='cap-left'/>

Corban Addison - Cruzando o caminho do sol



Cruzando o caminho do Sol
Corban Addison

Sita e Ahalya são duas adolescentes felizes de respectivamente 15 e 17 anos, que levam suas vidas tranquilas e felizes ao lado da família num lar indiano repleto de amor... até que um tsunami muda completamente essa situação, tornando-as órfãs e susceptíveis às maiores crueldades da vida, como escravidão moderna, prostituição, tráfico humano, etc.
Paralelamente, nos EUA, o advogado Thomas Clarke tenta superar uma crise em sua vida pessoal e profissional , o que faz com que ele abandone a carreira e viaje à Índia para trabalhar numa ONG e também para tenta reatar com a esposa que o abandonou após a morte da única filha do casal.

Essas duas tramas demoram um pouco para se convergirem num único propósito... por vezes, até chegamos a pensar que as meninas nunca teriam salvação. Mas quando, enfim, o advogado (um verdadeiro paladino moderno), se empenha em ajudar as irmãs, temos a tentativa do tão sonhado final feliz.


‘Cruzando o caminho do sol’ esteve um bom tempo parado em minha estante, porque, confesso, a primeira vez em que tentei não consegui levar a leitura adiante. O tema abordado – prostituição/tráfico humano – não me agradou, ainda mais pelo fato de que as personagens principais, Sita e Ahalya, são duas meninas muito inocentes. Enfim, o resultado foi que acabei adiando a leitura indefinidamente, apesar das muitas indicações positiva respeito do livro.

Recentemente eu li e postei a resenha (AQUI) do lançamento Belle (Lesley Pearse), e ter lido um livro com tema vagamente similar me fez tentar novamente, agora com pleno sucesso: consegui ler ‘Cruzando o caminho do sol’ em dois dias e três ‘pegadas’, mesmo sendo um livro relativamente grande com suas 448 páginas.

'Cruzando o caminho do sol' me comoveu muito mais do que Belle, talvez por se tratar de um livro contemporâneo, fato que confere mais ‘realidade’ à trama, que é muito interessante e totalmente imprevisível, pois ao mesmo tempo em que é triste, consegue ser dinâmica e prender a atenção do leitor. As irmãs/protagonistas são indianas e o autor Corban Addison foi muito feliz ao abordar esta cultura tão rica. Os personagens são muito bons e a narração do auto é impecável, seja no núcleo hindu ou ocidental. Finalizo afirmando que gostei muito de ‘Cruzando o caminho do sol’, mas eu o indicaria com parcimônia, por se tratar de um livro que impressiona.


Comentários
37 Comentários

37 comentários:

  1. Não sei o porquê mas, essa história me lembrou muito A Cidade do Sol (que ainda não tive oportunidade de ler).
    Às vezes, é bom sair da rotina de livros fantasiosos e ler algo que mais contemporâneo.
    Ótima resenha.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo nome do livro apenas, acredito.. rsrsrs

      Excluir
  2. Oiie,

    Este é um livro muito bom, seu tema, por ser bastante real, toca bem fundo na feria e nos faz pensar em tantas garotas que passam pelo mesmo e não tem a chance de terem um final feliz. Chorei bastante durante todo o livro e realmente o indico para quem gosta de temas reais e fortes.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Sá!

    Eu acho que vou sofrer com os personagens do livro... preciso estar preparada kkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu também gostei muito desse livro, em especial da maneira como o autor lidou com um tema tão sensível, a narrativa é sóbria e o sofrimento das meninas embora seja claramente expresso na trama não é explorado de forma melodramática ou apelativa.

    ResponderExcluir
  5. Eu também gostei muito desse livro, em especial da maneira como o autor lidou com um tema tão sensível, a narrativa é sóbria e o sofrimento das meninas embora seja claramente expresso na trama não é explorado de forma melodramática ou apelativa.

    ResponderExcluir
  6. Sem palavras para expressar o quanto o livro é bom. Sério, esse foi um dos melhores que a NC lançou, porque é de um modo fictício, real. Que história, que lição...Nossa, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei este livro e ainda não tive condições de ler...
    Não achei que fosse tão grande, mas a capa é linda, a história perfeita então me animei...
    Realmente parece ser bem comovente... terei que ler com uma caixinha de lenços do lado....kkkk

    Beijos Sá

    ResponderExcluir
  8. Me identifiquei com vc quando comentou que o livro ficou parado na sua estante...comigo acontece a mesma coisa...eu comprei porque gostei da sinopse mas ainda não peguei pra ler.... to numa fase mais romântica...
    Mas tenho certeza que vou gostar desse livro,..eu gosto desse tipo de história!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha o livro me arece ser otimo, um dos temas que gosto de ler são esses realistas, a cada livro que leio fico fascinada e vejo que nem tudo é como se parece ser. Não sabia que esse livro abordava esse tema, (pela capa pensei que ia abordar algum tema que falasse sobre os costumes indianos nada alem disso mas me enganei muito em relação a isso) estou curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  10. eu já estou mais do que ansiosa para ler essas obras, apesar de ter ouvido criticas negativas a Cruzando o caminhos do sol, mesmo assim quero le-lo!

