='cap-left'/>

Kim e Krickitt Carpenter - Para Sempre


Para Sempre
Kim e Krickitt Carpenter
Colaboração de Dana Wilkerson

Não-ficção

Ok, confesso que a atração por ler livros que viram filmes, ou livros provenientes de filmes, é sempre uma constante para mim. Quando fiquei sabendo da publicação deste livro, pegando carona com o lançamento do filme homônimo, fiquei muito ansiosa para conferir... Sou assumidamente fã de romances e dramas, além de ter certa preferência por livros que fazem chorar. Logo, a premissa “jovem casal sofre acidente, mocinha perde a memória, mocinho apaixonado e dedicado tentando reconquistar a esposa” – aliada às imagens do trailer oficial do filme – parecia tão ‘meu número’, que iniciei a leitura deste livro com grandes expectativas. Sinceramente, minhas expectativas não foram atendidas, mas peço que não me entendam mal: Ainda que não tenha amado nem me emocionado com a narrativa, eu gostei muito do livro ao observá-lo sob o gênero ao qual pertence.

Para Sempre (Editora Novo Conceito/ 2012 – 144 páginas) é exclusivamente narrado por Kim Carpenter, de uma forma estritamente masculina e crua, o que me faz imaginar o que o nome de sua esposa faz na autoria, ainda que a resposta óbvia seja por tratar-se da biografia de ambos. Por outro lado, também imagino que, se Krickitt Carpenter houvesse dado seu “ toque feminino”, talvez eu até gostasse mais do livro em si.

Ainda que a beleza da mensagem que Para Sempre passa seja inegável, e eu não possa deixar de admirar a trajetória do casal Carpenter como verdadeiros exemplos de resiliência ante os infortúnios da vida, devo dizer que senti falta de uma nota mais “pessoal”. Minha afirmação pode parecer incoerência e não se aplicar a uma biografia, mas a narrativa foi bem superficial: fatos e datas, o acidente em termos técnicos, os momentos do socorro, a gravidade dos ferimentos e a descrença da equipe na sobrevivência de sua esposa, os momentos de vigília e oração. O milagre da recuperação e a preocupação com as seqüelas, cuja terapia e o empenho de Kim Carpenter conseguiram superar. Senti falta da fase da “reconquista do amor”, quando a sinopse do livro dá a entender que seria assim, e no próprio livro há uma comparação com o filme “Como se fosse a primeira vez”. Percebi um grande hiato neste sentido, como se a ótica de Kim Carpenter necessitasse do complemento que apenas sua esposa Krickitt pudesse oferecer... até que ela o faz numa seção de terapia:

"Quando perdi a minha memória, perdi os sentimentos que tinha por Kim. Tive que redescobrir o que havia em Kim para eu ter me apaixonado por ele da primeira vez. Não me lembro como isso aconteceu antes, mas eu imagino que, desta vez, meu amor cresceu de uma maneira diferente. Não aquele amor bonitinho e romântico, mas uma escolha consciente. O fato é que eu era casada com esse homem. Os sentimentos vieram depois e, felizmente, passei a amá-lo novamente."
Página 120


Recomendando este livro para quem curte biografias e gosta de testemunhos de vida com grande enfoque na religiosidade. Os personagens são reais, e essa provação realmente aconteceu em suas vidas. Como cristãos praticantes, a fé e o comprometimento foram seus alicerces para continuarem unidos quando muitos outros casais desmoronariam.

"Mesmo chegando ao fim deste livro, nossas vidas continuarão a seguir seu rumo. Quando você fechar este livro, quero que se lembre deque, durante a vida, você vai enfrentar momentos muitos difíceis, mas é possível encontrar a força que precisa em Deus. Se está faltando alguma coisa em sua vida, peça. Você será atendido. Comprometa-se, e todos os compromissos assumidos serão duradouros. Para sempre."
Página 144


Com a finalização da leitura, percebi que realmente não era a intenção do casal Carpenter romancear sua história, então terei que esperar para ver isto no cinema, e enquanto isso babar um pouco mais no trailer abaixo (risos). O que posso dizer de Kim e Krickitt Carpenter é que eles conseguiram fazer com que sua mensagem saísse do Novo México e alcançasse milhões de pessoas. Para sempre.





