='cap-left'/>

Jandy Nelson - O céu está em todo lugar


Olá pessoal! Hoje quero dividir com vocês uma fantástica experiência de leitura que vivi. Sério, há algum tempo não me sentia tão tocada por um livro!
Mas vou começar falando do capricho na edição e diagramação do livro: Um encanto aos olhos! Os recursos visuais dos quais dispõe o livro lhes dão um charme inenarrável; tudo é tão perfeito que evoca vários sentidos do leitor, verdadeiramente despertando-o para a arte... Só mesmo lendo para entender! Espero conseguir passar para vocês através desta resenha ao menos um pouco da singularidade que é o livro O céu está em todo lugar - lindo lançamento da Editora Novo Conceito.


O céu está em todo lugar
Jandy Nelson

"(...) Eu, como uma pequena concha com a solidão de um oceano inteiro que grita de forma invisível por dentro.
Eu.
Sem.
Bailey.
Sempre.
Afundo a cabeça no travesseiro e grito como se minha alma fosse rasgada ao meio, e ela foi.”
Página 268

Lennie é uma garota de dezessete anos que está mergulhada num mar de tristezas sem fim.
Ela não sabe quem é seu pai e não conheceu sua mãe – um ‘espírito livre’ que a deixou aos cuidados da avó e do Tio Big com apenas um ano de idade. Claro que nada disso nunca importou muito, pois Lennie sempre teve sua paixão pela música e pela arte, pelos livros e por poemas, e compartilhava tudo com sua irmã-companhia- confidente- alma-gêmea.
Mas agora Bailey também se foi... Bailey morreu e morria um pouco mais a cada dia para Lennie a cada momento que vivia e tinha a sensação de que a irmã nunca mais viveria.

A morte é algo difícil de aceitar. Aceitar a morte uma garota linda e radiante, de apenas 19 anos, é mais difícil ainda. Lennie sempre viveu à sombra da esfuziante Bailey e tem estado confusa por ficar sozinha tão repentinamente, não consegue nem mesmo abrir-se com sua melhor amiga Sarah. É difícil crescer e superar, mas a vida não pára.
Os dias vão passando e a consciência de estar sozinha é uma constante para Lennie... mas agora ela está se descobrindo como mulher e despertando para o sexo, principalmente depois que Joe Fontaine, um prodígio da música, mudou-se para a mesma cidade e tem freqüentado a banda escolar na qual Lennie toca clarinete.

Joe é o garoto perfeito dos sonhos da maioria das garotas e seus olhos se voltaram para aquela garota tão espetacular e tão triste... Joe não chegou a conhecer Bailey e não consegue entender a dor de sua perda, mas faz de tudo para ajudar Lennie, especialmente tentar suscitar nela o entusiasmo perdido pela música.
Enquanto Lennie luta para sair do ostracismo e tentar entender o que aconteceu, ainda há os sentimentos contraditórios que Toby lhe desperta:Toby era o namorado de sua irmã, que o amava demais. Só ele consegue entendê-la no momento, só ele compartilha de sua dor lancinante, só ele consegue lembrar-se de Bailey com o mesmo desespero. Quando está junto de Toby,Lennie sente que, de alguma forma, consegue trazer Bailey de volta, seja no silêncio, seja aos beijos...

“Bailey, você gosta mais da vovó do que de mim?
Não.
Do tio Big?
Não.
E do Toby?
Não amo ninguém mais do que você, está bem?
Eu também não.
Então estamos resolvidas.
Você nunca vai desaparecer como a mamãe?
Nunca.
Promete?
Meu Deus, quantas vezes preciso dizer que nunca vou desaparecer como a mamãe. Agora Volte a dormir.”
(Encontrado em um copo descartável no Rain River.)

À Primeira vista, “O céu está em todo lugar” pode não ter um enredo tão extraordinário, mas a forma simples como a trama é desenvolvida vai entrando no coração do leitor (ao menos foi assim com esta leitora que voz fala, rs).

