='cap-left'/>

Kim Edwards - Lago dos Sonhos


“Às vezes o passado esconde segredos capazes de transformar nossas vidas”

Lago dos Sonhos
Kim Edwards

Neste livro de Kim Edwards “Lago dos sonhos” – (Editora Arqueiro/2011- 336 páginas) acompanhamos toda a “viagem” de Lucy Jarret por um segredo de família...

Lucy está desempregada e frustrada no Japão, onde vive com o namorado, então decide viajar até “Lago dos Sonhos”, a pequena cidade natal para onde não vai desde a morte inexplicável de seu pai, para espairecer e visitar a mãe que se recupera de um acidente, e também rever seu irmão... Chegando aos EUA, segue-se toda aquela situação de “volta ao lar”, descobrir o que aconteceu com família/amigos/desenvolvimento da cidade, etc.
Mas, na casa da família, Lucy encontra um baú repleto de memórias e segredos, falando de mulher de quem nunca ouviu falar, que descobre se tratar de uma tia distante, banida da família pela sua participação em movimentos feministas pelo direito ao voto. Numa época de rígido moralismo, Rose foi mãe solteira, sufragista e se envolveu com um artista... É forçada a deixar sua filha (fruto de um relacionamento com um homem mais velho e rico que a abandonou após engravidá-la, ainda adolescente) aos cuidados do irmão e nunca pode lhe contar que era sua verdadeira mãe, mas nas cartas que Lucy encontrou, Rose dava todo seu amor à querida filha Iris.
Lucy descobre muito mais informações do que espera sobre Rose, e também pormenores sobre a suspeita morte do pai, reencontra seu primeiro amor e fica “balançada” em seus os sentimentos em relação ao atual romance, além rever suas relações familiares com o irmão prestes a ser pai; e com a mãe, que está se interessando por um homem após muitos anos de viuvez.


Kim Edwards é autora do livro “O guardião de Memórias” que li – gostei demais – e resenhei recentemente AQUI. Amei a forma que a autora conseguia descerver as cenas, com emoção e um toque de poesia. A história foi fascinante e claro que me ansiosa por este livro de minha resenha de hoje, mas eu preciso ser absolutamente sincera e falar que minhas expectativas foram frustradas: lutei para terminar de ler essse livro, cuja história e personagens quase não me prenderam.

Sinceramente, achei “Lago dos Sonhos” maçante e cheio de detalhes desnecessários, com ganchos mal explicados e inverossímeis. Como, por exemplo, o porque dos documentos sobre Rose estarem guardados lá, e nunca terem sido encontrados antes, se o baú que os acondicionava era tão “vistoso”. Ou, após 25 anos, a mãe de Lucy relembrar que encontrou um bilhete “com a mesma letra” (queria ter memória tão prodigiosa assim =D) junto a um cobertor de bebê bordado, e esse mesmo desenho ser encontrado num vitral, que Lucy descobre se tratar de um trabalho perdido de um artista muito famoso que teve um envolvimento com a tia. São muitas coincidências forçadas para ser emocionante! Com relação à morte do pai, Lucy descobre que não foi acidental, mas não denuncia o responsável... acredita???

A trama é vista a partir da exclusiva ótica de Lucy, e talvez isso tenha me cansado um pouco; poderia ter outros pontos de vista paradar mais ritmo e “amortecer” um pouco o enredo, torná-lo mais atrativo. Os únicos trechos que conseguiram prender minha total atenção foram sobre as cartas de Rose, no mais, fiquei esperando por uma guinada que tornaria a trama mais interessante, ou melhoraria o ritmo... mas "não apareceu". É somente minha opinião, e talvez eu tenha lido o livro num mal dia, porque ainda não consigo assimilar que a mesma autora que emocionou tanto em “O Guardião de Memórias” tenha exercido aqui, em “Lago dos Sonhos”, tão forte efeito sonífero nesta leitora que vos fala...
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png


