='cap-left'/>

Anna Sheehan - Adormecida

OLÁ queridos leitores do Leituras e Devaneios! Quem vos fala em uma resenha extraordinária é Isa Souza, vulgo Chaveirinho, pentelha, piralha, como carinhosamente essas chatas me chamam. Como todos sabem, a Srta. Lariane está na Argentina oficialmente estudando, quando todos nós sabemos que ela na verdade está aprendendo salsa e tango enquanto não entende a frase “¿tienes novio?” (só a Lariane mesmo) e paquera argentinos fofos e dona Sabrina encomendou mais um sobrinho para nós. Por isso, quem leu o livro foi a cobaia aqui, não que eu esteja reclamando (NÃO VOU DEVOLVER LARI, JÁ ERA, O LIVRO É MEU) e elas me convidaram pro clube e não, não preciso que ninguém ligue pra minha mãe, pois elas não estão me mantendo aqui a força, pelo menos isso é o que elas dizem

Capa lindíssima. ♥
Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num um sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência. Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente pra ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.


Rose passou 60 anos em uma estase química, que depois de um tempo compreendi que era um modo em que ela era colocada para “dormir” e não envelhecer. Já imaginou acordar um dia e descobrir que dormiu por 60 anos? Que tudo que lhe era familiar não existe mais? Se acordar e ver que dormiu mais do que podia já é perturbador, imaginem 60 anos. Rose era solitária e depois da estase passou a ser muito mais. Quando acorda é colocada em uma escola da qual é dona e todos: ou querem saber mais sobre a Bela Adormecida ou querem distancia dela. E além disso, alguém está atrás dela e a quer morta. A única coisa que parece certa em todo o caos que se transformou sua vida é a sua arte. Ainda mais depois que se vê apaixonada por Bren, o garoto que a descobriu em estase e acidentalmente a acordou.

Obviamente, o livro nos remete a história da Bela Adormecida. Pelo menos ao ler a sinopse. Não esperem por um releitura. Ela passa anos dormindo? Check. É acordada por um “beijo”? Check. Mais alguma semelhança? Nenhuma. Um príncipe no cavalo branco? NÃO MESMO.

Ao iniciar a leitura, eu não tinha expectativas de como seria o livro. Era confuso e não esperava me emocionar. Mas foi isso que aconteceu nas passagens de Rose e Xavier. Nas páginas 114, 208 e 261 especificamente. Chorei muito, mas ando chorando POR TUDO. (E sim, somente dona Sa que está grávida HIHIHIHI).

O amor de Xavier e Rose é um dos mais lindos que eu já li. Atravessou tempos, mudou de forma, mas nunca de tamanho. A maneira como eles se conhecem e vivem esse amor, é deveras maravilhosa, dolorosa e bonita.

O livro traz uma crítica ao autoritarismo dos pais, sobre como a criação pode moldar uma criança e como algo pode ser incutido nela. Eles fizeram com que Rose acreditasse que era fraca, que aos 16 anos deveria ser totalmente dependente deles, que fosse burra. Enfim, que tivesse uma auto estima muito baixa. De modo que ela faz de tudo pra não incomodar ninguém, não ser um estorvo.

Destaque para Otto que é um ser humano no mínimo peculiar. Ele é geneticamente modificado, não tem a capacidade da fala, mas pode entrar na mente das pessoas e dessa forma comunicar-se. Extremamente inteligente, é considerado propriedade da UniCorp, empresa da qual Rose é herdeira. Rose e ele são considerados aberrações e é um dos fatores que faz com que surja uma amizade tão forte entre eles.

Não consegui me identificar com nenhum dos personagens, mas gostei muito do Otto. Rose tem muitas duvidas de si mesma e dá pouco valor a si mesma. Bren é um adolescente com boas intenções, mas ainda assim um adolescente. O que é desconhecido lhe causa pavor.

O livro termina com revelações muito interessantes que mostram que terá continuação. Revelações que me deixaram MUITO ANSIOSA pela continuação. MUITO MUITO. Do tipo “EU NÃO ACREDITO QUE FIZERAM ISSO, QUE BANDO DE...” e vemos que sempre tem alguém pior. E espero que Otto tenha uma ênfase maior no próximo livro, porque ele é meu favorito <3.

Gostei de que vai ter continuação, mas mesmo assim...
SDDS LIVROS INDEPENDENTES (tudo vira série!).



Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. Acho que vale a pena ler...só por ler mesmo. Eu não senti compulsão a ler esse livro. E se for ler é só pra falar: LI CAMBADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AQUELA compulsão. Sim, não é o caso desse livro, mas compensa sim a leitura.

