='cap-left'/>

Sarah Dessen - O que Aconteceu com o Adeus


Quando se muda muito, você não fica com muitos fios amarrados. Não dá tempo de ter envolvimento com as coisas. É mais simples.
(Mclean Sweet)

O Que Aconteceu Com o Adeus, da Sarah Dessen, é lançamento da Editora iD. A autora têm, contando com esse, três livros lançados no Brasil, mas só li os dois publicados pela iD e digo que gostei muito da escrita dela. Seus livros são juvenis, com personagens por volta dos 17 anos, e pelo menos nos dois que li, há ingredientes similares: filhas de pais separados que não se dão muito bem e há sempre um drama envolto dessa relação familiar.

O livro de hoje segue a linha de história com drama familiar, McLean Sweet, a personagem principal da história, é uma garota de dezessete anos que mora com seu pai, um homem bonitão que trabalha assumindo restaurantes desorganizados e os tornando um lugar bom para se alimentar, uma profissão que faz com eles se mudem bastante. É devido ao trabalho que Mclean e o pai se mudam para Lakeview, uma cidadezinha pequena onde ela já tem a noção de que não permanecerá por muito tempo.

Em dois anos Mclean e o pai já se mudaram quatro vezes e em cada cidade ela inventa um novo nome – Eliza Sweet, Lizbet Swett, Beth Swett... - e uma personalidade nova. Você achou isso estranho? A nossa mocinha tem um motivo válido para fazer isso... há mais de dois anos seus pais se divorciaram, o casamento perfeito com a história de amor mais perfeita de todos os tempos simplesmente acabou. A mãe dela se casou com outro homem e com ele teve gêmeos. O homem não era simplesmente qualquer um, é o técnico do time de basquete favorito de Mclean e do pai, de onde veio o nome dela. O baque na vida dela foi grande e a mudanças de cidades significava uma oportunidade de deixar o passado triste para trás, de se reinventar sempre por um tempo, deixando de ir embora sem nunca se apegar alguém e de nunca dizer Adeus.

Agora em Lakeview, Mclean já pensa em qual pessoa se tornará! Mas, quando se dá conta, ela simplesmente se apresenta como Mclean e passa a agir, sem querer, como ela mesma, alguém que ela não é há muito tempo. Talvez seja por causa de Dave, o garoto da casa ao lado, que desperta seus sentimentos e faz com que ela deseje conhecê-lo mais.

De repente, ela é Mclean de novo: uma garota com problemas que não consegue manter um relacionamento com a mãe, a quem sempre culpa pelo fim do casamento e por ter acabado com a família feliz. Ela começa a fazer amizades com Deb, uma garota muito prestativa, mas que não têm amigos na escola; com Riley, Heather e Ellis, amigos de Dave, sempre prontos para se divertirem. Mclean também adquire um carinho pelo Luna Blu – o restaurante que seu pai veio “organizar” na cidade – e com as pessoas que lá trabalham, como Opal, Jason, Leo, Tracey...

Dessa vez Mclean finalmente está se encaixando e não quer dizer adeus, mas o que acontecerá quando seu pai disser que chegou a hora de partir?

Sarah Dessen mais uma vez conseguiu me emocionar com uma história linda e singela. O Que Aconteceu Com o Adeus é daqueles livros que te faz refletir sobre a vida e os problemas que possuímos nela.

Mclean é daquelas personagens que conquista o leitor, pelo menos foi o que aconteceu comigo. Ela é uma garota com muitos problemas para sua tão curta vida, mas tenta lidar com eles da melhor forma possível. O jeito que ela escolheu foi se reinventar sempre, por isso que sempre mudava de nome e de personalidade em cada cidade que morava.

Dave é daqueles mocinhos fofos e apaixonantes, ele não é do tipo badboy, muito pelo contrário, é nerd e sempre foi um garoto exemplar. Ele resolveu ser um pouco rebelde uma vez e ingeriu cerveja, mas acabou sendo pego pela polícia. Isso lhe rendeu serviços comunitários a prestar, fazendo seus sérios pais ficarem decepcionados com o filho brilhante.

Os outros personagens também são ótimos, principalmente Deb, que é daquelas pessoas que me fazem torcer por ela, e Opal, a gerente do Luna Blu. Quando li a primeira vez sobre Opal tive uma vontade louca de que ela formasse um par amoroso com o Gus, pai da Mclean, rsrsr.

O mais tocante da história foi a relação de Mclean com o pais. Ela tem uma grande preocupação com pai, muitas vezes parecendo mais ser a mãe dele do que a filha. Quanto à mãe dela, Mclean prefere sempre se manter distante, pois elas não têm uma relação boa. Eu em muitas partes senti a dor da personagem, que viu seu mundo ruir com a separação dos pais, ainda mais porque eles pareciam se amar demais e não a condenei em nenhum momento por não ter uma boa relação com a mão... simplesmente a compreendi e torci para que ela resolvessem o problema.

Ahh, para quem leu A Caminho do Verão, em o O Que Aconteceu Com o Adeus aparece uma personagem do livro anterior. Eu adorei e acho que quem leu vai gostar também da presença dessa personagem fofa. ^^
Super recomendo!


Resenha de A Caminho do Verão da Sarah Dessen

Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Oi, Lu!
    Eu amei esse livro. Adoro as histórias da Sarah Dessen. Também senti a dor da Mclean em muitas partes. Tive muitos momentos de ódio profundo com a mãe dela. O Dave é um fofo! *.*
    Ainda não li A Caminho do Verão, mas pretendo fazer isso logo. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada dessa autora, mas tenho a maior curiosidade... acho que vou sugerir a compra dos livros dela para o acervo da escola onde trabalho...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu. Fazia um tempinho que estava curiosa sobre o livro, agora eu quero muito lê-lo. Ainda não li nada da Sarah, mas já li muitos elogios.
    Espero conseguir ler logo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ei Lu,

    Adorei a resenha ^^
    Estou doida por este livro, mas qualquer coisa depois te peço logo os dois da autora emprestado hehe.

    beijos
    Nanda

    ResponderExcluir
  5. Ei, Lu! Tenho lido ótimos comentários sobre a Sarah, mas ainda não li nada dela. Espero poder fazer isso logo!

    beijos,
    Inara

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!

    Ai que fofo! Adorei a história! Com certeza, vou procurar para ler \o/

    Bjs!
    Carla
    www.historias-semfim.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu!
    Eu comprei este livro e não vejo a hora de lê-lo! =0) Só li, até agora, uma obra de Sarah Dessen - "Just listen" - e adoreii. Imagino q vou gostar mto deste tb!

    Bjo.

    ResponderExcluir
  8. Você foi mais rápida que a Lari, hahaha

    Nunca li nada dela, fiquei com medo de comprar A Caminha do Verão e me arrependi depois =/

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Hum, não li A Caminho do Verão... Não sabia que tinha esta "relação" entre os livros. Mas é muito legal encontrar um personagem, né? Dá pra matar as saudades rs.

    Acho o título deste livro muito lindo, já parece mesmo que é uma leitura que emociona e nos faz refletir de algumas coisas...

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olha, confesso que só dei uma passadinha pela resenha, não li muito....PORQUE ESTOU DOIDA NESSE LIVRO E NÃO QUERO SPOILER!!! Adorei a sinopse dele e prometi a mim mesma que não leria muito bem as resenhas só pra não ler o que não queria. Não sei se a sua tem alguma coisa a mais, só li o começo e o final, porque como já disse, quero muito esse livro! Mas uma coisa tenho que dizer: não fui lá com a cara dessa capa =/ sei lá, por ela eu não compraria o livro :S

    ResponderExcluir
  11. Nossa, tou super afim de ler esse livro!
    Adorei sua resenha, só aumentou minha vontade!
    :D

    beijinhos
    Lovely Read

    ResponderExcluir
  12. Ouvi falar dessa autora faz muito pouco tempo, dai o nome dela surge de novo de repente no meu google reader, é tipo, o destino, sabe? rs
    Achei bem legal a história, e vou ver se arrumo coisas dela para ler. Normalmente quando o destino manda eu fazer as coisas é porque vale a pena (vide Doctor Who).

    beijos
    Cah Lacerda
    The Review Kingdom

    ResponderExcluir
  13. Eu li e AMEI! :D

    Mas não notei a personagem do outro livro, quem era?
    hahahaha

    :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada da Sarah mais morro de vontade de ler.
    Quero muito ler O Que Aconteceu Com o Adeus e espero poder ler o mais breve possivel.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  15. Amei sinopse! Achei interessante a história, sua resenha me deixou ainda mais curiosa para ler o livro.

    Beijos
    Luciana(✿◠‿◠)
    ♪♥ Apaixonada por Romances♥ ♪
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu quero leeeeeeeeeeeeerrrrrr!! fiquei super curiosa com esse livroo!

    Sim.. mtas vezes escolho livros pela capa.. é o q 1º me chama a atenção.. ^^
    E esse despertou minha curiosidade.. ^^
    Dpois da resenha, mto boa por sinal.. ^^ ele entrou pra minha lista.. disparado como um dos primeiros.. (os livros furam sempre a fila.. hehehe)

    ResponderExcluir
  17. Hey
    Vejo algumas blogueiras comentando sobre essa autora
    Mas nunca li nada dela.. mas parecem ser histórias bonitinhas

    Apesar né das histórias maçantes de pais separados.. eu geralmente não curto..

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. oi amore, que resenha fofa! Este livro deve ser muito legal. Relação familiar é um tema muito complicado e o escritor tem que ter muita sensibilidade para saber atingir o leito. Parece que este é dos bons! Vou ficar e olho nele. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nenhum livro da Sarah, mas a história desse parece muito boa! Gosto desses livros mais juvenis, são ótimos pra passar o tempo! ^^
    Bjuss
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  20. Nossa me apaixonei!


    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROGROÇÃO COM BlackBerry

    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  21. Tenho tanta vontade de ler algum livro da Dessen, mas ainda não tive a chance de ler nenhum. Esse é o meu mais recente desejo urgente. A história parece ser linda e eu quero muito ler.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  22. Oi

    Ah eu quero esse - ótima a sua resenha - sabia só por cima o tema, adorei esse enredo - é simples mas despertou muito interesse.

    :)

    ResponderExcluir
  23. As capas dos livros das Sarah Dessen são lindas!
    Não li nenhum livro dessa autora, mas não foi por falta de vontade. A história do livro parece ser boa e com uma boa dose de drama. Gostei! Mais um para minha lista de livros da Sarah que eu quero ler.

    (:

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Nunca li nada da Sarah, mas pelo q li da sua resenha, com certeza vou gostar dela. A história parece bem atual e dramas familiares são mais que comuns hoje em dia, infelizmente.
    Espero ler em breve. Já entrou para a lista de desejados!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Não conheço a autora, mas o enredo do livro não me cativou para tentar descobrir outros da autora :(

    ResponderExcluir