='cap-left'/>

Susane Colasanti - Bem mais perto

Hoje, no horário que esta postagem for ao ar, estarei chegando na Argentina, minha nova residência por alguns meses. Me desejem sorte, confesso estar temerosa...

Quanto às postagens de resenhas no blog, estou com um bom estoque e estou levando alguns livros na bagagem. Tentarei, na medida do que a criatividade me deixar, também tentar mostrar alguma coisa sobre o hábito de leitura de nossos hermanos, os sucessos de lá...

Terminando os recados, "bora" descobrir o que achei de Bem mais perto, lançamento da Novo Conceito?



“As pessoas destroem sua confiança e depois partem.
Você nunca consegue conhecer alguém completamente,
não importa o quanto ache que conheça. As pessoas sempre
omitirão partes de suas vidas. Sempre haverá
alguma verdade sobe elas que você nunca saberá.
Ou talvez, algum dia, você conheça a verdade que
elas escondem e vai concluir que era melhor nunca ter descoberto” p. 47

Brooke era uma adolescente do ensino médio americano que descobriu que sua paixão, Scott Abrams, estava se mudando para Nova York. Certa de que sua relação ainda poderia dar certo e que ele era alguém muito especial, ela resolveu ir morar com seu pai em NY na esperança de reencontrá-lo.

Para sua felicidade, Brooke o reencontrou e ficou muito feliz quando soube que ele morava bem perto da sua casa e, inclusive, faria aulas com ela. Só que, infelizmente, parecia que ele já havia encontrado alguma outra garota.

“Então Scott diz:
- De onde eu te conheço?
O mundo...
Se...
Despedaçando.” P. 25

“Puxo uma cadeira do carrinho. Antes de perceber o que está acontecendo, todas as outras cadeiras caem e fazem aquele barulho enorme de cadeiras de metal batendo no concreto;
Todos olham para trás.
Todos olham para mim.
Inclusive Scott.
E a garota que está sentada perto dele. Que está tocando seu ombro.
Ele está com ela. Eles estão juntos.
Ele está aqui com outra garota” p. 38

Aos poucos os dois começam a conversar mais, virando quase que amigos. Teria ela coragem de se declarar? Dizer que havia largado tudo para encontrá-lo?

Na escola Brooke conheceu Sadie e por sua insistência resolveu dar aulas de monitoria, já que era literalmente um gênio. Brooke não gostava de sua inteligência, principalmente, pelo destaque que isso dava quando demonstrava, não queria ser uma aberração, uma pessoa diferente dos demais. Por isso ela sempre havia escondido tirando notas medianas.

“Não quero que ninguém me olhe daquele jeito novamente.
Se isso significa que devo esconder quem eu sou,
posso viver com isso. Passar despercebida é muito
mais fácil lidar com as consequências.” p. 105

Ela também não sabia o que iria querer fazer na faculdade. Apesar de toda sua inteligência não tinha planos futuros... Só queria Scott.

No entanto, sua a ida para NY a faz amadurecer. “Agora, inspirada pela energia emocionante da cidade movimentada e criativa ao seu redor, Brooke começa a explorar seus talentos e se torna uma pessoa que nunca sonhou que seria”. Trecho da sinopse.

Minha primeira reação ante o livro foi ficar surpresa com a falta de maturidade da protagonista. Apesar de levar em consideração ser ela uma adolescente, não pude deixar de ficar com raiva dela, pois de uma hora para outra resolve tudo abandonar para tentar ficar com o Scott. Ela nem sabia aonde ele iria estar em Nova York, e NY não é uma cidade pequena!

"- Mas você é! Eu o conheço mais do que você imagina.
- Conhece? Você me observou durante
dois anos e depois me seguiu até aqui. Isso é conhecer alguém?" p. 178

Abandonou a mãe, uma mulher amargurada com o final do casamento, mas quem sempre esteve presente, para ir morar com um pai que não via e não mantinha contato há anos. Logo ela que era um gênio...

Além disso, outro fato me deixou muito aborrecida: Candice, amiga de Brooke, também estava apaixonada por Scott – este cara tem mel -, inclusive havia se declarado para ele, mas era um amor não correspondido. Brooke, apesar de saber do antigo amor da amiga, não pode entender porque ela havia ficado brava por ela ter ido para NY atrás de Scott. Afinal, Brooke argumentava que Candice já havia tentado e era um amor platônico, mas não entendia que o dela era aparentemente o mesmo.

Concordo que Brooke amadureceu, principalmente com o contato com o seu aluno da monitoria John, um rapaz com disgrafia.
No entanto, apesar da narrativa em primeira pessoa da autora ser extremamente boa por ser direta, sem firulas e recheada de quotes, o livro perdeu todo o encanto logo no começo. Depois de ter perdido o brilho, não consegui mais me encantar.

O final também não foi satisfatório. Entendi, entretanto não pude deixar de ficar com uma sensação de vazio.

Recomendo que leiam para tirar a prova, até mesmo porque vários outras blogueiras amaram este livro, mas não por minha indicação.

“Não adianta ficar com raiva de coisas que não podem ser desfeitas” (...)
“É a esperança que me faz prosseguir” p. 20



Comentários
39 Comentários

39 comentários:

  1. Lari: boa sorte aí na Argentina!!! Vai dar tudo certo, bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi lari!

    Boa sorte nessa nova jornada \o/

    Ainda não peguei esse livro para ler, mas não é a primeira pessoa que diz que ele não é bom...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari!!! não li sua resenha pq estou justamente lendo esse livro. Bem no comecinho.
    só vi que vc não curtiu tanto assim. Espero gostar mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante desse livro e espero ler em breve. Bom ou não, só lendo para saber... Amei essa capa dele, tão fofa *-*

    ResponderExcluir
  5. nossa vocêesta na argentina!!! Que legal, desejo-lhe toda a sorte do mundo e falando do livro lendo o que você disse realmente da a impresão da protagonista ser uma mimadinha sem nexo! como assim largar a mãe? a casa?os amigos? mudar de cidade pra ir atras de um cara que pelo visto nunca tinha reparado nela? quero ler o livro pra ver se essa criatura cresce

    ResponderExcluir
  6. Boa sorte na Argentina, pretendo passear por lá no fim do ano e vou te pedir dicas e quem sabe te conhecer :)

    É...pela sua resenha eu tb penso a mesma coisa que vc: como assim largar tudo para ir atrás de um cara que nem sabe que ela existe???

    Vou ler o livro e vamos ver o que eu vou achar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. oi flor,
    Nossa tu não gostou mesmo ne...que pena...bom eu vou ter que ler para ver que lição eu vou ter tirar dele ou não hauahua...enfim ameii a capa...olha li um livro muitooooo bom essa final de semana se chama muito mais que uma princesa vc ja leu???Parece o tipo de leitura que vc gosta...
    bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Amo histórias românticas! Me interessei pela sinopse e já vi algumas resenhas positivas, o que só aumenta ainda mais a minha vontade. E boa sorte pra você aí na Argente, hein!

    Beijos
    Luciana

    ResponderExcluir
  9. Boa Sorte na Argentina,que você goste e se divirta ai!!Sou fã de livros neste estilo e esse dai da pedindo a minha atenção!!

    ResponderExcluir
  10. Olha que chique esta indo para a Argentina, parei. Tudo de bom ai pra ti guria (seja la o que tu foi fazer ai). Sinceramente pensei que este livro fosse mais um daqueles romances adolescentes (confesso que ha determinados livro que me irrtam profudamente) Ate que gostei um pouquinho da personagem principal.Eita que ate a amiga tava afim do cara? vixi. Estou curiosa para ler este livro, para tirar minhas duvidas que tenho com algumas coisas que acontece na historia.

    ResponderExcluir
  11. Eu estava realmente curiosa para ler esse livro. Apesar da sua resenha ter me desanimado um pouco, vou ler para tirar a prova, como vc disse. Eu acredito que esse tipo de livro seja muito subjetivo - um traço da personalidade da protagonista com o qual vc se identifica pode fazer toda a diferença entre se encantar ou não. Só lendo pra gente saber, né? :)

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha é uma das melhores que eu já li sobre o livro. Acho que ele pode sim irritar muito uma pessoa pela protagonista infantil, mas acho que eu poderia tentar ler. Adorei a história, mas um pouco doida não? Largar tudo por um cara sem saber se ia dar certo. Complicado. Enfim, amei e se eu tiver oportunidade de ler o livro e tira minha conclusão, com certeza farei isso.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  13. Lari,

    Boa sorte na terra dos Hermanos, vê se vai naquela livraria super famosa em Buenos Aires e faz um post pra mim ver?? Morro de vontade de ir pra lá só para visitá-la...

    Quanto ao livro, eu até gostei, mas o final senti a mesma coisa... fiquei com a sensação de vazio!!

    beijos,

    ResponderExcluir
  14. Esse livro tem uma história doce, gosto de ler livros leves.

    ResponderExcluir
  15. Como sempre escolho os livros pela capa, depois leio a sinopse, e ai vejo se compro rs mas adorei a capa e sua resenha, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da capa do livro, a editora fez um ótimo trabalho. Acho que leria se o tivesse a mão com nenhum livro para ler ( não, acho que leria sim por curiosidade haha). Não é o tipo de estória favorita, mas daria uma chance. Pena que você não gostou tanto assim.
    Boa sorte na Argentina, aí é maravilhoso, eu pelo menos gostei :D

    ResponderExcluir
  17. Olá Lari!
    Um beijo para los hermanos e no meu caso compatriotas ;)
    Passa no El Ateneo!!!!
    Eu não estou muito empolgada para ler este livro, mas como você falou, é bom ler e tirar as próprias conclusões não é?
    Bjs e sorte!
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha é o tipo de livro que gosto de ler!