Comentários
56 Comentários

56 comentários:

  1. Eu amei o livro! Apesar de não ter cenas e palavras muito românticas, a luta de Kim e Krickitt para manterem seus votos é uma prova tão grande de amor que me emocionou. Acho que o "erro" está na divulgação do livro, que o coloca como um romance adocicado quando a classificação dele nem é essa. Fico triste que as pessoas se decepcionem com uma história tão linda, simplesmente porque criaram expectativas erradas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu postei a resenha dele ontem no meu blog.
    Apesar de muita gente assim como você não terem gostado eu adorei.
    Encarei ele mais como se estivesse lendo um diário mesmo e me emocionei em algumas partes.
    Realmente concordo com o comentário da Cíntia ai em cima que foi um erro muito grande da editora ter classificado o livro como se fosse um romance, muita gente acaba se decepcionando.
    Apesar de ter gostado eu também achei que seria um livro diferente.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu estava curiosa sobre o livro, mas pelo o que você descreveu, agora fiquei com certo receio. Assim como você, gosto do "toque feminino" e do romantismo mais aflorado. Mas não vou deixar de conferir o livro e o filme com certeza não irei perder, pois adorei o trailer, que ainda não tinha visto.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Sabrina! Estou ansiosa para ler Para Sempre! Beijos!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu quero MUUITO ler esse livro/ver o filme, parece tao liindo ):

    xx carol

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina,
    Infelizmente nào curto esse tipo de livro. Dessa vez eu passo. rsrs
    Mas sua resenha está ótima. Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Nossa, eu me apaixonei pela capa, mas a história não me chama a atenção... em nada, pra falar bem a verdade!
    Eu gosto de romance/drama, mas não sei não, acho que nem vou tentar ler!
    Beijos:*

    ResponderExcluir
  8. Eu já li duas resenhas não tão positivas, e fiquei meio desanimada. Mas ainda quero ler o livro, e vou lê-lo em breve.
    Pelo o jeito o filme vai ser melhor que o livro, hein. Não só pelo fato de ter aquele lindo no filme, mas que parece mesmo ser melhor.
    Vou tirar minhas próprias conclusões em breve.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  9. Ei, estou louca para ler esse livro, mas pelo jeito ele é mesmo bem "cru", já li outra resenha dizendo isso. Pena que o autor não se utilizou de sentimentos, poderia ter feito o livro mais profundo e mais tocante ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sabrina!

    Humm se os personagens são reais, então o final também deve ser né!
    Adorei a capa do livro agora estou na dúvida se deixo o livro na minha lista de desejados.

    Beijos e até a próxima visita ;)

    Lu - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sabrina!
    Eu recebi os kits deste livro essa semana, mas me disseram que tem uma pegada mais de auto-ajuda.
    Vamos ver o que vou achar assim que eu ler, só não sei quando por causa da imensa fila de leitura.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  12. Também gosto de livros dramáticos, mas não tenho muitas expectativas sobre esse.
    Todas as resenhas que li dizem que faltou emocionar.
    Mas se eu tiver a oportunidade, vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  13. Geralmente, não gosto muito de dramas, histórias tristes que fazem chorar. Talvez eu leia este. Gosto de ler o livro primeiro e depois ver o filme. Sua resenha ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  14. Quero ler muito o livro, mas antes de ver o filme, que já ouvir dizer que não tem nada ver, mas eu gosto de personagens reais, e com certeza vou gostar desse.

