='cap-left'/>

Suzanne Collins - GREGOR: e a profecia de Sangue


Resenha pode conter spoilers para quem não leu os 2 primeiros livros da série

“GREGOR: e a profecia de Sangue” - da Suzanne Collins (autora também de Jogos Vorazes) -, é o terceiro livro da série Gregor, publicado no Brasil pela Galera Record. Li os dois primeiros livros (você pode conferir as resenhas AQUI) e gostei muito, os personagens são apaixonantes e me conquistaram com sua valentia e amor à família.

Quem leu o segundo livro da série sabe que o final foi angustiante. Em “GREGOR: e a profecia de Sangue”, mais uma vez nosso pequeno herói tem que lidar com uma profecia em que precisa salvar o povo de Regália. Mesmo tendo que lidar com vários problemas em casa - como a falta de dinheiro -, ele encontra tempo e coragem para ajudar seus amigos do subterrâneo.

Gregor é convocado a voltar para o subterrâneo juntamente com Boots, sua irmãzinha de 2 anos, para cumprir a nova profecia. Ao contrário das duas primeiras profecias que pegaram ele de surpresa, desta vez Gregor está preparado para o que vem pela frente, o que não diminui o seu medo.

Do sangue quente agora a morte deriva
Vai roubar do seu corpo a vida,
Marcar a pele e selar a sina.
O Subterrâneo virará uma tina.

Vire e vire e vire de novo.
Vices veem a coisa, mas não o quando.
Remédio e erro ao se entrelaçar,
Uma única vinha vão formar.

O Guerreiro da Superfície ouvirá o clamor
E virá, se em seu coração ainda houver amor.
Tragam a Princesa, ou conheçam o desespero,
Rastejantes só virão seguindo seu apelo.
[...]
Aqueles cujo sangue é quente e vermelho
Devem se unir e buscar o ponto curandeiro.
No berço a cura vão encontrar
Para aquilo que faz o sangue matar.
[...]
Roedor, Humano, deixem de lado
O velho ódio que reside inflamado.
Se as chamas da guerra seguirem em frente
No Subterrâneo morrerão todos de sangue quente.

A profecia do sangue é pior do que suas antecessoras porque agora o inimigo não é visível. A peste invadiu o subterrâneo e para combatê-la os ratos e humanos (inimigos declarados) terão que se juntar - além de outros seres que habitam por lá - para encontrar a cura e salvar seus povos.

A mãe de Gregor tenta impedir os filhos de irem para Regália, mas circunstâncias a obrigam a consentir com a partida de Gregor e Boots. Grace (mãe dos pequenos heróis) acaba embarcando junto com os filhos para o subterrâneo com a intenção de voltar o mais rápido possível para casa.

No subterrâneo, Ares (o morcego vinculado com Gregor), Howard e a morcega Andrômeda são alguns dos infectados da peste, sendo Ares o pior deles. Gregor fará de tudo para ajudar os amigos mesmo sua mãe não querendo deixar os filhos cumprirem a profecia.

Como a avó de Gregor mesmo diz:“Você pode até tentar fugir, mas a profecia sempre o encontrará, de alguma forma.” não tem como escapar do destino e Grace é infectada pela peste fazendo com que seja obrigada a ficar em Regália.

Gregor, Booth, o rato Ripred, entre outros, partem numa busca desesperada pela cura, sem terem a certeza de que vão encontrá-la e se conseguirão voltar com vida. Eles contaram no caminho com algumas ajudas inesperadas que farão a grande diferença nessa jornada.
Será que Gregor conseguirá salvar sua mãe, Ares e seus amigos? Ele fará o possível e o impossível para conseguir.

“GREGOR: e a profecia de Sangue” é um livro muito bom, gostei demais dessa terceira história. Das 3 profecias, essa com certeza foi a mais angustiante e que me deixou com o coração na mão. O inimigo da vez é invisível e fica difícil de combatê-lo, principalmente não havendo uma cura por perto.

Gregor, o personagem principal do livro, é o mocinho mais sofrido que já li, o coitadinho só tem 11 anos e já enfrentou perigos por uma vida toda. A autora não poupa Gregor e os seus amigos, então não esperem que essa série seja daquelas em que o personagem nem sequer sofre um arranhão. Boots continua fofa como sempre e nesse livro aparece um garotinho, que se junta com a pequena princesa, para aprontar ainda mais.

Senti muita falta de Ares que está doente por causa da peste e não pode acompanhar Gregor nessa jornada pela cura. Para “substituir” Ares surge na história a Princesa Morcega Nike, que é muito alto astral e divertida; espero que ela apareça nos próximos livros.

Como disse acima, a Suzanne não poupa personagem e isso da uma raivinha. Houve alguns personagens na série que gostaria de ter conhecido mais, porém a autora não me concedeu essa oportunidade.

O livro é muito bom! O final de “GREGOR: e a profecia de Sangue” é daqueles que me deixam ansiosa pelo próximo livro (Galera lance logo, por favor?), quero saber qual será a nova profecia.
Super recomendo!

Série Gregor - Suzanne Collins

Livro 3 – GREGOR: E a Profecia de Sangue
Livro 4 – GREGOR: And the Marks of Secret (ainda não lançado no Brasil)
Livro 5 – GREGOR: And the Code of Claw (ainda não lançado no Brasil)


Para mais informações:


Comentários
31 Comentários

31 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro de Gregor, mas estou com muita vontade de ler! Terminei a trilogia Jogos Vorazes a pouco tempo e estou "absorvendo" a história ainda. Mas a Collins é uma baita de uma escritora, tenho certeza de que essa nova série é tão boa quanto dizem...

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum livro desta série e ainda não li Jogos Vorazes, mas pelo perfil e a cotação dos livros dela no skoob e no Ny Times, eu me interessei muito. Vamos a busca do livro

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, tenho lido muitas resenhas sobre essa série, e todas são bem positivas. Conheço a escrita da Susane apenas pelo primeiro livro de Jogos Vorazes, que ainda tenho que terminar. Mesmo sendo uma série mais juvenil, parece bem gostosa e divertida, espero poder ler outra hora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Da autora estou "namorando" JOgos Vorazes =)
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ler a série =/
    Já disse isso um monte de vezes...

    ResponderExcluir
  6. Cara, quero muito ler essa série, mas tá tão salgados os preços dos livros, e é sempre bom esperar o lançamento de todos ^^
    Quero muito ler *o*

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas estou ansiosa para ler Jogos Vorazes.
    A série parece ser bem interessante, espero poder ler logo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu!

    Não sei pq, mas apesar de adorar a escrita da Suzanne, nunca senti vontade de ler essa série. Tanto que li a resenha toda sem medo de spoiler kkkkkkk
    De qualquer forma, parece ser uma boa leitura para quem gosta do gênero!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive oportunidade de ler essa série, mas li Jogos Vorazes que eu adoro!
    Realmente ela não poupa ninguém... E é isso que eu gosto nela! hahha Sua resenha me deixou interessada em ler!!!

    Bjuss.

    ResponderExcluir
  10. Um dia estava na Fnac e vi este livro, li a sinopse e me interessei...
    Depois voltei lá e vi que era da Suzanne Collins (minha autora favorita) e foi ai que eu SURTEI!
    E agora com esta resenha fiquei com mais vontade de ler!
    Estou louca para comprar!

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler os livros desta escritora. Vi o filme Jogos vorazes mas não cheguei a ler a trilogia. Quero ler as duas trilogias.

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha... mas não me agrada o fato de ser uma saga.. não gosto muito de me apegar a essas histórias longas.

    ResponderExcluir
  13. Depois que li Jogos Vorazes, fiquei doida pra ler essa série da Suzane Collins também. E pela sua resenha, dá pra ver que esses também são bem interessantes. Curiosidade e ansiedade ao extremo!!!
    Beijinhos!
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Achei muito interessante. Gostaria de ler, não conheço essa série e queria muito ganhar esses livros!


    Beijinhos.


    Leila.

    ResponderExcluir
  15. Uma serie que eu não conhecia
    Essa é a 1° vez que vejo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Essa foi a profecia mais sombria que já vi e a peste parece a pete negra da idade media.

    ResponderExcluir
  17. Tenho tanta vontade de ler esse livro, mesmo se não fosse da Suzanne Collins acho que eu gostaria muuuito de ler...Adorei todos os livros do Jogos Vorazes, e tenho certeza de que adoraria essa série também..as capas são todas de arrasar.
    Adorei a resenha
    Parabéns
    Bjs
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Gostei do livro,porque você sabe que quem lê e faz uma resenha depois,parece que o livro fica melhor do que o pequeno texto que vem atrás do livo.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito, não conhecia essa série, mas agora vou ler todas.

    ResponderExcluir
  20. Não sei porque mas esse me lembra, levemente Percy (na minha opinião) quero ler esse livro ele parece ser cheio de misterios e aventuras.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da triologia dos livros de Jogos Vorazes , e sua resenha me chamou a atenção para me encantar novamente com Suzanne Collins.

    ResponderExcluir
  22. De todas as profecias, essa foi a mais tensa que vi. Gregor teve muitas aventuras e perigo.
    Resenha ótima. E já gostei da princesa Nike.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Como ainda não li nem o primeiro livro da série, preferi não ler essa resenha para não perder a surpresa.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Esse livro me pareceu um pouco melhor. Mais sério, a idade ainda está atrapalhando o meu ver da história. Pelo menos dessa vez o protagonista não foi pego de surpresa. Vamos ver... Eu teria que ler mesmo pra ter uma opinião completa.

    ResponderExcluir
  25. uau, essa capa é bem interessante...

    ResponderExcluir
  26. uau, a capa é bem interessante.. gosto da arte de todas as capas dessa série...

    ResponderExcluir
  27. Hiiiiii Tem mais livros a série, né? Mosss
    Eu nem li os dois primeiros. Mas a resenha tá ótima. E o protagonista tao novinho. Jurava que ele tinha pelo menos uns treze anos.
    Bjss

    ResponderExcluir
  28. Eu estou lendo a série,terminei de ler os 2 primeiros volumes,vou começar hoje a Profecia de Sangue que promete ter muita ação nesse volume.

    ResponderExcluir
  29. Estou lendo Gregor com minha filha e estamos apaixonadas. Já lemos os dois primeiros volumes e nos divertimos muito. Uma leitura que nos remete a uma aventura de perder o fôlego.

    ResponderExcluir