='cap-left'/>

James Patterson - O Dia da Caça

Ok, confesso que NUNCA ouvi falar de James Patterson antes que a Editora Arqueiro trouxesse os livros deste autor para o Brasil e nele apostasse, para a felicidade de nós leitores. Figurando como o autor mais bem pago de 2011 e também o autor de suspense mais vendido no mundo, lendo o livro "O Dia da Caça" é fácil se convencer da veracidade dessas informações...
Minha primeira impressão é que o a autor é uma máquina de escrever livros. James Patterson possui, até o presente momento, sete séries em andamento, além de outros livros independentes. Esta série do detetive Alex Cross, por exemplo, já soma 17 volumes publicados.

O Dia da Caça


O Dia da Caça

James Patterson

"O Dia da Caça" é o quarto livro da série Alex Cross e, embora eu tenha ficado com a curiosidade atiçada para ler os volumes anteriores (ok, e os posteriores também*risos), é perfeitamente possível apreciar sua leitura sem qualquer dano a um bom entendimento da trama, pois poucas vezes há referências aos outros exemplares/casos. Mas a orelha trás um breve resumo sobre a trajetória profissional do Detetive Alex Cross, somente para situar o leitor: órfão aos 10 anos, criado pela avó Nana Mama, é pai de 3 filhos e sua primeira esposa morreu baleada num crime nunca solucionado e possui uma brilhante carreira na polícia de Washington.

Alex Cross é o especialista em solucionar mistérios, mas o atual caso, além de misterioso, também á apavorante: famílias inteiras estão sendo eliminadas através de massacres nitidamente cruéis e hediondos. A primeira família era de uma ex-namorada de Cross do período acadêmico, o que faz com que ele veja a investigação como um desafio pessoal. Com os novos massacres que acontecem, incluindo um simultâneo em Washington e Abuja, da família de um diplomata nigeriano, fica evidente que os crimes têm motivos que levam às savanas africanas. Alex não pensa duas vezes e também viaja à caça do assassino que se autodenomina Tiger e usa meninos como “soldados”.

A investigação de Alex Cross tem poucos resultados a princípio, pois ele é preso pela policia local e espancado sem qualquer motivo aparente. Logo fica evidente que são apenas “lições” para que Cross desista, mas ainda assim ele vai em frente e pouco a pouco consegue alguns aliados, descobre informações úteis e vê com seus próprios olhos uma miséria profunda. Neste ponto da trama, junto com Cross, o leitor se surpreende com a realidade africana, sobretudo na Nigéria, Serra Leoa e nos campos de refugiados de Darfur, onde há instabilidade política e milícias que atacam deliberadamente civis. Mais uma vez a ganância corrompe o mundo com jogos de interesses e fica quase impossível separar o joio do trigo... Quem serão os verdadeiros vilões?


Beeeem, o que falar sobre esse livro?
"O Dia da Caça" (Editora Arqueiro/2011/ 212 páginas) é narrado em primeira pessoa – pelo protagonista Cross e em parcos momentos pelo antagonista Tiger – na forma de capítulos curtos e o estilo do autor faz com que lê-lo seja uma experiência de rápida, não só pelo número reduzido de páginas, mas pela proeza de conseguir passar toda sua mensagem com “economia”. Não se engane, há descrições dos crimes, sim, e elas são chocantes, mas em momento algum a leitura é maçante.

Com relação aos personagens, achei que o detetive Cross poderia ter agido com mais esperteza, afinal as maiores descobertas que conseguiu vieram de terceiros e de graça, sem que ele, de fato, as conquistasse. Para um policial “tarimbado” como Cross, pode-se dizer que ele agiu com muita inocência na áfrica. Tudo bem que há o choque cultural, e tudo o mais, mas por vezes achei o personagem muito “perdido”. Ainda estou na dúvida se o antagonista poderia ser mais explorado, ou se parte do charme do livro reside neste mistério que foi o Tiger. Mas, sem dar spoiler, digo apenas que o desfecho é plenamente satisfatório e faz o leitor entender que nada poderia ser entregue de bandeja logo de início.

