='cap-left'/>

Susan Wiggs - Apenas Respire



Sarah Moon foi uma adolescente rejeitada e sem grandes amigos, que não gostava da pequena cidade onde morava na Califórnia. Por isso, se isolou ainda mais ao satirizar as pessoas ao seu redor nos cartuns de sua autoria, principalmente Will Bonner, o garoto perfeito e egocêntrico de sua turma, sua grande paixão adolescente.

Após se formar, partiu para a Universidade em Chicago. Anos se passam até ela encontrar o amor de sua vida, seu príncipe encantado, Jake. Só que, infelizmente, apesar dos primeiros anos de felicidade no casamento, ao tentarem ter filhos, Jake descobre ter câncer nos testículos, e dali em diante as coisas mudaram muito para o casal.

Sarah, durante todo o tempo da doença até a cura, apoiou muito seu marido. Contudo, após o diagnóstico que tudo estava bem, seu casamento começou a desandar, mesmo estando eles tentando novamente ter filhos. Entretida em meio às visitas mensais na clínica de fertilização, Sarah não notava, mas seu casamento já não era o mesmo.

Um dia, logo após ser fertilizada, Sarah resolve fazer levar pizza para a obra de Jake – sem azeitona, pois ele não gostava – e tem uma desagradável surpresa, o encontra transando com outra. Jake justifica dizendo que o tesão havia acabado, pois durante todo o tratamento eram como mãe e filho e, depois, quando estava com ela, sentia-se como um cara com câncer.

Infeliz, Sarah parte para sua pequena cidade Natal para recomeçar, restando de sua antiga vida somente a tirinha Apenas Respire, cuja personagem principal é Shirl, sua alter ego. Aos poucos, Sarah começa a notar que sua vida era vivida em razão de Jake. Ela havia se anulado em detrimento do marido e agora estava perdida.

Começa a notar que há muito não era feliz em seu casamento... Como podia, de um momento para o outro, todo amor que antes existia em seu coração evaporar? Será que ele já não estava mais ali? Angustiada, percebe que tem que se redescobrir, saber o que gosta, como gosta e aprender a viver sozinha.

De outro lado, temos Will Booner, o garoto prodígio da cidade, que depois da formatura no colegial, em uma viagem ao sul da Califórnia, voltou com uma mulher e uma pequena criança. No decorrer dos anos, sua esposa o abandonou, o deixando sozinho com a pequena Aurora.

Ele ama sua filha, mesmo não sendo filha de seu sangue, mas o relacionamento de ambos encontra-se repleto de conflitos. Aurora está crescendo, se tornando uma mulher, e ele não sabe como lidar com isto.

Sarah e Will reencontram-se e uma leve – ENORME - atração permeia sua relação de amizade. Um romance entre ambos daria certo? Ainda mais quando Sarah descobre estar grávida de gêmeos?

Susan Wiggs é figura certa em minha estante de favoritos. E este livro não deixará de ir para lá! Confesso que estava adiando a leitura por ter lido vários comentários negativos quanto ao livro, falando que tem um ritmo lento e enrolado.

Terminei o livro com a sensação de estarem certos em uma crítica: o livro tem um ritmo mais lento. Mas, para mim, isto não é demérito, longe disso, muito menos enrolação. Sarah sofre para entender a nova realidade de sua vida e aceitar que também teve culpa no passado, não somente Jake.

O divórcio não poderia ser tratado como algo rápido e indolor, pois seria um contrassenso! As passagens, por mais banais que sejam, revelam o sofrimento de Sarah e não poderiam deixar de existir... Adorei a forma com que a autora narrou todo o desenvolvimento e despertar para uma nova vida.

Will, apesar de muito aparecer, tendo em vista que os capítulos são intercalados entre a perspectiva de Sarah e a dele com sua filha Aurora, teve muito pouco destaque, confesso! Os dois só voltaram a se encontrar passada a página 200, ou seja, para quem esperava um romance com passagens a dois mais freqüentes, terminará a leitura de Apenas Respire com a sensação de desgosto... Algo que não aconteceu comigo, ressalto.

