='cap-left'/>

Tahereh Mafi - Estilhaça-me

“Os animais estão morrendo, os pássaros não voam, as colheitas são difíceis de obter, as flores quase não existem. O tempo não é confiável. Às vezes os dias de inverno atingem 33 graus. Às vezes neva por razão nenhuma. Não conseguimos mais produzir alimento suficiente, não conseguimos mais manter vegetação suficiente para os animais, e não conseguimos alimentar as pessoas com aquilo de que elas precisam, nossa população estava morrendo a uma taxa alarmante antes de Restabelecimento tomar o comando com a promessa de que tinham uma solução. Os animais estavam tão desesperados por comida que estavam dispostos a comer qualquer coisa, e as pessoas estavam tão desesperadas por comida que estavam dispostas a comer animais envenenados. Estávamos nos mantendo na tentativa de permanecermos vivos. O tempo, as plantas e a sobrevivência são indissolúveis. Os elementos naturais estavam em guerra uns com os outros porque abusávamos de tudo. Abusávamos de nossa atmosfera. Abusávamos de nossos animais. Abusávamos de nosso semelhante.” Página 29
Estilhaça-me
Tahereh Mafi
Estilhaça-me de Tahereh Mafi (2012 – 304 páginas) é o recente lançamento da Editora Novo Conceito, uma ficção com ingredientes bem interessantes, cuja trama se passa num futuro talvez não tão distante do qual inúmeros especialistas nos vêm alertando nos há tempos, como puderam ler no trecho acima.
Num tempo em que o planeta Terra está entrando em colapso, encontramos nossa mocinha Juliette Ferrars trancada num manicômio há 264 dias, após passar por dois anos nas mãos de médicos. Ela tem uma maldição. Ela tem um dom. Ela é um monstro. Ela é sobre humana. Seu toque é letal. Seu toque é poder.
Quando estava prestes a enlouquecer, numa rotina insustentável de prisão e escuridão, ela recebe um companheiro de confinamento. Seu nome é Adam, e é alguém de quem sua mente e seu coração querem se lembrar. Essa amizade seria seu porto seguro pela incerteza que se tornou seu futuro...
“Você não pode me tocar – murmuro. Estou mentindo; é o que não digo a ele. Ele pode me tocar, é o que nunca lhe direi. Por favor, toque-me; é o que quero lhe dizer. Mas coisas acontecem quando as pessoas me tocam. Coisas estranhas. Coisas ruins. Coisas mortas. Não consigo me lembrar do calor de qualquer tipo de abraço. Meus braços doem em virtude do inescapável gelo do isolamento. (...) Vivo em um mundo de nada.” Página 14
O que dizer sobre Estilhaça-me?
De início eu gostei demais de tudo. Os mistérios do Restabelecimento, sobre quem era Juliette e porque estava presa, qual maldição possuia e o porquê, quem era Adam. Como eu gosto de dissecar sentimentos, me senti enlevada com a mocinha, tão repleta de mágoas, medos e decepções em sua breve existência... a narração de Tahereh Mafi, entre metáforas muito criativas e um ritmo próprio, logo me fez sentir próxima a Juliette, que no fim era somente uma adolescente desejando uma vida normal. Coisa impossível.
Apesar de ter várias incoerências, até que eu poderia ter gostado bem mais, se a trama fosse mais original, e não um misto de ingredientes dos quais muitos leitores conhecem – como as séries Amanhã, de John Marsden e Gone, de Michael Grant, aliados ao universo alternativo dos super-heróis Marvel. Esta semelhança não fica tão evidente de início, quando pensamos que Juliette seria única ‘poderosa’, mas ao fim da leitura ficamos com a sensação de já ter lido/visto aquilo em algum lugar. O estilho de riscar palavras me incomodou levemente no inicio da leitura, porque eu tendia a pular esses trechos (#fail), mas logo peguei o ritmo, e os riscados também diminuíram consideravelmente com o decorrer da leitura. Não ficaram exatamente claras as intenções do Restabelecimento, nem quem são seus organizadores, e qual o papel do vilão Warner em meio aos grandões, ou mesmo o quão forte é a resistência civil.
Mas... o ponto positivo para os personagens, que são muito bons! Os pensamentos de Juliette são um deleite, e seu relacionamento com Adam se torna muito fofo! De alguma forma Adam consegue ser imune ao seu toque sugador de energia vital ‘a lá Vampira’, e quando eles descobrem esse fato vivem os sentimentos que a carência e seus hormônios em ebulição lhes provocam, na forma de troca de carícias e muito ‘cuidado’ de um para o outro. (PS: como recordou uma amiga pelo facebook, a imunidade dos poderes da mocinha também não é novidade. Quem recorda de Ever e Damem da série Os Imortais?
Adam é um mocinho-maravilhoso-lindo-tudibão, tem um irmãozinho que é uma comédia, e seus sentimentos com relação à Juliette ficam bem claros... mas também há Warner, que é um legítimo vilão-maravilhoso-lindo-e,também,-tudibão (*pena que seja bastante sádico/louco) também superinteressado em Juliette. Tenho a impressão de que essa disputa ainda renderá muito!
Siiimm, Estilhaça-me faz parte de uma série. Ok, ultimamente eu também venho rezando por livros que sejam filhos únicos de pais solteiros, mas confesso que já estou ansiosa pela sequência de Estilhaça-me e recomendo para os leitores mais jovens ou adultos que gostam de ficção com aventuras e romance.
http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png

