='cap-left'/>

Diário de Leitura – Série Fazendo Meu filme – Paula Pimenta + Resenha de Fazendo meu filme 1



Pretendia escrever uma resenha por livro da série, mas acho que não irei conseguir, quem sabe em um futuro próximo quando eu a reler? Mas, ao mesmo tempo, não posso deixar de vir falar sobre esses livros.

A série é I-N-C-R-Í-V-E-L! Veja bem, talvez, se fosse analisar friamente cada livro, sem estar encoberta de emoção, não faria tal afirmação.  Eles não são perfeitos, longe disso. 

Contudo, dentro do conjunto e, sobretudo, por ter me emocionado de tal maneira, não tenho como não vir exaltada, querendo só congratular a Paula Pimenta, na presença de vocês, leitores do blog.
Li o livro 1 da série faz um mês, ontem iniciei a leitura do livro 2 e, hoje – dia em que estou escrevendo este texto – às 19h:12mim, me faltam 200 páginas para terminar a leitura e não sei o que fazer...

Encantei-me com a série, me senti na pele da Fani, sofri com o Leo, ri com as amigas dela e chorei, ah, como chorei nesses dois dias. * Acho que fui contagiada pela chorona da Fani *

Fazia tempo que não era tão absorvida com a leitura! E não que a leitura seja dramática para chorar. Não sei se já tiveram essa reação, fiquei tão conectada, que TODOS os dramas da protagonista viraram meus!  

E, ao começar o livro 4, fiquei nostálgica...Parece que estou como a Fani em uma das suas despedidas da Gabi, sua melhor amiga, com medo de “perder” a melhor amiga, sabendo que o rumo de suas vidas foram opostos ao extremo, e temendo que a distância finalmente pudesse as separar.

Mas, ao contrário da Fani, eu tenho a certeza de que irei perder uma grande amiga. Ao ler a última página, nada mais terei dessa linda história. Encerrar-se-á um capítulo de minha vida literária, e nunca mais terei a chance de retomar a ser o que era... 

Vocês devem estar achando que estou na TPM, emotiva demais, não é? Não, lhes garanto que isso é só as consequências de uma leitura que consegue mexer com a gente. E, por isso, o mérito da Paula Pimenta, pois em uma trama tão juvenil, ela conseguiu me fazer assim sofrer.

Estou seriamente propensa a deixar a euforia de lado, afinal foram mais de 1000 páginas em menos de 40 horas, e ir lendo uma página por dia, um pequeno trecho por vez. 

Mas acho que não, tenho que, enfim, saber o final da Fani. Ao ficar pensando sobre a forma com que estou encantada, acho que grande parte da minha reação se deve ao fato de ter tido uma overdose e meus sentimentos amplificados, será? 

Acho que não, a série é boa e acho que todos que estão lendo estão tendo a mesma reação que eu.


Texto Escrito em: 14.06.2012.




Para minha felicidade, a Isabela - uma grande amiga, aceitou o encargo de resenhar o primeiro livro da Paula Pimenta.

Depois de meu desabafo, terminei de ler o último livro da série, mas como disse, ainda não me sinto preparada para resenhar. 

"Bora conhecer" o primeiro capítulo, de quatro, da história da Fani?




Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.

“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Eu vou começar essa resenha do modo menos original possível (porque eu já vi TRILHÕES de pessoas dizerem isso sobre a série). MARAVILHOSO. É assim que é Fazendo meu filme 1.
Na verdade, eu queria começar a resenha assim: FANI. FANI. FANI. LEO. LEO. LEO. AI MEU DEUS! LARIANE ME EMPRESTA O 2! Mas foi o que eu disse pra Lari no twitter (alow, me sigam ;) ~) logo que eu terminei de ler. E é uma coisa que você só larga, porque TEM [Oi mãe, obrigada por interromper minha leitura sua fofa – not]. Tanto que eu passei a noite toda lendo e tive que parar porque estava amanhecendo e minha mãe veria.

Fani tem 16 anos, estuda o 2º ano do ensino médio, aficionada por filmes, seu maior xodó é a sua coleção de DVDs. Não tem problemas com dias de chuva que a “obrigam” a ficar em casa. Tem como melhores amigos Gabi e Leo *pausa para suspiros*. Tem uma amiga de infância Natalia que parece uma pipoca quando quer sair (isso me é TÃO familiar). É apaixonada pelo seu professor de Biologia e assim não percebe o que realmente está perdendo. Quando se vê em vias de fazer um intercâmbio de um ano na Inglaterra, é quando sua vida dá um giro.

Fani é tímida e sonhadora, com a cabeça no mundo da Lua (como eu). Ela sonha que a vida dela pode ser como um filme (a minha poderia ser um livro, eu não me importaria). Sempre chega atrasada na aula (Rá! Eu SEMPRE chegava 10 minutos atrasada na aula! Não faço mais isso!). Perde a fala em uma discussão, enquanto formula na mente o que realmente gostaria de dizer. Se apaixona por um cara mais velho (quem nunca?), quebra a cara, chora no colo das amigas.

E o tal de não admitir que está apaixonada? Porém quando o quebra-cabeça se encaixa, tudo fica pior, quando deveria ser melhor.