    ResponderExcluir
  15. Só assisiti ao trailer do filme, pois estou lendo o livro e não quis correr o risco de descobrir nada.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Sem muitas expectativas sobre esse livro.
    Mas assim mesmo tenho vontade de ler, para ver se é tão mal como falam, rs.
    Gostei da resenha :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olha, assim q comecei a ler vi que ele tinha uma pegada mais auto-ajuda do que romance. Praticamente o msm esquema de A cabana, nada contra quem gosta do estilo, mas ele não é p/ mim.

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - Como Navegar em uma Tempestade de Dragão (Cressida Cowell) http://bit.ly/zwLawW

    ResponderExcluir
  18. Acho que é bacana encararmos essa história de um ponto de vista masculino. Por trabalhar na área médica acredito que gostarei do livro.

    ResponderExcluir
  19. Estou louca para assistir esse filme, e saber que existe um livro dele me deixa mais ansiosa ainda.

    ResponderExcluir
  20. Não fiquei com muitas expectativas sobre o livro, mas gostei do trailer, e queria muito ver o filme ..

    ResponderExcluir
  21. Que vergonha,eu achando que tinha comentado na resenha e nada.

    Quando eu vi o trailer do filme,fiquei tão emocionada,que falei assim que lançar no Brasil,vou correndo assistir.
    A minha alegria ficou ainda maior quando descobri que lançaram o livro.
    É tão emocionante essa história,principalmente da parte do Kim que teve que reconquistar a esposa.
    Uma lição de vida,amor e superação

    Bjs Nati

    ResponderExcluir
  22. Estou com muita vontade de ler o livro! Na verdade, já me apaixonei pelo trailer...
    Por algumas resenhas que eu li, acho que o livro talvez decepcionou um pouquinho, mas mesmo assim quero muito ler :)

    ResponderExcluir
  23. adorei o trailer e afora estou doida pra ler o livro , mas até então não sabia que era uma história real, acho emocionante.

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que esse livro deve ser muito lindo!! É tão bom ver o relato de um amor que resiste frente às dificuldades, neste mundo em que qualquer coisa pequena é motivo pra separação... Renova o ânimo!!

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito de ler livros do ponto de vista masculino de vez em quando, para entender um pouquinho mais como funciona o raciocínio deles rsrsrs!
    Essa frase "Comprometa-se, e todos os compromissos assumidos serão duradouros" me tocou muito, porque no casamento e na vida esse princípio é fundamental.
    Bjs...Elis.

    ResponderExcluir
  26. Estou terminando de ler e amando a história, tudo o que eles passam só fortalece seu amor por Krickitt, Kim realmente é um homem como poucos, com certeza se fosse muitos que vemos hoje em dia, não teria exitado e se separado dela, mas o amor que ele sente por ela foi muito maior que todas as adversidades, confesso que senti uma grande inveja da Krickitt, possuir um amor devotado, entregeu, verdadeiro e único como esse não é para todas as pessoas.

    Faby - Adoro Romances de Aracaju

    ResponderExcluir
  27. Estou querendo muuuito ler esse livro!
    Sua resenha ficou muito boa.

    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  28. Estava ansiosa para ler esse livro, mas graças a sua resenha consegui ficar mais "calminha"... nao sou tão fã de livros que viram filmes pq sempre fico desapontada ao assistir o filme! E gostei de saber que a narrativa é "seca" como vc disse acho que eles deixaram o romantismo todo para o filme (o que me faz pensar que dessa vez nao ficarei desapontada com o filme yeah!!).

    ResponderExcluir
  29. bem Para Sempre é o livro mais comentado pra todo o lado que vc pensa hoje em dia. Por ser baseado em uma história real creio que mexa mais com a gente, e realmente eu gosto de ler história onde o amor é a chava para a superação de todos os obstáculos. Estou louca pelo livro e mais doida ainda pra ver o filme