Comentários
66 Comentários

66 comentários:

  1. Ei Sá,

    Ah eu adorei este livro, gostei muito da narrativa tensa, desesperada e não me incomodei com os tachados.

    Sobre o sobrenatural do livro eu me lembrei de x-men desde o começo. Mas não acho que o livro tenha a ver com Amanhã ou com Gone... o mundo pós apocalipse ou num futuro desconhecido é comum de todas as distopias. Já os poderes ainda não explicados como surgiram são semelhantes a Gone, mas a premissa do livro é tãooo diferente.

    Tbm acho que não explicaram muito sobre o restabelecimento e outras coisas.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!
      Não conhecia essa de 'distopia' ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Distopia ) como caracteristica a determinado genero literário \o/. Legal saber hauhuahua. Mas eu ainda tenho pra mim que este livro foi um misto de dejávus.
      Claro que tem seus méritos proprios, eu gostei muito e fiquei superinteressada na série, mas ainda ainda assim não li nada "novo". só formulas que sabemos que 'dão certo'...

      Excluir
  2. Oi Sá!

    Não sei se falo "amo muito tudo isso" ou "mais uma série?"

    Mas fazer o que né, a vida é assim kkkkk

    Estou com o livro para ler aqui em casa, mas por falta de tempo ainda não comecei. Já sei que vou sofrer no final, pois acaba no meio da ação (ai tristeza!).

    Estou muito curiosa para saber o que vou achar do livro \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está com tudo, hein? E o vilão é o que eu mais vejo atraindo atenção, apesar de todos dizerem que o Adam é um fofo ;D
    Estou louca pelo livro, mesmo com essas falhinhas ;x

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou gostando muito da leitura e também tive o mesmo pensamento que o seu "já li isso em algum lugar". Acho que os tachados mesmo que importunos e cansativos dão um plus a mais na obra, gostei muito da sua resenha.

    Grande abraço - http://weboysforlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina!!!

    Eu gostei bastante do livro. Como ainda não li Amanha ou Gone, não senti o peso da coincidência. Apenas o fato de ser mais um livro distópico entre tantos lançados no momento.
    Adorei os personagens. até memso o vilão e estou doida pelo segundo livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Quero demais esse livro! Demais demais demais e demaaaaaais! E o mais legal é que é uma série! Ah como adoro quando o livro tem sequencia *0* quero muito ler também. Já disse que quero muito ler? =P

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler esse livro
    Me falaram que é muito bom.
    E a capa aparenta ser perfeita.
    Adorei sua resenha.
    Boa Semana.


    Mariana - World of Tori Vega.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de Estilhaça-me, Adam é uma coisa assim, completamente HOT!
    Mas me incomodei um pouco com a falta de explicação sobre o Restabelecimento, ficou muito focado na neurosa do Warner pela Juliette, parecia que ele não tinha mais nenhuma outra preocupação na vida rs

    E essa coincidência gritante do Adam poder tocá-la, pra mim é que nem o Edward não poder ouvir os pensamentos da Bella rs. Muito clichê.

    Mas de qualquer forma eu adorei o livro e tb estou doida pela continuação \o/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  9. Oi

    Nossa que trecho forte do início - adorei.
    Estou confusa já li resenhas que vão aos extremos por esse livro, até sobre terem gostado ou não da semelhança com outros livros/quadrinhos, vou ter que ler :)

    "Ok, ultimamente eu também venho rezando por livros que sejam filhos únicos de pais solteiros,..."
    hahaha me identifiquei, igual quando tem continuação, lá estou eu atrás.

    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha, um dia lerei este livro.

    ResponderExcluir
  11. Eu to meio assim com esse livro, parece bom... mais as vezes da medo, séries um pode acabar com todos.

    Beijocas!

    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry

    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  12. quando vi a capa desse livro (e o kit) fiquei apaixonada logo de cara, sem saber nem do que se tratava.. mas agora que vi a história meeesmo fiquei com mais vontade ainda de ler!
    ando numa ressaca de romances sabe, e acho que um livro com um enredo futurístico assim seria uma boa pedida!

    adorei a resenha!

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  13. como eu já disse numa outra resenha que eu li desse livro há uns dez minutos atrás, distopia é o novo pretinho básico XP apesar de eu ainda não ter lido, minha impressão à primeira vista é justamente de que o livro soma clichês demais onde poderia ser mais original, mas não sei se isso é exatamente um defeito. apenas torna a narrativa mais previsível. apesar disso, estou super com vontade de ler :)

    ResponderExcluir
  14. Estou realemente muito curiosa quanto esse livro, por que estou gostondo muito de livros do tipo distópicos e ai está mais um para minha lista rsrsrrs Gostei da resenha, realmente sempre vamos encontrar agora os cliches né mas eu quero muito ler *___*

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Parabéns pelo blog! Estou seguindo.
    Segue lá também..

    http://www.estanteseletiva.com/

    ResponderExcluir
  16. OI!

    Por coincidência, estou lendo esse livro. Ainda não cheguei a metade, mas por enquanto estou gostando. Realmente tem alguns pontos soltos, mas vou terminar de ler o livro antes de dar minha opinião.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Eu amei este livro me lembouum pouco X-men.

    ResponderExcluir
  18. Tenho certeza d q vou amar esse livro, enquanto nao consigo ler vou vendo as resenhas fantasticas sobre ele. Parece q todos estao gostandooo... ah nem eu qro logoooo!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  19. tinha ouvido falar muito pouco desse livro e entrei na resenha mais pelo título do que qualquer outra coisa, mas adorei a resenha e coloquei o livro na minha lista de desejos (que está cada vez maior, muito obrigada por isso aliás)

    ResponderExcluir
  20. Eu queroooo...
    A capa é maravilhosa e a sinopse tbm
    Apesar de ter semelhanças com outras histórias
    Nossa o trecho do livro é bem impressionante e como vc mencionou estamos caminhando infelizmente para isso

    ResponderExcluir
  21. Parabéns. Adorei sua análise sobre o livro e os personagens.
    Estou muito curiosa para ler Estilhaça-me pois ouvi críticas maravilhosas sobre ele. Já estou apaixonada por esse triângulo amoroso, e com muita vontade de saber mais sobre a história de Juliette.
    Beijos, Stéphanie.

    ResponderExcluir
  22. Ah, mas mesmo o livro relembrando outras histórias deve ser ótimo de ler!!!

    ResponderExcluir
  23. to loca pra ler esse livro! e que capa linda *_* parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  24. Já sigo o blog algum tempo e tô adorando ...
    gosto de ler e as resenhas ajudam na escolha de bons livros!!! Estilhaç-me parece ser uma ótima opção ... adoro ler ficção pois nos envolve do começo ao fim da leitura ... estou curiosa para ler!!!

    ResponderExcluir
  25. Ahh qnd eu li a sinopse eu achei bem parecido com x-men, acho q nao fui so eu ne XDD

    ResponderExcluir
  26. Esse livro tá um sucesso louquinha pra ler e a resenha deixou minha vontade mais aguçada!!!

    ResponderExcluir
  27. ''mocinho-maravilhoso-lindo-tudibão'', me matou!!! xD
    Adorei a resenha e já li umas 200 resenhas do livro porque estou doidinha de vontade de ler ^^
    Quero muito, muito mesmo! Adoro histórias inovadoras, independente de lembrar aqueles heróis que ''não devem ser nomeados'' xD

    ResponderExcluir
  28. Essa resenha só me deixou com mais vontade de ter essa belezinha na minha estante.

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bom?
    Que livro maravilhoso, adorei esta capa e a sinopse dele.
    Gosto muito de ler as resenhas dele, por que sempre são positivas.
    Querendo ler muito ele.
    Parabéns pela resenha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Essa capa é linda! *-*
    Eu ouvi falar muito bem desse livro, vi várias resenhas, realmente estou com muita vontade de ler!
    Gostei de sua resenha, é bem explicadinha parabéns! :)

    ResponderExcluir
  31. Essa capa é linda! *-*
    Ouvi falar muito bem desse livro, estou com muita vontade de ler, li outras resenhas também.
    Adorei sua resenha é bem explicadinha, muito boa parabéns!:)

    ResponderExcluir
  32. Assim como você também quero mais livros únicos, porque ultimamente só vejo séries e mais séries, e eu fico sofrendo enquanto espero as continuações dos livros. Mas enfim, deixando isso de lado, a história, apesar da citada falta de originalidade, me parece interessante e quero muito ler e conhecer a narrativa da autora, que eu nunca tinha ouvido falar antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Estou louca para ler estilhaça-me desde que saiu a capa *-*
    (por favor, fui motivada a querer esse livro só pela capa, mas isso
    foi no inicio, pq cara eu adorei a ideia do inicio confuso e todo riscado)
    mas por enquanto ainda não compre (dinheiro, cadê vc?)
    espero que o livro nao me desaponte, pois tenho ótimas expectativas ^^
    --------
    e o triangulo entre um lindo-bonzinho-gostoso e um sádico-malvado-louco-gostoso
    me lembrou um pouco de TVD, mas como não li o livro
    não posso afirmar nada ^^

    ResponderExcluir
  34. As pessoas são tão loucas por series, trilogias e sagas que eu pensei que fosse a unica a querer que os livros fossem "filhos unicos" (AINDA BEM QUE NÃO SOU). Como todo lançamento da Novo Conceito, esse tbm foi um dos meus aguardados. Ouvi pouco a seu respeito mas o pouco que ouvi foi de meu interesse. Adorei a resenha, me deixou ainda mais interessada por esse livro e aumentaram minhas expectativas. Acho que a historia tem potencial e espero não me arrepender pois esta no topo da minha lista.

    ResponderExcluir
  35. O fascinio por series, trilogias e sagas é tanto que pensei que eu fosse a unica (louca literaria) que desejasse "livros que sejam filhos únicos de pais solteiros" (ainda bem que não sou). Como todo lançamento da Novo Conceito esse foi um dos meus aguardados e a entrar na minha lista. Adorei a resenha pois me deixou mais curiosa a respeito dessa historia ainda já que deu para ver melhor seu enredo e tema que por sinal é o meu preferido.

    ResponderExcluir
  36. Gostei bastante de sua resenha e estou bem curiosa para ler esse livro. Gosto desse tipo de ficção, onde o personagem tem "super-poderes" e a Juliette realmente me lembrou um pouco a vampira, confesso que por isso fiquei ainda mais curiosa. Ultimamente estou lendo bastante livros de distopia e Estilhaça-Me está entre os que mais quero ler :D

    Abraços...

    ResponderExcluir
  37. Muito bom esse livro, estou louca pra ler, muito perfeito !! :DD

    Muito boa sua sinopse, adorei !

    ResponderExcluir
  38. Estou muito ansiosa para ler esse livro!!!1 Muitas pessoas me disseram para ler que o livro é incrível já li o primeiro capitulo online!!!

    ResponderExcluir
  39. Estou muito ansiosa para ler esse livro!!!1 Muitas pessoas me disseram para ler que o livro é incrível já li o primeiro capitulo online!!!

    ResponderExcluir
  40. Eu imagino uma situação como essa, deve ser extremamente enlouquecedor e ao mesmo tempo triste, e o pior de tudo é que não estamos tão distantes de cenários como esses, pois este já existe em nosso mundo e infelizmente é uma realidade que muitos conhecem.

    O livro parece muito bom, estou ansiosa por lê-lo! ;)

    ResponderExcluir
  41. Oi!
    Desde que eu vi pela primeira vez esse livro eu queria ele! Foi tipo um amor a primeira vista, mesmo muitos blogueiros dizendo que não é TUDOOO aqui que pensaram eu não desisti dele, eu pretendo ler ele o quanto antes possível! E sua resenha me deixou ainda com mais vontade, tipo assim, eu preciso dele pra ONTEM! Acho o que mais me chamou atenção nesse livro foi o estilo meio que “vampira do x-men” >.<

    ResponderExcluir
  42. Vi o livro de uma amiga e gostei muito do efeito da capa.Ele já entrou na minha lista por causa disso.
    Espero que quando eu começar a ler eu não me perca com as palavras riscadas.
    Gosto da Vampira de X-Men.
    Lendo outra resenha eu vi um toque também do livro Destino.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  43. Amei a resenha, estou muitíssimo anciosa para mergulhar no livro, aparenta ser ótimo!

    ResponderExcluir
  44. Uma resenha diferente. Gostei!! Também fico torcendo para que os livros sejam "filhos únicos"

    ResponderExcluir
  45. Adorei a história desse mundo pós apocalíptico. Sem falar que Juliette me lembra a vampira do x-men ^^

    Esses livros em sequencia as vezes canção, mais fazer o que né rs

    Adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  46. Já tinha comentado antes, mas só para constar: Quero muito ganhar este livro!

    bjs

    ResponderExcluir
  47. A resenha achei legal, porem nao achei nada parecido com o x-man. o fato de ninguem poder tocar nela... dado ao fato de que ela e uma sobrenatural.. gosto de ficção, e ate gosto de livros em sequencia, mas somente se a historia for boa... e Estilhaça-me parece ser muito bom. logo adoroo que tenha continuação.

    ResponderExcluir
  48. Oi Sabrina!
    Tantos falam desse livro que fiquei curiosa, apesar de também estar "correndo" das séries. Será que é uma série de quantos?
    Bjs... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  49. Estou louca para ler esse livro, só fico imaginando o porque e se vou ficar viciada nas continuações! *-*

    Todo mundo falando bem dele!

    beijo!

    ResponderExcluir
  50. Dizem que esse livro é muito bom :) E o booktrailer é daqueles que me deixam louca. Eu quero :3

    ResponderExcluir
  51. Muito interessante. Pode até ser que não seja uma distopia muito inovadora, mas a realidade é que eu devo ter lido na máximo uma distopia e atualmente estou com muita vontade de ir atrás de algumas obras do gênero.
    Esta, portanto, me pareceu uma obra interessante, tratando do mundo pós-apocalíptico e e pessoa com poderes estilo X-Men *.*, segundo o que eu li numa resenha.

    ResponderExcluir
  52. Uau ! Eu amo a história desse livro ! Espero ler ele logo ! *--*

    ResponderExcluir
  53. Adam! Adam! Eu quero auhsuahs Tem até um tudibão louco/sádico, Gsuis Tahereh Mafi quis judiar da gente mesmo!
    Parace ser uma história incrível. Ansiosa.

    ResponderExcluir
  54. um livro depois do apocalipse, parecido com o x-men?? acho que vou gostar. ainda não li, mas vejo resenhas positivas, quero lê-lo.
    bjs

    ResponderExcluir
  55. Sua resenha me deixou curiosa.
    Agora tenho que ler!!!

    ResponderExcluir
  56. Amei a resenha! Muito interessante a história do livro.

    ResponderExcluir
  57. Carolina Durães26 de maio de 2012 17:23

    Estou super curiosa para ler esse livro. Adorei a resenha. Tenho visto algumas resenhas positivas quanto ao livro, o que aumentou a minha curiosidade. Não vejo a hora de ler. Beijos

    ResponderExcluir
  58. Esse livro é otimo, li o começo em ebook...
    espero ganhar o livro hahahahha]
    bjos

    ResponderExcluir
  59. Eu li os primeiros capítulos e adorei o jeito como é escrito, não pelas palavras riscadas mas ele tem um ritmo quase poético :)

    ResponderExcluir
  60. Excelente a sua resenha, aumentou ainda mais a minha vontade de lê-lo.
    Estilhaça-me parece ser muito bom, só vejo criticas positivas sobre ele.
    É o tipo de leitura que prende os leitores até o fim da história.
    Espero ler ele em breve!

    ResponderExcluir
  61. Comecei a ler essa semana e já estou fascinada, louca para concluir a leitura da trilogia :)

    ResponderExcluir