='cap-left'/>

Patrick Ness - O Motivo


O Motivo, do escritor Patrick Nesse, é o primeiro livro da Trilogia Mundo em Caos. O livro foi publicado no Brasil pela Editora Pandorga e eu tive a oportunidade de ler esse livro e tirar minhas conclusões sobre a trama.

O personagem principal do livro é Todd Hewitt o, um garoto de 12 anos e doze meses que vive em Prentissburgo. Olhando a idade de Todd nós logo acreditamos que ele tenha 13 anos, afinal, para nós o ano tem doze meses, mas no mundo de personagem o ano possui treze. Todd está quase completando treze anos e isso em Prentissburgo significa muito, é um marco na vida da pessoa, pois é no décimo terceiro aniversário de um garoto que ele automaticamente se transforma em um homem. Todd é ainda o único garoto da cidade, todos os outros já são homens com grandes responsabilidades. Ele não vê a hora em que será um também e deixará de ser ignorados pelos outros.

Até agora só citei os homens, certo? Onde estão as mulheres da história? Simples de responder, elas simplesmente não existem.

Quando ainda era um bebê, Todd e seus pais saíram da Terra (que estava devastada) e foram para Prentissburgo tentar começar uma nova vida. Mas o lugar - que parecia ser bom para um recomeço – era habitado por uma raça chamada Spackles, seres com grande conhecimento biológico. Esses seres e a raça humana começaram uma grande guerra onde os humanos saíram ganhadores, mas sofreram perdas terríveis... Os Spackles possuíam uma arma poderosa que acabou matando todas as mulheres do planeta.

Os homens foram os únicos que restaram e não sobrou o bastante para cuidar dos bebês e crianças, o que causou a morte de muitos pequenos. Todd foi um dos sobreviventes! Ele teve a sorte de contar com a proteção de Ben e Cillian que acabam o criando.

Mas não foi só as mulheres que os Spackles tiraram dos homens, também os tirou a privacidade e deixaram o “RUÍDO”. O ruído é uma conexão entre os pensamentos de todos os homens, eles simplesmente ouvem e vê tudo aquilo que os outros pensam o tempo todo. Não há privacidade, não há como guardar segredos, pois todos podem lhe “ouvir”.

Toddy faz parte desse mundo onde até os animais conseguem ser ouvidos, aliás, Todd possui um cachorro chamado Manchee que o acompanha para todos os cantos, não porque Todd queira, mas porque seus “pais” o obrigam a carrega-lo consigo.

A vida “calma” de Todd sofre uma grande reviravolta quando ele e Manchee saem para a floresta em busca de maçãs do pântano para Ben. Enquanto andam por ali sentem uma presença diferente, uma a qual não conseguem ouvir; é um buraco silencioso no Ruído constante a qual estão acostumados. A partir daí os problemas de Todd começam, ele conta esse fato para Ben e Cillian que o mandam fugir para longe de Prentissburgo, pois o lugar guarda segredos bastantes sombrios e Todd corre bastante perigo estando lá. O garoto foge e acaba esbarrando em alguém que ele imaginava não mais existir: uma garota.

Eu sou Todd Hewitt.
Vou me tornar um homem em vinte e nove dias.

Patrick Nesse escreveu uma história muito interessante daquelas que você não consegue para de ler até que acabe, e quando acaba você já fica esperando a continuação, uma vez que a curiosidade é grande demais. Eu sou uma das pessoas que já está ansiosa pelo segundo livro da trilogia (que torço para que seja lançado logo).

Todd é um personagem que me conquistou, eu tive muita vontade de pegá-lo no coloco e cuidar dele. Nenhuma criança merecia passar por tanto perigo como esse pobre menino passou no livro. Outro personagem que me agradou demais foi o Manchee, o cachorro, ele é uma gracinha, ficava imaginando a cena dele andando atrás de Todd e falando só besteira, rsrsrs. O cachorrinho é um personagem bastante essencial na história, ele é o companheiro de caminhada de Todd. Viola também é outra personagem importante e bastante forte e valente, é do tipo de personagem feminino que torço sempre nas histórias.

A narrativa de Patrick é ótima, ele conseguiu me prender a história de uma forma surpreendente ao ponto em que parecia que eu estava naquele lugar sinistro junto com Todd e seus amigos. No livro acontecem várias coisas que tornaram a leitura muito boa, fiquei no coração na mão muitas vezes por causa dessas crianças e de Manchee, torcendo para que tudo desse certo para eles.

Super recomendo O Motivo, vale a pena ler esse livro e entrar no mundo surpreendente e diferente criado por Patrick Nesse.

Espero que o segundo livro da trilogia seja tão bom quanto o primeiro!

Trilogia Mundo Em Caos:

1 - O Motivo
2 - A Missão (não lançado no Brasil)
3 - A Guerra (não lançado no Brasil)

Mais Informações:




Em comemoração ao aniversário do blog, como temos feito com as outras resenhas postadas durante este mês, TODOS os comentaristas desta resenha também concorrerão a um kit com mimos diversos. Então, ao comentar, não esqueça de deixar seu email ou twitter =)
Relação dos "mimos.


