='cap-left'/>

Rudy Josephs - Footloose

Ele se perdeu na música, se esquecendo por apenas um minuto que aquela garota linda estava ao seu lado. Aquilo mudou quando  viu que tinha atenção total dela pela primeira vez desde que a conhecera. A dança fez aquilo. Os passos dele. Aquela coisa que ela não conseguia ignorar. Naquele momento, Ariel era dele.
p. 103


Footloose da autora Rudy Josephs é um dos lançamentos da editora Galera Record. O livro é baseado no roteiro de Dean Pitchford e Craig Brewer, cujo filme foi lançado em 1984 com o título ‘Footloose – Ritmo louco’ e também teve um remake lançado esse ano nos cinemas dos Estados Unidos (ainda sem data de lançamento no Brasil pelo que li).

O livro conta a história de Ren, um jovem de dezessete anos que passou os últimos anos da sua vida agindo como adulto e cuidando da mãe doente. Ele teve que aprender cedo a se virar deixando de lado os sonhos e desejos, a única coisa que ainda o restava para animar é a música, o ritmo que sempre faz com que Ren se sinta vivo e melhor.

Ariel é uma jovem que também tem problemas e faz de tudo para esconder sua tristeza atrás da rebeldia. Ela é filha do Reverendo Shaw da pequena cidade Bomont, Estados Unidos, da qual não ver a hora de se mudar. Seu irmão e outros três jovens morreram em um acidente há dois anos e esse fato fez com que o Reverendo Shaw e grande parte da população de Bomont ficassem revoltados com a situação, o que causou uma grande mudança na cidade: a proibição de tudo que os jovens gostaria de curtir na adolescência, como ouvir música alta e principalmente dançar em locais públicos.

A vida desses dois jovens se cruzam quando Ren vai morar em Bomont com seus Tios Wes e Lulu e suas duas pequenas filhas. Ren sofre um baque com a diferença de ambiente entre a agitada Boston, onde morava, e a pequena cidade de Bomont. Logo no primeiro dia da sua chegada ele é multado por ouvir música em volume alto, o que deixa ele confuso e com vontade de ir embora daquele lugar. Mas essa vontade logo passa quando Ren conhece Ariel, a doce filha do reverendo, que finge ignorá-lo e não achá-lo interessante. Ele percebe um interesse por trás do seu desdém e também uma rebeldia selvagem.

As mudanças não são fáceis para Ren, até que na escola as coisas conseguem ser um pouco melhor, pois ele conhece Willard e Woody, dois garotos que passam a ser seus novos amigos e que o ajudam a suportar melhor o marasmo da cidade.
Enquanto isso, Ariel passa a perceber cada vez mais a presença do garoto novo! Mas ela tenta não se importar com ele e faz de tudo para ignorá-lo, pois o que ela quer é se divertir com Chuck, um cara mais velho que é totalmente errado e torna sua vida agitada... um cara do qual sua melhor amiga, Rusty, não gosta. Na verdade, Ariel leva a vida do limite porque quer fazer tudo que seu pai julga errado, ela quer provocá-lo o quanto puder.

Viver em Bomont não era o sonho de Ren e ele tem que lidar com o novo lar, mas não deixará as leis tão rígidas da cidade acabarem com sua diversão. Ren lutará com todas as forças para que os jovens de Bomont tenham direito a um pouco de diversão e possam ouvir música à vontade. Para Ren, música é vida e não há vida sem música.

Para quem gosta de livros baseado em roteiros de filmes Footloose é uma boa dica. Eu, particularmente, gostei mais ou menos do livro, achei a história muito corrida. Sei que como é adaptação e filmes são rápidos, não teria como fazer um livro mais detalhado.

Footloose é uma história de fácil leitura que conta com personagens interessantes! Gostei de Ren, é o tipo de adolescente maduro que conquista aos leitores com sua sensibilidade e coragem. Já Ariel é uma personagem com a qual não simpatizei muito, apesar de gostar de meninas rebeldes. O problema é que há momentos para tudo, e ela não me convenceu: A vida de Ariel é cheia de restrições por seu pai ser pastor e viver numa cidade cheia de proibições, mas deixar-se ser tratada como “nada” pelo atual “namorado” para mim não é sinônimo de rebeldia, e sim falta de amor próprio.

