='cap-left'/>

Sarah Dessen - A Caminho do Verão


Ultimamente estou tendo bastante sorte com YA Books, principalmente com histórias que se passam no verão. A resenha de hoje é de A Caminho do Verão, da autora Sarah Dessen, que traz para os leitores uma história cheia de sol, mar e diversão. Nunca tinha lido nada da autora, mas sempre que leio algo sobre os livros dela são coisas positivas, ela parece ter realmente o dom para escrever histórias juvenis simples com temas que atraem o público.

A Caminho do Verão conta a história de Auden, uma jovem que acaba de se formar do ensino médio e se prepara para mais um verão antes de embarcar para a faculdade. Ao contrário da maioria das garotas da sua idade que estão preocupadas em curtir as férias, Auden está mais preocupada é em adiantar as matérias da faculdade para chegar preparada ao curso, o que sua mãe acha muito bom.

A família de Auden não é uma das melhores, seus pais são divorciados e não se dão muito bem, gostando de falar mal um do outro. Sua mãe é uma mulher muito bem realizada, sinônimo de sucesso na área acadêmica e vive para a profissão; seu pai é também um homem bastante inteligente, mas que sempre passou a maior parte do seu tempo se dedicando a escrever livros e não realmente a família. Auden também tem um irmão, Hollis, o aventureiro da família, o cara sem responsabilidade que apesar do jeito rebelde é o queridinho dos pais.

Talvez por ter um irmão rebelde, Auden se esforçou toda a sua vida para ser um exemplo, porém não foi necessariamente para agradar os pais e sim porque ela sempre adorou os estudos o que a tornou uma garota reclusa sem muito contato com as pessoas da sua idade. Ela não mantém muito contato com o pai que se casou de novo e dessa vez com uma mulher bem diferente da ex. Heidi é uma mulher divertida loira e que adora as cores vibrantes, esse alto astral meio que faz com que Auden a ache uma mulher sem grande inteligência, contudo sua opinião está prestes a mudar neste verão.

Após alguns acontecimentos em casa que não agradam muito Auden, ela resolve por impulso ir passar o verão na casa de seu pai e Heidi, o que é uma oportunidade de conhecer a sua nova irmãzinha Thisbe.  O novo lar do seu pai fica em uma cidadezinha a beira a beira mar com pessoas alegres e divertidas, isso causa uma grande estranheza na reclusa Auden. Logo, porém, ela se dá conta que muitos dos seus pensamentos eram meios que preconceituosos, como a imagem que ela fazia de Heidi. Auden percebe que por trás da aparência da madrasta à qual ela considera superficial, há na verdade uma mulher forte, inteligente e uma ótima mãe.

É em meio ao verão que Auden conhece algumas pessoas interessantes e faz até amigos. Entre essas pessoas se encontra Eli, um garoto tão solitário quanto ela que guarda no olhar uma tristeza. Quando se dá conta, Auden e Eli se tornam inseparáveis e embarcam numa busca por uma “adolescência normal” para ela. Eli a leva para fazer as coisas que os jovens fazem, para se divertir, para viver. Os dois descobrem novos sentimentos que os levam a um verão inesquecível.

Achei esse livro bem fofo, Sarah com certeza sabe escrever histórias delicadas com cenários adoráveis. Peguei-me em algumas partes do livro imaginando a praia, o sol e aquela cidadezinha tranquila em que você anda pelos lugares sem preocupação.

Não esperem uma história com grandes acontecimentos, com dramas e muito romances. A Caminho do Verão é um livro que conta sobre a vida de uma adolescente que, como todos, têm problema, mas que não é revoltada por causa disso. Auden é séria e gosta de ser como é, no entanto quando vai para a casa de praia do pai descobre que há muito mais na vida do que ser a melhor aluna, a mais inteligente, etc... Gostei muito da forma como ela foi criada, não sendo uma garota perfeita e sim uma que erra, que faz julgamento pelas aparências e que aprende com seus erros.

Eli é um fofo,  o típico garoto que conquista e nos fazem suspirar. Ele é praticamente o anjo da guarda de Auden, aquele que abre os seus olhos para vida, que mostra a ela que a um mundo lá fora disponível para se conhecer. Os dois têm muito em comum, principalmente a insônia que gera noites e noites dos dois juntos vagando pela cidade.

Para quem curte histórias nesse estilo esse livro com certeza é uma ótima indicação. Não li nenhum outro livro da Sarah, mas pelo que li ela não decepcionar.

Recomendo!!!



Comentários
37 Comentários

37 comentários:

  1. Ei Lu,

    Desde que você falou dele no clube eu fiquei com vontade de ler, tem razão, precisamos de mais YA normais rsrs. Eu quero ^^
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ah eu sou apaixonada por livros que falam e se passam no verão, te época mais deliciosa?
    Eu também tenho lido bastante livros assim, o primeiro foi O verão que mudou minha vida, e quando vi este não resisti e comprei, estou só esperando chegar, porque sua resenha me deixou ainda mas na expectativa!!
    bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu!!!
    Se o livro for tão gostoso de ler quanto sua resenha, estou dentro.
    Gosto de ler livros leves, com temas juvenis. Principalmente quando não existe um drama exagerado através da historia.
    Dica anotada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Aaaahhh! A Caminho do Verão! *-* Eu quero MUITO ler! Acho que nunca vou esquecer você falando no clube que "esse livro não tem história"! hahahaha
    Adoro livros assim, que são sobre a vida normal, os desafios das pessoas, rotina e etc, porque a gente sempre se pega pensando nas coisas que fazemos e nossas atitudes! Esse livro é super desejado! Sem contar que a capa é muito linda (e eu sempre quis um sapatinho desse)!

    Adorei a resenha!
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Verão é uma ótima estação para livros né? rsrs. Eu adorei a sua resenha e fiquei super curiosa pra ler porque este livro parece ser daqueles bem fofinhos que você passa a tarde toda lendo e se sente feliz quando acaba! *-*

    beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  6. Poxa Lu,

    eu ia comprar esse livro mas desanimei na hora... Droga! Agora eu quero, buaaaa

    Gabi - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar dessa escritora,rsrsr.
    O livro parecer ser bem levinho,né?? Daqueles que você termina em um dia...
    Gostei!

    livrosechocolates.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Lu, que lindo esse livro! Não imaginei que tivesse essa pegada YA light... Gostei demais mesmo. Sou meio Auden e tal, hahaha, adorei sua resenha.
    Beijos,
    Samuely
    Blackbird Lonely

    ResponderExcluir
  9. nossa, faz taaanto tempo que não leio um YA.... este parece ser super legal, e nunca tinha visto resenha dele, acredita?
    fiquei super interessada!
    adoro garotas nerds e o clima de verão deve deixar a história com um toque a mais.
    vou adicionar na minha listinha de próximas leituras

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  10. A capa desse livro é muito linda!!
    Eu adoro histórias assim, mais simples e gostosas =) Adorei a recomendação ^^

    Beijos,

    Nanie
    Nanie's World

    ResponderExcluir
  11. A capa é simplesmente linda e a resenha ficou boa demais!! Com certeza quero ler!!!
    Meninas desculpem a demorar em aparecer aqui, anda tudo muito corrido mesmo e agora so to tendo tempo de visitar os blogs apenas uma vez na semana!
    Bjbj e um feliz 2012 maravilhoso pra vcs! \o

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei do livro! (da capa idem). É o tipo de livro pra ler agora, nas férias e aproveitar. Vou ver se acho na Saraiva da minha cidade!
    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Eu também gostei muito deste livro, me fez sentir tão leve! O Eli é um fofo e fiquei com muita vontade de morar na praia! ;)
    Beijos,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!
    Parece ser bem gostoso esse livro!
    Ainda não tinha ouvido falar.
    Adorei a capa!!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  15. Comecei a acompanhar blogs agora e fiquei encucada com esse YA (tive que procurar no google pra saber o significado...rs) Enfim, a história parece ser bem interessante, o fato da personagem ser uma adolescente com uma vida "normal" seria um diferencial nas minhas leituras. E é claro que fiquei bem interessada em conhecer o Eli... =P.
    Bjinho,
    pirigueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, eu amo esse tipo de livro e estou doida para ler algo da Sarah Dessen faz tempo.
    Espero poder ler esse em breve.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não li a resenha toda, pois pretendo ler este livro em breve srrs Mais só de olhar a capa e ler um pedacinho da sua resenha morri de vontade de ler \o/

    Bjkss
    Ká Guimaraes
    Acordei com vontade de ler

    ResponderExcluir
  18. Olá, Lariane!!
    Adorei a sua resenha!!
    Espero ter a oportunidade este ano de conferir de perto os livros da autora. Só tenho visto comentários bem positivos a respeito que só me deixam mais curiosa ainda. Quero muito ler esse livro também!
    Parece ser bem leve e divertido, ideal para uma leitura sem compromisso.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu!!
    Fiquei com vontade de ler o livro, adoro verão :)
    Estou lendo "What happened to goodbye", da Sarah Dessen também, e estou gostando bastante.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  20. Gostei em saber que é um livro leve, nada de esperar mto, isso me empolga, melhor do que qdo falam mil maravilhas e no final não é nada disso. E a personagem não querer ser perfeita já ganha simpatia...rs

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON ABOUT - Debutando #1 http://bit.ly/xJC7IV

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu!

    Ai que fofo! Adorei sua resenha!

