='cap-left'/>

Colleen Houck - A Maldição do Tigre

É inquestionável o fascínio que mitos e lendas representam, ainda mais quando unidos a maldições... aparecem na literatura não raramente como uma forma de ‘castigo ou aprendizado necessário’. A grande maioria dos livros que li com este tema foram ótimas leituras, por isso A maldição do Tigre (Editora Arqueiro/2011 - 344 páginas) possuía ótima premissa para mim.

A Maldição do Tigre
Colleen Houck

Kelsey é uma jovem órfã que mora com tutores muito carinhosos e ‘abertos’. Ela acaba de se formar no colégio e as vésperas de completar 18 anos é contratada para trabalhar no Circo Maurizio, durante o tempo em que durasse a estadia da trupe na cidade. Teria que vender ingressos, realizar a limpeza após os espetáculos e ajudar na alimentação dos animais... incluindo um tigre.

Kelsey logo sente uma grande ligação com o enorme tigre branco, ao ponto de conseguir se conectar as emoções do animal e sentir sua enorme solidão. Ela, então, passa a ler para o tigre, conversar com ele, escrever sobre ele em seu diário e desenhá-lo. Imprudentemente, Kelsey vai, a cada de se aproximando mais e mais do tigre...

“Ele ficou descansando em silêncio, mas manteve os olhos em mim, seguindo meus movimentos. Aproximei-me lentamente da jaula. Eu me sentia atraída pelo animal e nãoconseguia controlar uma compulsão muito forte e perigosa. Era um impulso quase tangível. Talvez porque eu sentisse que éramos ambos muito solitários ou talvez porque ele fosse uma criatura tão linda. Não sei o motivo, mas eu queria – eu precisava – tocá-lo.”
Página 39

Verdadeiramente afeiçoada pelo tigre, Kelsey fica muito triste e preocupada quando ele é vendido, apesar de desejar sua liberdade, porisso aceita o trabalho do misterioso Sr Kadam para acompanhá-lo na viagem para a Índia e cuidar do bem estar do animal até a reserva onde passaria a ser seu novo lar.

É por meio do Sr Kadam que Kelsey conhece um mito, sobre dois valentes príncipes indianos: Dhiren, que seria príncipe herdeiro do Império Mujulaain, e Kishan o irmão mais novo que cobiçava a noiva de Dhiren. Kishan compactuou com um homem poderoso e lhe entregou Dhiren em troca da mão da noiva do irmão. Como preso político, Dhiren foi torturado e esquartejado. A noiva se matou, o império caiu nas sombras da desordem e, coberto de vergonha, Kishan fugiu.

Nesta viajamos sentimos a surpresa de Kelsey em saber que, não somente a lenda de Dhiren é verdadeira, mas, como todos os mitos, os fatos se confundem com passar dos séculos. Dhiren não morreu, ele e seu irmão foram amaldiçoados:

Homens apenas 24 minutos por dia.
Tigres nas outras 23 horas e 36 minutos de todos os dias...
Trezentos anos de maldição, séculos de solidão.

“Recuperando-me do choque inicial, saí de meu atordoamento e avaliei minha situação. Ele era Ren, o tigre. Nós nos encaramos por um momento e eu soube que ele estava dizendo a verdade. Os olhos eram os mesmos. [...]
Eu sabia que ele nunca me machucaria. Era um... amigo e eu confiava nele. Mas porque não havia confiado em mim? Tivera muitas oportunidades de partilhar sua realidade peculiar, mas nunca o fizera.
Olhando para ele com desconfiança, perguntei, irritada:
— Então o que você é? Um homem que se tornou tigre ou um tigre que se transformou em homem? Ou você é como um lobisomem? Se me morder, eu também vou virar tigre?”
Página 84

Eu gostei demais deste livro, tanto que iniciei em uma tarde e terminei na mesma madrugada, vidrada! O enredo é interessante, ainda mais por ter espaço na atualidade... É ‘quase’ como um A Bela e Fera atual (não consegui tirar esta imagem da minha mente, por mais que o livro tenha sua personalidade própria).
Claro que tem alguns fatos que são muito forçados para engolir, como Kelsey se arriscar num contato com uma fera, como se o tigre fosse um bichinho de pelúcia e não um animal potencialmente perigoso; e o fato de ela aceitar um trabalho do outro lado do mundo de uma pessoa que lhe é estranha (nunca façam isso, crianças!) e seus tutores também consentirem nisso. Mas acabamos por perdoar a autora pela forma improvável como colocou todos os personagens na Índia, que é onde a trama deve ter seu palco, e os fins acabam justificando os meios.
A revelação de que o tigre branco é o príncipe Dhiren, e que Kelsey parace ser a única chance de salvá-lo da maldição dá outros rumos à história. Logo estamos com os personagens numa busca por respostas e aventuras loucas, passeando numa cultura rica e um cenário de arrasar.