    A resenha de Belle ficou ótima, e esta apesar de pequena acredito que esclareceu bem a obra!

    bjs

    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o peguei para ler por que estou cheia de livros antigos para ler ainda KKKKKKKKK Legal que vc comparou com Belle, quero muito ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  12. Interessante... parece um pouco pesado mas vai entrar na lista de aquisições.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Já tinha visto este livro mais não tinha dado tanta atenção...mas agora com esta resenha minha curiosidade foi aguçada...a vontade de ler aumentou bastante...uma história que envolve advogados, tráfico culturas e países diferentes...bem acho que irei gostar por ele ser assim tao diferente.
    bjim

    ResponderExcluir
  14. Já vi várias resenhas positivas sobre esse livro. Quero ler.

    ResponderExcluir
  15. Bom, até hoje, melhor, até agora, não tinha nem parado para ler a sinopse, ou até mesmo, uma resenha de Cruzando o caminho do sol, vou admiti que não fiz isso, por que a capa não me chamou muito atenção, e o que sempre me faz ir atrás de um livro é sua capa ! Antes mesmo de você dizer que o livro tem uma leve semelhança com Belle, eu já estava imaginando isso, pelo próprio tema, creio que o livro possa ser legal, apesar dele continuar, sem chamar muito a minha atenção :]
    Beijoos :* - GabiSuzart

    ResponderExcluir
  16. Já li esse livro, gostei muito da história, faz o leitor entender a realidade por fora do livro através das personagens, é bem triste também...
    Beijos
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Estou comentando para confirmar minha participação, pois coloquei a data de hoje mas ja tinha comentado aqui e tinha esquecido....kkkk
    enfim, reafirmo, ótima reesenha

    ResponderExcluir
  18. Nossaaa... Deve ser super interessante, porque é muito voltado à realidade. Quero muito lê-lo. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  19. Deu pra perceber que esse livro retrata um puta de um drama, e apesar de não gostar muito de livros assim pois fico impressionada, eu acredito que gostaria de ler esse. Acho lega vc salientar que indicaria o livro com parcimônia, devido ao tipo de leitura... Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  20. Nunca dei nada por esse livro, por não gastar da capa (sempre ela!), mas depois que comecei a ler resenhas passei a achá-lo muito mais interessante, gosto de saber que tem um lado ocidental também... Espero que dê tudo certo para as meninas no fim da história!

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Já li esse livro, ele é bem impressionante, por estagiar num abrigo para crianças e adolescentes digamos que tive mais força para ler. Quem dera se essa realidade não existisse...

    Enfim, falar desse tema me emociona mto por isso n vou dizer nada mais.

    abç

    ResponderExcluir
  22. Nossa essa historia parece ser fantástica!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto de livros contemporâneos, eles são muito bons!!

    ResponderExcluir
  24. Adorei a sinopse, quero muito ler!!!!

    ResponderExcluir
  25. parabéns pela resenha,uma história comovente,estou ansiosa para ler

    ResponderExcluir
  26. Esta na minha lista de livros desejados. Bem interessante!

    ResponderExcluir
  27. O livro parece ser lindo, a resenha está muito bem escrita, destacando os pontos fortes do livro.

    ResponderExcluir
  28. Livro interessante, fiquei com vontade de ler

    ResponderExcluir
  29. Adoreii a resenha muito boa , e a historia parece ser bem interessante!!

    ResponderExcluir
  30. Achei a resenha desse livro interessante, não o conhecia mas já me apaixonei *--*

    ResponderExcluir
  31. Sinceramente, não é muito o meu estilo de leitura, pois não sou muito fã de livros com uma temática mais forte. Lerei sim, mas não por agora, pois não estou em um momento pra esse tipo de leitura.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  32. Oi Sabrina!
    Logo eu lerei este livro.
    Apesar de saber que o tema da trama é bem pesado, só li elogios ao livro. Tenho a impressão de que vou gostar!

    Bjos

    ResponderExcluir
  33. Bom a história parece ser bem interessante apesar de ser um livro com um tema mais forte.
    Espero poder ler em breve.
    @Kari_Couto

    ResponderExcluir
  34. Huuum...Parece ser um otimo livro !

    ResponderExcluir
  35. A resenha ficou muito boa, nao conhecia esse livro, o tema é forte, mas infelizmente muito atual né? =(

    Sei que vou sofrer bastante lendo, mas.... vai pra lista =)

    ResponderExcluir
  36. É um tema impactante,não tem como ler e não sentir revolta,lembra Belle por tratarem o mesmo assunto,abordar a cultura indiana é um ponto positivo,mas sinto mais vontade de ler Belle,por ser de época.

    ResponderExcluir