Os personagens secundários são ótimos, Rusty, Willard, Wood e as pequenas primas de Ren me agradaram bastante, são bem divertidos e ótimas pessoas, fizeram a história ser melhor.
Estou com muita vontade de assistir ao filme, vi o trailer e achei bem bacana, acredito que o ritmo vai me agradar mais. Não vou dizer que não gostei do livro, mas não foi o melhor que li.
Para quem gostar do estilo, com certeza vai agradar!!

Casais do antigo e novo Footloose:

Kevin Bacon e Lori Singer
Kenny Wormal e Julianne Hough


click to zoom
Mais informações:


Comentários
31 Comentários

31 comentários:

  1. Ei Lu!
    Estava esperando alguém que falasse do livro ter sido baseado no roteiro do filme.
    Eu tenho experiências traumatizantes com isso.
    Após ler sua resenha, decidi ficar só com o livro mesmo.
    Vi a versão original estes dias. Achei bem legal.
    Quero assistir ao remake agora.
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!!!
    Esse tipo de livro não faz muito o meu estilo. Acho que eu até veria o filme, mas não leria não. Algo me diz que a Ariel iria me tirar totalmente do sério.rs E como assim uma cidade onde é proibido ouvir música alta?!? Eu iria surtar em dois minutos.hahahah
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do livro, mais quero muito ver o filme também.
    E concordo com você que a história foi um pouco corrida.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  4. Noooooossa, há quanto tempo não venho aqui. =s Tempo é um problema, aliás, a falta dele.

    Eu adoro filme desse estilo mas realmente fico me perguntando como seria um livro, será que fica tão legal quanto na tela? Por isso que estou bem curiosa com esse livro, e quero ler antes de assistir ao filme.

    Bjs, Lu!

    May
    It Cultura

    ResponderExcluir
  5. Gostei da história, não me lembro de ter assistido ao filme antigo, então quero ver o remake, a história é realmente simples, mas gostei da msg q passa e dps de tantos sobrenaturais e brigas de líderes de torcida, gostei do q li.

    Andy_Mon Petit Poison
    www.monpetitpoison.com

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei a ler agora a pouco, espero que eu goste mais ao longo da leitura, porque até agora não senti aquela fisgada...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  7. Oi flor!
    Primeiro eu pretendo ver o filme original, depois ler o roteiro e ai ver o remake!
    Ainda não tinha lido sobre o livro ser corrido e achei importante saber disso! Tendo essa consciência, pode ser que eu não me decepcione ao ler!
    De qualquer forma, acho que vou gostar ^^
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. eu nunca assisti footloose mas gostei da resenha e dos trailers

    ResponderExcluir
  9. Ei Lu,

    Sei lá, pela resenha fiquei com a impressão que o filme é bem mais legal rs. Quero assistir ao filme versão nova. Não sou fã de livros adaptados de roteiro, trauma de A garota da capa vermelha que eu achei horrível rs.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tinha lido sobre o livro e gostei saber! Agora fiquei mais curiosa para assistir ao filme!
    Só não sei se assisto ao antigo ou o remake! Dúvida cruel.Rs.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  11. oi luciara!
    gostei muito da resenha de hoje, eu não sabia que havia o livro. então o roteiro do filme foi adaptado para em livro, certo? como a garota da capa vermelha e a ultima musica!
    Assisti os trailers e gostei muito!
    Acho que quero assitir os dois filmes, hihihih
    Abraços, Malice

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca assisti o filme. T.T
    Depois vou procurar. Parece bem legal.
    E quero ler o livro também, como sempre deve ser melhor que o filme. Mas vou assistir o filme, primeiro porque minha lista de leituras está extensa.
    Ótima resenha. *-*

    Bjuu'
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. é um bom entretenimento o/
    eu gostei =)

    ResponderExcluir
  14. Ai, tem filme mais legal do que os que falam de música? Eu amo! Música é uma parte muito importante da minha vida, se eu não estou lendo ou assistindo tv, estou fazendo qualquer coisa ouvindo música!
    Eu só li um livro que era baseado no roteiro do filme, que foi Razão e Sensibilidade, Roteiro e Diário. Eu gostei bastante! Apesar do ritmo rápido, é gostoso de ler, então acho que vou gostar bastante desse!
    Agora, só de saber que a Ariel é uma pessoa que provavelmente não tem amor próprio e deixa o namorado a tratar como nada... Nossa, me tira do sério!
    Acredita que eu nunca vi a primeira versão do filme? AHAM, sou uma vergonha para os filmes da sessão da tarde. Hoje mesmo passou Dirty Dancing, que eu nunca vi, e nem vi! (é porque ia ser dublado...). E vi o trailer dessa nova versão agora, e ADOREI! Dá vontade de sair dançando por aí (nossa, que lindo que ia ser a gente dançando nos corredores da faculdade, como lunáticas... HAHAHAHAHAHA), sem se importar com as pessoas?

    Adorei a resenha!

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  15. Sou apaixonada por esse filme, o de 1984...eu quero ler o livro mas não algo urgente, pois como vc comentou a história é corrida e eu gosto de mais detalhes em qualquer história.

    Eu amo a musica desse filme mas vi a versão nova e não gostei e não sei vou assistir o remake.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Nem sabia do filme! o.O
    Estou ansiosa para ler o livro.Será minha próxima leitura. Já dei umas folheadas e me parece mto bom. *.*

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu,
    Eu gosto bastante do filme original, a gente fica com a música eternamente na cabeça, rs. Acho que estou mais curiosa para assistir ao remake do filme, mas pode ser que eu leia o livro também.
    Pronto, foi só ver os trailers que a música grudou na cabeça, hahaha
    Beijos

    Cacá
    *Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha!!Gosto muito do filme
    quero ler o livro,
    Musica linda!!

    ResponderExcluir
  19. Eles lançam tanta coisa em cima do mesmo nome que eu não sabia o que veio do que. HUAH Eu não tenho tanta vontade de ler esse ano, mas quero ver o primeiro filme, que eu ainda não vi.

    E sobre o lançamento do novo aqui no Brasil, no site de algumas redes de cinema tá que vai entrar final desse ano (não lembro exatamente o dia), enquanto outros no início do ano que vem. Não confio em site desde que já aconteceu do filme desaparecer da lista no dia de lançamento, mas já é alguma coisa...

    ResponderExcluir
  20. Eu tava animada para ler esse livro, mas pelo visto se eu o lesse agora iria me decepcionar completamente :/ Mas quem sabe eu não assista o filme, já que ele nasceu primeiro, né!? kkkk'
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia a história antes, mesmo com os filmes, mas achei o livro bem interessante. Já gostei do Ren ^^, e acho que se os personagens secundários são bons mesmo, a probabilidade do contexto dar certo é alta!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Só pode que esse livro é muito bom.
    Ain, quero ler ele. E ver o filme. O filme deve ser bem mais interessante, por causa das partes de dança. Eu adoro filmes assim, que tenham dança e tal.

    Beijos, Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  23. Estou lendo agora e me divertindo, mas realmente é bem corrido!

    ResponderExcluir
  24. Uau, que resenha completa! Adorei.
    Pena que seja uma leitura rápida. É possível que eu não goste por isso. Sem falar na Ariel, quase certezade que não gostarei da personagem.
    Mas de resto, a temática é muito bacana. Adorei o trailer, quero ver, pelo menos, o filme.

    Obrigada pela visita, fiquei muito contente! ;)
    Beijinhos, Mell Ferraz - Croissant Parisiense

    ResponderExcluir
  25. Quero muito ler o livro, mas estou com medo do remake rs. Pq eu amo Footloose, mas Kevin Bacon no papel virou um ícone. Enfim, espero poder conferir logo o livro =D

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  26. Eu vi esse livro a venda e fiquei interessada por ele.. Sabia que tinha um filme, mas nunca assisti. Pelo que vi pelos dois trailes, o remake parece ser bem fiel ao primeiro filme! Claro, com algumas modernizações, mas mesmo assim! Adorei (: Vou ver se já tem pra download em algum site...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Fiquei com vontade de ler esse livro pelo tema... Parece legal! Agora, livros baseados em roteiros de filmes deve ser iqual quando adaptam livros para o cinema... O original é sempre melhor... No caso, o filme, q tb nunca assisti, parece maravilhoso!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  28. Eu não goste de livros baseado em roteiros de filmes. Não tive mtas experiências, mas as poucos q tive não me agradaram.
    Talvez eu assista o filme (provavelmente a versão atual) para conhecer a história - que até me parece interessante, mas com tanto livro para ler, acho q vou deixar passar este.

    Bjo.
    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  29. Bah eu quero muito!! To louca pra ler!! E quero ver o filme na verdade as duas versões pra ver como é.

    Bjs

    ResponderExcluir
  30. eu ainda não li o livro mas já assisti ao filme pelo menos umas duas vezes. Se alguém gosta de música forte e dança, vai amar esse filme. Agora quero ler o livro, que aliás, eu nem sabia que existia.

    ResponderExcluir