='cap-left'/>

Resenha Dupla: O Preço de uma lição + Garota Replay

Hoje venho resenhar para vocês dois livros do Selo jovem da Editora Novo Conceito. Para não me estender muito, não darei minha pincelada no enredo como normalmente faço, ok? Vou ‘tentar’ me concentrar somente em minhas impressões sobre os livros =D. Para conferir as sinopses do skoob, cliquem nos respectivos títulos.


Federico Devito e Gutti Mendonça

O selo jovem seja novo na Editora Novo Conceito teve acertos como Não sou esse tipo de Garota, que alvoroçou o pessoal com o tema proposto e capa chamativa; e Ana e o Beijo Francês (que, aliás, nem saiu sob este selo, mas foi um chicklit jovem absolutamente perfeito!) Mas erros também acontecem (risos).
Confesso que só finalizei a leitura de O Preço de uma lição (Editora Novo Conceito/2011) para conferir “se era aquilo mesmo”, e cheguei à conclusão que ‘a lição’ ficou sem moral, e ‘o preço’ ficou faltando dar as caras...
Não conheço os autores, então não tenho base para comparação. A contracapa revela que eles são conhecidos virtualmente por sites voltados aos jovens, então essa informação fez com que eu esperasse uma narrativa mais condizente à biografia de ambos, mas os diálogos foram tão longos que se tornaram cansativos, para no fim não levar alugar nenhum. A narrativa de O preço de uma lição foi tão confusa que, em certos trechos, eu nem fazia ideia do tempo em que ela se passava (na infância ou juventude do narrador). Os trechos dos relacionamentos anteriores do protagonista, por exemplo, foram maçantes e a coincidência nos nomes das garotas deixou tudo ainda mais confuso (todas se chamavam Marcela), sem contar que o fato de que ‘quase todo mundo’ fazer aniversário no mesmo dia – mas em meses diferentes –, foram detalhes totalmente dispensável e nitidamente fantasiosos demais...
Ainda que a trama tivesse de tudo para ser interessante, com ambiente jovem, as menções à tecnologia, a paquera, o obstáculo de namorar uma garota mais nova, os amigos, o primeiro emprego, carro, as mancadas... as lições da vida não apareceram e o livro ficou muito truncado com trechos desnecessários, então o enredo ‘não aconteceu’. O personagem principal é narrado como um rapaz interessante, que todos olham na rua e querem ter como amigo e todas as garotas querem namorar, mas confesso que não senti empatia NENHUMA por ele.
Finalizando, eu não gostei totalmente deste livro, mas acredito que faltou o trabalho de um editor para deixar o texto mais limpo e atrativo à leitura, enxugando as 366 páginas que pareciam não acabar nunca.


Tammy Luciano

Garota Replay (Editora Novo Conceito/2012) é o mais novo lançamento da Editora Novo Conceito sob o selo Jovem, e conta a história da jovem Thizi que passa por momentos turbulentos em sua vida, e acaba encontrando a si mesma. Não uma garota ‘parecida’, mas igual. Uma Thizi Replay.
Assim que recebi o kit do livro já ‘gamei’ na capa, e confesso que o desenho me lembrou o filme “A Noiva Cadáver” (Não é depreciando, não, viu gente? Eu adorooooo este filme! =^_^=). O atrativo visual, aliado ao fato do livro ter apenas 144 páginas, fez com que Garota Replay passasse subisse na pilha de leitura, e o resultado foi que eu li o livro numa única tarde.
Eu gostei muito das confusões pelas quais Thizi passa e sua indecisão sobre seguir ou não o curso na faculdade, longe dos pais, namorando um rapaz que não consegue ser fiel, e inconscientemente apaixonada pelo fofo do melhor amigo.
A narrativa é bem ágil na maioria das vezes, mas as divagações da mocinha foram um tanto ‘avoadas’ e apareciam nos momentos mais inoportunos: quando Thizi encontra sua ‘replay’ pela primeira vez, por exemplo, não chega junto para esclarecer as coisas, mas fica reparando como ela estava bonita e com o cabelo brilhoso; bem vestida e com todos os acessórios combinando. Ela admira a autoconfiança da outra Thizi, mas com isso se rebaixa. Thizi é muito preocupada com ‘o que os outros dirão’ por seu namorado a ter traído abertamente ao ficar com outras e ela ser a última a saber (*ou confirmar, porque já foi anteriormente alertada). Enfim, ela não tem iniciativa para tomar as rédeas de sua vida e isso me irritou em alguns trechos, rs. Mas, quando as aparições da replay se repetem, seu relacionamento com o namorado vai se mostrando infundado, e os sentimentos pelo amigo ficando mais evidentes, então tudo deslancha.
Garota Replay, da Tammy Luciano é ‘um conto’ agradável de ser lido, acredito que seja uma boa indicação para um publico mais juvenil. Os personagens deveriam ser maduros, (Thizi estava no último ano de faculdade), mas os dramas pelos quais ela passa são mais comuns a adolescentes.
Finalizando, Garota Replay cumpre sua missão de entreter sem grandes expectativas, pois não provoca emoções extremas nos leitores. Aliás, nem dá tempo para isso! Quando percebemos, acabaram-se as 144 páginas e chegamos ao fim com aquela surpresa agradável da reviravolta...
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png


