao final sua beleza interior seja mais reluzente que qualquer adereço externo) fica explicado na trama: a peça é de autoria do pai de Jamie, e praticamente sobre sua própria vida e a da filha, é um conto sobre o espírito de Natal.
E mais: diferentemente do filme, Landon participa do teatro por vontade própria, para fugir de outra matéria que seria mais exaustiva em deveres; Ele não tem problemas de relacionamento com o pai, que no livro é um político, ainda casado com sua mãe; Landon nem é um “garoto-problema” (excetuando-se o fato de gostar de se encontrar com amigos para comer amendoim e conversar no cemitério da cidade, na calada da noite).
A narração da história é feita pelo próprio Landon, e entrar em seu coração e viver suas lembranças é muitoooooooo lindo. Triste, mas lindo.

Mais uma vez Nicholas Sparks consegue, de uma forma sem grandes pretensões, falar sobre religiosidade e milagres, sobre fé e sobre escolher ser a pessoa que queremos ser, mas sem deixar o romantismo de lado e tocando profundamente ao leitor.
Finalizo a resenha, claro, recomendando muito esse livro. Nessa época em que a data de namorados se aproxima, aqui está uma ótima dica para presente... e também uma grande lição sobre o quanto devemos aproveitar cada momento que a vida nos oferece, pois pode ser o último.

PS
: Nessa altura do campeonato muitos já devem conhecer o filme. Digo por mim, eu já sabia que o filme é lindo e muito visualizado, mas até me assustei: O trailer que eu escolhi não é o oficial, na realidade é apenas um clipe do qual eu gosto muito, com a música "Only Hope", e alguns dos princiais trechos do filme - não necessariamente presentes no livro, como agora sei.
Nunca havia notado antes, mas tem quase 7 milhões de acessos! Para Conferir clique AQUI
Filme ou livro, qual dos dois eu prefiro??? Difícil responder...

Então, com “Um amor para recordar”, resenha de hoje, fecho o ciclo de livros/filmes de Nicholas Sparks. Quer relembrar comigo? Clique no título e será redirecionado para a resenha:
Livros/filmes: Um amor para recordar, Querido John, A última música, Noites de tormenta, Diário de uma paixão, Uma carta de amor, Um homem de sorte.
Livros sem adaptação cinematográfica: O milagre, O casamento (*O casamento é relacionado com o livro “Diário de uma paixão”).

Comentários
36 Comentários

36 comentários:

  1. Acho que o universo está querendo me dizer alguma coisa, esta é a 3ª resenha que já li hoje e nem estava procurando. Só eu chorei vendo este vídeo? Fico pensando em quando for assistir o filme... Vou me desfazer em lágrimas.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o filme e é incrível de tão lindo e o quanto me fez chorar!!!!!
    Eu queria ler o livro para ver se é tão emocionante assim!!

    ResponderExcluir
  3. Aiiiiiiiiiii eu estou louquinha por esse livro, essa história é de tirar litros de lágrimas, não tem como não se emocionar!

    Beeeeijooos

    ResponderExcluir
  4. Também sou fã do autor, Sabrina, apesar de ter lido poucos livros dele...
    Li "Um Amor para Recordar" no fim de semana, e simplesmente posso dizer que é maravilhoso! Apesar de já ter visto o filme, o livro consegue fazer emocionar mesmo conhecendo o final!
    Adorei!
    Bjus,
    Náh

    ResponderExcluir
  5. amo o filme choro toda vez que assisto, estou muito ansiova para ler o livro
    bjss

    http://milla-notciasteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Linda resenha, adorei!
    Adoro o filme, tenho uma cópia original em casa e estou doida para ler o livro. Tenho certeza que vou me debulhar em lágrimas, mas os livros do Nicholas são assim. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ei Sa,

    Ai eu amo o filme de paixão, já vi milhões de vezes e choro em todas. Quero muito este livro, já comprei vários mas ainda não li nenhum do autor rsrs.

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua resenha, já vi o filme várias vezes ele é tão lindo, estou doida para ler o livro só que achei ele tão pequeno queria que tivesse mais páginas.

