='cap-left'/>

John Boyne - O Palácio de Inverno

O Palácio de Inverno

No início do século XX, Geórgui Danielovitch Jachmenev  passa, de um adolescente lavrador perdido nos confins da Rússia,  a guarda pessoal do filho do Czar. Sua vida muda drasticamente após ter salvo, por um acaso, o primo do Czar de um atentado.

Sem finesse, sem saber como se portar e nem ao menos saber como fazer seu novo trabalho, Geórgui chega a São Petersburgo, ao Palácio de Inverno, moradia da família real. No primeiro dia na vibrante cidade, encontra quatro irmãs e se encanta pela mais novinha, que logo descobre ser a filha mais nova do Czar, Anastasia Romanov.

Geórgui fica encantando pela jovem, mas sabe que, sendo quem ela é, prima de todos os poderosos da Europa e filha de um enviado por Deus na Rússia, um romance seria extremamente complicado. E como foi! Como também toda relação de seu novo emprego, vivia na opulência cuidando de um menino de onze anos, quando grande parte do resto de seus contemporâneos vivia na pobreza, morrendo de fome e frio.

O fim é conhecido, nossa história relata como tudo foi. Como todos foram mortos e o mistério pairando sobre Anastasia...
Em 1981, já em uma idade avançada, Geórgui começa a rememorar todo passado, seu amor por Zoia, sua mulher e grande amor de sua vida. Lembra-se de como se envolveu com a família real Russa e os caminhos que levaram ao trágico ápice em uma noite funesta, na qual toda a família foi morta.

O livro é riquíssimo em sua narrativa elegante, capaz de nos transmitir os mais variados sentimentos, capaz de muito emocionar. Confesso, tão somente, que algumas passagens poderiam ter sido postas mais ao final do livro, quando o leitor já teria mais contato com os dramas provenientes da história, razão pela qual, talvez, haveria uma sensibilização ainda maior. Contudo, pergunto-me antes: quem sou eu, ante tal obra, para criticar?

Não pense que Geórgui é herói, mas tampouco  é um vilão. Seu personagem, no decorrer do livro errou, acertou, se arrependeu, mas sobretudo AMOU sua amada mulher. Já Zoia, apesar de poder entendê-la, não me agradou a forma continua como se apoiava na força de Geórgui. Encontrei-me pensando que o forte e grande amor era só da parte dele...

Finalizando, digo apenas que o livro é magnífico! Ouso, ainda, afirmar que é um livro obrigatório para quem gosta de livros com fundos históricos. Imerso entre o passado e presente do personagem principal, viajamos por mais de cinco décadas, visualização diversos momentos importantes da história. 

Comentários
34 Comentários

34 comentários:

  1. Olá!

    Apesar de gostar muito dos livros históricos, não tenho interesse em ler histórias "reais". Mesmo assim, a resenha ficou interessante, como sempre vc está de parabéns.

    Beijos
    Luciana
    Apaixonada por Romances
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Admito que não sou fã de livros que "colocam um romance" na história, é meio batido, mas o nome desse livro me deixou intrigada.
    Vou adicioná-lo a minha lista.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari!

    Olha que coincidência, ontem eu dei uma olhada nesse livro no skoob, descobri ao acaso. Tenho muito interesse na família real russa, e todo o mistério da Anastasia e fiquei com muita vontade de ler O Palácio de Inverso. Mas tenho receio de que Anastasia apareça pouco kkkk Queria encontrar uma história onde o final dela e da família é feliz - isso mesmo: igual ao desenho, que aliás é um dos meus preferidos. :D

    Adorei vc ter falado dele aqui, assim consegui ter uma ideia melhor sobre o que se tratava o livro. Bjs

    Carol - Open Page

    ResponderExcluir
  4. Oii Lari,

    Eu tinha visto uma resenha que falava muito bem deste livro, e já estava curiosa. Agora eu fiquei ainda mais curiosa, pois, me parece que o livro é realmente muito bom, e como você disse uma leitura obrigatória.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu AMO, AMO esse livro.

    Eu comprei na Beinal para o Jon Boyne assinar e não me arrependi. A estória se misturando com a história da época, é muito linda!

    Quando eu terminei o livro fiquei 10 minutos olhando para o nada só pensando em como li um livro tão bom!

    Gosto é gosto, mas eu pessoalmente recomendo esse livro, e assim como você digo que é obrigatório para todos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lari,
    Faz tempo que tenho interesse em ler esse livro, mas depois dessa resenha ele entrou p/ a lista de leituras obrigatórias. Afinal, eu sou apaixonada por históricos. Meu estilo preferido. rsrs
    BJs

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu AMO, AMO, AMO esse livro! Eu comprei na Bienal para o John Boyne assinar e não me arrependi.

