='cap-left'/>

Resenha + Sorteio: Juan Pablo Villalobos - Festa no Covil

"Hoje na tevê deram essa notícia: no zoológico de Guadalajara os tigres devoraram uma mulher inteirinha, menos a perna esquerda. (...) Eu nunca fui ao zoológico de Guadalajara. Uma vez pedi pro Yolcaut me levar, mas em vez de me levar ele trouxe mais bichos pro palácio. Foi quando ele comprou o leão para mim.
(...)Falaram que podia se tratar de suicídio ou de assassinato, porque ela nunca entrava na jaula dos tigres. Nós não usamos nossos tigres pros suicídios nem pros assassinatos. Quem faz os assassinatos são o Miztli e o Chichilkuali, sempre com orifícios de balas. Os suicídios eu não sei como a gente faz, mas não é com os tigres. Nós usamos os tigres para comer os cadáveres. E para isso também usamos o nosso leão. Se bem que os usamos principalmente para olhar, porque são animais fortes e muito harmoniosos que dá gosto de ver. Deve ser por causa da boa alimentação. Teoricamente eu não devia saber dessas coisas, porque são segredos que o Miztli e o Chichilkuali fazem de noite. Mas eu acho que nisso eu sou muito precoce, em descobrir segredos.
No final da reportagem o homem das notícias ficou muito triste e desejou à diretora do zoológico que descansasse em paz. Que idiota. A essa altura ela já estava dentro da barriga dos tigres feito mingau. Além do mais só vai ficar lá enquanto os tigres fazem a digestão, porque ela vai acabar transformada em cocô de tigre. Descansar em paz uma ova. No máximo a perna esquerda é que vai descansar em paz."
Página 26/27

Festa no Covil
Juan Pablo Villalobos

(Cia das Letras/ 2012 – 88 páginas)

Tochtli (coelho, em asteca) é o grande protagonista de Festa no Covil: ele mora no ‘palácio’ com Yolcault (serpente-cascavel) que o proíbe de chamá-lo de pai, com dois capangas e um instrutor “dos cultos”, além do jardineiro e da cozinheira. Estranhamente, quase todas as 17 ou 18 pessoas que Tochtli conhece são mudas (ou assim ele acredita que seja). A rotina de Tochtli é feita de aulas, horas de pesquisas, vídeo game, TV e brincadeiras com o pai, que esconde do filho o que tem em ‘certos quartos’ do palácio e o proíbe de ver noticias violentas na TV, mas ao mesmo tempo o ensina quais são as partes mais vulneráveis do corpo humano para atirar e permite que o garoto presencie ‘ lições’ de surras aos traidores maricas. Mas agora tudo o que Tochtli quer é ganhar hipopótamos anões da Libéria para completar seu mini-zoológico.

Sempre leio críticas dirigidas à superficialidade de livros com poucas páginas, mas 'Festa no Covil' é bem diferente: com apenas 88 páginas, consegue perfeitamente envolver o leitor na vida do menino Tochtli, um pequeno príncipe filho do rei do narcotráfico. Festa no covil é o romance de estreia do autor mexicano Juan Pablo Villalobos, uma estreia em grande estilo.
Tochtli, cuja idade não é mencionada, é uma criança muito doce sob alguns aspectos, mas também muito precoce com relação a outros. Ele está sendo preparado para herdar o “negócio da família”, mas ao mesmo tempo é só um menininho sem mãe e sem amigos, que brinca de detetive, coleciona chapéus e palavras difíceis. Enquanto viajamos com Tochtli em sua aventura em busca de seus hipopótamos anões, somos apresentados ao mundo do crime através de seus olhos espertos e ingênuos de forma assustadoramente fascinante, como demonstrado no trecho do início da resenha.

Não há muito que falar sobre este livro sem o medo de spoiler, pois são poucas páginas e acontecimentos interligados. Digo apenas que, particularmente, não sou muito fã de livros que abordem o tema da criminalidade, mas é impossível não gostar de Festa no Covil – que se tornou um “favorito” e também forte candidato a estar entre os “melhores do ano”. Recomendo!



Se interessou pelo livro “Festa no Covil”? Então não deixe de participar, pois a Companhia das letras muito gentilmente cedeu um exemplar para sorteio!

Para participar é muito simples, basta seguir as regrinhas abaixo:
1- Ser residente ou ter um endereço de entrega no Brasil;
2- Comentar a resenha coerentemente e informar sua participação com um comentário nesta postagem;
3- Preencher corretamente o formulário abaixo;
4- Se for utilizar os "pontos extras" diários, e divulgar no facebook, twitter, skoob e demais mídias, pedimos para usar a frase abaixo:

#sorteio do @Leit_Devaneios + @cialetras FESTA NO COVIL – JUAN PABLO VILLALOBOS http://migre.me/9JdBC Participe até 04.08.

O formulário abaixo é auto-explicativo, para iniciar clique no +1(ou o número de entradas que for) "Do IT!" e observe a regra. Contudo, caso haja algum problema/dúvida, entre em contato via twitter, ou leiam o tutorial feito pelo ICultGen.



