='cap-left'/>

Ann Brashares – A irmandade das Calças Viajantes


A calça encontrada no brechó por Carmen era mágica, só podia ser. Ora, como era possível que as quatro amigas a vestissem e ficassem maravilhosamente bem? Ainda mais quando cada uma tinha um estereótipo de corpo diferente.  Mas, servia perfeitamente! Era mágica!

Como cada uma das quatro iria para um ponto diferente nas férias, resolveram que a calça iria ficar um pouquinho com cada... 

A viagem das calças ao redor do mundo começaria por Lena, que iria para Grécia conhecer seus avós. Depois, o jens pararia na cidade natal delas e seria a vez de Tilby usá-lo, ela era a única que ficaria na cidade e aproveitaria para gravar um documentário enquanto trabalhava para uma loja. A próxima seria Carmen, que passaria uns tempos em Los Angeles com seu pai; era a primeira vez que iria para a casa dele, pois há muito tempo que ele não morava mais com sua mãe. Por fim, seria a vez de Bee, a esportiva do grupo, que estava no México em um Acampamento de Futebol. 

Os Mandamentos das Calças Viajantes: 

1. Não é permitido lavar as Calças

2. Nunca dobre duas vezes a bainha. Está fora de moda. 
Nunca deixará de estar

3. Você nunca deve dizer a palavra “gooorda” enquanto estiver usando as Calças. 
Também nunca deve pensar consigo mesma “estou
 gooorda”, enquanto vestir as calças
.
4. Você nunca deve deixar um menino tirar as Calças
 (ainda que você possa tirá-las você mesma na presença dele).

5. Você não pode tirar meleca do nariz enquanto estiver usando as Calças. 
Pode, porém, coçar casualmente a narina quando esta de fato pinicar.    


Mal sabiam elas que enormes surpresas nestas férias estavam por vir. 

A princípio, Lena tem dificuldade com os avós, tendo em vista que sua avó lhe arranja um lindo pretendente grego chamado Kostos. Tilby conhece Bailey, uma portadora de leucemia, que faz com que seu verão seja recheado de aprendizado. Carmen, ao chegar a Los Angeles, descobre que seu pai está noivo de uma mulher super certinha e com dois filhos, os quais possuem mais ou menos sua idade. Bridget se apaixona de uma forma enlouquecedora por um dos treinadores do acampamento de futebol! Só existe um problema, ela tem quinze anos; ele dezenove, é lindíssimo e, pior, é seu treinador.

A irmandade das Calças Viajantes retrata belamente o verão de quatro garotas adolescentes descobrindo seus sentimentos e se aventurando pela vida, acompanhadas por um par de calças mágicas! Inusitado? Não, encantador.

Confesso: quase não li este livro! Ora, fiquei indignada quando li a primeira regra da irmandade. Fiquei estarrecida. Como assim, comprar uma calça em um brechó, sem saber a procedência dela, e ainda estabelecer uma regra para não lavá-la? Oh, nossas protagonistas seriam tão porquinhas!?

Mas admito, não ler seria um enorme erro! Claro, já sabia da qualidade deste livro, até mesmo pelo filme que há sobre ele, e os vários e vários comentários positivos. No entanto, para evitar decepções havia colocado na “cachola” que ele não era tão bom, que não merecia tantas congratulações... Foi ótimo ter feito isto. 

Terminei com a maravilhosa sensação de ter lido algo excelente e acima de todas as minhas expectativas. 

O livro é formidável, mesmo que o início nao passe tanto essa impressão. A narrativa intercalando a perspectiva das amigas, fez com que eu demorasse a encontrar o ritmo da leitura. Entretanto, com o passar das páginas, meu envolvimento com ela foi tanto, que chorei por três vezes diferentes. E acho que se não estivesse com o segundo em mãos, entraria em uma profunda DPL (Depressão Pós Livro). 

As quatro personagens são incríveis, cada qual com seus defeitos e qualidades. Dentre elas, a única que conseguiu irritar-me foi a louquinha da Bridget, pois foi a que mais se equivocou, a mais impossível, a mais insegura e  instável...  Mas, mesmo assim, extremamente cativante.

Lena, a introspectiva e cautelosa descendente de gregos, foi a personagem com quem muito com a qual mais me identifiquei. O relacionamento dela com o vô, apesar de estranho, é tão fofo... 

Carmem, ah, Carmem. Odiou-se por odiar a nova família de seu pai, não conseguindo se expressar em seu relacionamento com ele. A porto-riquenha bunduda, em meio à nova família branca e perfeita, muito sofreu por seus atos impensados...

Tilby foi a que mais me comoveu! O enredo desta personagem foi o mais sofrido e, ao mesmo tempo, o mais repleto de descobertas sobre si e sobre como encarar as pessoas ao seu redor.

Ao final da leitura, fiquei muito feliz por ter esperado comprar todos os livros – caros – da série, para só então começar a ler, pois terminei a leitura aflita querendo saber mais sobre estas personagens e descobrir como este verão influenciará suas vidas nos próximos livros
Está esperando o quê? Corra para ler, MUITO BOM! 

 

Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Ei Lari!

    Concordo com vc!
    A série é tudo isso mesmo.
    Também comprei tudo para ler numa tacada só.

    Sério que vc não gosta tanto da Bridget? Ela é a minha favorita! A Carmen e a Len't'a que me irritaram.

    Agora eu tenho que comprar o DVD do 2º filme.

