='cap-left'/>

Maria V. Snyder - Estudos sobre Veneno

Mais uma série para seguir!
Não tem jeito... Quando aparece um lançamento como esse, me sinto irremediavelmente atraída!
Diferente de qualquer outra que eu tenha acompanhado, a série "As Lendas de Yelena Zaltana" já conseguiu me surpreender muito logo neste primeiro livro: Ficção, sem ser forçada. Sobrenatural, sem entrar em modinhas de vampiros, anjos e demônios ou mitologias. Aventura, sem parecer irreal. Ação, sem parecer pancadaria sanguinária. Inteligente e intrigante, sem conter partes didáticas cansativas. Romântico ... Ok, nunca me importo quando esse último predicado é excedido (risos).


Estudos sobre Veneno
As Lendas de Yelena Zaltana - Livro 1
Maria V. Snyder


Num período que não ficou especificado (muito possivelmente medieval) está acontecendo uma transição de monarquia pra militarismo no território de Ixia. O impiedoso monarca foi eliminado e o povo está se adaptando à implantação do sistema do Comandante Ambrose, líder nato das mudanças, que dividiu o território conquistado em distritos militares e cedeu aos seus “generais”.

Os habitantes do antigo reinado estão distribuídos pelos distritos e “inseridos” em programas, devem usar uniformes com cores que os identifiquem como pertencentes a determinado distrito e cumprir as tarefas para as quais são designados como assalariados; pode-se migrar ou visitar outros distritos, mas toda e qualquer movimentação deve ser rigidamente documentada. Quem não concorda geralmente se exila e passa a ser considerado fora da lei.

As leis do Código de Conduta são bem rígidas e cumpridas à risca, como não admitir, sob hipótese alguma, magia em Ixia. A mais importante das leis é que a harmonia deve superar acima de qualquer coisa, então acidentes não são tolerados. Por exemplo: se um viúvo matar seu filho com um arado, porque a criança entrou debaixo e ele não viu, é culpado porque foi omisso, e a pena sempre é a execução pela forca.

Agora é hora de uma jovem mulher ser executada: seu nome é Yelena e ela matou o filho do General Brazell. Detalhe: ela é órfã e esteve no orfanato do general desde criança, o que (“aparentemente”- afinal, tudo tem dois lados) torna seu crime ainda mais repugnante. Mas Yelena será beneficiada por essa mesma lei tão severa, pois quando o atual provador de comida do general morre, a próxima pessoa a ir pra forca deve tomar seu lugar.

E agora? Qual destino pode ser mais terrível:
A morte certa pela forca, ou uma agonia lenta pelo veneno?
Fugir é impossível: Yelena foi envenenada com Pó de borboleta e deve tomar todos os dias o antídoto que somente Valek possui. Então ela passa a ser treinada por Valek, o chefe da segurança do comandante, para ser a nova provadora e deve aprender todos os venenos conhecidos, suas mínimas variações, nomes, efeitos, gostos, etc. Daí o título: Estudos sobre Veneno. *Pausa para suspirar por Valek* Continuando: Valek é a pessoa que tramou toda a tomada dos poderes do rei e é graças à sua astúcia que o comandante chegou ao controle total. A princípio, pode ser considerado apenas um assassino muito bem treinado, mas Valek é um tipo invencível muito poderoso no sentido de ser um especialista em artes de combate, espionagem e disfarces. Misterioso, pouco a pouco vai se revelando ao leitor e se envolvendo com Yelena. Minha opinião? Ele consegue conquistar os dois!

Yelena pode ter o direito a uma segunda chance, mas o general Brazell não está nada contente e quer sua morte não somente por ser assassina de seu filho, mas também por ser capaz de, junto com Valek, ir contra seus planos escusos de controlar o comandante. Desta forma, Yelena vive numa verdadeira corda bamba, sendo testada pelos venenos de Valek e correndo o risco de morrer a qualquer momento ao provar a comida do comandante, sendo caçada pela vingança de Brazell e também por outras pessoas, por motivos que nem conhece, em meio a intrigas políticas, joguinhos de poder, lutas.


Primeiro livro da série “As Lendas de Yelena Zaltana” Estudos sobre Veneno (Editora Harlequin/2011 – 416 páginas) consegue nos introduzir tão bem ao “drama” de Yelena, que não achei a leitura cansativa em parte alguma, como costuma acontecer com os primeiros livros de séries nos trechos com as explicações dos universos criados pelos autores.

Narrado exclusivamente em primeira pessoa por Yelena, o que faz com que o leitor tenha essa sensação de ‘proximidade’ com a protagonista, vemos que o passado de Yelena é pouco a pouco revelado, assim como os motivos do assassinato do filho do general, e os abusos pelos quais ela passou. Personagens secundários também vão sendo inseridos e se tornam muito complexos, mas é nossa heroína quem nos surpreende, porque agarra com unhas e dentes essa nova oportunidade e se mostra uma personagem “mocinha” forte e cativante que, com certeza, tenho enorme desejo de voltar a ver.

Para quem pega o livro para ler sem ter conhecimento dos títulos seguintes (Estudos sobre Magia e Estudos sobre Fogo), é interessante como “Estudos sobre veneno” adquire um inesperado tom de sobrenatural... Há magia envolvida de forma muito sutil que quase não se nota no início do livro, mas que se torna extremamente destacada no decorrer da trama e mais ainda no decorrer da série, pelo que pude perceber.

Eu gostei muito de “Estudos sobre Veneno” e com certeza acompanharei “As Lendas de Yelena Zaltana” na medida em que os livros forem publicados no Brasil. GOSTEI MUITO, mas acharia PERFEITO se o laço romântico da trama fosse mais aprofundado – não só porque sou assumidamente fã de romances, mas por realmente acreditar que faltou uma pequena (e necessária) dose de ousadia de Maria V. Snyder. Por vezes, o livro dava a impressão de ser de autoria de um homem... Não que a falta de um romance mais evidente seja ruim, “eu” esperava um pouco mais nesse sentido.

Finalizando, afirmo que se trata de um livro que agradará até ao mais machão dos leitores e é uma recomendação de leitura geral, sem faixa etária ou sexo específico, pois possui um pouco de todos os gêneros que fazem a alegria dos leitores: romance (sutil), ação e aventura, magia, intrigas, mistério... Recomendo!

Leia o primeiro capítulo do livro AQUI.
Confira o hotsite de "As Lendas de Yelena Zaltana" AQUI.

http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png

Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Débora Lima 01/09/2011


    Oi Sabrina!
    Assim você me mata com essa resenha! Preciso desse livro urgente!!!hahahah Sério, fiquei com muita vontade de ler essa história. Eu já tinha visto esse livro antes e nem seu pq não comprei. Amei a resenha!
    Beijos!!!
    http://palavras-que-me-distraem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Quemlefazseufilme 01/09/2011


    Gente que tudo. Sou doida por essa série. Livros, livros ... Como viver sem eles ?
    Valek, que nome forte ! Se vc suspirou por ele, tenho certeza que eu também suspirarei rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Mayara Pongitori 01/09/2011
    Aew! Apareceu!

    Adoro quando me interesso pelo livro pela capa e ele é aquilo tudo mesmo que eu pensava. Foi o que aconteceu com Estudos. Não li ainda, mas pela sua resenha comprovei. Quero muito!

    Acho que vou sentir falta tb do romance. Adoro muito romance. haha

    Bjs!
    May
    It Cultura

    ResponderExcluir
  4. Tonks 01/09/2011

    Minha próxima leitura. \o/
    http://www.romancesinpink.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Kézia Lôbo 01/09/2011

    Haaa com toda essas definições que você deu no inicio me interessei demais! Muito mesmo, agora sim vou querer ler a série! Nossa estou abarrotada de series para le OO! XD

    ResponderExcluir
  6. Fernanda Faria 01/09/2011

    Muito bom.
    Quero muito ler esse livro hehehe

    Beijos
    http://fernandadefaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. LucianaMara 01/09/2011

    Ei Sabrina!

    É sério! Esta é a segunda resenha que leio deste livro e após lê-la, aumentou (mais ainda a vontade de comprar - mesmo faltando um pouquinho de romance).
    Já está na lista dos desejados ^^

    Bjins

    ResponderExcluir
  8. Janaína Balas 01/09/2011

    Eu li o livro (ganhei em uma promoção da Harlequin), e amei tbm... Estou ansiosa pelo lançamentos dos próximos livros. Não tem como não suspirar pelo Valek... ele é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. glaucilene andrade 01/09/2011

    Olá Sabrina! sempre leio as resenhas mas não comento creio que terei que mudar e comentar com mais frequencia, ótima resenha fiquei interessada nesta historia.

    http://twitter.com/glaucilenehorus

    ResponderExcluir
  10. glaucilene andrade 1 mês atrás

    Eu particulamente, amo mesmo esta foto Leituras e Devaneios é linda demais sei q vc deve ver sempre este comentario mas é a pura verdade

    ResponderExcluir
  11. Isoldavianna 01/09/2011

    Já li ,amei,estou aguardando chegar o segundo(Estudos sobre magia).

    ResponderExcluir
  12. Apaixonadaporromances 01/09/2011

    Gostei do tema da história, fiquei curiosa para saber como continua.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ângela Graziela 01/09/2011

    Nossa, essa serie realmente tem que ser acompanhada
    E eu amo essas historias que falam de periodos historicos
    Mesmo sendo criados
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Julia G 01/09/2011

    Meninas, não sei se é formato de comentário que vocês colocaram, mas às vezes ele some e eu tenho que me desdobrar pra fazer isso aparecer para eu poder comentar ¬¬ ;~

    Eu morro de vontade de ler essa série, e mesmo antes de saber exatamente como a história acontecia - é a primeira resenha que leio - já imaginava que a autora conseguiria criar um contexto bem intrigante. Gostei de como a história parece se desenvolver. Com certeza será uma das minhas próximas leituras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Monica Carneiro 01/09/2011

    Sabrina, que resenha empolgante.Para quem gosta de livros com narrativa sobrenatural, aqui está um perfeito, pois sua resenha não deixou dúvida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Hérida Ruyz 01/09/2011

    Sabrinaaa! Deixa de ser má! Estou com comichão para ler esse livro. Estou de olho nele desde que foi lançado. Mase agora? Vou ter que comprar sem mesmo poder. Aff..não tem jeito. lá vou eu fazer loucuras. rsrs
    Amei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Bruna Britti 01/09/2011

    Oi Sa, está na pilha!!! rsrs

    Peninha que o romance é sutil né? :( Quando eu li a sinopse, pensei que um romance mais "hot" tinha tudo haver com a trama. Mas né... vou ler assim mesmo!!! Beijinhos!!! :*

    ResponderExcluir
  18. Cynthia Dayanne 01/09/2011

    Bom, eu não li o livro ainda então não sei como comentar sobre o destino de Yelena. mas acho que ela merece uma nova chance, né? Quem sabe o coração do General não fica bonzinho??? rsrs

    Fiquei curiosa, juro!

    Mas, enfim, adorei a resenha, Sabrina!
    Acho que o LEITURAS se caracteriza principalmente por conteúdo!
    As resenhas daqui são ótimas e vocês, meninas, estão de parabéns!

    Queria fazer um convite à você e, claro, à Lari e a Lu.
    Se conhecem o blog do Sérgio Carmach já devem ter ouvido falar em PARA SEMPRE ANA, é um romance escrito por ele. A proposta que está rolando em seu Recanto é que as pessoas se inscrevam para fazerem resenhas sobre o livro. Para isso ele precisaria fazer a distribuição de exemplares pra que as pessoas lessem e resenhassem. Deem uma olhada por lá caso houver interesse http://sergiocarmach.blogspot.....

    E aqui você pode conhecer mais e viajar pelos capítulos de Para Sempre Ana: http://para-sempre-ana-o-livro...

    Obrigada...
    Tenha uma boa noite e um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  19. Dyana Camila 01/09/2011

    Não conhecia esse livro, mas parece ser ótimo, adorei a resenha me deixou com bastante vontade de ler, só achei que poderia ter mais romance nunca é demais.

    ResponderExcluir
  20. Nardonio 01/09/2011

    Um bom livro já começa por uma bela capa, e essa é muito bonita.
    Você foi "malvada" comigo postando essa resenha (rsrsrs), agora só vou descansar quando ler esse livro!!!!!

    @_dom_dom

    ResponderExcluir
  21. Bruna M. Silva 01/09/2011

    Oi Sabrina,
    aiii série nãoooo porque tem que ser assim ultimamente?! :~~
    Mas ei que resenha tentadora, só o começo dela ja me fez ter uma vontade de ler! >_<
    E ainda mais que é de época, adorei !

    Beijoss

    ResponderExcluir
  22. Nataly Gonçalves 01/09/2011

    Adorei sua resenha! Eu quero muito ler esse livro e agora deu mais vontade ainda de lê-lo. E a capa é muito linda, só achei ruim uma coisa: mais uma série, rs.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Myl@ 01/09/2011

    Eu vou dizer que não dava nada por esse livro, mas achei muito interessante e com uma estória bem elaborada e contada. Concordo com a Nataly, a única coisa ruim e que é uma série, estou fugindo de séries, já bastam as que eu estou lendo, rs.

    ResponderExcluir