Entre minhas leituras dos últimos meses quase não houve suspenses, então ler "O Dia da Caça" foi uma variedade literária que me agradou muito. O enredo é muito interessante, quase que um pano de fundo para abordar de forma crua realidades que poucas vezes são veiculadas ao mundo, então este livro mereceu toda minha atenção.

Finalizando, e apenas à titulo de curiosidade, dois livros as série Alex Cross já ganharam versões nas telonas, vividas pelo ator Morgan Freeman nos filmes “Beijos que Matam”(1997) e “Na Teia da Aranha”(2001). O próximo livro a ser adaptado, já em fase de produção, será “Eu, Alex Cross”, o próximo lançamento da Editora Arqueiro \o/. Nem preciso falar que recomendo, certo?

Mais informações:
Editora Arqueiro
Hot site de James Patterson no Brasil
Site oficial do autor



Comentários
37 Comentários

37 comentários:

  1. To com esse livro aqui para ler, super curiosa, por que tenho visto que muita gente gostou da escrita do livro.
    Ansiosa para me embrenhar no universo policial desse livro.

    Ótima resenha, deu para sentir a intensidade do livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh! Já estava querendo esse livro, agora eu PRECISO urgentemente dele!Muito boa a resenha! Parabéns!
    :*

    ResponderExcluir
  3.  Adoro James Patterson, é um dos melhores autores de series policiais que já li !!!
    Parabéns pela resenha !!

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo esta falando bem do livro e sua resenha não desmente isso. Adoro livros de suspense então dica anotadissima. E é fato, do jeito que eu sou lerda em suspenses nem ia perceber a inocencia dele kkk

    Parabéns pela resenha, beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu também não conhecia o autor James Patterson, mas desde que a Arqueiro lançou que aprecio o modo de escrever dele.

    Adoro leituras rápidas e adoro mais ainda livros policiais. Gosto de acompanhar séries e personagens então acho que Alex Cross é uma boa indicação!

    Quero muito ler esse livro e o outro dele tbm(4 de julho)!

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito fã de livros fortes assim. Prefiro os romances, pois geralmente quando são descritas as cenas dos massacres eu fico enjoada, não dá vontade de terminar o livro. Não sabia que fazia parte de uma série, mas parece que a historia não depende dos 1°
    Parece um bom livro, mas não faz meu estilo de leitura
    Bj
    @GreicySantos 

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro suspense e desde que vi que esse livro era desse gênero já me interessei. Uau! 17 volumes? Deve ser muito boa a série mesmo, senão não teria tantos livros.
    Estou super curiosa para ler, ainda mais agora.
    Ficou muito boa a sua resenha, parabéns! :D

    Beijos,
    @misslarkin_ 

    ResponderExcluir
  8. Eu também não conhecia o autor antes da Arqueiro trazer os livros pra cá UAHSUAHSUAHSU Adorei sua resenha, que bom que gostou do livro. Espero que eu goste também *.*

    Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas!!
    Eu já conhecia o escritor, mas ainda não li nada dele. Não sabia que a série já tinha 17 volumes publicados, quanta coisa!!
    Quero muito ler esse livro.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler este livro,mas quero ler os anteriores primeiro,falam que não precisa,mas prefiro começar direitinho,rs.
    Adoro series policiais,e ainda mais uma que faça sucesso não tem como ser ruim...
    Adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Também não conhecia esse autor, adoro histórias policiais, apesar de não ler muitos livros nesse estilo. Só esse fato já chamou a minha atenção e depois da sua resenha fiquei com bastante vontade de ler.

    ResponderExcluir
  12. Também nunca tinha ouvido falar desse autor antes da Arqueiro trazer ele pra cá! hahahaha
    Adorei a resenha, apesar de não ser muito fã de livros policiais - acho que Tequila Vermelha me traumatizou ><" - principalmente pelo modo como você disse que a história passa em um ritmo rápido. Admiro muito autores que conseguem fazer isso e não prejudicar o enredo.