No entanto, talvez por este encontro ter demorado a acontecer, o final foi um pouco abrupto demais, fazendo com que eu sentisse falta de “alguma coisa”.

A personagem mais irritante é Aurora! Will deveria ter sido mais enérgico com ela. Ou não. Os dois passam por um relacionamento complicado, no qual a falta de uma verdadeira conversa e exposição de sentimentos os distancia. Entretanto, mesmo sabendo disso, que Will tem sua parcela de culpa, ela merecia umas boas palmadas (risos).

Ainda, como destaque, temos as tirinhas da Shril que permeiam o livro. Ok, ok! Poderia ser uma a cada término de capítulo, não é? É engraçado ver como Sarah se retrata em sua personagem, ver todos os dramas que ela vive, acontecendo com Shril!

Se pudesse, muito mais escreveria... Sinteticamente, lhes digo: comprem o livro, se emocionam com Sarah e apreciem mais este excelente livro da Susan Wiggs.




Comentários
49 Comentários

49 comentários:

  1. Hey Lari,
    fiquei super com medo de me decepcionar com esse livro. Ouvi dizer que são muitos errinhos de revisão =/

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sempre ouço elogios aos livros dessa autora, preciso começar a ler...
    Pena que os livros da Harlequin são tão caros...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari!!
    Esse livro faz parte de uma série??
    Não sei pq acho que sim.
    Adoro essa capa, e mesmo vc dizendo que ele tem um ritmo mais lento, gostei da resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Lari!

    Desde que foi lançado, eu morro de vontade de ler esse livro, mas ainda não comprei por falta de verba rsrsrs

    Acredito que a história é emocionante!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu também li muitas críticas com relação a esse livro, mas elas eram em sua maioria positiva. Ele já esta na listinha de futuras aquisições, parece ser muito bom.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  6. Oi Lari!
    Eu gosto muito desta autora, acho que dissecar o sentimentos dos personagens é bem a praia dela hehehehe. Estou lendo a série diários do lago e gostanto muito. Também já li 2livros de banca da Susan Wiggs e um era historico, muito fofo.
    Gostei muito da sua resenha e concordo com você como seria desproposital Sarah não sofrer depois de uma união de tantos anos, aindam ais depois deenfrentar um problema tão grave como o cancer, seguido de uma gravidez. Tadinha! gosto muito de reencontros, estou doida pra ler Apenas respire!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lara, sou louca para ler este livro, e sua resenha me empolgou ainda mais. Adoro dramas cheios de conflitos familiares. E eu já estou participando desta promoção e louca pra ganha, kkk
    Beeijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Lari!
    Nunca li nenhum livro dessa autora, mas tenho vontade, porém esse não me despertou muito a atenção, acho que por se tratar de conflitos familiares e ter traição ( acho que eu acabaria ficando irritada ao ler!).
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Também li muitas crticas desse livro, por isso deixei de compra-lo em muitas oportunidades. MAS com a sua resenha, meus receios acabaram, estou louca para ler esse livro. Só li até agora um livro dessa autora, mas seus livros parecem ser otimos! Espero ter a oportunidade de le-los. bjs

    ResponderExcluir
  10. Já ouvri falarem muito dessa autora mais não li nenhum livro dela ainda.
    Ao ler sua resenha despertou em mim uma vontade de ler esse livro.
    Gostei muito da resnha. Espero ler esse livro em breve.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  11. Já vi que vou me emocionar muito com esse livro pela sua resenha!!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu fiquei muito a fim de ler esse livro depois que li a resenha dele no skoob e vi a sinopse no site da harlequin, pena que ele é tão caro :S, susan wiggis é bem famosa por seus dramas familiares emocionantes e envolventes, ela é quase um Nicholas Sparks de saias

    ResponderExcluir
  13. A história parece ser bem desenvolvida psicologicamente....Pelo o que eu entendi, o livro trata não só do romance mas também da recuperação dos personagens, tendo um reencontro no final. É...mais um livro para a minha lista...