    ResponderExcluir
  30. preciso desabafar: meu deus, que homem! Channing Tatum ♥_♥
    enfim... momento loucura pelo cara super-gostoso acabou... kkk
    é claro que esse nao é o primeiro nem será o ultimo livro
    falando sobre perda de memoria, reconquistando o amor e tudo isso.
    mas meu Deus! mas mesmo assim, é uma história e tanto
    nao estou de brincadeira quando digo que me arrepiei na primeira vez que eu vi a sinopse *-*
    acho que a narrativa tem lá seus defeitos, mas
    nada que prejudique tanto o livro [digo isso pelo 1° cap que li]
    depois de ler a resenha, eu so tenho uma coisa a dizer: eu preciso desse livro *-*

    ResponderExcluir
  31. Apesar de ser uma história real não achei que o livro seja muito envolvente, mas uma narrativa focada mais na fé e nos fatos ocorridos, e pela leitura da resenha eu tive a impressão de que é uma leitura um pouco cansativa, muito calcada em datas e fatos, e que não chega a empolgar.

    ResponderExcluir
  32. Sempre imagino como seria se eu perdesse a memória, ser ''obrigada a amar'' estranhos que dizem que te conhecem e sabem coisas de você que talvez nem voltem a ser realidade, deve ser bem duro. Adoro romances e os que mais mexem comigo são os que me fazem pensar: ''E se fosse eu?''

    ResponderExcluir
  33. Poxa, eu imaginei que mesmo sendo uma biografia tivesse mais romance no livro. Mesmo assim, ainda quero ler o livro, agora mais por curiosidade que por empolgação, e esperar para ver versão romanceada nos cinemas! :)

    ResponderExcluir
  34. Eu tô louca pra ler esse livro.
    Esse enfoque na religiosidade que você mencionou me deixou com um pé atrás, não faz muito meu estilo.
    Mas eu tô super curiosa pra ler e quero ver o filme, dever ser lindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Acho legal quando uma pessoa fala a verdade sobre oq achou do livro, mas como cada pessoa tem um gosto diferente as opiniões também são, acho bem legal livros q viram filme, apesar de saber q as diferenças são grandes, gostei do seu ponto vista sobre a estoria, e quero conhece-la também, e claro ver o filme né. bjs...

    ResponderExcluir
  36. Preciso ler esse livro!! muito lina essa historia! tinha visto o trailer do filme e adorado, e quando soube q tbm tinha um livro fiquei ainda mais doida pra ler o livro tmb!! *__* e essa resenha me deixou ainda mais ansiosa! não vejo a hr d ler!

    ResponderExcluir
  37. Preciso ler esse livro!! muito linda essa historia! tinha visto o trailer do filme e adorado, e quando soube q tbm tinha um livro fiquei ainda mais doida pra ler o livro tmb!! *__* e essa resenha me deixou ainda mais ansiosa! não vejo a hr d ler!

    ResponderExcluir
  38. O livro parece ser incrível! Estou louca para ler *---*

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Desde que vi o trailer do filme fiquei com vontade de assisti-lo. Depois, soube que era baseado em um livro que ainda por cima ia ser lançado pela NC. Opa! Fiquei muito contente com isso. :)
    No entanto, lendo as resenhas sobre ele, eu não me animei muito. Continuo com vontade de ler, mas não tanto como antes.
    Acho que vou gostar mais do filme. Porém, só lendo pra saber, né?! :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Acho que vai ser um daqueles casos que irei gostar mais do filme do que do livro. Não sabia que era baseado em uma história real, que barra hein?. O livro é curtinho, achei que fosse mais, quero ver logo esse final feliz =D.

    ResponderExcluir
  41. Pelas resenhas que tenho visto desse livro, parece que o filme é bem melhor no tocante ao romance. Mas essência do filme está toda no livro e a história é linda, ainda mais por ser real. Quero muito ler!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  42. Eu vi o filme e me senti bem deprimida depois, acho que meu ideal romântico seria ela lembrar de tudo e os dois terem um "Felizes para Sempre" de conto de fadas. Quero muito ler o livro, pois sei que encontrarei uma profundidade bem maior com relação aos sentimentos e pensamentos dos personagens.

    ResponderExcluir
  43. Também me apaixonei só pelo "jovem casal sofre acidente, mocinha perde a memória, mocinho apaixonado e dedicado tentando reconquistar a esposa” kkkkkkkkkkkkkkkkkk Não tive a oportunidade de ler ainda, mas todas as resenhas sobre este livro são tão positivas, estou muito curiosa. E a história... é linda demaissssssssss!

    ResponderExcluir
  44. Eu assisti ao filme e já me apaixonei!!! Quero muito o livro!!

    é uma história linda de amor!!!

    ResponderExcluir
  45. Gente amei a historia do livro Para sempre,o filme aqui na minha cidade vai ter estreia hoje,tô super afim de ver o filme e ler o livro espero ganhar ;)
    amei o blog.
    Tô participandooo!seguindo,curtindo \o/
    Nome: Frantysca Kelly Sá.
    Seguidora: @Frantyscakelly
    www.facebook.com/frantyscakellysa

    ResponderExcluir
  46. Eu gostei da sua resenha, e apesar de você não ter gostado tanto, eu ainda estou ansiosa para ler o livro.
    Não só pela história do acidente e dele tentando reconquistar a esposa, mas sim pela mensagem que o livro passa, que se quando é amor de verdade, nada, nem ninguém vai te fazer desistir dele.

    ResponderExcluir
  47. Eu não sabia que "Para Sempre" estava vindo nos cinemas *o*
    Achei a história muito linda (Apesar de só ter lido algumas resenhas/sinopses). Tentar reconquistar seu amor dia após dia msm em meio as dificuldades é uma linda prova de amor.
    Ameii *o*

    Isabele Alves
    @L_Recomendados
    http://livros-recomendados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Quero muito ler esse livro. E esse trailer, anima ainda mais. Desde que li o resumo do livro deu vontade de ler. Dever ter sido difícil para ele reconquistar o amor da mulher que ama, sem ele ter sido culpado pelo que aconteceu. Na expectativa para ler o livro e assistir o filme.

    ResponderExcluir
  49. Tem livro mais perfeito que esse? rsrs
    Acho essa capa suuuuuuuuuuuuper romântica! É linda né? Sem falar da história! Até hoje só li uma resenha negativa a respeito desse livro, agora você não gostou tanto dele, mas ainda não tive a chance de ler e não posso dar minha opinião.
    Beijinhos.
    Beatriz
    http://escrevendomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Morro de vontade de ler esse livro, e essa vontade aumenta a cada resenha que leio. É impressionante como elas são sempre positivas =)

    Também quero ver o filme, maaaas vou me controlar e ler o livro antes, haha. Beijos! E parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  51. Esse livro é fantástico, já li e adorei.
    Já tinha um certo tempo que não lia um livro com um romance tão bom.
    Agora quero ver o filme!

    ResponderExcluir
  52. Eu também adoro ler livros que viram filmes, é inevitável para mim querer comparar as obras.
    Faz tempo que quero ler este livro, e as resenhas que o elogiam me deixam mais ansiosa ainda.
    Ótima resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  53. Adorei a recomendação. Gosto muito de biografias e tenho vários livros de personalidades "famosas". Gostei da sua sinceridade ao comentar sobre o gosto por filmes que viram livros. Alguns são ótimos, mas em geral deixam muito a desejar. Parabéns pela resenha, pra variar!

    ResponderExcluir
  54. Esses livros que viram filmes são quase sempre os melhores, mesmo que eu não ganhe a promoção, vou compra-lo, adorei o enredo, abraço !

    ResponderExcluir
  55. Perfeito esse livro, to louca pra ler !! :DD
    O Filme deve ser lindo tbm ! haha '
    Só vou assitir dps que conseguir leer ! :D

    ResponderExcluir
  56. Acho que eu não me daria muito bem com esse livro, não gosto muito de dramas...Simplesmente não consigo engolir tanto mimimi

    ResponderExcluir