- A promoção será realizada do dia 06.07 (hoje) até dia 04.08.
- Divulgaremos o ganhador até o dia 10.08.
- O ganhador terá 2 dias para se manifestar e reclamar seu prêmio, ou será feito um novo sorteio, devendo ser encaminhado seu endereço para o "Contato" do blog.

Pessoal, não queremos desconsiderar inscrição de ninguém, portanto atentem para as regras... e Boa Sorte!

Comentários
60 Comentários

60 comentários:

  1. Olá!Adorei a promo.
    Estou participando!:D

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro,mas pelo jeito parece bem interessante!

    ResponderExcluir
  3. Já faz tempo que quero ler Festo no Covil, sempre ouço maravilhas desse livro. E, sendo bem sincera, sua resenha terminou de me conquistar - pus o livro na wish list já, rsrs
    Eu gosto muito de livros com protagonistas crianças, principalmente quando vemos seu mundo diretamente por seus olhos. Tenho certeza de que vou me encantar por Tochtli, seja qual for a pronúcia desse nome estranho! kk

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Queria saber mais sobre a história. Esse livro parece muito bom, queria que tivesse mais coisas escritas sobre ele. Fiquei super curiosa. >.<

    Lembrei do Pequeno Príncipe ao ler esse post!

    apartamento-707.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a capa do livro. Também não sou fã do tema criminalidade, mas pelo jeite você realmente gostou do livro. Para comprar a pequeno príncipe ele deve ser realmente muito bom *-*

    ResponderExcluir
  6. Concordo que o fato de um livro ter pocucas páginas não é sinônimo de superficialidade, se fosse assim todo conto seria superficial, e olha que alguns têm duas ou três páginas. Além disso muitos autores escrevem 500 páginas das quais pouco se aproveita. Se não me engano esse livro foi lançado no início do ano e eu fiquei bem interessada em ler mas ainda não tive oportunidade de comprar.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esse livro parece ser super interessante
    Começando por esta capa bem misteriosa
    E a resenha ajudou muito a compreender

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Achei legalzinho esse livro. Mas para ler mesmo só se eu ganhar aqui na mão :S não fiquei empolgada com ele não =/

    ResponderExcluir
  9. http://ellianeramos.blogspot.com.br/2012/07/leituras-devaneios-resenha-sorteio-juan.html
    https://twitter.com/Ellianeramos/status/221629716937973760
    https://plus.google.com/110349104510766912789/posts/CohxH14K2mC
    X
    X
    PARTICIPANDO DO SORTEIO
    AMO O BLOG. SIGO O BLOG.
    NOME: ELIANE RAMOS DE SOUZA
    SEGUIDORA: ELLIANE RAMOS
    skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/570471-elliane-ramos
    twitter: https://twitter.com/#!/Ellianeramos
    newsletter: ellianeramos@hotmail.com
    facebook: https://www.facebook.com/Elliane.linda
    blog: ellianeramos.blogspot.com
    ESTADO: RIO DE JANEIRO
    PAÍS: BRASIL
    AMEI O SORTEIO. QUERO GANHAR.
    OBRIGADA. BEIJOS
    x
    x

    ResponderExcluir
  10. Esse livro me lembrou outro, Cuba e a noite. A estória não é tãão parecida, mas acho que o que me lembra ele foi porque os autores tem um caminho parecido. Gosto de ler livros assim, que não são super teens, em que você já sabe o final.
    Quero muiito! :D

    ResponderExcluir
  11. Oi Sabrina!
    Quando vi o lançamento desse livro, não fiquei interessada! Nem a capa e nem o tema me interessaram. Mas agora, depois de ler algumas opiniões, fiquei bem curiosa em relação a leitura! O fato de termos a história contada através da visão de um garoto é o que me fez ficar interessada, pois se fosse apenas um livro abordando a criminalidade passaria batido para mim!
    Participando da promoção!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser super interessante
    Começando pela capa.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser super interessante
    Começando pela capa.

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Adorei a resenha
    Nunca tinha lido nada a respeito desse livro, mas gostei bastante..A capa não me agradou muito.

    ResponderExcluir
  15. A capa do livro é muito simples, porém muito bonita, remete bastante a um cordel.

    ResponderExcluir
  16. Parece ser uma história muito interessante, adorei.
    Marquinho

    ResponderExcluir
  17. Apesar de poucas paginas gosto desse estilo,mistura um pouco de tudo,criminalidade,uma criança sonhadora é envolvente ,quero muito ler,bjs.

    ResponderExcluir
  18. Este livro já faz parte da minha listinha 2012. Desde que li uma resenha sobre o mesmo, fiquei super curiosa para saber o desenrolar desta história.
    A capa me lembra os livrinhos de cordel e fico imaginando como em tão poucas páginas pode ser desenvolvido um tema tão denso como este.
    Sua resenha só veio para atiçar ainda mais a minha vontade de degustar essa leitura.
    Participando com toda certeza.