    ResponderExcluir
  14. Lari nunca li nada da Susan, mas pela resenha vejo que terei que começar por esse, eu adorei. Fiquei curioso pra ler, emoções a mil! ^^
    Beijos...

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha visto esse livro e gostei. Venho vendo uns livros dessa autora e gostando bastante, ela parece ser muito boa! E as histórias são cativantes!

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito desta autora e vou adicioná-lo a minha lista de leitura. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  17. Graças A Luciara, ontem comprei dois da Susan, agora é só encaixar a leitura. Ainda bem! Imagina a vida de Sarah tão profundamente abalada pelos revezes da vida. Estou muito ansiosa para conhecer a autora.

    ResponderExcluir
  18. Ja li Susan Wiggs e confesso que não gostei muito da menira como escreve.
    Agora lendo essa sinopse, fiquei curiosa. Parece ser bem interessante.
    Ja tenho ele..está na minha lista de leitura..rsrs

    ResponderExcluir
  19. Super medo de não gostar do livro. Eu amo aquelas histórias de paixões arrebatadoras e esse parece trbalhar mais o sofrimento da Sarah do que a possivel felicidade de encontrar Will. Não que eu goste de livros cliche, entendam, sempre lendo da mesma coisa enjoa, eu sei disso, mas sou uma romântica incorrigível e parece que o desenvolvimento dessa história pode não me agradar.
    Mas, posso arriscar, vai que eu encontre uma ótima surpresa ao ler, nunca é bom ser mente fechada!

    Parabéns pela resenha ;D

    ResponderExcluir
  20. Nossa, a história desse livro parece muito interessante.
    Apesar de ter feito pouquíssimas leituras do tipo, eu tenho grande interesse em ler mais deles. Estilo romance, mas que mostra uma vida, depois de completamente construída e abruptamente desmoronada, da mulher tentando se 'reencontrar'.

    Ah, não sei essa desse Jake não, hein! Que ex-marido podre! Ele merecia, sim, que merecia uma surra das boas, depois de tudo, independente de ele ficar com o sentimento com a esposa de 'mãe e filho'.

    But, good. Gostei da resenha e, se for ler, acredito que também não terei problemas com relação à enrolação na história.

    ResponderExcluir
  21. Falar de sentimentos é sempre complicado, mas parece que a autora consegue fazer isso muito bem. Uma linda capa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  22. que livro sensacional!!! parece ser muito bom, história linda e sua resenha me fez querer esse livro hoje!!!! parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Ainda não tive oportunidade de ler nada da Susan Wiggs, mas tenho muita vontade. E essa história parece bem envolvente, daquelas que a gente não consegue largar!!!

    ResponderExcluir
  24. Eu amei este livro!!!!
    Sarah passa por situações tão inusitadas e mesmo assim persiste! E tem tantas surpresas!!!
    Reencontrar e fazer as pazes com o passado é tão complicado e delicado, mas Susan Wings consegue descrever tão bem...
    E nem se fale do humor debochado do CARTOON que Sarah desenha... as vezes ela rouba a cena... quer dizer a mãe da Shril!!!! kkkkk

    Susan Wings não deixou a desejar!
    Ela é MARA!!!

    Não consegui deixar o livro!
    Sem falar da arte da capa, que ficou linda. Ela dá uma sensação de liberdade qdo se olha pra ela... e isso casa bem com o livro... o resgate desta sensação!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  25. Adoro essa autora, dona de uma sensibilidade incontestável! Ainda não li esse livro, mas a julgar pela resenha e pelo talento da Susan, tenho certeza que vou amar!!

    ResponderExcluir
  26. Realmente fiquei em duvida se marcou ou não este livro no meu skoob como desejado kkk
    Mas a historia parece ser booa ! :))

    ResponderExcluir
  27. Eu acho que esse tipo de história pede um ritmo mais lento, afinal é um livro sobre relacionamentos e sentimentos, não um policial sobre perseguições. Parece ser um livro super interessante, uma narrativa sensível feita por uma escritora talentosa não tem como eu não gostar.

    ResponderExcluir
  28. Pela resenha parece ser um livro muito bom'
    Acho q vou experimentar le-lo'

    ResponderExcluir
  29. Quando lí a sinopse desse livro,não me interessei. No começo,só de ver a capa,pensei que era um livro de auto-ajuda.
    MAAS,eu lí sua resenha,e parece ser um livro de drama,muito bom,por sinal.
    Espero ter a oportunidade de Lê-lo um dia :)

    ResponderExcluir
  30. Amei sua resenha! Já havia ouvido falar de Susan Wiggs e de sues livros mas Apenas Respire deve ser um livro fascinante! Um drama que vale a pena ler.
    Um grande abraço.

    Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  31. Amei sua resenha. Já havia ouvido falar de Susan Wiggs e de seus livros mas Apenas Respire me fascinou, um drama que vale a pena ler.

    Um abraço.
    Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  32. O livro parece ser ótimo, e concordo com você quando diz que a narrativa mais lenta se faz necessária em alguns casos, como esse de uma separação, da gravidez e tudo o mais. Deve ser uma história muito bonita, quero ler e conhecer o trabalho dessa autora tão elogiada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Ai que lindo =O
    Poxa, não tinha ouvido falar ainda, mas parece ser fantástico.

    ResponderExcluir
  34. Nunca li nenhum livro dessa escritora,acredito que seja ótimo!!!

    ResponderExcluir
  35. Estou contando os dias para ler essa história linda dessa escritora!!

    ResponderExcluir
  36. pela resenha já vi que vou adorar esse livro.

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito da resenha..acho que deve ser uma estória profunda que mexe com os sentimentos..gosto de leituras que quando a gente acaba fica pensando nela..gostaria de ler....

    ResponderExcluir
  38. Adorei a capa e a sua resenha ficou ótima!!!

    Torcendo para ganha-lo ou compra-lo imediatamente para devora-lo!!!

    ResponderExcluir
  39. li coisas ótimas da autora, quero ler este livro dela, adorei a resenha

    ResponderExcluir
  40. Quero muuito esse livro, adoro essa autora, e ela nunca me decepciona. Tenho livros dela em inglês e tudo. Adorei a sua resenha, e espero muito ter tempo de lê-lo assim q comprar/ganhar rs.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  41. Gostei da resenha, a história parece ser boa. Espero ganhar a promoção ou terei que comprá-lo. rs

    ResponderExcluir
  42. Preciso ler este livro urgentemente!

    ResponderExcluir
  43. Eu já estava querendo ler esse livro, sua resenha colocou mais uma fagulha! XD

    ResponderExcluir
  44. Não sei não se é o tipo de livro q eu gosto... Enfim...

    ResponderExcluir
  45. Título lindo, capa maravilhosa, li muitas resenhas sobre ele e tenho medo de me decepcionar com a leitura é mt bom , muito polêmico , porque qd se fala de se libertar existem tabus que são jogados no ventilador !

    ResponderExcluir
  46. Parece interessa! Nunca tive a oportunidade de ler algum livro de Susan. Quero ler! (:

    ResponderExcluir
  47. Confesso que não fiquei nem um pouco curiosa pra ler esse livro, porque existem muitos livros com esse tema. Mas quem sabe, ele pode me surpreender!

    ResponderExcluir
  48. Bem interessante a resenha, parece ser um conto de amor cheio de encontro e desencontros mostrando que como o tempo o que parecia ser impossível torna-se uma realidade na vida das pessoas. Abrc!

    ResponderExcluir