    Definitvamente, vai pra minha listinha de must read :D

    Beijo!

    Ju
    http://julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  13. Hum, nunca li nada do James Patterson e confesso que romances policiais não são lá muito a minha praia, mas acho uma opção interessante pra fugir um pouco da temática sobrenatural tão presente nos últimos lançamentos, além disso, de acordo com a sua resenha, o livro parece garantia de muita ação e suspense do início ao fim. Ótima dica! =)

    Marcia Nascimento

    ResponderExcluir
  14. Eu também nem conhecia esse autor e para ser bem sincera não gosto muito deste tipo de suspense. Mas como venho lendo várias resenhas de livros deste autor e as pessoas, assim como você, dizem bastante que o livro é bem interessante. Então agora acho que fiquei com um pouco de vontade de conferir os livros do James.

    ResponderExcluir
  15. Tô morrendo de vontade ler este livro, por ser falado como o autor mais vendido e agora com sua resenha adorei, vi um vídeo que autor falou que Stephen King não gosta dos livros dele, vai ver né?
    Ma mega ansioso para ler e fazer a coleção da série, pena que é o 4º né?A Arqueiro poderia ter lançado os primeiros também...

    @1guifranco 

    Passa lá no Simbolista:

    http://www.osimbolista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. geovannaferreira voeg20 de setembro de 2011 19:23

    Ai acho que suspenses assim não é realmente minha cara!! E só porque meu blog é parceira da arqueiro ela só anda publicando esse gênero, e desse autor!! Mas concordo com isso que você disse... as vezes é bom sair da rotina, mas esse, acho que não entra na minha wish list não!! Se for pra ter suspense que tenha um pouquinho de história e muito romance no meio, assim como Julieta que eu li!!


    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Carla Histórias sem Fim20 de setembro de 2011 19:30

    Oie!

    Estou louquinha pelo livro! Adorei sua resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Como assim tem anteriores que a editora nao lançou??? nem imaginava que fosse uma serie. E assim como tu ainda n tinha ouvido falar dele, mas pelo jeito estou perdendo tempo né...
    Adoro o genreo e estou louca para ler nem q seja um dos livros dele , para me certificar de q tudo q dizem é veradde kkkk ok ok, eu confio no q vc disse, mesmo assim gosto tanto do genero q é tao bom ter um super talento a solta por ai  e o melhor, escrevendo como uma maquina .
    ABraçoooos

    ResponderExcluir
  19. Oi obrigada pelo comentario no meu blog, parabens pelo seu site é otimo, adoro sinopse de livros, vivo lendo por ai e sempre bom conhecer um pouco do livro antes de comprar!

    www.deysejoyce.comBjins

    ResponderExcluir
  20. Que legal, Sabrina!
    Nossa! Essa série já tem 17 volumes publicados, e eu ainda não li nenhum?? Trágico! rsrs... Pra falar a verdade, eu não conhecia esse autor ainda. Vim conhecer suas obras através da Bienal. 
    Não é muito fácil eu ler livros de suspense, então, creio que essa série seria uma boa, muita ação, suspense, etc.! 
    Espero ter a oportunidade de conhecê-la! ;)

    Beeijo*;

    ResponderExcluir
  21. Gente, que história legal!!!
    Amo investigações! HAHA
    E adorei o personagem Cross! Agora fiquei tão curiosa pra ler o livro e saber "quem serão os verdadeiros vilões" né? rsrs

    *Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Nossa como eu tenho escutado coisas boas James Patterson, mas principalmente detetive Alex Cross. Concerteza vou ler. Quanto mais com sua resenha linda =P
    Parabéns

    ResponderExcluir
  23. Sabrina,

    Adorei, sou fã de livros de suspense e com esse tipo de perseguição, assassinatos pra lá de brutais só aguça a minha curiosidade, eu já tinha visto alguns livros desse autor, apesar de nunca ter lido nada dele e vou ver se acho esses filmes pra assistir parece que ele tem uma veia de suspense bem legal.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da resenha, mas li comentários negativos do outro livro dele lançado recentemente. No entanto, tenho curiosidade imensa de conhecer as obras do autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu tb nunca tinha ouvido falar nesse autor ou já vi mais nunca prestei atenção. Mais parece ser o tipo de livro que adoro. Eu gosto muito do filme Beijos que Matam, vou ver se acho o livro para ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Oi Sabrina!
    Adoro livros com investigação policial e suspense. Tanto que a Série Mortal da Nora Roberts e os livros do John Grishan são uns dos meus favoritos! É uma pena que a Arqueiro não publique os livros na ordem certa. Mesmo assim vou tentar dar uma chance para ver se o Alex Cross me conquista.rs
    Adorei a resenha!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  27. Estou super interessada em ler esse livro, adoro um bom suspense e quase não leio livros sobre crimes e investigações (nesse tema sou mais seriados, mesmo!) e vou ver se consigo ler o mais rápido possível para sentir um pouco de tensão e curiosidade também!

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  28. eu tambem nunca tinha ouvido falar nele, mais que bom que a editora arqueiro trouxe os livros dele para nosso deleito kkkk
    o livro parece ser bom e adoroooo historias do genero policial *-------*
    espero poder ler em breve *-*
    e a resenha esta otima !!
    beijooos
    @Amandagoncalvez

    ResponderExcluir
  29. Adorei a resenha !!!

    Também nunca tinha ouvido falar desse autor, e nem dessa série, porém fiquei com vontade de le-lo, adoro romances policiais e to viciado em Harlan Cobain, só não sei se a escrita dos dois é parecida... Enfim, fiquei super curiosa, o problema é que se leio um livro de série, tenho que ler os outros, pq senão a curiosidade não me deixa em paz, e pela quantidade dessa série, vejo que se ler vou ter que economizar bastante rs ....

    ResponderExcluir
  30. Gente, eu adoro um suspense policial! Pelo visto esse é um daqueles né...eu tb não conhecia esse autor, aliás, os 3 primeiros livros dessa série não foram publicados aqui ainda? Mas já que vc disse que dá pra ler sem ter lido os anteriores, fico mais tranquila! Adorei a resenha, e claro, já anotei na minha lista! Bjo!

    ResponderExcluir
  31. To super ansiosa para ler esse livro, esse escritor parece mesmo ser ótimo, só vejo resenhas positivas sobre os seus livros e como ando apaixonada por livros de suspense policial, ai mesmo que chamou minha atenção.
    Espero em breve conseguir pegar algum livro dele para ler.
    Ótima resenha.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Eu não leio  romance policiais, mas esse  parecem ser bem
    interessante,com certeza será  um novo gênero para  explorar.

    Beijos
    Luciana
    Não deixe de visitar o Blog - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  33. amooo séries de investigação *-* admiro muito esses autores que escrevem de monte, várias sequencias para os livros. O bom é que isso não significa que a qualidade piora, muitas vezes vai melhorando a cada volume.
    ;*

    ResponderExcluir
  34. Nunca li livros de suspense, mas gostei muito da sua resenha, o livro parece bem interessante, parabéns!
    Beijos,
    Brenda
    http://sonhosemtinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Olá Suzana! Você ganhou um kit de marcadores de páginas! =) Mande seus dados pelo formulário de contato do blog ( http://www.leiturasedevaneios.com.br/p/contato_2766.html ), ou email leiturasedevaneios@gmail.com 

    ResponderExcluir
  36. Não sabia que o autor tinha tantos livros também assim não, mas se as historias forem boas, vai ser muito bom ler seus proximos trabalhos. bjs *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Li apenaws um livro deste autor e fiquei bem impressionada com ele. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir