='cap-left'/>

David Nicholls - Um Dia

Inicio esta resenha revelando que foi um tanto complicado redigi-la. Mas espero poder passar para você, leitor, o quanto o livro “Um dia” do autor, ator e roteirista David Nicholls se trata de um livro especial. Eu o li em dois dias, e confesso que de início demorei para entender a dinâmica da trama (#lerda), mas quando consegui pegar o ritmo, não consegui parar até chegar ao fim. Minto. Depois do primeiro reencontro dei uma espiada na última página para me preparar psicologicamente para qualquer fim triste, e segui minha leitora tranquilamente... mas eis a surpresa: as últimas páginas não descrevem “o fim”. Nunca faço isso de olhar o fim, mas esse lapso serviu como lição (risos). O resultado? Eu me surpreendi, simples assim. =^_^=



Um dia

David Nicholls

Quando li a sinopse desse livro, imaginei mil e uma situações, por Um Dia (Editora Intrínseca / 2011 – 410 páginas) possuir um formato inusitado e interessante de apresentar o enredo e eu nunca ter lido nada parecido antes: Após a primeira noite juntos, encontrar os mesmos personagens, num mesmo determinado dia – 15 de julho – e descobrindo por onde seus destinos os levaram, juntos ou separados, ano após ano, num período cronológico de 20 anos.
Esses personagens são “Em e Dex, Dex e Em”, um casal que se tornaram os melhores amigos, as maiores esperanças, os melhores confidentes, as mais especiais esperas...

Depois da formatura, cada um seguiu seu caminho:
Dexter Mayhew com a “estrela da sorte” dos privilegiadas da classe média alta. Dex viajando o mundo, mandando cartões postais para Em. Dex lindo e carismático. Dex conquistador. Dex sem rumo. Dex com rumo. Dex no mundo da TV. Dex no auge. Dex orgulhoso. Dex decaindo. Dex bêbado e drogado. Dex desolado. Dex no fosso. Dex apaixonado, mas não por Em. Dex esquecido... mas nunca por Em.
Emma Morley com a indecisão do que fazer na vida. Em desejosa de ser escritora. Em atriz de um grupo de teatro sem público, mandando longas cartas para Dex. Em garçonete de um restaurante decadente de comida mexicana. Em gerente do restaurante. Em estudando para ser professora. Em namorando um comediante. Em professora, tentando fazer a diferença. Em amante de um homem casado. Em tentando o mundo editorial, o sonho e pensando em Dex... todos os dias.

Relatando de forma espirituosa a passagem dos anos através dos eventos de apenas UM dia de cada ano, gostei da forma como o autor conseguiu fazer isso de forma simples, enfocando na rotina dos dois e conseguindo chegar ao se intento: informar o leitor do momento do casal, e do que eles vivem naquele período. Não é um relato romântico, o livro não enternece, não emociona ao ponto de levar às lágrimas, mas já notaram como a vida real não é um conto de fadas? E que, em meio a toda a roda vida da sequência dos anos, todos apenas tentam encontrar um caminho? Foi essa procura que me motivou durante toda a leitura do livro “Um dia”, pois os personagens – mesmo indiscutivelmente imperfeitos – conseguem ser bem reais e prender a atenção do leitor.

Confesso que, em certos trechos cheguei a me irritar com Dex, que era, de fato, irritante, convencido, arrogante. E a me irritar com Em que, mesmo tendo seus romances, era tão “espera na janela” para Dex, e insegura quanto a si mesma. Ela demorou para sair do casulo, ao passo que Dexter nunca esteve em um.

“Em e Dex, Dex e Em” se completavam mesmo somente na amizade, mesmo somente na saudade, estando próximos ou distantes. Vinte anos, muitas situações. Muitos desencontros, muitos encontros. Muitas lembranças boas, muitas ruins. E uma paixão-amizade-amor que nunca feneceu, apenas procurando o momento certo para acontecer.
Óh, sim, esse eu recomendo!

PS1: Sempre é bom saber que ótimos livros – como é o caso de “Um dia” – se tornam filmes, certo? Estrelado por Anne Hathaway e Jim Sturgess, CONFIRA AQUI a adaptação homônima do romance de David Nicholls.
PS2: Revi o trailer agora e, owimmm, aparenta ser tão fiel ao livro...! Se você leu ou assistiu, ou assistiu e leu, deixe sua opinião, ok?
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png


Comentários
43 Comentários

43 comentários:

  1. Preciso urgentemente deste livro. Todas as resenhas que li destacam como o livro é especial e não posso ficar de fora, quero já.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa quero muito ler esse livro. Ainda mais depois dessa resenha. Adorei o modo como foi escrito.
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  3. "Um Dia" se tornou meu livro favorito.
    Mal terminei de ler e já queria reler. *_*

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é mesmo sensacional!!! Há pouco tempo também postei sobre ele no blog, e foi um post que escrevi com gosto (mais que o normal). Fiquei triste ao terminar o livro, mas ainda existe a ansiedade pelo filme.
    Gostei muito do seu post, e concordo que, por mais que tentamos, é muito difícil passar no post o quanto esse livro é mesmo especial.

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ei Sabrina,

    Eu não dei nada por este livro quando lançou, acho que mais pela capa que não gostei. Mas depois só vi resenhas elogiando muito e agora quero ler rsrs. Vou ler antes do filme, estou curiosa para conhecer a história.

    bjo
    Nanda

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha, eu já tinha ouvido falarem muito dele, e sempre tive vontade de ler, a história parece muito boa, e curti o contexto! (:

    ResponderExcluir
  7. POxa esse livro esta na minha lista, mas ta tao caro =(
    QUero muiito ler, pq tenho a impressao agora confirmada com a rsenha d que se trata d um livro bem diferente.
    Nao vou nem ver o trailer nem nada, pq quero e vou ler ele logo.
    Nao quero mais informaçoes kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li, e nem sabia que já tinha filme. Mas esse livro me parece muito bom, e o real às vezes nos faz feliz também. Parece muito bom o livro.

    Beijos
    Conjunto da Obra.

    ResponderExcluir
  9. Qd eu vi a capa não achei tão interessante mais depois de ler algumas resenhas fiquei curiosa para conhecer essa história. E claro que quero ler antes de assistir o filme.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Que coisa, hein?! “Em e Dex, Dex e Em.”
    Já estava super a fim de ler "Um Dia," um dia! ;)
    Até pensei que tinha romance no enredo, mas tudo bem! Achei muito legal a questão dos encontros e desencontros das personagens.
    Quero muuito lê-lo! :)

    Beijo, Sá!
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  11. Posso falar que terminar os estudos e ter que se separar de pessoas que você via mais que sua família é um processo complicado.

    Uma ótima ideia marcar um dia para se reecontrar todos os anos. Eu já tive essa ideia quando era pequena, falava com meus amigos: vamos marcar um dia e um lugar para nos encontrarmos no futuro?

    Eles até concordavam, mas acho que hoje eles já até esqueceram. E eu também. :/ haha

    Quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  12. ou eu sou #lerda também e não entendi muito bem? hahahahaha

    ResponderExcluir
  13. Para te falar a verdade, eu não gosto da capa
    Mas como não podemos julgar um livro pela capa...
    Sua resenha me fez querer ler
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ai, como eu quero esse livro, toda resenha é uma emoção, falo isso porque é verdade, eu fico pensando como pode um livro causar um sentimento tão unânime nas pessoas, e olha que já li diversas resenhas e em todas elas as pessoas simplismente amaram esse livro! Eu quero ler o mais rápido possível! Parabéns pela linda resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  15. Também não achei aquela coisa toda de capa e na hora que vi não me interessei, mas quando li as resenhas achei a história bem diferente. OMG, claro que esse não posso deixar de ler. Bjkss

    ResponderExcluir
  16. Praticamente todas as resenhas que eu li desse livro tinha um avisinho lá em cinema dizendo que tinha sido complicada escrevê-la. rs Sinceramente, eu adoro esses livros que mexem com a gente, sabe?
    No começo, eu não tinha muito vontade de ler Um Dia não, mas aí eu comecei a ler as resenhas, comecei a me encantar, aí já viu... Mais um para a wishlist...

    beeijo ;*

    ResponderExcluir
  17. Hey meninas, quanto tempo x3 Voltei haha (: blog lindo como sempre.
    Cara, eu preciso desse livro! Sua resenhas ficou muito boa e só me deu mais vontade de lê-lo, gosh x.x

    xx, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  18. O livro parece ser bem interessante, e o filme, só em ter Anne Hathaway, já vale o ingresso!!!! Rsrsrsrs
    Não sei se leio ou assisto primeiro, só sei que vou fazer os dois, não importa a sequência!!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. É a primeira resenha que leio desse livro. Achei a ideia do autor super criativa, narrar apenas um dia por ano (deve ser meio dificil de acompanhar, neh? =p)

    Não é meu tipo de livro, apesar de vc ter dito que não faz chorar esse parece ser o tipo de história q me faria chorar sim hehe

    Mas agora fiquei mas curiosa sobre ele, não conseguia entender o que as pessoas viam no livro (já que a capa não transparece nada)

    teh mais

    ResponderExcluir
  20. Ai, ai...
    Lá se vai mais um para lista.
    Não sabia do filme. Tô panguando...kkk
    Bjin

    ResponderExcluir
  21. Amei a resenha esse livro parece ser muito lindo mas quero ler antes de assistir o filme

    ResponderExcluir
  22. Oi!!! Estava com Saudades, tem um tempo que não comento por aqui, peço desculpas pela ausência.
    Quanto ao esse livro, ainda não despertou meu interesse, apesar de já ter lido resenhas positivas.

