='cap-left'/>

Nicholas Sparks - O Melhor de Mim

Olá pessoal! Para mim, sempre é um grande prazer ler e resenhar livros do Nicholas Sparks. Sou apaixonada por seus livros – claro que alguns mais do que outros – mas, mesmo quando o autor me decepciona com algum fim triste, eu adoro odiá-lo. O livro de minha resenha de hoje é mais uma daquelas gratas surpresas que este autor proporciona aos seus leitores...


O melhor de mim
Nicholas Sparks

Reconfirmei o talento de Sparks para contar histórias, e gostei demais do enredo:
Dawson Cole e Amanda Collier foram namorados na adolescência. Não apenas namorados, eles se amaram realmente, e dividiram aquele sentimento raro ‘que só acontece uma vez na vida’. Porém, não puderam ficar juntos...
Amanda era uma menina de ouro na cidade, filha de uma das famílias mais tradicionais e bem relacionadas da região. Já Dawson – de quem senti muita pena – possuía o estigma de ser um Cole, a família problema e bandida, destinada a sempre ser o joio na pequena Oriente. Ninguém dava a mínima para Dawson, nunca esperariam nada dele – além do pior –, e claro que foi uma surpresa quando Amanda o escolheu. Com a proibição dos pais dela e a falta de perspectiva de Dawson e o intransponível preconceito social, o fim foi inevitável...
Como se não tivesse saída de ser quem era, Dawson se envolve num acidente, uma fatalidade que matou o único médico da cidade. Sem defesas contra a comoção popular, ainda mais por ser um Cole, Dawson é julgado e permanece preso por anos. Quando sai da prisão, foge e corta contato com tudo, exceto com o velho Tuck, dono da oficina onde Dawson trabalhava e morava depois de fugir de sua família, antes do acidente.
Enquanto isso, Amanda percorre o caminho que todos esperavam: cursa uma universidade de renome onde conhece “um bom partido”, se casa e tem 4 filhos.
Após 25 anos, o velório do velho Tuck – única ligação de Dawson com Oriente e por quem Amanda desenvolveu grande amizade dos últimos anos – os aproxima durante um final se semana...

Eu adoro livros de reencontros! Não somente por ser um de meus clichês preferidos, mas por aquele questionamento do “E se...?” quando o passado adormecido ressuscita.

"Tudo parecia mudado por causa e Amanda. Ela não era mais uma simples lembrança. De uma hora para outra, havia se tornado inegavelmente real – a versão viva e vibrante do passado que Dawson nunca deixara para trás. Mais de uma vez, a jovem que ela fora o havia visitado em sonhos, e ele se perguntava se isso mudaria. Como passariam a ser seus sonhos com Amanda? Não sabia ao certo. Tudo o que sabia era que estar com ela o fazia sentir-se completo, de uma forma que poucas pessoas no mundo poderiam compreender."
Página 134

Eu me surpreendi muito positivamente som este livro!
Algumas “características sparksnianas” se mantiveram, como as cartas e o amor verdadeiro duradouro, as lindas declarações... Mas os antagonistas, definitivamente, foram o grande diferencial, a família de Dawson era realmente má e representaram vilões asquerosos.
Gostei muito dos personagens, que são maduros e com problemas inerentes a maturidade, a aproximação após o reencontro não foi forçada e a trama foi muito convincente. Gostei especialmente dos dilemas de Amanda, que em alguns pontos ganharam contornos que, inevitavelmente, comparei aos chicklits de Emily Giffin, autora de quem eu também sou fã, então posso dizer que amei duplamente O melhor de mim (risos).
Apenas mais uma curiosidade sobre minha experiência de leitura de “O melhor de mim”: acreditei que seria um livro de Sparks que eu conseguiria finalizar sem chorar. Ledo engano. Considero-me uma leitora razoavelmente experiente, e estava certa de prever o fim, que considerava sem grandes surpresas... Mas estamos falando de Sparks, certo? O fim foi basicamente como eu previra, mas as lágrimas vieram, abundantemente, nas últimas frases. Resultado: não importa apenas saber contar uma história e trabalhar magistralmente com clichês, são as palavras certas que tocam o leitor, e elas simplesmente brotam das mãos de Sparks, autor ainda intocável como o preferido dentre todos os meus preferidos.

"(...)Porque você não é só alguém que amei no passado. Você era minha melhor amiga, a melhor parte de quem eu sou, e não consigo me imaginar desistindo disso outra vez. – Ele hesitou, buscando as palavras certas. – Eu lhe dei o melhor de mim e, depois que você foi embora, nada jamais voltou a se o mesmo."
Página 185

O melhor de mim (Editora Arqueiro/2012 – 270 páginas) é um livro recente, foi originalmente lançado em 2011 e somente por este motivo não ouvimos falar muito dele, como outras obras do autor que são grandes ícones literários e notáveis adaptações cinematográficas. O que não significa que “O melhor de mim” não entre logo para o mesmo roll, pois tem de tudo para tomar o mesmo rumo! Nem preciso dizer que recomendo, certo? “É Sparks”

Obs: O próximo lançamento de Nicholas Sparks pela Editora Arqueiro será o livro “O casamento”. Como fã que sou, já resenhei este livro, que também foi publicado no Brasil pela Seleções Reader’s Digest, confiram a resenha AQUI. Demais livros no Nicholas Sparks que resenhei no Leituras & Devaneios AQUI.
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png
Comentários
38 Comentários

38 comentários:

  1. Oie,

    Até agora eu só li Um Home de Sorte do Nicholas, e eu gostei, mas não me apaixonei o virei fã do autor porque acredito que a literatura que ele escreve não é a minha favorita. Eu espero poder ler outros livros do autor para saber se é realmente isso ou se ainda posso me apaixonar pela escrita dele.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu sou viciada nos livros do Mr. Sparks tb. Acho ele magnífico! Tô doida pra ler esse livro já. Parece romântico e super apaixonado como só o Nicholas sabe fazer. =D

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de pegar esse livro para ler.
    Nicholas Sparks é meu autor preferido e com certeza esse será mais um dos seus sucessos, ansiosa pela leitura!

    ResponderExcluir
  4. Concerteza não vai demorar muito para aparecer uma adaptação desse livro para o cinema.
    Adoro os livros de Nicholas, alguns eu amei outros nem tanto, mas todos são lindos e sempre deixam uma lição de vida. Acho que isso que eu mais adoro nos livros dele.

    Estou ansiosa para poder ler esse lançamento.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  5. Ah fiquei com vontade de ler esse livro do Sparks. Parece ser uma linda história de amor, que o tempo e nem distância apaga.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. O unico livro que li do Nicholas foi - Um homem de sorte
    E gostei bastante. Por isso tenho muita vontade de ler os outros que ele escreveu
    Incluindo esse
    E amei a resenha


    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai meu Deus
    preciso ler esse livro urgente.
    Depois da minha última experiência com o Nick (O milagre) , onde fiquei no meio termo (classifiquei o livro como bom, mas demorei a pegar o gosto pela narração dele), e havia decidido pegar um livro bom demais da conta rs que iria me fazer apaixonar de vez por ele. E O melhor de mim será o próximo, sem dúvida, pegando já a caixinha de lencinhos rs
    bjs

    ResponderExcluir
  8. ah, eu geralmente sto de histórias de primeiros amores, mas quando tem inicio meio e fim.
    Até gosto de reencontros, quando são bem contados, como parece ser o caso deste livro. Agora fiquei aqui pensando no que aconteceu!
    Quero ler este livro, parece ser muito lindo! não conheço muitos livros do autor, mas os poucos que li e os filmes que vi eu adorei!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sabrina!
    Li esse livro em duas noites, torci muito pelos dois, chorei mais ainda e parece que senti tudo que os personagens sentiram, fiquei exausta e extasiada, parecia que tinha corrido uma maratona!
    Que bom que encontrei mais uma fã sparksniana incondicional!
    Sua resenha arrasou, amei, parabéns!
    Beijos...Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sabrina, você já leu O casamento! você é mesmo fã dele, não?
    Eu também li este fim de semana este livro e adorei. E o bom de ler sua resenha, é de compará-la com a minha e perceber de como duas pessoas são capazes de colocar as suas impressões sobre o mesmo livro, transmitir as opiniões totalmente diferente. Com isso posso dizer que tive vergonha da minha, rs,rs,rs Mas uma coisa é certa, por sabermos que é Sparks o fim se tornou previsível, mas não menos emocionantes. Bju

    ResponderExcluir
  11. Hey Sa,
    no momento estou passando longe dos livros do Nicholas =/
    Não aguento mais chorar, rs. Estou precisando de leituras mais animadas.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li um livro dele, mas sim ja assistir aos filmes que muito me encantou e por isso acabei nao lendo os livros. Mas gostei tanto desta resenha que vou procurar ler este livro antes que ele vire filme. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Eii, bom saber que não sou a unica doida por ele, ainda não encontrei nenhum autor que me comova como o Nicholas Sparks, ele escreve de um jeito que parece que vc esta ali, vivendo tudo aquilo. Ja li todos os livros dele que foram traduzidos e ate um em ingles, por demorarem demais pra lançar outro dele, e a cada livro me surpeendo mais, e acho que todos ja sabem neh? é impossivel não chorar em seus livros. Agora estou lendo esse,O melhor de mim, na semana que lançou fui comprar, e estou devorando ele, e chorando muito tbm, mas eu ja esperava sendo que o autor mesmo disse q era o mais romantico dele. haha[
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?

    Eu confesso que tenho muito medo dos livros do Nicholas, não gosto de chorar e principalmente dos finais que ele dá aos personagens.Mas como Amei a resenha, fiquei com vontade de ler o livro.

    Beijos
    Lu Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  16. Oi Sá!

    Eu terminei esse livro no final de semana, e adorei a história.

    Só está rivalizando com A última música, já que amei as duas histórias kkkk

    bjs

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  17. Ai, ai... Sabe aquele aperto na garganta só de imaginar uma história triste? Pois é, só de ler essa resenha já me senti assim. Quem não ama odiar Nicholas Sparks, afinal?
    Estou em dívida com as leituras do autor, tenho dois livros intocados em casa, e mais alguns "a comprar", e espero ter coração para tudo isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Sou apaixonada pelo Nicholas Sparks.Já li todos os livros lançados no Brasil e ainda três que foram lançados em Portugal.Todos os livros dele são maravilhosos e é impossível lê-los sem se debulhar em lágrimas.
    Em "O melhor de mim" não fugi à regra...Chorei muito!!!Torci muito pelo Dawson e Amanda, que amor profundo o deles...EMOCIONANTE!

    ResponderExcluir
  19. Ainda não tive uma oportunidade de chorar em cima de algum livro do Sparks,kkkk. Sim eu tenho certeza que isso irá acontecer. Comprei Querido John quando lançou e até agora não li :/. Gostei dessa estória também, quem sabe vire filme \o/.

    ResponderExcluir
  20. Oi Sa,
    Logo que comecei a ler a resenha pensei a mesma coisa que falastes depois, "Eu adoro livros de reencontros!", e adoro mesmo, apesar dos clichês (embora só por ser Nicholas Sparks já seja um grande clichê). Esse autor é simplesmente incrível, sério, ninguém nunca vai chegar aos pés dele! Fiquei ansiosa para começar a ler, espero que eu consiga fazer o mais breve possível. Parabéns pela resenha!
    Bjjj :)

    ResponderExcluir
  21. Sempre me dá uma dor no peito quando esses casais separados por infortúnios se encontram anos depois >.<
    Enfim, estou querendo ler o livro! Apesar de não ser muito fã do Nicholas, a história é muito interessante para deixar passar em branco =D

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  22. Antigamente, eu odiava os livros do N.S.. Achava que todos eram a mesma coisa. Mas de uns tempos para cá eu tenho amado o livro do Nicholas! Estou ficando apaixonada pela leitura dele! Tem sido perfeita. E sua resenha ficou ótima, linda. Parabéns! :)

    http://almanaquedeescape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Eu não sou grande fã de Sparks, acredita? Já li alguns de seus livros e somente pelo último, Um Homem de Sorte, realmente cai de amores. Mas reconheço q ele é um mestre no que se trata de romances e já caiu no gosto dos leitores. Um livro dele sempre terá espaço em minha estante. Eu qro!

    BjO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Estreei com Sparks em "Um homem de sorte" e não me decepcionei, depois foi "Um amor para recordar" e tenho certeza que qualquer um eu vou gostar. Gênio!
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir
  25. Eu estreei com Sparks em "Um homem de sorte" e não me desapontei, depois "Um amor para recordar", agora quero todos. Gênio!
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bom?
    Quero muito ler mais um sucesso do Nicolas, estou esperando receber o meu livro.
    E já vi que vou chorar muito.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Estou com ele em casa Sa :D Loucaaa para ler!