    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Lari, também tenho ainda em minha mente que esse livro não deve ser muito bom. Poxa, que regra nojenta é essa? Além do mais, assisti o filme há alguns anos e não gostei muito dele, então desanimei de tentar ler o livro. Por mais que digam que vale a pena, nada conseguiu despertar minha curiosidade ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lari!
    Sério, vocês ainda vão me levar a falência. Eu consegui me convencer até agora a não comprar esses livros porque eles são bem carinhos, e você me vem com uma resenha ótima dessas! Assim eu vou ser obrigada a parar de frequentar o L&D!rs
    Brincadeiras à parte, o livro parece ser realmente ótimo e eu sei que vou chorar muito com a Tiby.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lari! Esse livro é um dos meus TOPS favoritos. Eu nem dei muita bola pra ele, pois achava que a história não teria conteúdo por ser voltado para o lado juvenil. Mas me impresionei e, como você, chorei varias vezes lendo o livro, vendo o filme e não importa quantas vezes eu pegue pra ler, pode ter certeza que vou chorar de novo! Perfeita sua resenha e pode ter certeza: você vai amar os outros três livros (o livro final então...).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Conselho: não veja o segundo filme baseado nessa história antes de ler os três ultimos livros. Fiquei decepcionada com o descaso que tiveram. Não sei porque eles tentaram reunir os três ultimos livros num filme só. Poderiam ter feito a sequencia de mais três filmes, mas vai entender a cabeça desse pessoal do cinema. Se eu fosse a Ann não teria aceitado isso, mas enfim, o que importa é que os livros são ótimos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lari!

    Tenho curiosidade de ler esse livro devido ao filme. Sei que normalmente as adaptações são diferentes, maaaasssss fiquei com vontade de ler hahah

    BJs

    ResponderExcluir
  7. Eu já ouvi falar desse livro, mas nunca cheguei a me interessar por ele, pelo motivo do eu achar que ele é um pouco infantil, mas pela sua resenha acho que irei gostar :)
    Otima resenha!

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti o filme ha um tempo porque tava morta de vontade e amei, o livro deve ser tao bom quanto o filme, ainda mais por normalmente serem melhor do que as adaptaçoes. Um dia se tiver oportunidade, com certeza lerei!

    xx carol

    ResponderExcluir
  9. adorei os mandamentos kkkk parece ser um livro engraçado. Pretendo ler com certeza.


    Passa no blog? Tem Promoção
    http://www.just-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Esse é o livro que inspirou o filme ou é o contrário? Pq eu vi um filme com essa história, mas só vim saber sobre o livro alguns anos depois... Gostei bastante do filme, é bem divertido, então imagino que a leitura seja ainda melhor. Eu tb gostei muito da Lena!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lari =)

    Acredita que eu nunca consegui ver esse filme? Já ouvi opiniões bem diversas sobre ele, então sempre tive vontade de ler e tirar minhas proprias conclusões ^^

    Agora que sei que ele é baseado em um livro, acho que vou começar primeiro pelo livro *-*

    Ótima resenha querida! O livro parece ser muito divertido!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Nunca li o livro, mas assisti o filme pois queria muito ver a minha amada ilha de Santorini, onde ja tive a felicidade de passar férias. Acabei me apaixonando pela história. É comvente.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lari!

    Eu confesso que pelo título e pela capa esse livro não me atrairia nunca! :~ Já vi ele por aí, mas nunca tinha parado pra ler nada sobre ele. Me surpreendi muito com sua resenha, não esperava que o livro fosse me interessar, mas fiquei curiosa. Acho que me identificaria muito com a Lena também. Quando será que minha lista de desejados vai parar de crescer? rs

    Beijos,
    Amanda || Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Esse livro deve ser demais apesar de não lavar a danada da calça. kkkkkkkkkkkkkkk...

    Beijos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Lari, para iniciar os mandamentos são perfeitos!
    Este livro parece bom, mas eu ainda não li nada de nenhum deles. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler. Você está muito animada e me deixou curiosa para saber tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece ser bem divertido =D haahahahah

    Beijos, Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  17. Oi lari esses mandamentos da calça são meio absurdos e o primeiro então é sem comentário, eca!!!

    Sempre tive um desejo enorme de ler essa série, mas o preço é absurdo como tudo que vem da Rocco.

    Já pensei em ler em e-book, afinal é triste abrir mão de uma leitura que parece ser tudo de bom só porque a editora não quer colaborar, rs.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  18. Ahh eu gosto demais dessa série, apesar de ter lido apenas o primeiro e o segundo.... preciso do terceiro, mas não tenho... entaum deixando a curiosidade avançar....

    ResponderExcluir
  19. Oi Lari!
    Aah sou louca para ler esse livro, ou pelo menos assistir o filme. Parece muito bom!
    DPL, não conhecia essa expressão xD
    Mas se deu DPL então o livro é muito muito bom!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha me interessado por esse livro, agora estou repensando sobre isso...
    Parece ser tão divertido. E adoro livro divertidos.
    Fiquei curiosa!

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  21. Aaaaaaaaah, sou louca para ler esse livro! Eu assisti ao filme e amei. Procurei algumas resenhas e todas foram maravilhosas, com críticas positivas.

    Tb achei estranha a regra de não lavaar a calça, mas... vai entender! hahah

    Qro ler, estou ansiosa!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Vi um comentário sobre esta série e confesso que nunca havia ouvido falar dela, achei interessante, mas ainda não deu vontade de ler o livro.
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir
  23. Hauhsuahsuahus Parece ser muito legal ! *-*

    ResponderExcluir