Comentários
43 Comentários

43 comentários:

  1. Já vi várias pessoas criticando O preço de uma lição, resolvi sortear o meu, porque acho que eu não ia gostar também.

    E estou curiosa com Garota Replay, devo ler em breve. Não sei se vou gostar da protagonista, ela parece ser muito infantil. Nunca ia adivinhar que ela já está no último ano da faculdade! Mas o livro é curtinho, então fica mais fácil.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina,

    O preço de uma lição está na fila, mas não pretendo ler. Não gostei da sinopse, nem da cara dos autores hahaha (vi entrevistas com eles no lançamento em SP) e a maioria das resenhas que vi foi negativa.

    Garota replay quero muito ler e espero gostar. xD

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sabrina!!
    Não li O Preço de Uma Lição e realmente não tenho interesse nenhum em ler. Todas as resenhas que li concordam com sua opinião.
    Já Garota Replay eu curti bastante. Um livro leve e fácil de ler e confesso que fui surpreendida pela Garota Replay.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Sá!

    Honestamente, não gostei muito do primeiro livro resenhaso - O preço de uma lição. Achei a história enrolada demais e muito cansativa.

    garota Replay foi um livro para distrair, divertido e com uma personagem que parece que está ligada no 220v hahaha

    Bjs!
    Carla
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Acho bem interessante esse novo Selo Jovem da Novo Conceito. Só pela idéia, eles já estão de parabéns. Porém, tenho que confessar que não tenho a mínima vontade de ler esses dois livros. O primeiro ainda tem uma capa melhorzinha (apenas do título cliché) mas esse da Garota Replay achei a capa horrível e pelo título nem chegaria perto.

    Gostei bastante da sua resenha "dupla" e da sua sinceridade.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. A respeito de "O PREÇO DE UMA LIÇÃO", concordo completamente! Parecia não acabar nunca! Também não gostei muito do livro!
    "GAROTA REPLAY" eu tenho aqui mas ainda não li! Buáááá!

    Bjus,
    Náh
    http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O preço de uma lição eu também não gostei muito não.
    Achei a narrativa cansativa d+ com muita explicação de coisas desnecessárias.
    Garota Replay eu ainda não li mais tô para ler por esses dias, vamos ver.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ja estou vendo muitos comentários sobre "A Garota Replay" e digo que também já adorei a resenha, oque me fez querer muito o livro, além de ficar melhor sendo que a autora é brasileira, e estou adorando nossos autores fazendo muito sucesso com suas obras.
    Parabéns pela resenha =]

    ResponderExcluir
  9. Oi Sa,

    O Preço de uma Lição está longe de ser um dos primeiros na minha lista de leituras. Acho que a única resenha positiva que vi foi a da Carol, rs.

    Garota Replay eu quero ler, e logo. Gostei muit do outro livro da Tammy, Sou Toda Errada. Espero não me decepcionar.

    Beijoos

    Gabi - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  10. Tive a mesma opinião que você quanto a "O Preço de uma Lição". Já "Garota Replay" eu tenho aqui para ler e resenhar ainda, mas nenhuma resenha que li até agora fala maravilhas do livro...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Será que existe alguém que tenha gostado de O Preço de Uma Lição (sem ser parentes e amigos dos autores, claro), pq putz! Nunca vi livro mais criticado da Novo Conceito rs.
    Eu comecei a ler, mas estava detestando, o negócio parecia que nunca chegava ao fim e como minha pilha de leitura estava muito grande e acumulando, acabei abandonando esse livro. Quando tiver tempo sobrando eu tento de novo.