    ResponderExcluir
  19. Bom, neem tinha lido o livro, só a vi a capa e gostei e decidir que ia ler ! Certo, eu sei que não se pode julgar um livro pela capa, mais todo mundo erra né ? E agora estou em duvida se quero ler ou não, como vooc disse a opiniões á parte, vou tentar ler e vai que eu gosto? :D
    Beijoos;*

    ResponderExcluir
  20. Já li algumas resenhas sobre esse livro. Até agora não achei nenhuma que fosse positiva. O que falasse algo bom sobre esse livro, mais acredito que como eu tenho um gosto bem 'diferenciado' eu possa vir a gostar dele. Já li alguns livros do mesmo gênero e gostei, posso dizer até que alguns me deixaram saudades.

    ResponderExcluir
  21. Esse livro não parece ser muito bom mesmo, todas as resenhas que eu li dele tinham opiniões bem "neutras" em relação à ele, ninguem gostas mas também ninguém não gosta. Se o livro é como todos dizem, acho melhor nem ler para não me desapontar.

    ResponderExcluir
  22. Ahhh eu quero lerr!!! Adorei a resenha!
    Muito bem escrita! bjos

    ResponderExcluir
  23. Que obra linda, que reenha tão gosotosa de ler, eu tenho como hobe ficar lendo resenhas , muitas vezes não escrevo no blog, porque o temnpo é curto ou por conta da idade mesmo, mas deu muito gosto ler essa, sou uma romantica .

    ResponderExcluir
  24. É a primeira resenha que leio sobre este livro.
    Mas também já vi comentários de blogueiras sobre ele, não foram positivos e não me deixou muito animada para lê-lo. Bom... parece ser uma história de romance, dessas garotas apaixonadas que só "enxergam" aquilo que querem. rsrsrs

    Boa sorte na Argentina! Que Deus te abençoe!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Que legal!!! Tudo de bom lá na Argentina!!!!
    O livro não é um dos meus gêneros preferido, mas até que achei a história interessante. Muitos adolescentes quando colocam algo na cabeça, só descansam quando fazem, ou quando quebram a cara.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. Já li comentarios desse livro, alguns positivos e outros e não.Bom,quero poder ler pra ver oq eu acho. Pela sua resenha acho que vou gostar!:D

    ResponderExcluir

  27. Não tenho por hábito ler livros nesse gênero, mas estou realmente afim de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  28. Amo livros assim , tou louca por ele !

    ResponderExcluir
  29. Ja ouvi muitas coisas desse livro tanto boas quanto ruins mas so lendo vou saber qual das duas é verdade!! Ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  30. Ja ouvi muitas coisas boas e ruins desse livro mas so eu lendo pra descobrir , estou bastante curiosa!!

    ResponderExcluir
  31. Estou louca para ler esse livro.. amo Nicholas Sparks e nunca me decepciono com as histórias dele. Está na minha lista de compras rsrsrs
    tenho quase todos os livros dele, mas tava em duvida quanto a esse, pois alem das ultimas capas estarem bem parecidas e de estar tendo um lançamento atras do outro, o tema dele nao em chamou mt atenção. mas sou super fa do nicholas e na primeira oportunidade e irei compra-lo.
    bjim

    ResponderExcluir
  32. Vi esse livro na Bienal mas não me interessei...não tinha lido nenhuma resenha dele ...
    E parece que o livro não empolga mesmo....
    Se eu tiver a oportunidade vou le-lo mas não é prioridade!

    ResponderExcluir
  33. Já li algumas resenhas sobre este livro, e pelas resenhas que li, acho que eu iria adorar lê-lo, pois adoro livros de romance.

    ResponderExcluir
  34. Pegar birra da personagem principal é o pior ... a história inteira acaba e o fim sempre decepciona ... mas realmente, concordo com os pontos que você falou sobre a imaturidade dela ...

    ResponderExcluir
  35. Nossa to de queixo caído viu,pela sua resenha o livro me parece bom demais :O

    ResponderExcluir
  36. Adorei a resenha e deu vontade de ler tb.A protagonista deixa tudo para ir atrás de Scott será que valeu a pena?

    ResponderExcluir
  37. Li várias resenhas sobre esse livro e ele me parece uma romance desses bem açucarados. Será?

    ResponderExcluir
  38. Nossa... eu li várias resenhas sobre esse livro, umas boas, outras ruins, mas a sua me motivou a lê-lo...

    Afinal eu tenho que ter minha propria opniao né?

    Quando eu ler eu te falo o que achei

    ResponderExcluir
  39. A capa é bem legal. Não sei quero ler esse livro, mas acho que futuramente eu leia. Parece um livro água com açúcar seria isso>

    ResponderExcluir