    ResponderExcluir
  9. Nicholas é Nicholas não há nem o que dizer. Como não gosto de filme, claro que pretendo comprar o livro, preciso, necessito. Gosto muito desse tipo de história.Bjkss. Ah, trailer é lindo...

    ResponderExcluir
  10. TODO mundo anda falando tanto nesse livro que estou cada vez com mais vontade de lê-lo! Nunca li nada do Nicholas, mas claro que já vi o filme deste e também do A Última Música, e gostei bastante (apesar de não estarem entre os meus filmes preferidos).

    ResponderExcluir
  11. Adoro o filme, com certeza vou gostar do livro, mas bem que a capa podia ser mais bonitinha!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sabrina!
    Ótima resenha. Mas continuo achando Nicholas Sparks muito deprê. P/ mim, não dá.
    Preciso de felicidade me minha vida. rsrs
    Ele sisma em matar seus personagens...não gosto disso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. "Um amor pra recordar" é um dos filmes favoritos, fiquei muito feliz quando a Novo Conceito disse que ia lançar o livro. Sinceramente, eu não gostei da capa. Já sabia que não ia ser com foto do filme, pelo mesmo motivo de "Diário de uma paixão", mas eu esperava uma outra capa mais bonita.
    Não vejo a hora de lê-lo *-*

    ResponderExcluir
  14. Ainnnn, deu vontade de chorar só de ler a resenha!
    O filme é lindo, lindo, lindo!
    O livro então deve ser maravilhoso! Só não gostei muito da capa... podia ser a Mandy Moore.

    B-jusssssssss! ♥

    ResponderExcluir
  15. Eu vi o filme.
    Chorei de mais! Muito, muito, muito.
    Só sentia as lágrimas cair qq'
    Adorei o filme. Acho que não ia gostar muito do livro não, mais o filme é perfeito.
    Bejs*;

    ResponderExcluir
  16. Ei Sabrina!
    Eu já li o livro em e-book e lembro que tinha me emocionado bastante tb.
    O Nicholas Sparks é f$@#!!!
    Agora quero o livro impresso. ele é fininho, né?!
    Só acho que podia ser a capa do dvd ¬¬
    Bjins

    ResponderExcluir
  17. Adorei!!! Pena q naum tô tendo mto tempo p ler...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Ah, Um Amor pra Recordar... Não li. Mas fiquei meio... sei lá, decepcionada, por saber que Landon não é um garoto-problema no livro. Porque para mim o que faz a história, o filme, tão lindo é justamente a transformação do Landon, o modo como Jamie consegue tocar e mudar um rapaz que parecia não ter conserto. É o contraste entre eles que me fez achar aquele amor tão especial.
    Mas enfim, não duvido que o livro também deva ser bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu amo essa história, e ter um cantinho para ele na minha estante de livros vai ser ótimo!
    O filme é lindo, e o livro deve ser MUITO mais detalhista!
    Quero muito! :)

    ResponderExcluir
  20. Um Amor para Recordar foi um dos filmes que mais me fizeram chorar. Eu iniciei o filme com puro preconceito devido a Mandy Moore, mas ela foi perfeita nesse filme. Estou louca pelo livro, pq geralmente os livros são melhores que os filmes.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração
    http://livroecoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ah, esse filme é lindo
    E mal posso esperar para ler o possuir o livro
    Em dos filmes que mais encantou p publico
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu AMO o filme! e estou muito ansiosa pra ler o livro! Quero muito ter ele logo! :D

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Adoro Nicholas Sparks e estou doida para ler esse livro \o/

    ResponderExcluir
  24. Eu amo o filme, vi há muitos anos atrás, lembro que anotei na minha agenda o nome, para não esquecer. Tempos depois pesquisando em uma comunidade do Orkut, para a minha alegria, descubro que era baseado em um livro e para minha tristeza não tinha sido lançado no Brasil. Vou a partir disso que conheci o Nicholas, ai comecei a pesquisar os livros dele, achei alguns e-books na net em português de Portugal, sei que não é legal, mas na época nenhum livro do Nicholas tinha sido lançado em terrinhas brasileiras. Estou louca para ler este livro, quando soube que a Novo Conceito ia lançar ele, fiquei pulando de alegria, só não vou conseguir comprar ele agora, mas não tenho dúvidas de que é a minha próxima compra.