    @aplalima

    ResponderExcluir
  19. Este livro já faz parte da minha listinha 2012. Desde que li uma resenha sobre o mesmo, fiquei super curiosa para saber o desenrolar desta história.
    A capa me lembra os livrinhos de cordel e fico imaginando como em tão poucas páginas pode ser desenvolvido um tema tão denso como este.
    Sua resenha só veio para atiçar ainda mais a minha vontade de degustar essa leitura.
    Participando com toda certeza.
    @aplalima

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este é um daqueles livros em que a gente bate o olho e não dá a menor bola. Foi assim que aconteceu comigo com o livro "A lacuna". A capa parecia ter imensa simplicidade, mas o livro era pólvora pura. Não é a primeira resenha que leio sobre este, sendo que em todas elas pude perceber o encantamento dos leitores. Quem sou eu pra virar as costas para um livro assim? Coleciono livros que abordam a criminalidade "Rota 66", "Sangue azul", "Elite da tropa" entre tantos outros, é algo que me deixa curioso, quero saber o que move a mente criminosa. Portanto este já está em minha humilde listinha!

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler parece ser muito interessante.
    Rosa
    @rosafalves

    ResponderExcluir
  23. O livro parece interessante, vou ler outras resenhas para conferir.
    Bjs, Rose,

    ResponderExcluir
  24. Verdade, livros de poucas páginas geralmente são superficiais e nos apresentam rapidamente os personagens e a estória. Me espantei com o pouquíssimo número de páginas, mas como você mesma disse, o autor fez um bom trabalho. Acho muito interessante ver a perspectiva de uma criança sobre assuntos tão delicados. O último livro que eu li que possui isso foi "O menino do pijama listrado". Gostei da capa também, participando da promo com certeza =d.

    ResponderExcluir
  25. Ahhh
    participando, gostei muito da promo '-'
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Gostei.
    Mais um pra lista... que já é enorme. rs

    ResponderExcluir
  27. Está ai um livro que eu quero ler, mesmo por ser poucas páginas, todo mundo estava falando bem dele, confesso que quando olhei para a capa eu não me interessei muito não, mas as resenhas (a sua junto) me conquistaram!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  28. Vou ser bastante sincera: nunca tinha ouvido falar desse livro. Mas acabei de perguntar a um amigo via facebook, e disse que era um livro muito bom, embora fosse curto (como você comentou). Confesso que sou acostumada com livros maiores rsrs mas sabe o que é não julgar um livro pela capa? Então, não jugar por seu tamanho. Se ele é objetivo e mesmo assim tão bom: parabéns Pablo, eu morro de dificuldade para escrever objetivamente e com clareza.
    Enfim, torcendo! (yn)'

    ResponderExcluir
  29. Divulguei o seu sorteio no minhavelhaestante1.blogspot.com, passa lá e divulga a gente também! http://migre.me/9TGTL

    ResponderExcluir
  30. Não ouvi falar muito do livro e achei a idéia explorada totalmente original e diferente dos temas abordados atualmente, concordo que poucas páginas não são sinônimo de superficialidade mas prefiro livros com muitas páginas. No entanto tenho o livro O Desafio de Amar, edição pocket com apenas 88 páginas, que é um exemplo de livro de altíssima qualidade! Numero de páginas? Apenas 88!! ;)

    ResponderExcluir
  31. Nunca tinha escutando falar desse livro, mais o titulo me chamou muito atenção. Não ligo muito para quantas paginas tem um livro e sim o seu conteúdo. Gostei muito da resenha e dos comentários positivos.

    ResponderExcluir
  32. Eu tinha visto essa capa esses dias mais não tinha lido nenhuma resenha. Parece uma história interessante e realmente diferente do que eu leio, mais gostei da forma como a historia é narrada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Não conhecia a obra ainda. Parece ser bem legal, fiquei com vontade de ler o livro todo.
    Ótima resenha, eu até gosto de livros curtos, acho que assim a gente fica sabendo de toda a história mais rápido!

    ResponderExcluir
  34. Nunca imaginei que fosse sobre o mundo do crime, e confesso que me decepcionei com o número de páginas do livro.... Mas... deve ser bom, já que você falou tão bem.

    ResponderExcluir
  35. Amei a sua resenhA
    Parabéns pelo blog amei ele...

    ResponderExcluir
  36. Nossa, parece ser muito interessante. Não sabia que o livro tinha tão poucas páginas... Estou curiosa e participando!

    abraços,
    Luciana Maia

    ResponderExcluir
  37. Carol Moniz
    Eu queroooooooooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  38. Achei a historia interessante... Mesmo que não ganhe no sorteio, vou comprar!

    ResponderExcluir
  39. achei muito interessante. Mesmo se não ganhar, vou comprar o livro!

    ResponderExcluir
  40. Estou participando do sorteio do livro Festa no Covil.

    ResponderExcluir
  41. Livros narrados por crianças nunca decepcionam! Esse parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  42. Eu vi um amigo meu lendo este livro, pela capa pensei que era aquele tipo de livro infantil, mas eu de curiosa fui lendo alguns trechos enquanto ele lia. Confesso que me interessei muito pelo livro, nao vejo a ahora de ler ele por completo.

    ResponderExcluir
  43. Sua resenha me deixou bastante curiosa...
    Participando!!!!

    ResponderExcluir