      Excluir
  2. Ei Isa,

    Suas resenhas são uma comédia hahaha, e agora eu quero ler este livro, nem tinha dado muita bola para ele quando vi na bienal, apesar da capa maravilhosa.

    Resenhe mais, adoro. ^^

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Nanda. As meninas me pegaram pelos cabelos ;)

      Excluir
  3. Oie guria!
    ADOREI a resenha! =)
    Não conhecia o livro, mas você fez seu trabalho: me fez querer lê-lo! shaushuahs
    Achei a história linda e diferente também. Não vou nem pensar em comparar com a Bela adormecida, porque, putz, ela nem dormiu taanto assim! rs
    Mas caramba. 60 anos é muita coisa!

    Enfim, quero ler!!!

    Beijos
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu atraso 10 minutos do horário que tenho que acordar e já fico louca.

      Excluir
  4. Oi Isa!

    Adorei a resenha!

    Isso mesmo, mostra quem manda ahahhaha

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Já é a segunda ressenha que leio desse livro mais no primeiro a blogueira não achou nada referente a continuação deste livro, apesar de seu final deixar quase claro que terá!
    Sabe de alguma fonte?
    Bom, sobre o livro fiquei muito interessada na história, principalmente sobre Xavier, conhecer ele um pouco mais!
    Acho que seria uma boa leitura!
    bjs
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu fui pela lógica. Com as questões deixadas nesse livro, duvido muito que não tenha continuação. Só não te conto porque é segundo maior spoiler do livro, :]. Mas não, não tem nenhuma confirmação da continuação.

      Excluir
  6. Uma série? (triste) Cara, gostei da história! Estava querendo ler esse livro mais pela capa mesmo ( que convenhamos, é linda!) hahah mas agora li a resenha e gostei, e muito *-*
    Sabe quantos livros está no planejamento da autora Isa? '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei :/ como eu disse, não tem mesmo confirmação da continuação. Espero que não muitos livros, porque eu me canso facilmente com séries muito grandes. A capa é linda mesmo *-*

      Excluir
  7. Gostei demais da resenha, mas essa história de ser uma série me deu raiva das grandes, hehehe... Parece uma leitura boba pra curtir a TPM ao máximo, rs.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi flor,
    Nossa interessante isso...rsrs...vou pesquisar mais sobre ele.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Desde quando eu vi a capa desse livro ja fiquei super curiosa para ler alguma resenha sobre ele para saber se realemente é bom. Pelo que pude perceber o livro vai ser do tipo que começa tedioso e ao decorrer das paginas o leitor começa a se envolver na leitura, gostei muito de saber que a autora realmente criou um mundo futurista (adoro livros que tenham essa coisa de futuro, tecnologia etc.) encaixndo-o na historia. só de ler a resenha ja adorei os personagens eles vao se evoluindo ao decorrer da historia todas.

    Ps1: Tedioso pelo fato da historia ser quase (ou parecida nao sei) com o conto de fadas da Bela Adormecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de algumas páginas, você nem lembra mais da relação com a Bela Adormecida. E eu acho que ele começou confuso, mas não tedioso :]

      Excluir
  10. Também tenho saudades de livros independentes. Meu bolso agradeceria muito se eles voltassem...
    Estase química... achei essa temática interessante...
    Achei essa capa linda!
    Parabéns pela resenha o/

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Fiquei super curiosa! *-*

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sua resenha, por este motivo vou ver se leio esse livro.

    ResponderExcluir
  13. um livro que gostaria de ler, mas depois da sua resenha fiquei com um pé atrás, não me parece um ótimo livro, mas também não me parece muito ruim.

    ResponderExcluir
  14. Aleluia eu achei que tinha sido a única a chorar, confesso que todas as partes do Xavier eu chorei, de início achei que era TPM ainda bem que não sou a única!

    Vicky
    vicky_cottademello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Adoorei a resenha, agora quero muito ler, espero mesmo que tenha continuação pois eu adoro serie :D

    ResponderExcluir
  16. Eu amei esse livro é diferente de tudo que eu já li... E vale mais do que a pena ler, quem não leu tá perdendo tempo...
    E pra falar a verdade eu tbm tou cum saudade dos livros independentes mas esse livro mais do que merece a continuação e eu to louca pra ler...

    ResponderExcluir
  17. Amei esse livro e também gostei do Otto, espero que tenha continuação estou super ansiosa

    ResponderExcluir