Não importa a idade que você tenha. Você vai se identificar com a Fani. Porque de alguma forma, você já foi parecida com ela de qualquer forma. Ela é você, sou eu. Você já foi adolescente como ela, já teve 16 anos. Já teve paixões e amizades. De uma forma simples, Paula Pimenta faz com que você imergir na história e te envolver de tal forma e imaginar todas as situações parecidas ou não pelas quais passou nesse período. Pode te fazer chorar (como eu). Ficar com saudade do ensino médio. Dos amigos, que por ventura possam ter saído da sua vida.

Ahá! Lá no começo eu falei do Leo e acham que eu ia passar batido? Na na ni na não! Ele é o melhor amigo que se poderia imaginar. Ele é fofo, preocupado, atencioso e obviamente apaixonado, só a Fani que não via haha. Eu me apaixonei por ele logo nas primeiras páginas. Leo = OWN. Sem mais.
Cada capítulo começa com um quote dos filmes favoritos da Fani. Quotes que condizem com o que vai acontecer no capitulo em questão. Tem também as músicas que aparecem no livro que me fizeram chorar UM MONTE. *chorona*

Recomendo que durante a leitura, acessem o site da série para ver as cenas dos filmes e ouvir as músicas. SUPER vale a pena. Desnecessário dizer que eu recomendo. 


Para conferirem mais resenhas da Isa entrem no blog dela FANIQUITO AQUI.



Obrigada, Isa, você é muito vem vinda, sempre.
... Quer participar e também ter sua resenha postada no blog? Inscreva-se AQUI.
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. É uma vergonha, mais acredita que eu nunca li nenhum desses?!
    :s


    beijos


    Bacio, Selene Blanchard
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  2. VÔ CHORA. QUERO LER TUDO DE NOVO. :')

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legal a ideia do livro, acho legal a baita divulgação que a autora tem e os fãs porque já vi gente demais pirando com esses livros. Mas para mim...não. Não consigo ler. Não sinto vontade. Um dia talvez, mas por enquanto sigo sem vontade de me agarrar a essa série =/

    ResponderExcluir
  4. Oies!

    Adorei a resenha! Ainda não li nenhum livro dessa série, mas todos falam tão bem que me arrependo por não ter nenhum para ler o.O

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ai, meus deuses! Eu já estava louquinha para ler essa série, agora eu estou eufórica!!! Sempre tive curiosidade, sempre escutei mil maravilhas dessa coleção, os livros estão entre os "desejados desesperadamente"! Fiquei morrendo de ler a resenha e achar algum spoiler muito revelador, então li com um olho aberto e o outro fechado, kkk
    Tenho certeza de que vou amar a Fani, o Leo, a história... ai, que curiosidade! *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho os 3 primeiros livros aqui em casa
    E a serie é realmente incrivel
    Muito boa mesmo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ai meninas, assim vocês me matam de curiosidade! Eu já estou ficando louca por não ter comprado esses livros ainda, e ainda mais por não tê-los lido, e ler comentários desse tipo não me ajuda muito a lidar com isso, sabe?
    Acho que estou mesmo perdendo muita coisa, mas estou com as expectativas tão altas que já tenho medo de me frustrar o.Õ

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não precisa nem dizer que já estou louca pra ler essa série, Fani é uma daquelas personagens que é tão comum que poderia ser qualquer uma de nós e nos deixar completamente envolvida com a história.

    http://garotasdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lari,tudo bem?
    Adoro os livros da Paula Pimenta.Todos os personagens são divertidos e encantam.
    Apesar de ser livros do gênero Teen,chama muita atenção de todas as idades.
    Tenha uma ótima semana.
    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Tambem amooo essa serie so li ate o livro 2 mas tenho certeza que vo chora quando chegar no 4 tmabem
    Bjjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  11. Sei como é que é isso, ter os mesmos dramas do protagonista, é difícil achar um livro que faça isso com a gente, mas quando achamos é inesquecível.Nunca ouvi falar nessa série, vou procurar por ela. As capas são muito fofas *-*

    ResponderExcluir
  12. Cara eu vejo todo mundo falando dessa série e eu simplesmente já quero ela kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Nossa a resenha foi ótima que eu preciso dar uma olhada,quem sabe eu não me surpreenda e a série seja meu tipo de leitura?

    ResponderExcluir
  14. Amo a série apesar de não ter lido o último mas quero tanto que toda vez que vejo alguém falando tenho quase um troso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ai que resenhas mais fofas, nem preciso dizer que fiquei com uma SUPER vontade de ler, não é?
    Eu não sei porque, mas essa série me parece meio que o estilo da Meg Cabot, isso porque eu nem li. Já vi uma entrevista com a Paula Pimenta, e ela é uma fofa!
    Vou ter que comprar em breve pra matar minha curiosidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adoro resenhas emocionadas, me parecem mais verdadeiras às vezes. Ainda não li essa série, vou pegar emprestada co certeza. Li Minha Fora de Série e tipo, foi uma excelente experiência!

    ResponderExcluir
  17. Eu estou louca para ler esta serie porque está na minha lista de livros preferidos para ler , pela sua resenha e seus comentários sobre a série vou adorar ler todos eles .

    ResponderExcluir