Parabéns Lucio!

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse sistema pra comentar no seu blog não gosta de mim :/ kk
    Mas tudo bem.
    Adorei a sua resenha, nunca tinha visto esse livro não, mas parece ser bem legal!
    @Web_Teen_
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou lendo e adorando, realmente é bem diferente o tema do livro, é bom mesmo, pois ''foge'' um pouco da ''onda'' de vampiros, lobos (não que eu esteja reclamando gente) eu amoo vampiros e lobos, mas acho que devemos dar oportunidades para outros temas!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, estou MUITO curiosa pra ler esse livro! A editora ficou de me mandar, mas até agora não chegou :( hahahaha

    Adoro temas futuristas e é bom uma literatura um pouco diferente da "convencional", né?

    Não vejo a hora de colocar as mãos nele *-* haha

    Beijo!

    @6277Alibi

    ResponderExcluir
  5. Depois de ler esta ótima resenha, com certeza vou colocar este livro na minha lista, mesmo sendo diferente do que estou acostumada a ler.
    Mas achei super interessante e diferente este livro.

    Beiijo

    ResponderExcluir
  6. Ei Lu!
    Sorte que o livro faz parte de uma trilogia, e como estou evitando séries até que elas saiam completamente, ainda posso adiar a leitura.
    O livro parece mesmo ser mto bom.
    Bjins

    ResponderExcluir
  7. Nossa adorei a história hein, acredito que esse livro vai entrar na minha lista de leituras hehehe


    Beijo

    http://pensamentoselivros.blogspot.com/
    @Storiesandadvic

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de por meu twitter entaum vou escrever de novo xD

    Nossa adorei o livroo!!
    É uma história bem diferente!!Owwnn adoro quando há cachorros na história xD Só espero que ele naum morra!
    Naum gostei mtu da capa mas ela descreve bem o livro, isso que importa =D
    @lais_turaca

    ResponderExcluir
  9. A história parece ser bem interessente, daquelas que fogem do normal, e que, como você mesma disse, nos deixa mais curiosa a cada página lida!
    Ah, e claro, eu fiquei curiosa com relação a garota que Todd encontra. Até fiz um "ta-nan-nan" na minha mente! rsrs

    @cyndibrito_

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, também andava sumida por aqui, mas só porque não conseguia comentar! Que bom que resolveram voltar aos comentários originais do google! ;D
    Quando olhei a capa desse livro pela primeira vez achei que tinha a ver com a continuação do Cherub (e errei feio!). Mas adorei saber que se trata de uma distopia totalmente inovadora! Gostei da sinopse, a resenha está ótima, fiquei louca para ler!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente não me interessei nem um pouco nesse livro.
    Mas não sei, posso estar errada. Se algum dia eu tiver a oportunidade de lê-lo, quem sabe eu mudo de ideia.

    Beijos,
    Mandi *-*
    Book and Cupcake

    @bookandcupcake

    ResponderExcluir
  12. Estou como louca atrás desse livro! Só pela sinopse que eu tinha lido na época do lançamento. Agora, com a sua resenha, fiquei ainda mais maluquinha! Que livro genial!!! Adorei muito mesmo a resenha, como tenho certeza que vou amar o livro!

    O único problema é que não gosto muito de livros onde as protagonistas são crianças... Mas esse livro merece!

    @crislayne_df

    ResponderExcluir
  13. Livro bastante interessante, achei a resenha muito boa.
    Gosto de história assim e vou acrescentar esse livro a minhas compras.

    ResponderExcluir
  14. Eu marquei a série à tempos no skoob, rs.
    Estou ansiosa para ler, e pelo que vi, não joguei minhas cartas ao ar, pois parece melhor do que eu imaginava!
    Esse é o primeiro blog que vejo do livro, por isso, estou feliz *---------*
    É uma das história mais loucas que já vi, hahaha.

    @i_manuh

    ResponderExcluir
  15. Uau que história confusa mas mega interesse, todo um mundo novo e coisas assustadora, não me animou 100%, mas vou ficar de olho, de repente numa troca eu pego ;)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  16. Apesar da capa e do título a história parece ser muito interessante. Um mundo onde não existe mulheres (é o que pensavam) e onde todos os pensamento são ouvidos e deveras muito interessante, diferente e ao mesmo tempo assustador. Resultado: preciso ler. *-*

    @ghessyka_

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu,
    Nossa, não imaginava que o livro fosse sobre isso, e já adorei!! Agora é suportar a curiosidade até poder ler, rs
    Beijos

    Cacá
    @cacasampaio
    *Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu, o livro parece ser realmente maravilhoso. Preciso admitir que a capa não é muito atrativa, mesmo assim fiquei curiosa para saber o porque de ter só aquele rosto.

    Séries não são legais, porque agente fica desesperada para ler os outros mas na maioria das vezes são os melhores livros.

    Beijos
    Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir