='cap-left'/>

Sérgio Klein - Poderosa 3! O diário de uma garota que tinha o mundo na mão

Temos acompanhado a série infanto-juvenil “Poderosa”, do autor Sério Klein aqui no blog, e hoje chegamos ao terceiro exemplar, embarcando junto com nossa adolescente Poderosa preferida. Mas, se você está chegando agora, conheça os outros livros da série clicando AQUI.


Poderosa 3!
O diário de uma garota que tinha o mundo na mão

Sério Klein

Joana Dalva é uma garota de apenas 13 anos que, literalmente, tem o mundo na mão, pois tudo o que escreve com sua mão direita se torna realidade. Para uma adolescente, ela tem se metido em grandes e perigosas aventuras desde a descoberta de seus poderes, mas também foi autora de muitas coisas fantásticas e impossíveis, como curar ferimentos fatais e ressuscitar mortos, além de pequenas intervenções rotineiras...

No primeiro capitulo de Poderosa 3 há uma breve introdução, meio que retomando a série, e logo entramos “no que interessa”, que são os personagens novos e os rumos que a vida dos personagens já conhecidos tomaram: Pois bem, parece que eu errei em pensar que Joana teria seus pais juntos novamente, mas seu namoro com o João ( que é um fofo), continua muito fofo, o irmão Xandy ainda é o pentelho dos pentelhos, sua avó está se casando novamente, e tem uma nova amiga que sofre com as imposições de um pai severo. Em meio à tudo isso, Joana Dalva ainda é ameaçada por uma mulher paranóica que descobriu seus poderes, e exige ter seus desejos realizados.
Temos um vislumbre do que pode acontecer se Joana perdesse seus poderes, pois ela “empresta” seu dom a uma amiga que entra em coma, mas claro que tudo acaba bem, como sempre.

Acima de tudo, Poderosa é uma série infanto-juvenil, então sempre bato na tecla de que não deve ser lida muito criticamente...
Neste terceiro volume, mesmo, a trama toda do livro não se justificaria, se Joana Dalva apenas utilizasse seus poderes e escrevesse sobre a “chantagista”: “Ela nunca soube de meus poderes!”. Mas creio que o autor tenha precisado de um gancho para falar nesse volume, dos temas aos quais deu enfoque especial: “chantagens, terrorismo, repressão” e levemente sobre o turismo virtual, mas a principal mensagem continua sendo “optar pelos melhores caminhos, e contar com seus familiares e amigos nos momentos difíceis, que são quem sempre vão te apoiar de verdade”. Não há porque esperar profundidade nos personagens, mas eu sempre recomendo os livros para jovens adolescentes, que podem se identificar muito com os dramas de Joana Dalva, além de se divertir sem pretensões. As lições de moral não são tão transparentes, então a galerinha não vai achar maçante, ainda mais por ser mascaradas pelas loucas e divertidas aventuras de Joana Dalva e o ritmo rápido da leitura...

A série parou no 5° volume (Imagens das capas abaixo), pois infelizmente o autor Sérgio Klein, também jornalista e professor, faleceu em julho de 2010, aos 46 anos. Fiquei muito triste com a notícia, e por não ter conhecimento desse grande talento antes... À título de curiosidade, esse primeiro exemplar da serie Poderosa foi finalista do Prêmio Jabuti de 2006. Além de publicado em vários países - como Espanha, México, Itália, Canadá - também teve os direitos cedidos para o cinema e televisão.


http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Eu gostava dessa série, foi uma das séries que eu mais aproveitei lendo :D *--*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse 3º livro da série Poderosa!
    Eu tenho os dois primeiros, (que inclusive, ganhei aqui no Leituras & Devaneios :D. Adooorei!), mas ainda não os li. Minha irmã já leu os dois e gostou muito.
    Espero completar toda a série.

    Beeijo *;
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  3. nunca cheguei a ler a série mas sempre tive curiosidade!^^ uma pena o autor ter falecido =[

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada da serie Poderosa, mas o sucesso destes livros é garantido. Pena que seu autor tenha morrido!
    bju

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas!
    Ainda não li essa série, mas sempre vejo os livros nas livrarias.
    Pena que o autor faleceu :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É dom! Ih deve ser muito bom poder interfirir nas coisas, mas imagino que deve ter muita confusão mesmo.

    Nunca li, mas minha prima de 9 anos adora. Quem sabe pegue emprestado?! haha

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Esse vou passar ...kkk Nao esta incluido no meu momento literario.
    Estou surpresa com a quantidade de autores bons q temos no Brasil. Gostaria de conhecer outros livros do autor e vou procurar...

    ResponderExcluir
  8. É uma pena que alguém tão talentoso tenha partido, eu adoro as resenhas dessa série, acho tão legal em meio a poderes ela passa por tudo que uma adolescente passa. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu não sabia que o autor havia falecido que pena neh?.. QUero muito ler essa serie... ja estou com o primeiro aqui!

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia nem a série, nem o autor!!! Pena ele ter falecido tão jovem!!!
    A série perece ser legal.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto os livros dessa série, só não sabia que o autor tinha falecido o ano passado! Triste isso né, tão jovem ainda!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nem o 1 e nem o 2, mas eu não tinha ideia que são 5 livros O.o
    Eu já li a resenha dos outros e sempre gostei, quero muito conhecer essa história, pois a cada resenha eu fico mais curiosa ainda.

    ResponderExcluir
  13. Ai, que triste o autor ter morrido. =/ Tão novo...

    De vez em qnd via a série pelos sites de troca e nunca me interessei muito, não tinha ideia do que se tratava e achava que era bem bobo. Mas gostei muito da ideia do livro. Não sou adolescente mas acho que iria gostar de ler.

    It Cultura

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que tristeza! Morrer assim tão novo...

    Eu já tinha ouvido falar dessa série, e achei bem legal, apesar de ser infanto-juvenil, pena não ter mais a continuação.

    ResponderExcluir
  15. oooie! eu tava procurando hoje livros legais para comprar, quando eu encontrei o seu site! É PERFEITO! ele fala todos os livros que eu gosto realmente amei, amei!

    Poderosa, é um livro super legal, eu só li o primeiro livro, só que eu achei ele um pouquinho cansativo, porisso não comprei os outros :/

    bjs Gabi

    ResponderExcluir
  16. Estou prestes a ler o 3!!! ^^

    ResponderExcluir
  17. Eu gostava muito da série poderosa do Sérgio Klein, tinha todos os livros. É uma ótima série infanto-juvenil, mas eu cresci e acabei doando eles.

    ResponderExcluir