='cap-left'/>

Vinicius Campos - O amor nos tempos de blog


“Silêncio é costume, necessidade, maneira de viver.
Eu não escolhi o silêncio, mas o aceitei e gosto dele.
O silêncio está longe de ser algo horrível, pelo menos para mim
. O silêncio só me incomoda quando aparece para
substituir alguma coisa que deveria estar lá.” (p.17)

Em O amor nos tempos de blogs uma romântica história nos é contada através de posts de três diferentes blogs. Uma história encantadora, que apesar de pequenina, é capaz de muito cativar.

Ariza, pseudônimo usado por um jovem de 13 anos, começa seu blog comentando o seu cotidiano, como um diário virtual. O rapaz está encantado por uma jovem leitora, a quem ele rotineiramente encontra na biblioteca de sua nova escola.

Relata assuntos de seu cotidiano em casa, como os problemas conjugais enfrentados por seus pais, e também a falta de amizades em sua vida. Sua esperança é de que, com a troca de colégio, possa encontrar, enfim, um amigo.

Aparentemente ele tinha só uma leitora no blog. Cinderela Virtual entrou no blog dele por ter digitado em um site de busca “O amor nos tempos de cólera”, famoso livro de Gabriel Garcia Marques, e por ter gostado do que ele expunha, acabou por sempre estar presente, comentando e vivenciado os acontecimentos na vida de Ariza.

Aos poucos ela o incentiva para demonstrar seu amor à leitora, seu amor platônico na escola. Faria isto ele? Como o amor será materializado?

Apesar de parecer pouco, não me atrevo a comentar mais sobre o enredo. São pouco mais de 80 páginas que relatam a história de nosso pequeno enamorado, então, não seria produzente, ao meu ver, relatar mais que isto.

Confesso que apesar de ter adorado o início do livro, jamais imaginava que iria me surpreender tanto como fui. Não sei, acho que esperava algo mais raso, sobretudo pela segunda parte do livro, quando narrado pela irmã da Dona do Coração de Ariza. Mas terminei esta parte surpreendida, e o que estava por vir, teve o condão de me cativar.

Só que, em alguns momentos, senti falta de verosimilhança. Não sei se por nunca ter usado o blog como diária virtual e ter me exposto tanto como os personagens do livro na internet. Além disso, muitas vezes senti que os personagens não condiziam com as idades descritas...
Ao final, também fiquei a pensar sobre a narrativa do livro. Não há dúvidas de que gostei, mas como dito acima ele é narrado por três blogs de três pessoas distintas, mas não vi nenhuma diferenciação quanto ao estilo de escrita. Não que isso seja um erro

Concluí a leitura com duas grandes certezas: a de que quero ler mais livros de Vinicius Campos e que PRECISO ler algo Gabriel Garcia Marques. Apesar de já conhecer de nome o escritor, fiquei muito intrigada em conhecer mais sobre esta obra que, aparentemente, muito inspirou Vinicius.

Na nota de agradecimento ao Gabriel Garcia Marques, Vinicius disse “o amor existe desde sempre e sempre continuará a existir, mas em cada época ele é expresso de uma maneira diferente”. Que romântico, não é? Certamente traduz o espiríto do livro.



Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Ai que fofo! Super atual com esse tema de internet no meio. Já disse que gosto demais de livros assim? ( Eu heim, sou viciada em livros que falam de internet agora? Oo ). Nossa, adorei esse livro *-* sério, fiquei com vontade de conferir agora. Que fofo, romântica essa frase do final da resenha heim? Ô gostinho de água na boca agora. Ah não, eu quero esse livro! Fiquei igual a criança pirracenta agora, eu quero! xD

    ResponderExcluir
  2. Oi Lari!

    Adoro os talentos da casa \o/\o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu não estava muito interessada nesse livro, mas depois da sua resenha, fiquei! Parece ser bem fofinho! Adorei essa frase do autor que vc mencionou no final! :_)
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  4. O amor nos tempos de blog KKK Amei.
    Parece ser uma leitura doce e leve, gostei =)

    ResponderExcluir
  5. Título muito esperto, realmente me chamou atenção. Definitivamente anotado na minha lista.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha escutado sobre este livro e achei mto bem aproveitado o trocadilho com O amor nos tempos de cólera. Realmente deu vontade de conhecer o trabalho e rola aquele orgulho por ser produção nacional. Já tive meu momento de necessidade de conhecer o trabalho do Gabriel tb! Passei dois anos tentando comprar o Cem anos de solidão mas estava eternamente em falta e acabei mudando de foco. Sua reação me lembrou a minha e me trouxe novamente o desejo de encontrar o livro. :)
    Comentário aleatório: é interessante tb o quanto vc tem se expressado de uma maneira que lembra o Português de Portugal ^.^ Nada contra, só achei interessante acompanhar essa mudança acontecendo.

    ResponderExcluir
  7. Ahahahaha!!! Mais um livro fofo para adicionar na minha wishlist só por que não estou podendo gastar, não é justo rs...

    Eu já tinha visto este livro em algum lugar, mas não tive tempo de ler a sinopse e a sua resenha é a primeira que leio.

    Eu tive a mesma sensação em relação a idade dos personagens quando li Ladrões de Elite. É meio chatinho quando isso acontece, mas quando a história é boa isso é apenas um pequeno detalhe ;D

    Fico cada vez mais feliz em ver os autores nacionais em destaque!

    Parabéns pela resenha Lari ;)

    bjus

    anereis
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Esse livro já ta na minha listinha e quero ler pra ver o que vou achar, agora vc realmente precisa ler alguma obra de Gabriel Garcia é simplesmente fascinante a maneira como ele escreve! =D

    ResponderExcluir
  9. Achei esse livro mtu lindo estéticamente, mas lendo a resenha tbém adorei!
    Faz tempo que não leio nada Nacional!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela resenha e comentário... fico de verdade muito feliz!!! Espero que todos o possam ler e se divertir com suas páginas. Meu twitter eh @vini80 e o face: www.facebook.com/viniciusator - nos vemos lá!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela resenha que eh super linda e pelos comentários. Essas coisas me emocionam de verdade. Espero que os que ainda vão ler o livro possam se emocionar e viajar em cada uma de suas páginas. Se quiser entrar em contato comigo me siga em @vini80 ou www.facebook.com/viniciusator. Muito amor a todos!

    ResponderExcluir
  12. Vai entrar para a minha lista de desejados e na primeira oportundidade vou comprar...gostei muito das impressões que Lari teve a respeito da leitura..um livro leve e gostoso de ler...Bjcas

    ResponderExcluir
  13. A história parece apaixonante, vou gostar de ler este livro. Quero o meu! Sou aficcionada por blogs e por tudo referente a eles!!!

    ResponderExcluir