Comentários
34 Comentários

34 comentários:

  1. Ui, odeio quando isso acontece, muito ruim mesmo!
    Esse livro me conquistou pela capa, pena que vc não gostou, mas ainda pretendo dar uma chance à ele, ai me espere que volto aqui para dividir minha experiência!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro e achei meio chato.
    Levei uma semana pra ler e nem é um livro grande,tudo porque eu vivia largando o livro.
    Acho que o melhor do livro são as cartas da Rose e o Yoshi.Sei lá porque mas gostei dele rs

    Abs :*

    ResponderExcluir
  3. Ei Sa,

    Eu li O guardião de memórias e gostei bastante do jeito que a autora escreve, apesar de o final não ter sido tão bom quando eu esperava.

    Eu queria ler este, mas acompanhei algumas que não falaram mal, mas ninguem falou que adorou, ai fiquei cismada. E agora com a sua confirmei a suspeita, este eu vou passar. rs

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  4. Não é a primeira resenha que leio que disse que esse livro é maçante pelo visto não é muito bom, não tenho a menor vontade de ler ele.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, sabe que não consegui me interessar muito pelo livro desde o começo, esperei pelas resenhas para tirar essa impressão mas ainda não passou.
    Adorei o modo como colocou sua opinião.

    Bjos,

    Angela
    CordiRosa Books

    ResponderExcluir
  6. Bom , eu sou fã desse blog pq as resenhas sao fieis e muito sinceras. Eu estava louca para ler esse livro q apartir de algumas resenhas se fez parecer um suspense incrivel. Nao perdi a vontade de ser , mas a sinceridade tirou um pouco da minha expectativa e assim vou aberta para encontrar alguns errinhos(erros grandes tbm).
    Realmente odeio quando subjulgam a inteligencia do leitor colocando situações mal explicadas e resoluções que surgem do nda. Mas enfim vou ler e adoreeeei a resenha Sabrina

    ResponderExcluir
  7. Poxa, não li o livro, mas tinha uma idéia totalmente diferente dele. Essa resenha me desanimou, e apesar da capa ser linda, e da trama ter tudo para ser ótima, já perdi a pouca vontade que tinha de ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Lari!!!
    Eu gostei!!
    Confesso que achei a leitura cansativa, mas mesmo assim me emocionei com alguns fatos.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho lido mtas críticas positivas sobre esse livro. Não imaginava poderia ser cansativo e maçante. Gostei da sinceridade!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Péssimo quando um livro não corresponde às nossas expectativas... O mote parece interessante, mas, né, livro que dá sono não dá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eiu li O Guardião de Memórias e adorei, estou pensando em reler ele. Estava esperançosa quanto a esse livro, justamente pq o outro livro da autora é muito bom, mas me desanimei lendo a sua resenha, já estou cansada de leituras que eu vou arrastando. Mas mesmo assim, depois eu vou dar uma chance a autora, quem sabe que não goste? Nunca se sabe.

    ResponderExcluir
  12. Ahh eu também sou louca pelo livro Guardiães.
    Que pena que a Kim errou feio nesse livro.
    A sinopse até incentiva a lê-lo... mas depois de sua resenha nem chegarei perto. Odeio ler um livro e terminá-lo sentindo que falta várias respostas.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  13. Aii vou ser sincera nem consegui ler toda a resenha, definitivamente não me conquistou esse livro! =X

    Beeeijoosss

    ResponderExcluir
  14. Poxa, estou animada para ler esse livro... bem, estava né? rsrs Não que eu vá deixar de ler, mas sempre que vemos uma opinião mais negativa acabamos ficando com um pé atrás... Espero que eu goste!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  15. Ah que pena que vc não gostou do livro e estou achando que tb vou me decepcionar. É uma pena, pois o livro guardião de memórias é tão lindo.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com vc, Sá!
    É chato mesmo quando um livro traz o efeito sonífero. Adooro aqueles que fazem com que eu fique de olhos bem abertos, quase sem piscar! hehe...
    Essa resenha tbm não chamou minha atenção.
    Dá pra ver que o livro é super descritivo e a vida da personagem é cheia de reviravoltas.

    Beijo *;
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  17. Sá, o livro é realmente lento, com um ritmo bem vagaroso >.< Mas, mesmo assim, eu gostei bastante da história =)

    ResponderExcluir
  18. Com a sua resenha perdi ainda mais a vontade de ler o livro, eu tô empacada com um livro aqui em casa pelo ritmo do livro. Detesto quando parece que eu li metade do livro, mas ainda não cheguei a página 100 :P
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  19. Nossa, eu já passei por isso do livro dar sono/ser parado! É muito, sei lá!
    As vezes não era o dia de ele ser lido, vai saber né!
    Eu gostei da capa de Lago dos Sonhos e da sinopse, foi ler sim sim! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oie, adoooooorei aqui *-* é incrível. Adorei as resenhas dos livros da Meg Cabot. Minha escritora diva é ela <3
    Já estamos seguindo!

    Retribui? *-*
    http://allstargt.blogspot.com
    Blog do casal @gladimir_taii

    ResponderExcluir
  21. Nossa a história parece serbem legal e a cpa do livro é lnda. Adoro essas histórias que tem que voltar ao passado.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Que resenha ótima! Fiquei ainda mais com vontade de conhecer os livros desta autora, pois ainda não li nenhum! Mas pretendo ler.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  23. A história teria tudo pra ser legal, mas às vezes o autor "erra a mão" e nos deixa frustrados. O bom é que Kim Edwards têm créditos!!! Rsrsrsr

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Tive que comparar com o livro que estou lendo: Tequila Vermelha de Rick Riordan.

    Fala de um homem que também perdeu o pai. Quando volta a cidade depois de 10 anos, ele começa a descobrir detalhes sobre a morte do pai.

    Só não sei se ele descobre o responsável e não denuncia porque ainda não cheguei nessa parte! haha

    PO, mas não denunciar é sacanagem né?
    Também não gosto de fatos forçados!

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  25. Se eu fosse tomar por referência O Guardião de memórias, compraria esse livro de olhos fechados! Mas vc já é a quarta ou quinta pessoa que diz que a autora pecou nesse livro, é uma pena porque realmente a história tem tudo pra ser maravilhosa! Bjo!

    ResponderExcluir
  26. Puxa eu achei a capa tão bonitinha, mas eu já sou sonolente, imagina ler um livro asssimmmmm,zzzzz,bem, claro que se caisse em minhas mãos eu leria, mas sinceramente a história não me empolgou. Aff! Meu bolsinho agradece. Bjksss

    ResponderExcluir
  27. Parece um trama beeeem cansativo, mas eu gostaria de ler sim.
    Ainda não li o outro.

    ResponderExcluir
  28. Vc não é a primeira que fala sobre o cansaço que ele causa. Uma pena... O livro pode ter um enredo ótimo, personagens legais, mas se o autor errar na narrativa e no excesso e forçar a barra em alguns momentos, já era.

    Acho que vou passar esse.

    It Cultura

    ResponderExcluir
  29. Poxa, agora desanimei em relação a esse livro... Ninguém merece uma leitura chata e cansativa, mas parecia ser legal...

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha, to doida pra ler esse livro =)

    ResponderExcluir
  31. Oláa'
    Bem, nem todos os livros tem desfechos perfeitos, mas mesmo assim gostei da resenha. O livro me parece bom, mas não me deu aquela vontade louca de ler...
    Bjoos'

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pela resenha. Gostaria muito de ler o livro, apesar da leitura cansativa.

    ResponderExcluir
  33. De cara o livro não me agradou muito e agora com a sua opnião sobre a história tenho certeza que não vou ler, ele parece ser muito chato. ):

    ResponderExcluir