Os personagens são muito bons. O Sr Kadam revela-se um fiel escudeiro dos príncipes amaldiçoados, um antigo general do Império Mujulaain e suas atitudes lembram muito o Alfred de ‘Batmam’ e também o Fritz da série A irmandade da Adaga Negra (risos).
Kishan, o tigre preto, aparece somente após a metade da trama, mas suas diferenças com o irmão ainda podem render muito. Embora os tigres algumas vezes agissem como gatinhos, "tenho" que dar estaque total para a força da cadeia alimentar, num trecho onde Ren ‘precisa’ se alimentar para manter sua força como tigre e participa com o irmão de uma caçada sangrenta a um antílope.
Kelsey é uma protagonista que me agradou, é bem independente e determinada com o que quer, é bem sarcástica e me fez rir várias vezes. Só não gostei de ela ficar se diminuindo em certa altura do livro (se comparar com um rabanete, quando Ren poderia ter um banquete, se quisesse), e ficar de lenga-lenga de “O que Ren viu em mim?” Heim? Senti ganas de gritar: ‘Aproveita, minha filha’!

A maldição do tigre é uma série, da qual tenho altas expectativas para os próximos livros, sobretudo com relação ao gancho romântico... Gostei principalmente que os personagens sejam um pouco mais adultos em relação aos YAs que tenho livro: Kelsey tem 18 anos, e Ren tem mais de 300 (e aparência de 21, rs), isso possibilita um desenvolvimento maior do romance, que, aliás, iniciou com tudo e promete fazer ferver nos próximos capítulos! Aliás, quero deixar registrado meu protesto pela forma como o livro acabou... Que judiação!

Nem preciso falar o quanto recomendo, certo?


A título de curiosodade, A Maldição do Tigre está prestes a ganhar uma adaptação cinematográfica. Ainda sem previsão de estreia, os direitos foram vendidos para a Paramount...
Mas, por enquanto estou curtindo a capa (igualmente linda) e me sentindo doida para ler a sequência, O Resgate do Tigre, que é super-lançamento da Editora Arqueiro para este mês de maio!





Saga A Maldição do Tigre: 
O Destino do Tigre

Mais informações no site da Editora Arqueiro AQUI

http://1.bp.blogspot.com/_6Sua73Nf8Cw/TGqKiU9LEpI/AAAAAAAAAJ4/JuYUjdazC1s/s1600/assinatura1.png


Comentários
43 Comentários

43 comentários:

  1. Pra você ver que a gente nunca deve julgar o livro pela capa mesmo, logo de cara eu não me interessei, realmente não me chamou atenção, mas depois de ler a sinopse e a sua resenha fiquei mega curiosa pra ler esse livro, a historia realmente me intrigou e estou louca pra ler!! Obrigado por essa dica *-*

    Beijos Fran - http://sociedadedasleitoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. quero muito ler esse livro, adorei todas as resenhas que já li e simplesmente amei a capa, mas a minha lista de livros para ler está meio grande e terei muitos gastos no próximo mês para compra-lo agora, mas espero ler assim que possível

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse livro demais. A capa dele é linda e eu adoro tigres. Com certeza a leitura é super recomendada. Adorei sua resenha, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    O livro parece ser ótimo!
    ele possui vários comentários positivos :D

    beijos :*
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Querendo muito ler esse livro! Todo mundo falando bem desse livro. E o legal é que é uma série! Adoro quando o livro não para, continua com uma série de outras e a história só aumenta. Ah, é demais *-*

    ResponderExcluir
  6. Ando meio enjoada d YA, mas esse parece ter uma temática diferente.
    Fiquei curiosa...
    BJs

    ResponderExcluir
  7. Oi Sá!

    Menina, adorei esse livro e estou louquinha pelo segundo o.o

    Não vejo a hora de ler \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    depois de ler sua resenha quero muito ler esse livro, ouvi dizer que vão transforma-lo em filme.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sabrina!
    Acho linda a capa desse livro, e a história parece tão fofa quanto o tigre! Adorei a sua resenha, só me deixou com mais vontade ainda de ler! Esse tigre preto do livro 2 é belíssimo! Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  10. Apesar de todos falarem bem n li ainda.
    Queria ter um "gatinho" como o Ren pra mim... rsrs

    Eu com certeza n ficaria me perguntando o que ele viu em mim e perdendo tempo.

    Bjus

    Ariana

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sabrina!
    Esse livro é maravilhoso, né?
    Também li de uma vez só, queria aproveitar o máximo de páginas com o Ren.rs
    Também senti vontade de estapear a Kelsey algumas vezes e concordo que o final do livro foi uma tremenda judiação. Quase tive um treco!rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Estou apaixonada por essa capa! Eu vi outro dia na livraria mas não tinha money, enfim...Fiquei interessada em ler depois da sua resenha! Parece algo diferente do que eu geralmente leio, totalmente desejado!
    beeijos!

    Pâm
    http://interruptedreamer.blospot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Desde quando a editora arqueiro divulgou o lançamento do livro eu já me interessei... Não tinha como deixar de ler um livro que tinha TIGRE no título, já que meu livro também fala deles. Pedi ele de parceria morrendo de medo de ter alguma coisa em comum com a minha história (nada relacionado ao plágio, já que nem terminar o meu livro eu terminei), mas acho que é o medo de toda escritora (não que eu seja uma) de alguém ter a "mesma ideia".

    Mas eu me apaixonei! Sério... a história não tinha nada a ver, e é simplesmente fascinante. Quero um Ren para mim.

    Beijos,
    Marcella - Letras de Chá.

    ResponderExcluir
  14. Não sei!
    :B
    Não sou chegada a esses livros.
    Acho que magia não é minha praia!
    :D

    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry,e outras duas especiais.
    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  15. Hummm fikei curiosa, se a minha lista não tivesse tão grande incluia nela...rs

    bjos
    Mara

    Ps. tem selinho e meme no blog.

    http://ladydarques.blogspot.com.br/2012/05/selinhos.html

    ResponderExcluir
  16. Oie Sabrina!

    Meu Maldição do Tigre chegou ontem *__________________* super curiosa para começar a ler!!! Adoro a cultura indiana e todo aquele misticismo rs... Todo mundo reclama do final dele mesmo, e isso me deixou com o pé meio atras =/

    Espero gostar bastante do livro!

    Adorei a resenha!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  17. Eu ouvi falar muito bem desse livro. Toda essa cultura indiana sendo mostrada deve fazer diferença na história - os YA's de hoje em dia não costumam explorar culturas diferentes. Não tenho esse livro, mas talvez eu pegue emprestado depois de ler a sua resenha.:D

    Beijoos

    ResponderExcluir
  18. Ainnn Sa, invejei :) Quero ele... Tão bom ler algo fora do usual.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Que livro diferente né? E tem romance ainda! (*Amoooooooooooooo
    As capas são lindas!
    Obrigada pela dica, está anotadinho aqui.

    ResponderExcluir
  20. Hey Sa,
    esse é um dos livros que estão na minha lista de SUPER DESEJADOS.

    Parece tãaaaaaaaaaaaao bom...
    Louca p/ ler!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  21. Esse livro deve ser legal mesmo, tenho curiosidade! Interessante vc comparar com A Bela e a Fera, talvez seja parecido no aspecto geral.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  22. Acabo de ler esse livro - é lindo mesmo! Vale mais que a pena ler...

    ResponderExcluir
  23. Muita gente vem dizendo que esse livro lembra muito The Vampire Diaries e Crepúsculo.

    Só lendo pra saber. na lista.

    ResponderExcluir
  24. Todo mundo fala mtu bem desse livro e depois de ler sua resenha me fez querer ler essa série!!!!
    As capas são mtu lindas!
    É uma história diferente, isso que atrai!
    Louca para ler *o*
    Beijoss

    ResponderExcluir
  25. Eu estou muuuuuuuuuuito curiosa para ler esse livro!
    e espero do fundo do meu coração que não destruam a história quando fizerem a adaptação para o cinema!

    ResponderExcluir
  26. Quero muito esse livro,pela resenha parece ser muito bom

    ResponderExcluir
  27. Eu já li tanta gente babando nesse livro, falando as mesmas coisas, e agora vejo a sua resenha, que expõe todos os pontos altos e baixos do livro.
    Não é um livro que eu leria com prioridade, mas se caísse nas minhas mãos, daria uma chance. Mas continuo achando as capas lindíssimas.
    bjim

    ResponderExcluir
  28. Esse ta na minha lista dos mais desejado!
    Cada vez que eu vejo uma resenha positiva mais desejado ele se torna.
    A sua resenha ficou ótima!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  29. Muito ansiosa para ler esses livros! Sempre que leio uma resenha deles, fico com mais vontade!
    Tenho visto muitos blogueiros também falarem que a caracterização do lugar, Ìndia, é muito boa!
    Parece que estamos lá.
    bjs
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Eu gostei da capa desse livro, porque eu adoro animais!!1 =)

    Ai eu li a sinopse me interessei mais ou menos... varias pessoas me disseram que esse livro é parecido com Crepusculo...

    gostei da sua resenha, acho que vou ler sim esse livro =)

    ResponderExcluir
  31. Nossa começar de tarde e terminar de madruga o livro tem que ser bom demais!! esse livro nem a capa nem sinopse chamou minha atenção, mas depois de um tempo vi vários comentários positivos do livro e tenho cada vez mais curiosidade pra lê-lo

    ResponderExcluir
  32. Lindo.....tenho o livro em pdf,mas preciso dele nas mãos ,sou apaixonada pelo Ren e quero um Kishan !!!!

    ResponderExcluir
  33. Boa resenha, livro interessante começa pela capa e o enredo traz elementos como nos contos de fadas.

    ResponderExcluir
  34. Esse livro esta na minha lista a um tempo, adorei o enredo da historia e otimo, alem da capa que e linda!

    ResponderExcluir
  35. Eu adorei a capa desse livro, o que não é nada demais porque amo felinos de um modo geral. Mas esse livro realmente chamou a minha atenção desde o seu lançamento e eu estou muito curiosa para ler essa história e adoro esse clima oriental da ambientação, é realmente a combinação de vários elementos que me atraem muito.

    ResponderExcluir
  36. Noss! Nunca tinha me interessado para ler essa série, mas essa resenha ficou muito boa e eu estou curiosa! Adorei a capa e a temática diferente.

    ResponderExcluir
  37. Parabéns,a resenha é bem detalhada!Que maldição,não sabia que ele ficava tão pouco como homem.
    Já tinha ouvido sobre essa série,gostei por ter romance também,tenho que ler antes de virar filme.

    ResponderExcluir
  38. Desde que vi esse livro pela primeira vez, me interessei bastante. Tenho lido várias resenhas dele, e a cada uma delas, minha curiosidade pra lê-lo só vai aumentando. O grande problema é ler, e ter que esperar pelo lançamento da continuação.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  39. Eu tenho lido algumas resenhas desse livro e a cada uma a minha vontade de lê-lo aumenta mais !

    Quase o comprei na Bienal, mas o preço não foi convidativo, mas com certeza está na minha lista de compras !
    adorei!
    Melissa - http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Esse livro tem me chamado bastante atenção...devo confessar...pela capa linda *-*
    Ouvi de uma pessoa próxima que o livro é meio chato...Mas acho que é só porque a pessoa não curte mt romances haha. Porque eu gostei da resenha! E fiquei feliz de saber que além do romance, tb existem aventuras loucas! xD E que as risadas estarão presentes! :)

    ResponderExcluir
  41. Li esse e o segundo livro da série e amei. Agora desejo ler os outros e completar a história. Minha curiosidade sobre Kelsey, Kishan e Dhiren são grandes e quero saber mais.

    ResponderExcluir
  42. Sempre tive uma curiosidade para ler esse livro, a capa é perfeita e a historia deve ser incrivel, entro para a minha lista de desejados !

    ResponderExcluir
  43. Uau a sinopse e a resenha realmente me chamaram a atenção para esses livros!! Achei a capa PERFECT!! Acaba de ser inserido na minha lista de desejos!

    ResponderExcluir