='cap-left'/>

Vanessa Martinelli - Amigos Inimigos

Primeiramente, não posso deixar de começar ressaltando que a Vanessa é minha conterrânea! Não sabem o quanto fiquei feliz quando na Feira do Livro de Joinville soube sobre o livro dela. 

Infelizmente não a pude conhecer lá e nem ao menos no lançamento do livro, culpa desta vida atribulada de estudante.

“Bora” conhecer mais sobre Amigos Inimigos?




Maria  e Jack eram amigos desde pequenininhos, mas de uns anos para cá haviam criado uma antipatia aparentemente mútua. Era só Maria chegar perto dele para começarem a brigar... Por outro lado, Maria estava encantada por Maurício, a estrela do time de futebol.

No entanto, aos poucos a garota vai percebendo que Maurício não é tão legal assim. E, por uma competição na escola, para criarem um hino, ela se aproximou um pouco mais de Jack novamente, não sem deixar a inimizade de lado.
Quando perceberiam que, além de Amigos Inimigos, algo mais também os unia?

Amigos Inimigos é um fofo romance adolescente. 
O enredo é bem simples, tendo destaque também para as amigas de Maria, como Patrícia, Morgana e Camila. Esta última estava  passando por uma crise familiar devido a separação de seus pais.

Eu gostei do livro, foi uma leitura rápida, até mesmo por ter bem poucas páginas em relação aos livros que normalmente leio. Contudo,  senti um pouco de falta de aprofundamento e um enredo com mais verossimilhança.

Ora, sei bem que o público alvo é pré-adolescente, mas alguns detalhes dispostos  não coadunam com a realidade, como a viagem que Maria e o amigo fazem ao ganharem a gincana para um lugar sujo, feio e sem telefone, com somente uma professora, quem, inclusive, deixou os alunos dormirem sozinhos. Será? Sei que é ficção, mas o livro tem como fito a realidade...

Até essa parte estava adorando com paixão o livro, mas depois disto desanimei.  Também senti falta do aprofundamento de algumas situações, como a de Camila que sofre com a separação dos pais, tendo inclusive intervenção dos seus amigos para tentarem animá-la, mas depois o problema é esquecido/relevado.

Como dito, sei que o livro é extremamente juvenil, mas não é por isso que não poderia haver um pouco mais detalhes, não subestimando os leitores. Lembro ter visto que a autora intencionalmente escreveu um livro pequeno e simples para cativar os leitores, incentivá-los a continuar a ler; também vi que o próximo livro da série deverá conter bem mais páginas.

Espero que sim...

Por outro lado, não há como não destacar a linguagem limpa, simples e concisa, é um prato cheio para quem é mais jovem e tem ressalvas com livros maiores e cheios de páginas.

Apesar das críticas, a leitura do livro é extremamente válida. Talvez tenha eu o observado com olhos mais “adultos”, não sendo a faixa adequada para julgar...

A autora comentou que fez o livro pensando na filha dela e pensando no que fosse ler na juventude, para adolescentes de 11-13. E o livro satisfez o objeto proposto de ser leve, cômico e rápido de ler.


 
Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. acho que tem muito a ver com a faixa etária, mais do que com verossimilhança. como vc disse, leu com olhos mais 'adultos' - quem sabe se você tivesse uns 13 anos isso passasse despercebido? mas a história parece bem fofolenta, vou dar uma conferida ^^

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu imaginei que seria um livro bem simples só pela capa. Não gostei muito dela, na verdade, e o título também não me chamou muita atenção... Mas, por ser um livro levinho e pequeno, talvez se eu tivesse a oportunidade, leria. Pelo menos, serve como indicação para a prima ou irmã que estão começando a "vida literária" por agora, certo? Eu não tenho muita paciência com livros sem coesão, tipo WTF mesmo, kkk

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari, já não é a primeira pessoa que fala sobre esses "probleminhas" do livro. É claro que não dá pra esperar que o livro nos deixe completamente apaixonadas, mas também não tem porque ser desanimador, né?
    Eu não tenho curiosidade de ler o livro, acho que a falta de tempo não me deixa me prender a obras que eu não sei se vou gostar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Não me chamou muito a atenção, mas sei lá gostei da capa e titulo, acho que leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lariane me emprestou e eu achei bem legal....