    Garota Replay estou super ansiosa pra pegar *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sá! Para ser sincera, não tenho mta vontade de ler nenhum dos dois livros...

    Bjo.

    ResponderExcluir
  13. OI!

    Eu ainda não li O preço de uma lição. Está na fila, mas as criticas q tenho lido não estão me animando mto.

    Qto a Garota Replay, eu não gostei. Demorei dias para ler, o enredo não me convenceu em nada e nem a Tizzi me encantou. Enfim... opiniões.

    BjO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sabrina!
    Não pretendo ler O Preço de uma lição tão cedo. Foram tantas resenhas negativas que ele se tornou o último na fila de espera.rs
    Garota Replay eu vou ler logo, até porque são poucas páginas! Acho que desse eu vou gostar muito mais.
    Adorei a resenha dupla! =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Sabrina,

    Adorei esse novo jeito de resenhar, contando sua opinião com algumas pinceladas do livro, ficou mais interessante, e não me desencorajou a terminar de lê-la, pois fico triste quando as pessoas ficam contando a história.
    Falando um pouquinho dos livros...
    O preço de uma lição me chamou atenção pelo título, mas fiquei um pouco triste com suas conclusões. Esperava mais do livro... mas ainda quero lê-lo para ver se penso igual a você!
    Já Garota Replay... não tinha muito interesse de lê-lo quando vi os primeiros comentários, mas sua resenha fez com que eu colocasse na lista de "quero ler".
    Assim que conseguir ler um dos dois (tomara que eu ganhe os sorteios!), te conto pelo twitter minhas impressões.
    Parabéns pelas resenha!

    bjooo

    @mytchelli

    ResponderExcluir
  16. Com todas as críticas a Garota Replay, fiqueinaté com receio da leitura. Mas a sua opinião me deixou um pouco melhor.meste é um dos próximos livros da fila!
    Beijos
    Angelica
    www.angelicabrunatto.com.br

    ResponderExcluir
  17. ainda não li nenhum dos dois livros mais confesso que to num empasse pois olho em um blog tem elogios e em outros criticas. A principio me pareceu um livro interessante tratando da tematica jovem, do romance e tal, agora fiquei com a duvida.
    Garota replay tambem é outro caso de critica-elogio, e quando li uma outra resenha não gostei do livro, já pela sua ele me interessou bastante e fiquei curiosa pelo livro!!!
    bjuss

    ResponderExcluir
  18. Quero ler certo o preço de uma lição. Nem que seja para tirar a limpo se o livro é bom ou não... já li tantas resenhas positivas quanto negativas...

    ResponderExcluir
  19. Da primeira vez que vi o livro "Garota Replay" achei a capa muuuuito infantil!!!
    Mas fui lendo resenhas( inclusive esta, é claro) e comecei a me interessar pelo livro...Achei interessante o fato de Thizi encontrar "ela mesma".
    Já o livro "O preço de uma lição"...Na primeira vez que eu o vi, já pensei" Preciso desse livro"...A capa já havia me "seduzido", e depois de ler muuuitas resenhas, me apaixonei de verdade pelo livro...
    Já vi muitas e muitas criticas negativas do livro O preço de uma lição...Mas, acredito eu, que não seja ruim...Pelo que deu a entender, é muito bom!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  20. O Preço de uma lição é um livro que foi bastante criticado em várias resenhas que eu li por apresentar situações que pareciam forçadas, parece que você tem a mesma opinião, já Garota Replay parece ser um acerto total, um livro bem elaborado e divertido. Espero poder ler os dois e tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  21. Oi flor,
    Então estou com esses dois livros aqui para ler e não sei quando vou conseguir..rsrs..sobre o preço de uma lição ja cheguei a começar a ler ele um dia mas sabe quando a leitura nao flui entao larguei e disse que agora nao era o momento...sobre garota replay por ser curtinho acho que logo consigo ler ele..rsrs
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Gostei da resenha e com certeza vou passar longe do preço de uma lição. rsrsrsr
    Garota Replay ainda não li mas por certo esta na lista. Tenho percebido que a discrepância entre a idade dela e suas atitudes tem estado presente em muitas resenhas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Apesar da resenha de "O preço de uma lição" dizer que não é lá um livro muito bom, ainda estou curiosa e quero muito lê-lo, pois a capa me chamou muito a atenção, massss não podemos julgar o livro pela capa né??! hehe
    Já o livro " Garota Replay" não me despertou interesse, mesmo assim me pareceu que tem uma história divertida.

    ResponderExcluir
  24. O problema de o preço de uma lição foi que os autores já eram famosos na internet, aí utilizaram isso para conseguir mais vendas. Por um lado, isso fez com que várias garotas(a maioria fãs da capricho) lessem algo, e começassem a gostar mais de leitura(vi bastante gente comentando que começou a ler com o preço de uma lição e foi depois comprar todos os livros do nicholas sparks), assim como muitas críticas dos que já não eram fãs dos autores. E acredita que eles planejam fazer um segundo livro de o preço de uma lição, e lançar OUTRO livro, sabe se lá sobre o que, ainda antes do segundo livro?
    Sobre garota replay, quero muito ler, mas fico com a impressão de que as histórias são parecidas com as da Thalita Rebouças, por serem mais adolescentes.
    xx Juh Annye - Hangover at 16

    ResponderExcluir
  25. eu ganhei o preço de uma lição e até gostei do livro. Pra quem não tem o que ler e gosta de prologar na hora da leitura esse aí cai bem, porque demooooooooooooora pra acabar que você fica até cansada. Eu achei até a história bonitinha, sei lá, mas também não é lá o melhor livro que já li =/
    Agora,Garota Replay sinceramente não tenho vontade nenhuma de ler...Achei a história bobinha pela sinopse. Pode ser boa, mas eu não tenho vontade de ler não =/

    ResponderExcluir
  26. Eu já li esses dois livros
    E O preço de uma lição: eu não gostei muito do livro e o que me deixou mais zangada foi o fato dele ter sido escrito por 2 pessoas e parecer que foi só uma. Já que, pelo fato de se ter dois escritores esperávamos uma narrativa melhor.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Não li nenhuma resenha a favor ao livro O Preço de uma Lição ele nem ta na minha lista,só irei ler se cair de paraquedas nas minhas mãos rsrsrs.Estou precisando de um livro mas juvenil,então Garota Replay entra na minha lista.Legal sua lembrança da capa com a"Noiva Cadáver" ADORO!!!!!
    BJS

    ResponderExcluir
  28. Oie Sabrina =D

    Confesso que não tenho vontade de ler o Preço de uma Lição. Não sei tenho um intuição que não vou gosta do livro rs... então ele fica na fila até a vontade de ler desperte.

    Li Garota Replay e sinceramente não gostei. Vai ser a proxima resenha do blog e já estou vendo que vai ser bem dificil escreve-lá. Concordo com seu ponto de vista em relação ao livro. Acreito que a grande maioria que já leu não consegui se identificar muito com os personagens, mas o livro em si até que é bonzinho rs...

    Ótimas resenhas querida!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  29. Estou para ler "O Preço de Uma Lição" mas não tão empolgada, não me animei com os autores (essa coisa de ler só clássicos para a faculdade me deixou exigente rs).
    "Garota Replay" parece ser legal, daqueles livros que usamos para aliviar a cabeça. Senti falta da síntese da história, mas entendo que não pode colocar spoilers :D
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Olha a respeito de "o Preço de uma Lição " já vi varias resenhas negativas,o povo reclamando da mesma coisa, livro embromou de mais, e é muito longo, já "Garota Replay" que bom que gostou, a maioria que vi , disseram que o livro é muito infantil mesmo chega ser até bobo, eu que não li nenhum ainda,quero ler pra poder dar minha própria opinião , espero gostar dos dois.

    ResponderExcluir
  31. "O Preço de uma Lição" é um livro que eu já tinha visto em posts de outro blog e o livro me interessou muito mas quando eu ví sua resenha... pirei!! EU QUERO 2 (1 pra mim e 1 pra sortear no meu blog kkk) !!!
    Já o livro "Garota Replay" eu tinha visto a sinopse que a Novo Conceito mandou pra nós e achei simplesmente incrível! A Tammy fez um ótimo trabalho com certeza... Estou doida pra compra esse livro!!!
    OBS: Eu deveria parar de ler resenhas pq sempre me apaixono pelos livros e nunca tenho dinheiro pra compra kkkk

    Abraços...

    Isabele Alves
    @L_Recomendados
    Blog: http://livros-recomendados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Xi.... vejo que são dois livros que não tem muito para oferecer.
    Eu já não tinha vontade de ler O Preço de Uma Lição, e agora então!!!! NOPS!
    Garota Replay... sei lá... parece ser extremamente fútil.
    Duas furadas, acho.

    Desculpem-me os que leram e gostaram. SORRY.

    ResponderExcluir
  33. Sabrina,

    Você falou tudo sobre O Preço de uma lição, eu tbm senti isso no livro, faltou algo na verdade e o livro parecia realmente que nunca ia acabar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E olha que não era tão grosso assim! kkkkkkkkkkkkk.

    Eu vou ler Garota Riplay ainda, mas gostei demais da sinopse, e a capa tbm achei bem legal! kkkk.
    Será que é por que também gosto da Noiva Cadáver?? kkkk

    Bjs e saudades de vc!

    Faby - Adoro Romances de Aracaju

    ResponderExcluir
  34. oi, gostei da sua sinceridade nas resenhas. Pude perceber que você gostou um pouco mais do Garota Replay e não gostou quase nada de O preço de uma lição. Como Garota Replay, como você falou, aparenta ser bem mais infantil juvenil, acho que eu não gostaria tanto. Mas eu teria coragem de ler O preço de uma lição. A capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
  35. Obrigada pelo carinho em comentar sobre Garota Replay! Fico feliz que tenha gostado do livro! Muito sucesso para o seu Blog!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br

    ResponderExcluir
  36. Adorei suas resenhas.

    "O preço de uma lição" esteve em minhas mãos dia desses quando fui à livraria. A capa me chamou a atenção, claro. Ela é linda! Cheguei a pegá-lo, olhei, olhei, mas, por fim, guardei-o de volta na prateleira. E, após tantas resenhas negativas sobre ele, inclusive nesta em que vc demonstrou bastante sinceridade, talvez eu decida definitivamente não comprá-lo. Já "Garota Replay" não me interessou muito, por parecer 'adolescentezinho' demais. Pode ser que eu esteja enganada quando ao seu conteúdo, mas, no geral, livros deste tipo, não me agradam muito. Haha'

    ResponderExcluir
  37. Eu queria ler "O preço de uma lição". Até participava de vários sorteios para ganhá-los, mas depois de tantas resenhas negativas... Estou em dúvida. Mas se eu tiver a chance de lê-lo lerei sem problema algum.

    "Garota Replay" parece ser muito bom. É tipo uma doppelganger, é isso? Fiquei muito curiosa. Mesmo o livro sendo, como dissem, 'adolescentezinho' quero ler.

    (:

    ResponderExcluir
  38. Eu quero conferir O Preço de uma lição, pois já ouvi críticas tanto positivas quanto negativas.

    ResponderExcluir
  39. Já ouvira muitas críticas sobre o preço de uma lição, dizendo que o livro deixou bastante a desejar, mesmo assim acabei comprando só falta tomar coragem para ler. Quanto a garota replay os blogs tem feito comentários positivos e fiquei bem otimista e pensando como se no decorrer de minha vida encontrasse outra pessoa igual a mim. Será que mudaria minhas escolhas?? Não sei, por isso espero ter sorte e ganhar este exemplar. Abraços.

    ResponderExcluir
  40. imail:venancio_mengo@hotmail.com
    twitter:@venancio350
    tem jente que fala mal do livro mais eu acho esse livro uma graça se eu tiveçe esse livro ....
    eu que ganha esse livro é super legal
    se deus quizer eu ganho né valeuuuuu
    kissssss

    ResponderExcluir
  41. Amei a resenha ...
    estou louca para ler esse livro..
    bjus

    ResponderExcluir
  42. Galera comprei o livro para minha irmã e infelizmente ela já tinha adquirido um exemplar, estou vendendo o que comprei então... NOVO. Via mercado livre acessem: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464795953-o-preco-de-uma-lico-_JM valeeeu!

    ResponderExcluir