    ResponderExcluir
  25. Eu amo o filme, vi há muitos anos atrás, lembro que anotei na minha agenda o nome, para não esquecer. Tempos depois pesquisando em uma comunidade do Orkut, para a minha alegria, descubro que era baseado em um livro e para minha tristeza não tinha sido lançado no Brasil. Vou a partir disso que conheci o Nicholas, ai comecei a pesquisar os livros dele, achei alguns e-books na net em português de Portugal, sei que não é legal, mas na época nenhum livro do Nicholas tinha sido lançado em terrinhas brasileiras. Estou louca para ler este livro, quando soube que a Novo Conceito ia lançar ele, fiquei pulando de alegria, só não vou conseguir comprar ele agora, mas não tenho dúvidas de que é a minha próxima compra.

    Meu comentário está indo como anônimo, não sei qual é o problema, meu nome de usuário é Myl@.

    ResponderExcluir
  26. Já assisti esse filme muuuitas vezes.
    Acho lindo demais e sempre choro.
    Adoro o filme e vou comprar a livro ;)

    Abs :*

    ResponderExcluir
  27. só vi o filme, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  28. Estou de olho nesse livro. Em breve quero conferí-lo!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  29. Olá! Sim, eu vi o filme. E, justamente por isso, acho que não aguento ler o livro. Pois, veja bem, sou louca pelo filme. E, quando baixei o livro, logo as primeiras páginas insistiram em me emocionar, pois relembrei de todo o drama.
    E, seguindo esta mesma linha, não quis ler sua resenha na íntegra, rs. Mas devo dizer que, o que li dela, me deixou com vontade de pegar o livro de novo - embora, sinceramente, eu não vá fazer isso, rsrs.

    Beijos, Ju :)

    ResponderExcluir
  30. Oh! Nicholas Sparks é lindo demais... o filme é maravilhoso! Chorooo muito!!!
    Mas adoro! quero esse livro now!

    Adorei a resenha!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  31. Bom, como falei no twitter há 2 dias, que assim que postasse a minha, viria ler a sua resenha.

    Então é muito difícil escolher qual eu gostei mais,pois cada um tem sua singularidade. Realmente é muito bom conhecer a história através do coração de Landon. Eu já sabia que ia chorar!Achei o Landon mais irresponsável, baderneiro no filme.

    Foi o primeiro livro do N.Sparks que li e agora pretendo ler outros!

    ^^

    ResponderExcluir
  32. Deve ser emocionante mesmo, eu quero ler, e nem sabia que tinha o filme menina.

    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Eu quero!!! Já li um e-book em português de Portugal, mas claro que, assim que tiver oportunidade, comprarei e lerei novamente. Já assisti ao filme várias vezes, essa história é muito linda. Ah, e a trilha sonora? Tenho todas as músicas no PC, amo!

    Pode ser clichê, mas eu amo histórias de mocinhas certinhas com bad-boys redimidos.

    Bjos

    ResponderExcluir
  34. Não sei porque a publicação que eu li era da Seleções, mas eu definitivamente preferi o filme ao livro o que é algo bem raro e quase impossível.
    Não achei que as palavra conseguiram traduzir bem a emoção maravilhosa dessa história tocante demais.

    Mas por via das dúvidas, lerei esse lançamento da Novo Conceito, que preciso confessar, tem uma capa bem feinha.

    Xero.

    ResponderExcluir
  35. Isso é verdade!
    Difícil escolher entre o livro e o filme.
    Apesar de não ter lido ainda o livro, tenho certeza que irei chorar de emoção.
    Todo mundo tá amaaando esse livro.
    A história, todos já conhecem, né?!
    O filme já assisti seis vezes e nas seis, chorei!
    Confesso: Sou um pouco chorona! ;)

    Super ansiosa para ler esse sucesso de Nicholas Sparks!
    Beeijo
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  36. Amei o filme,agora quero ler o livro,interessante a resenha......

    ResponderExcluir