    Ainda não tive a oportunidade para ler, mas jpa está anotado \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Até agora da Sarah só li Just Listen, que eu adorei. Estou com vontade de ler esse também, apesar de até não saber muito do que fala, agora já sei e quero ler mais ainda.
    Adorei a resenha.

    bjos
    Rafaelle
    http://maisintimo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu!!!
    Esse livro parece ser muito fofo..e a capa é LINDA!!
    Já li um livro da Sarah Dessen e adorei, ela escreve muito bem!!
    Esse livro eu quero!!

    Adorei a sua resenha
    Bjos!

    ResponderExcluir
  24. O livro deve ser uma graça!
    Gosto de romances e esse tem jeito de ser bem leve, fofo, delicado!
    Nunca li nada da autora, mas também sempre vejo comentários positivos sobre ela!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  25. Adorei a dica, é ótimo para quem adora YA mas está cansado dos sobrenaturais e eu adoro histórias que se passa no verão, na praia, etc.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Lu,

    eu já tinha colocado esse livro na minha estante do Skoob, no entanto, procurei nao ler nenhuma resenha. Mas nao resisti e li a sua *-* Bem, como eu acho que quase nunca tinha comentado aqui, vai ficar como se fosse o primeiro comentário, tá? mas prometo que voltarei sempre que der! *-*

    Você escreveu de um jeito muito doce essa rsenha, que eu imagino que a leitura tenha a influenciado, já que bem no começo vc ja fala isso. Eu gosto muito de YA Books e já que como indicação você fala que esse é muito legal, eu com certeza irei atrás para saber a respeito.

    Uma coisa que eu acho que a iD trabalha muito bem é com capas. E ssa, apesar de ser beem simples, chama a aatenção.

    Ótima resenha!


    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  27. Parece ser muito lindinho *-*
    Adorei a resenhaa

    Beijoos :)

    ResponderExcluir
  28. Desde o dia que você falou desse livro no encontro eu fiquei com vontade de ler. A protagonista parece uma pessoa real, uma que a gente poderia muito bem conhecer por aí, né?
    E também quero ler porque tenho esse probleminha de tentar sempre estar focada nos estudos, me esforçar para tirar as melhores notas... Quando geralmente isso nem importa muito.
    Mas sabe como é... A Tatiana que vai comprar, então vou arrumar uma cadeirinha para esperar! HAHAHAHA

    Adorei a resenha, Lu!

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  29. Estou doida pra ler algum livro da Sarah e essa resenha só aumentou minha vontade! Adoro livros assim, leves... =*

    ResponderExcluir
  30. Estou super curiosa para ler os livros da Sarah, tanto A Caminho do Verão quanto Just Listen. Já li muitas criticas positivas a respeito do trabalho dela e, definitivamente, A Caminho do Verão (como provado na resenha) parece ser uma ótima escolha para começar com o trabalho dela! *-* Adoro histórias assim fofas, leves e sem grandes acontecimentos!!! Às vezes é bom optar por algo menos dramático. rsrs

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  31. Ei Lu!

    Faço minhas as palavras da Nanda.
    Fiquei com vontade de ler este livro desde o dia do clube.
    Aceito de presente XD

    Bjins

    ResponderExcluir
  32. Lu,

    Lembro de quando você comentou deste livro no encontro. Ele realmente parecer ser um drama dos bons.

    ResponderExcluir
  33. Já li "Just listen - A garota que esconde um segredo" de Sarah Dessen e gostei mto! Eu tenho "A caminho do verão" na edição em inglês, mas quero esta edição da ID que tá lindaaaaa!
    Espero ler em breve!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  34. Oi Lu,

    eu gostei muito do estilo de escrever da Sarah, dela li Just Listen. Lendo sua resenha percebi que é uma característica dela (pelo menos nesses dois livros) criar protagonistas que erram, mas que também sabem assumir seus erros e garotos protetores e gentis. O Eli me lembrou o Owen de JL!

    Fiquei com muita vontade de conferir esse livro agora! :)

    ResponderExcluir
  35. Também só ouço maravilhas da Sarah, mas como não leio inglês fico aqui chupando o dedo kkkk Tenho um dela, mas ainda não consegui ler por causa disso, mas assim que tiver oportunidade vou ler esse :D

    bjs
    Carol - Open Page

    ResponderExcluir
  36. Ownnn esse livro parece ser muito legal *-*. Já conhecia ele pela capa de um post sobre livros de verão, mas não conhecia a estória. Sei bem o que a Auden passa, temos histórias um pouco parecidas. Quero ler sim.

    ResponderExcluir
  37. Só conhecia o livro pela capa, em um post sobre livro de verão. Gostei muito da estória, vivi coisas parecidas com a personagem. Quero ler sim =D.

    ResponderExcluir