    A 'estória' vai se enlaçando na 'história', e é incrível o resultado. Mesmo sabendo o que acontece com o Czar, o livro não perde a graça.

    Assim como você recomendo esse livro a todos.è uma estória muito boa para ficar fechada dentro das páginas

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Lari, sou louca pra ler esse livro! E é a primeira vez que leio uma resenha dele e adorei a sua. Adoro livros com fundos históricos e principalmente os passados na Russia. Você mexeu comigo. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler este livro
    Principalmente por causa do autor, que já escreveu o menino do pijama listrado, que é divino

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito de sua resenha.
    Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa :)

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  11. Não acredito que não comprei esse =/

    ResponderExcluir
  12. Não gostei muito da historia do livro ://
    Achei que fosse mais emocionante !
    Beijoos;*

    ResponderExcluir
  13. Gosto de livros históricos, ainda mais quando retratam a Rússia. O motivo é por apreciar muito literatura russa. A resenha leva a querer ler o livro, principalmente por retratar a sociedade russa tão desigual e o fim da monarquia.

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha assistido o filme O Menino Do Pijama Listrado, e então foi ai que descobri este livro. Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da resenha, apesar de gostar de contos fictícios, eu também amo ler fatos realistas, historias assim sempre tem algo a nos ensinar.

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ser incrível, também vindo do autor de o menino do pijama listrado não esperava outra coisa!

    Adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante o livro, um romance histórico com intrigas,disputas,ambição,romance...

    ResponderExcluir
  19. Adoro esse estilo de livro e gostei bastante desse. Parece ser bom mesmo. Só conheço o autor de nome, mas já gostei. (Porque nunca li o outro livro dele?! Não sei!!!)

    ResponderExcluir
  20. Confesso que ainda não li nada do Boyne, mas sempre fui doida para ler. O que na verdade me impediu até agora é que eu quero muito tê-los na minha estante e a grana está um tanto quanto curta rsrsrrs, mas quem sabe dessa vez eu tenho sorte :)

    ResponderExcluir
  21. Esse livro está na minha estante de desejados do Skoob. Mas ninguém quer negociá-lo, é uma espécie de livro querido. Estou louca para ler e deverei comprá-lo, com muito prazer. Livros assim dão gosto investir.
    As resenhas são, em geral, positivas. E gosto muito qdo a história se passa em lugares e culturas diferentes da nossa.

    ResponderExcluir
  22. Oi Lari!
    Desde a primeira resenha que li desse livro fiquei encantada!
    É uma história que chamou muito minha atenção e acredito que eu gostarei muito do livro!

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Gostei da resenha, o livro me parece ser otimo e ter um desenrolar bom. Fiquei curiosa para ler esse livro, adoro livro literarios que abordam historia.

    ResponderExcluir
  24. Excelente resenha,destacando os pontos importantes do livro, despertando a curiosidade do leitor, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  25. Nossa esse livro está na minha lista de compra faz tempo, só não comprei por causa do preço meio carinho mais de 30 "/. Quero muito ler esse livro por se tratar da Russia e parece que o autor sabe escrever o livro com bastante emoção.

    ResponderExcluir
  26. Já comecei a gostar desde a capa, achei muito bonita, e creio que a história não fica muito atrás. Ainda não li nenhum romance história, mas quero muito ler esse.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. A capa é linda e esse livro deve ser maravilhoso. Rico mesmo, por mesclar ficção e História. Que bom que gostou da leitura!

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  28. É um livro que me interessa muito. Adoro a história russa, e, apesar de saber que toda a família Romanov morreu realmente, e que Anastasia não sobreviveu, de acordo aí com recentes descobertas, gosto de romantizar a história, hahaha. Então, preciso ler!

    ResponderExcluir
  29. Minha mãe tem o livro, mas eu ainda não o li, A capa é linda e a história parece ser fantástica!

    ResponderExcluir
  30. Hum, não sou muito fã de livros do século XX mas gostei bastante do enredo deste. Espero poder lê-lo um dia. E a propósito, bela resenha :D

    ResponderExcluir
  31. A capa do livro é linda. Já comecei a gostar por ai. Depois li a sinopse e agora a resenha e me apaixonei. Já marquei como desejado para leitura para este ano.

    ResponderExcluir
  32. Nossa eu me apaixonei por este livro! Ele parece ser tão completo e tão cheio de informação, eu amo a historia da família romanov mais a minha preferida é a Tatiana Nikolaevna Romanov que era a mais linda rsrs.

    Eu fiquei muito curiosa sobre o fato dele se apaixonar por Anastasia Romanov.

    e pode ter certeza que eu vou ler este livro
    beijos!!!

    Thais

    ResponderExcluir