      Excluir
  5. OI lari!

    O livro deve ser bem fofinho mesmo, adorei \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi flor,
    Recebi esse livro essa semana espero muito gostar do livro...rsrs
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser bem legal, deve ser engraçado.

    ResponderExcluir
  8. Só pela capa dá pra perceber que é um livro bem simples para os leitores juvenis. É a primeira vez que vejo falar nesse livro, e logo de cara já da pra imaginar o final. Na minha opinião muito clichê. Mas deve ser implicância minha, afinal sou muito chata em relação ao que vou ler. Pra quem gosta desse tipo de leitura, deve ser um bom livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Achei o livro bonitinho. Mas ler mesmo eu não fiquei com vontade não =/
    sei lá...

    ResponderExcluir
  10. Também gostei do livro ele é realmente pra se ler em um salto, mas como vc disse eu tbm senti falta de mais coisas a serem explicadas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ganhei a pouco tempo o livro autografo pela autora em uma promoção =D Gostaria de ressaltar que ela é uma fofa!

    Parece ser um livro muito legal! é mais voltado para o público infanto juvenil, mas com certeza é uma leitura super alegre e válida para adultos!

    To doida para ler!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lari!

    Muito obrigada pela resenha!
    Já postei no meu blog: www.vanessaml.com
    Todas as opiniões em relação ao livro só enriquecem o trabalho do escritor!Obrigada!
    Quem sabe no livro de continuação da série, "Amigos Inimigos 2", essas questões ainda não explicadas fiquem mais claras.
    Mas,admito, adoro situações cômicas, que fazem rir, mesmo que saiam um pouco da realidade! hehe
    Quando escrevo me divirto muito. A escrita para mim é uma forma de deixar a vida mais leve e feliz.
    Espero que meus livros possam levar um pouco disso aos leitores!
    Beijo Grande!

    Vanessa Martinelli

    ResponderExcluir
  13. Só não concordo muito de os livros feitos para prés - adolescentes entre essa faixa etária, geralmente não são grandes ou são histórias sobre alunos na escola. Tudo bem, eu concordo que a maioria nessa idade está começando a se interessar por livros e procuram histórias assim, mas é muito pouco procurado autores que pensam na outra parte. Mas é bom saber que o livro tem uma linguagem rápida, concisa e prática.

    ResponderExcluir
  14. Apesar da faixa etária do livro, gostei dele, e espero ler um dia, realmente foi muito sem noção, a parte da professora, se o livro tem coisas da vida real, não pode acontecer coisa de filme... Esse tipo de livro já tem final definido, no meu ver, pois livros que começam com os protagonistas brigando, ja podemos imaginar o filme, mesmo assim, gostaria de ler :D
    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito de autores nacionais, adorei a resenha e vou ler concerteza já ta na lista!

    ResponderExcluir
  16. Amei a resenha!!O enrredo do livro deve ser engraçado ao fato em que Maria e Jack se batem de frente....Espero ganhar este livro,pois fiquei doida para ler-lo!!!

    ResponderExcluir
  17. Como estou numa fase de autores brasileiros, acho que vou gostar do livro. Não ligo muito se ele for infantil ou infanto-juvenil, contato que a mensagem seja clara e a leitura flua, por mim a leitura é valida. E espero ganhar esse livro pra saber se é ou não bom.

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha e romance adolescente é meu estio favorito.

    ResponderExcluir
  19. oi , li sua resenha ainda não tive como ler esse livro por falta de tempo ,mais está na lista para ler , mais pelo que você fala sobre ele , bem juvenil , palavras simples bem próprio para adolescentes normalmente que não gostam de ler .

    ResponderExcluir
  20. Ahhhhhhh! Seria legal que livros como este fossem escolhidos para serem lidos nas provas de livro na escola :D

    ResponderExcluir
  21. Desde que vi a capa desse livro pela primeira vez me interessei por ele, pois parece ser de leitura leve e rápida. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir