='cap-left'/>

Andrew Lane - O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte


DOIS CADÁVERES
UM HERÓI EXTRAORDINÁRIO
A ORIGEM DE UMA LENDA

O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte, do autor Andrew Lane é um dos lançamentos da Editora Intrínseca. O livro possui uma capa chamativa e uma sinopse superinteressante que despertaram meu interesse; claro que o que me levou mesmo a ler foi o nome SHERLOCK HOLMES. Como nunca cheguei a ler nenhum dos livros baseados nas aventuras desse grande detetive, mas sempre ouvi coisas boas sobre esse personagem clássico, estava doida para ler sobre Sherlock na adolescência.

Nesse livro, Sherlock é apenas um adolescente de catorze anos muito inteligente que estuda em Deepdene, uma escola só para garotos onde ele não se sente muito a vontade. Suas tão sonhadas férias felizmente chegaram e ele passará algum tempo com sua querida família, pelo menos era o que Sherlock achava.

Mycroft Holmes, irmão de Sherlock, vai buscá-lo no colégio e lhe dá uma péssima notícia: nessas férias o garoto não irá para a casa dos pais e sim passar um tempo em Farnham, com o tio Sr. Holmes – que Sherlock não conhece, pois o tio e o pai passaram anos sem conversarem. O garoto acha uma péssima ideia e não consegue fazer seu irmão mudar de opinião.

Os primeiros dias de Sherlock na casa do tio se revelam uma chatisse, mas essa situação muda quando ele conhece Matthew Arnatt, um garoto de rua que leva Sherlock para conhecer a cidade. Matthew revela para Sherlock que viu algo muito estranho acontece em Farnham: uma nuvem negra saindo de uma casa na cidade e que o homem que vivia ali foi encontrado morto com o corpo cheio de borbulhas vermelhas. Esse ocorrido atrai a atenção de Sherlock, que resolve averiguar o caso. Sua curiosidade se torna ainda maior quando outro corpo é encontrado com os mesmo sintomas no quintal do seu tio.

Sherlock e Matthew começam a procurar explicações sobre as mortes que o povo da cidade acredita ter ocorrido por causa de praga. Matthew acha que é algo sobrenatural, já Sherlock acredita que há uma explicação “real” para o ocorrido. A sorte dos meninos é que eles contam com a ajuda de Amyus Crowe, um homem misterioso contratado por Mycroft para dar aulas para o irmão mais novo durante as férias. Amyus é americano e veio para a Inglaterra junto com sua filha Virginia, uma adolescente bonita que desperta sentimentos no jovem Sherlock.

Sherlock e seus amigos embarcam numa grande aventura que se torna bastante perigosa e mortal. As mortes acontecidas em Farnham acabam se revelando parte de um plano bem perigoso e Sherlock terá que tomar muito cuidado para sair dessa com vida.

[...] - E o que isso lhe diz? – Perguntou Crowe, olhando para Sherlock com os olhos azuis quase sumidos entre as rugas da pele.
Sherlock pensou por um momento.
- Não sei.
- Que você pode deduzir quanto quiser, mas dedução é inútil sem conhecimento. Sua mente é como uma roca a girar eterna e inutilmente, até que sejam introduzidas as fibras e ela passe a produzir fios. A informação é a base de todo pensamento racional. Busque-a. procure-a com assiduidade. Encha o depósito de sua mente com tantos fatos quantos couberem nele.
Não tente distinguir entre os fatos importantes e triviais: todos são potencialmente importantes.



(pág 52-53)


Até hoje não entendo porque nunca li as aventuras originais desse detetive criado por Arthur Conan, que deu origem a esse clássico da literatura!

O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte é um livro com um personagem adolescente, mas o livro não é só para jovens até porque temos no livro cenas de luta e aventura que agradará aos mais velhos.

Achei o jovem Sherlock Holmes um personagem bem interessante, ele é daqueles que conquista o leitor por sua curiosidade e coragem. Andrew Lane soube criar bem esse personagem juvenil, porém confesso que esperava um Sherlock Holmes mais – digamos – “inteligente”; não que o Sherlock do livro não seja, mas esperava um garoto bem mais astuto. Ele é um adolescente normal e no livro vemos como começa a surgir a necessidade por saber cada vez mais, quem o impulsionou a ter curiosidade e por tudo.

Mattew, Aymus e Virginia são outros personagens que acrescentaram bastante a história, gostei bastante desses personagens e espero que deem as caras em vários outros livros dessa série juvenil.

Estou ansiosa pela continuação já que achei essa primeira aventura muito boa e também estou confiante de que a série será daquelas inesquecíveis que vou indicar para todos. Aproveito e já indico o primeiro livro que acredito realmente que agradará a quem curte histórias de aventuras.

Recomendo!


Série O Jovem Sherlock Holmes


1 - Nuvem da Morte (Death Cloud)
2 – Reed Leech*
3 – Black Ice*
4 – Fire Storm (previsto para 11/2011)*
*Não lançado no Brasil

Site Oficial de O Jovem Sherlock Holmes




Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Adoro as histórias deste grande detetive, e claro que pretendo ler este livro. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Assim como você, não sei exatamente porque, até agora, eu ainda não fui atrás de nenhuma obra que conta histórias com esse personagem que tornou-se lenda na literatura.
    Na verdade nem os filmes eu cheguei a assistir. Mas pelo que ouço falar, até por pessoas que odeiam ficção e leitura (OH, my God!) que amam o Shelock e suas aventuras... Eu estou doido para poder conhecê-lo bem, comprar várias das muitas obras que contam as aventuras dele.
    Agora que li isso, me deu mais animo ainda. Só não sei exatamente quanto vou ter a oportunidade de fazê-lo, por incontáveis motivos... Mas vou arrumar um jeito em breve.

    ResponderExcluir
  3. Amo tudo que diz respeito a Sherlock Holmes. É o meu detetive predileto. Também estou seguindo a série pela TV. Eu ainda não consegui ler esse livro mas ele já se encontra marcado como desejado.

    ResponderExcluir