    ResponderExcluir
  28. Sou suspeita pra falar, sou fã de Nicholas Sparck. A resenha ficou muito boa, esse livro está entre os meus desejados *.*

    bjos

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito da resenha! Acabei de ganhar este livro, mas já sou fã do Sparks, li: Um amor para Recordar, Querido Jhon, A última Música e agora estou doida para começar a ler este!!! Recomendo Nicholas Sparks para quem gosta de um bom romance!!!
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito da resenha! Acabei de ganhar este livro, mas já sou fã do Sparks, li: Um amor para Recordar, Querido Jhon, A última Música e agora estou doida para começar a ler este!!! Recomendo Nicholas Sparks para quem gosta de um bom romance!!!
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  31. Sabrina!

    Sou fã do Sparks, pra mim é o único homem que escreve com a alma e o coração, que consegue passar isso em tudo que ele escreve.
    Impossível não se emocionar (e chorar é claro) com seus livros, acho que ele passa uma ideia de amor bem bonita, sabe de que para ser ''belo'' não precisa ser eterno...

    Pois sabemos que nem tudo dura para sempre, mas que o que durou podemos guardar para sempre. E ele passa isso de forma única em sues livros.

    Com certeza quero ler o melhor de mim, essa frase que vc destacou é perfeita, viu o que eu falei ... ele sabe trasmitir emoção com as palavras.
    Adoroo!!!!!

    Faby - Adoro Romances de Aracaju.

    ResponderExcluir
  32. Vi esse posts a alguns dias e fiquei com obsessão para ler esse livro.. por fim, terminei de ler ontem.

    Sinceramente não tenho palavras para descrever esse livro.. é de uma maneira única, que te envolve sem vc percebe, sem dúvida o melhor livro que já li até hj.. Assim que puder lerei denovo, 1, 2, 3 10000000000 vezes.

    Nicholas é literalmente o autor que sabe fala como ninguém de amor!!!

    ResponderExcluir
  33. Passei a ser fã do Sparks pelas adaptações cinematográficas de seus livros. O primeiro livro que li dele foi "Um homem de sorte" e acabei de ler "O melhor de mim", nos dois livros tive o sentimentos de ódio por alguns personagens e de amor por outros. Em o melhor de mim, odiei a família de Dawson e amei ele. Em Um homem de sorte me dá nojo só de pensar em Keite.

    ResponderExcluir
  34. Boa resenha!!!Vou ganhar esse livro amanhã(meu aniversário \o/) e agora to mais ansiosa ainda pra ler!Sparks é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  35. amooo o nicholas , começei a ler seus livros no começo deste ano e ja li o diario de uma paixao(na minha opiniao o melhor de todos), querido john , um amor para recordar , e o melhor de mim, chorei como uma louca em todos eles ,mas os amei. ele é um autor que sabe como ninguem dizer como é o amor, e por isso empresiona seus leitores. gostei muito do seu site e vou voltar outras vezes para saber das novidades kkk. bj.

    ResponderExcluir
  36. Sabrinaaaaa, caraca !! Adorei tudo que disse e dá pra notar que é uma leitora experiente. Eu acabei de comprar esse livro e vou esperar chegar da Saraiva. Li isso tudo que escreveu depois de comprá-lo, mas se nao tivesse feito eu faria dps de te ler. Show! Parabens!
    E to ansiosissima para ler o livro

    ResponderExcluir
  37. Sabrinaaa, nossa !!Espetacular o que vc escreveu!Nota-se que és uma leitora experiente mesmo! eu acabei de comprar o livro na saraiva e vou esperar chegar em casa. Mas ja to super ansiosa.
    Comprei antes de ler tudo isso que escreveu, mas se nao tivesse comprado eu compraria agora com certeza, depois de te ler. Show! Parabens!

    ResponderExcluir
  38. Tenho vários livros do Nicholas e esse ainda vem pra minha estante. Acho que ele dispensa comentários.
    Achei tua resenha muito legal. Ah essa parte do eu não vou chorar nunca da pra prever, né? Eu choro no cinema. Em livro acho que conto nos dedos. Mas que u fico com um aperto no peito , fico sempre :)
    Beijoca adorei teu blog.

    ResponderExcluir