Eu fui às lágrimas em diversas partes do livro, especialmente ao ser convencida de como relacionamento das irmãs era especial, e por acreditar na veracidade com que a dor tão comovente de Lennie é expressa, com poemas e pensamentos manuscritos deixados em todo lugar: entre os capítulos dos livros há sempre uma imagem/foto de alguma coisa que Lennie escreveu em alguma página ou contra capa de livros, em algum papel que encontrou, em copos descartáveis, cascas de árvores, ou mesmo na sola de seu sapato, dentro de armários, em bancos de praças, paredes; algo que deixou à vista, ou enterrou, ou pendurou numa cerca, ou deixou ao vento.

Esses poemas/pensamentos são reflexos dos momentos pelos quais ela passava ou recordações de diálogos com a irmã, lamentações, desejos, esperanças. E é a isso que me referi no início da resenha quando comentei sobre a experiência sensorial que é a leitura de “O céu está em todo lugar”.

“Lembra-se de como foi quando nos beijamos?
Quantidades e quantidades de luz lançadas diretamente sobre nós.
Uma corda pendendo do céu.
Como a palavra amor e apalavra vida conseguem caber na boca?”
(Encontrado em uma folha de papel, debaixo do enorme salgueiro.)

Eu gostei muito de todos os personagens, mas confesso especial carinho pela Lennie, apesar de algumas vezes querer chacoalhá-la, rs. Para quem queria viver um amor intenso como o de Heathcliff e Cathy, mas fazendo escolhas certas, Lennie deu algumas cabeçadas até realmente se descobrir... amei as referência/metáforas a vários clássicos, como O Morro dos Ventos Uivantes (Lennie leu 23 vezes, e eu apenas 3 ou 4, confira AQUI), Orgulho e Preconceito, Jane Ayre, O amante de Lady Chatterley, e por aí vai...

Estamos em agosto, mas já posso garantir que O céu está em todo lugar (Editora Novo Conceito/ 2011 – 423 páginas) estará entre meus os “Top 10” lidos de 2011. Finalizo recomendando muito... É um livro que, com certeza, relerei outras vezes e sempre pegarei para folhear, pois é realmente lindo.
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png


Ah, só mais uma coisa: a Editora Novo Conceito vem arrasando nos kits dos livros que mandam para seus parceiros, e “O céu está em todo lugar” não é exceção... aliás, trata-se de um dos kits que mais gostei: livro + marcador + uma caixa perfeita, que pode ser utilizada como porta lembranças, com espaço para dar asas ao leitor e incentivá-lo a fazer sua própria “arte” com o com giz de cera que também acompanha o kit (Já comecei a personalizar minha caixa =^_^=)
Eu recebi dois kits, então aguardem dentro em breve um sorteio aqui no blog (nuss, como vocês são sortudos, heim???)

Comentários
70 Comentários

70 comentários:

  1. Ai, quero tanto ler esse livro. Desde que li sobre seu lançamento, vi o kit, vi as fotos dele, fiquei impressionada e doida para tê-lo em mãos. Parece mesmo ser uma obra de arte.
    Sua resenha, Sabrina, me fez querer o livro já. Parece uma estória linda, cheia de sentimentos, sentimentos que já provei, e nossa, só posso repetir que quero muito ler.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Sabrina!

    Esta foi a primeira resenha que li do livro e já me tocou.
    Mais um livro para a lista!
    Bem que eu poderia ganhar um dos kits no sorteio, não?! kkk

    Bjins

    ps.: Gosto das referências de clássicos. Mas TODOS os livros tem O morro dos Ventos Uivantes. Isto já está me incomodando.

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha ficou perfeita!
    Quero muito ler esse livro, mesmo sabendo que vou acabar chorando muito.