    Beijos
    Blog Apaixoanda por romances
    Se tiver tempo, faça uma visita registrando sua presença ;-)

    ResponderExcluir
  23. Todo mundo fala tão bem desse livro... já estou morrendo de vontade de lê-lo >.<

    ResponderExcluir
  24. Oi meninas!
    Esse livro parece ser muito legal, se eu não conseguir ler vou tentar assistir o filme. Acho que ainda não está passando por aqui né?
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi meninas!
    Esse livro parece ser muito legal, se eu não conseguir ler vou tentar assistir o filme. Acho que ainda não está passando por aqui né?
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  26. ainda não li este livro, mas desde que o vi que fiquei querendo lê-lo. Pois pela capa a gente percebe que é algo diferente. E agora com sua resenha eu fiquei super curiosa. Vou ler sim. Bju

    ResponderExcluir
  27. Sua resenha me deixou com mais vontade de ler, já estava paquerando este livro rsrs Mais o duro é que estou de reab aushuash Muitos livros para ler aqui em casa.

    Mas sua resenha mexeu comigo, vou ler com certeza.

    bjkss
    Ká Guimaraes

    ResponderExcluir
  28. Nossa deve ser um livro tão bom, eu quero demais ler, imagina contar em um dia apenas por anos imagina, muita criatividade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Cada vez mais quero ler esse bentido livro!
    É todo mundo falando tão bem que fica irresiltivel!
    Adorei a resenha!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  30. ahhh li a resenha só por cima pq o meu ta chegando !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. De vez em quando, dependendo do andamento do livro, eu tb costumo me irritar qd a personagem é mt "parada" rs

    Quero muito ler o livro, até pq quero fazer logo para poder ver o filme tb hehe

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  32. Hahaha eu ri quando vc disse que se irritou, mas é verdade mesmo, tem livros que eu até tenho vontade de parar de ler por causa de certos personagens. Mas esse livro parece ser um tipo 'vida real' muito bom. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  33. Ainda não li esse livro, é meio uma dualidade se leio ou não. Mas depois de ter lido uma resenha eu fiquei super interessada, e vc reafirmou isso.
    Não gosto desse estilo de livro, mas vou dar uma oportunidade. xD

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  34. Quero muito ler esse livro,mas ele nunca tá em promoção quando faço as minhas compras rs
    Esse resenha me deixou com mais vontade ainda e acho que vou acabar comprando pelo preço normal...

    Abs :*

    ResponderExcluir
  35. Aiiin, amei a resenha. *-* Aliás, não gostei mto pq agora eu QUERO AGORA comprar o livro e não posso! =/
    Poxa, poxa.
    Só vejo o filme depois de ter lido. o/

    It Cultura

    ResponderExcluir
  36. Esta é a primeira vez que leio uma resenha deste livro. Deve ser bom, mas não vai ser minha prioridade. Vou ver se assisto o filme antes. Se eu gostar logo irei ler o livro.
    ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Quero muito ler esse livro, mas tenho medo do final ser triste, não gosto de ler livros assim.

    Confesso que sempre dou uma olhadinha na última página tento parar com esse hábito, porém não consigo, acho que é como você mesma disse se preparar psicoligicamente para um final triste.

    ResponderExcluir
  38. Quando li que esse livro ia ser lançado, e vi a euforia de muitas pessoas, fiquei sem entender, pois não conhecia. Essa é a primeira resenha que leio mesmo e presto atenção. Estou indo agora ver o trailer, para ver se consigo entender melhor essa emoção toda, e já vi que minha lista vai ganhar um livro novo, rsrs.

    ResponderExcluir
  39. Vou botar esse livro na minha lista de próximas aquisições.
    Ótima resenha! ^^

    ResponderExcluir
  40. Esse também faz parte da minha wish list!
    Geralmente eu prefiro ler antes de ver o filme, deve ser ótimo!

    ResponderExcluir
  41. Olá, ótima resenha!
    eu não li nem assistir ainda, mas estou ansiosa pra fazê-lo, os comentários estão sendo ótimos.
    Beijos
    Dudiinha
    Segredos do Coração

    ResponderExcluir
  42. Eu já estou ficando MUITO curiosa para ler esse livro!! Todos falam muito bem dele.. A primeira vez que vi nem me chamou a atenção, mas depois de tantas resenhas positivas estou cm muita vontad de ler!!!

    ResponderExcluir
  43. Eu simplesmente estou encantada com esse livro, comprarei na semana que vem e concerteza deixarei minha opinião aqui .
    Beijocas

    ResponderExcluir