    ResponderExcluir
  4. Essa é a primera resenha que leio desse livro e adorei, fiquei com bastante vontade de ler, parece ser uma história linda. Com certeza vai para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, agora fiquei impressionada com esse livro, não esperava que fosse tão bom... gostei!!
    Os kits da Novo Conceito são sempre um show, né? Sem dúvida é a editora brasileira que mais capricha no material promocional...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  6. Nossa... amei!
    Eu tinha sentido potencial nesse livro logo que vi a capa há dias. E ontem assisti ao book trailer e fiquei chocada, agora com a tua resenha... super, super, super emocionada e querendo mais que nunca ler o livro!

    May
    It Cultura

    ResponderExcluir
  7. Ei Sabrina,

    Estevai para a minha lista, amei a história e a resenha está linda =]

    bjoo
    Nanda

    ResponderExcluir
  8. Oi Sabrina!
    Quero muito ler, mas não quero chorar! rs
    Os livros da Novo Conceito me emocionam demais!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha, Sabrina!
    Que linda história. Tenho certeza que irei amá-la!
    Este livro está entre os meus desejados e espero poder lê-lo em breve.
    Eu queero o kit. É lindo d+!

    Beeijo*;
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sabrina!

    A sinopse é bem interessante, vai entrar na minha lista pois quero lê-lo :)

    Beijos
    Luciana

    Apaixonada por romances

    ResponderExcluir
  11. aaaaaaah eu quero um kit desses! \o/ rs
    tenho ouvido falar muito bem desse livro.
    vou correr atrás do meu!
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Ah, desde o lançamento desse livro estou louca para lê-lo. Confesso que adoro a capa, e sua resenha me deixou mais curiosa do que já estava 'Haha. Quando a Editora Novo Conceito, sem comentários, eles simplesmente arrasam.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  13. OMG! Tenho certeza q vou amar este livro! Não vejo a hora do meu exemplar chegar! Bjo.

    ResponderExcluir
  14. parece ser bem interessante,
    adorei a resenha. é um tipo de livro que me agrada muito.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto esse livro algumas vezes com críticas positivas, mas pelo o que você comentou parece ser bem bom né?!
    Mas ainda não sei se leria, estou evitando adicionar mais livros na minha extensa lista de livros.

    beijos!

    ResponderExcluir
  16. Esse e um dos lançamentos que eu quero demais ler, parece ser tão legal adorei mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Pela capa, não dava nada para o livro. Mas eu li sua resenha e ele parece ser bem interessante o/

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  18. Nossa. Eu estou louco para ler esse livro!
    Me apaixonei pela capa. É tão simples, mas tão... poética. Só que a sinopse não me atraiu muito. Sei lá, eu estava com medo da história ser arrastada demais.

    Só que depois dessa resenha minha esperança voltou rsrs Agora quero desesperadamente ler ele!!

    Leonardo Vitório
    http://www.lendoevendo.fanfusion.org

    ResponderExcluir
  19. Ainda não recebi esse kit da editora novo conceito, mas parece ser muito fofo e todos estão elogiando. O livro me chama só um pouco a atenção, espero que eu esteja enganada.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sabrina, que resenha linda! Com certeza você conseguiu passar ao menos um pouco do que sentiu com esse livro. Adorei o fato de envolver perda, música e superação. Além de romances, claro. Fiquei muito curiosa, será que tenho sorte no sorteio? haha

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  21. Que resenha linda *-*
    Eu quero ler esse livro desde que a Novo Conceito anunciou o lançamento. A capa ficou bem mais bonita que a original e isso sem contar o kit, né? Lindo, lindo, lindo.
    Depois de ler tudo o que você escreveu, preciso desse livro urgentemente. rs

    Tomara que eu dê sorte no sorteio (yn) haha

    beeijo ;*

    ResponderExcluir
  22. Você me fez interessar pelo livro eu ainda não tinha ouvido falar sobre ele mas agora vou coloca-lo na listinha também, a capa já é muito linda o kit deve arrasar então.
    bjs
    Claudia
    Brilho das Estrelas

    ResponderExcluir
  23. Amei este livro pela capa, sinopse e as resenhas , a sua me emocionou ainda +, quero muito lê-lo e com certeza se tiver uma Promo to dentro

    ResponderExcluir
  24. Nossa, esse é um dos livros que eu mais quero ler! Já tinha lido uma resenha deste livro na época que ainda não tinha sido traduzido e eu fiquei torcendo por MUITO tempo que uma editora se interessasse por essa história! *-* Ainda bem que Novo Conceito se interessou, não só pelos kits maravilhosos deles, mas pelo capricho que eles têm com todos os seus trabalhos! \o/

    Eu amei a sua resenha e confesso que fiquei com os olhos marejados! =)
    Imagina na hora de ler o livro?

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  25. Como quero ler este livro, a cada resenha só me deixa mais curiosa...Deve ser uma leitura maravilhosa daquele tipo que toca nos nossos corações. Um livro que li e até hoje me recordo perfeitamente, por este motivo foi A casa de André Vianco.
    Beijos.

    Books E Desenhos

    ResponderExcluir
  26. Adorei, adorei, adorei a resenha! Se antes eu queria ler esse livro, agora eu quero mais ainda, na verdade estou desesperada! hahaha
    Gostei como você passou todos os sentimentos que sentiu na leitura e espero me deliciar nela também! Muito interessante a forma como ela espalha as memórias nas coisas mais simplórias. Acho que será uma leitura e tanto!
    Eu também queria um kiiiiit :( Não tenho muita sorte com essas coisas "/

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  27. Eu recebi meu kit hj. È mto lindo! Um dos mais bonitos, realmente. Já deu para vê q a edição foi caprichada.

    Sua resenha ficou mto linda! Tenho certeza que vou amar o livro! *.*

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  28. Desde que eu vi a capa estou louca para ler esse livro. Sei que vou chorar horrores, mais mesmo assim quero ler e me emocionar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. É a primeira resenha que leio sobre o livro e confesso que fiquei tocada. Apesar de já conhecer a sinopse, ainda não tinha dado total atenção ao enredo, não assim profundamente e sinto que será aquele livro de fazer o coração ficar apertado... Vamos ver.

    Estou louca para receber o kit, pois realmente a NC arrasa sempre!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  30. É a primeira resenha que eu leio desse livro e eu amei! Parece ter uma história profunda, linda mesmo. Gostei! :)
    Ótima resenha!

    beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  31. Que livro lindo (em todos os sentidos!). Eu já tinha ouvido falar por alto sobre essa história, mas ainda não sabia bem do que se tratava. Lá vou eu chorar em mais algumas páginas quando estiver lendo esse livro.rs Poxa, fiquei curiosa para ver o kit que vc recebeu, deve ser bem elaborado mesmo pelo que vc falou.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  32. Sabrinaaa que resenha lindaaa! *____________*
    Adorei adorei, ja estava afim de ler, agora então!
    E realmente a novo conceito distrói a gente com esses kits lindos! =XXX

    E muito legal saber que tem referência a clássicos, e poxa eu só li uma vez o morro dos ventos uivantes! O_O
    hahahaha

    Beeijos

    ResponderExcluir
  33. A capa realmente é muito bonita, porém não sou muito fã desse tema!!!!!!
    Se tiver oportunidade, lerei!!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  34. Olá!!!

    Uau! Esse livro parece ser perfeito, e o kit então!!!
    Pq não vendem esses kits nas livrarias? Pq?? Só para gente ficar na vontade né???

    Bjos

    ResponderExcluir
  35. Amei a divulgação que esse livro esta fazendo; e foi isso que me chamou atenção para conhecer essa historia que me deixou apaixonada. Ainda não li, mas esta na minha lista. Tbm amei o kit do livro

    ResponderExcluir
  36. Resenha encantadora, Sabrina você conseguiu passar com emoção o que sentiu ao ler o livro. Eu quero muito ler este livro, fiquei feliz em saber que tem referência e metáforas há dois dos meus livros favoritos, O Morro dos Ventos Uivantes e Orgulho e Preconceito. Quanto ao kit, eu vi uma foto na net e está lindíssimo, a Novo Conceito sempre arrasa nos kits.

    ResponderExcluir
  37. Oi Sabrina, são tantos elogios com relação a esse livro: capa, diagramação e a história em si, que é difícil dizer que eu não quero ler e logo!!!!!
    Todas as resenhas que li por ai são positivas e eu adoro livros simples mas que tocam fundo ao coração.

    Xero.
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  38. Louca pra ler, a capa é linda, tenho medo que seja muito triste, eu sofro muito com livros asssim,
    beijos.

    ResponderExcluir
  39. Só vejo as pessoas comentando que choraram litros lendo esse livro. Só pela capa, formatação e kit do livro já da vontande de ler, o povo ainda fica falando que ta nos tops deles, ai que fico curiosa mesmo.

    @dnisin
    www.docesmeninas.com

    ResponderExcluir
  40. parece ser uma história muito linda e emocionante, do jeitinho que eu gosto! Já tá entre os desejados, com certeza!
    ;*

    ResponderExcluir
  41. Esse livro!!! eu tenho q ler!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  42. Eu estive com esse livro em mãos na Bienal e concordo com você, ele é lindo!!! fiquei encantada, ainda mais que minha cor preferida é azul e quando vi as letras nessa cor, delirei :)
    Confesso que nunca leio as resenhas completas, pq gosto de surpresas ao ler, mas o pouco que li foi uma das melhores que li até agora

    ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  43. Quero muito ler esse livro! E a cada resenha fico me martirizando para lê-lo logo. 
    Todas as resenhas que eu li são só elogios para ele. Não sei o que acontece no fim da história, mas já criei uma simpatia pela Lennie e pelo Joe juntos. Será que ficam juntos? Bom, só lendo para saber, não é mesmo? Espero descobrir isso em breve! :)

    ResponderExcluir
  44. Puxa, eu to louca pra ler esse livro. Acho que o mais interessante dele é o conflito onde a garota não sabe com quem ficar, sendo que um deles e ex da irmã e ainda tem a dor da perda. Preciso ler urgente!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  45. M.A. (Marta Araujo)2 de outubro de 2011 14:28

    Esse livro é fofo. Estou louca para ler. Todos falam tão bem e com vc não foi diferente. Amei a resenha e as citações ótimas... não tinha visto essas em outras resenhas.
    bju

    ResponderExcluir
  46. Carambaaa não acredito! Conheci esse livro através de outro blog, e me apaixonei pelo kit mas só depois de ler sua resenha comecei a me interessar realmente pela história e por te-lo em mãos *-* a resenha tá ótima, muito linda.

    ResponderExcluir
  47. Nossaaa...Sua Resenha esta perfeita!
    Com certeza o livro entrou para os desejados!
    Já tenho visto muitos comentários do livro, principalmente em sua arte gráfica, mais sua resenha me deixou loucaaa por ele...
    Sou apaixonada por Sobrenatural, leio muito pouco,estórias "totalmente humana", mais venho percebendo que O Ceu esta em Todo Lugar...Vai me deixar apaixonada tbm...
    Bjus
    Parabéns

    Ps: Nossa o Kit é mais que Perfeito! 
    Eu Quero ;)

    ResponderExcluir
  48. A resenha está ótima. Impecável! Certamente se trata de uma história tocante, a qual eu pretendo ler. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  49. Eu amei a resenha, pelo visto vou também chorar muito ao ler este livro. Descobrir que há vida após a morte de alguém muito querido é difícil mesmo, mas com força e apoio tudo sairá bem. Um grande abraço. Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  50. O kit é realmente perfeito!! O livro então... só espero coisas boas dele. Quero muito ler!! Adorei sua resenha *--*

    ResponderExcluir
  51. aaai, ele é muito lindo! quero muito ler esse livro, sua resenha tá perfeita, to precisando de um romance :~~

    ResponderExcluir
  52. Linda história e acredito sim Sabruina que a beleza da encadernação, apresentação já nos leva cheia de emoção para ler. Estou louca para ganhar porque assim vou ter o kit lindo que falastes e já vi em víeo de outro blog parceiro.

    Parabéns pela Resenha que deixa a gente com aquela vontade de quero amis, mas claro que só lendo o livro né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  53. Sáh, essa é uma história emocionante! Com certeza hei de ter "O céu está em todo lugar" em breve! Lennie é uma personagem muito triste...
    Quero ler \o/

    *Resenha ótima!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  54. Esse livro além de me cativar pela capa,me cativou pela sinopse.
    Quero mto saber qual a decisão que a Lennie tomará diante desse triângulo amoroso,inesperado.

    Bjs Nati

    ResponderExcluir
  55. Adorei o livro, sem contar que a capa é linda. Estou ansiosa para ler ele. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  56. Ainn Esse livro parece ser tão lindo!
    Gostei da capa tão fofa !
    Esse livro já me cativou pela capa e pela sinopse!
    Desejando demais esse livro !
    Sua resenha só me deu mais vontade de ler
    Adorei a resenha

    bjo*

    ResponderExcluir
  57. Estou ansiosa para ler esse livro. A cada resenha a vontade aumenta e a sua cooperou bastante, primeira vez que vejo comentarem tão detalhadamente. Ainda não comprei o meu porque sao tantas promoções legais... quem sabe ganho :)

    http://cultivandoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  58. O livro parece ser bem legal, minha esposa está doida pra ler e quando viajamos recentemente ela ficou lendo trechos em uma livraria no aeroporto.
    Gostei da resenha e comentei com minha esposa que também fiquei curioso para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  59. Sou apaixonada na capa desse livro ..eu quero ler!!
    Amei a resenha.. na verdade adoro as resenhas do blog..sempre me deixam com loucura pelos livros mensionados..
    rsrsrs
    @Kari_Couto

    ResponderExcluir
  60. Estou louca por esse livro vi resenhas maravilhosas sobre ele ja entrei em varias promoções mas nunca ganho .-.

    ResponderExcluir
  61. é a primeira vez que eu lendo sobre esse livro, e me emocionei com a sua resenha , me tocou muito!
    me identifiquei com a Lennie, esse livro ja esta na minha lista *-*

    ResponderExcluir
  62. alem de ter uma história interessante ainda tem uma capa linda. Já estou imaginando ele na minha estante.

    ResponderExcluir
  63. poxa, adorei ler sua opinião, e também os trechos dos livro. parece mesmo ser daqueles tipo de livros que ficam marcados. ainda mais por isso de arte, da Lennie deixar seus sentmentosespalhados por aí.
    Não conhecia o livro, mas já gostei pela sua resenha.

    ResponderExcluir
  64. A capa do livro é linda
    Muito linda sua resenha :)

    ResponderExcluir
  65. Já vi muitas resenhas positivas desse livro, e quero muito ler. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  66. AÍ, QUERO MUITO ESTE LIVRO!
    QUERO...QUERO...QUERO...
    VI MUITAS RESENHAS POSITIVAS!ADOREI A SUA!

    ResponderExcluir
  67. Olá Sabrina, comprei o livro na Saraiva e não ganhei marcador de livro e nem a caixa linda que vc fala...rs, Ainn q triste.
    O livro ainda tô lendo...
    Bjus

    ResponderExcluir
  68. Este livro com certeza está entre meus favoritos, cinco estrelas também! Eu quis chacoalhar mesmo a Lennie me alguns momentos, mas com 17 anos e a perda da irmã, nada é tão fácil quanto parece!
    Bjs,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  69. Bom... eu já li, e não gostei muito não! Ela tem uma mãe que a abandona e eu (pelo menos) esperei que ao final do livro a mãe fosse voltar, mas não voltou! No final o tio Big se casou, mas ele nem estava namorando! Ela ( A Lennie- personagem ) menciona muito a história do Morro do Vento Uivantes, eu li, mas e quem não leu? Não indico! O livro é bem mamão com açúcar! Posso indicar um ótimo: Antes que eu vá - Lauren Oliver

    ResponderExcluir