='cap-left'/>

Carolyn Turgeon - Mermaid - Uma reviravolta no conto original



A resenha de hoje é de “Mermaid - Uma reviravolta no conto original”, da autora Carolyn Turgeon, publicado esse ano no Brasil pela Editora iD. Quando lançaram o livro fiquei “louca” para ler achando que seria parecido com o livro “No Fundo do Amor” - também publicado pela editora -, mas a única coisa que os dois têm em comum são as sereias.
“Mermaid” é narrado por duas mulheres: de um lado temos uma Princesa Humana e do outro uma Princesa Sereia. O que essas duas sereias têm em comum? Elas se apaixonam pelo mesmo príncipe. A história lembra muito “A Pequena Sereia”, mas de um modo mais mórbido.
Lenia, a sereia, sempre foi fascinada pelo mundo humano; na história Sereias e Tritões não podem se misturar aos humanos, só têm a oportunidade de conhecer o lado de fora do mar nos seus aniversários de 18 anos e foi o que Lenia fez. No seu primeiro contato com o mundo fora do mar, ela salva um homem: Christopher, o príncipe do Sul. Lenia se apaixona e o príncipe também fica atraído por ela, mas como estava muito ferido, ele não se lembra do rosto da sereia e nem do que ela era. Lenia leva Christopher para a terra firme e é nesse dia que ela conhece Margrethe, a princesa humana.
Margrethe está reclusa naquela Ilha em um convento. Seu pai é um rei poderoso e com muito inimigos, que acredita que a filha corre perigo de vida, por isso a esconde. Ela se sente sozinha na Ilha e quando a Sereia deixa aquele homem para Margrethe cuidar, sente que é um presente e que o marujo misterioso é especial.
Quando Christopher acorda acha que Margrethe é a mulher que o salvou e ela não desmente. Os dois começam a se apaixonar, mas algo os impende de ficar juntos. Enquanto isso, Lenia se sente infeliz no mar, pois se apaixonou por um humano, ela então toma uma difícil decisão para conseguir ficar com o amado; Lenia pretende virar humana mesmo que isso custe uma de suas coisas mais preciosas.
Um triângulo de amor onde às duas mulheres têm suas qualidades e defeitos. Lenia e Margrethe são personagens fortes e valentes que se apaixonam por Christopher e querem ficar com ele. Não tem como odiar uma das duas porque Carolyn Turgeon não criou uma mocinha e uma vilã, e sim mulheres que por uma razão do destino tiveram a infelicidade de se apaixonar pelo mesmo cara.
Sabe quando você ler um livro bem legal e acha que todos com um tema parecido vão ser bons também? Pois é, isso foi o que aconteceu comigo. Achei que seria um romance fofinho entre Sereia/Príncipe, porém não é nada disso. O livro não centra no romance e sim nas duas personagens femininas e seus problemas. O Príncipe Christopher aparece pouco na história e nem achei ele um bom personagem. Confesso que torci mais pelo casal Margrethe e Christopher, não porque não gostei da Lenia, mas criei mais simpatia pela Princesa humana.
A história é boa, no entanto criei grandes expectativas e acabei um pouco decepcionada. Quem curte a história da “Pequena Sereia”, acredito que irá gostar do livro.
click to zoomMais Informações em:

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Gizeli Regina Meister27 de setembro de 2012 11:26

    A Pequena Sereia não é bem meu estilo, mas tudo bem, é bom as vezes ler esses livros para podermos nos desligar dos outros os quais nos apaixonamos e não conseguimos parar de pensar ou sonhar...rsrssr

    ResponderExcluir
  2. Ei Lu,

    Este acho que vou passar, sei lá, fiquei em dúvida se eu iria gostar. Não por não ter romance, mas porque acho que vou acabar não gostando das duas mulheres hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola. Adorei a resenha , mas cofesso que nao me interessei muito pela historia!! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu estou louca para ler esse livro *-*
    Deve ser interessante!
    Beijos Teenage Dreams (:

    ResponderExcluir
  5. Também achei parecido com A Pequena Sereia.
    Achei a capa bem bonita. Já tem ponto positivo.
    Gosto quando o livro centra na personalidade das personagens e não no casal.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Eu não fiquei com vontade de ler esse livro quando vi ele. E ainda não tenho muita...Não achei muita graça na história. Sabe, é boazinha, mas não faz meu tipo de leitura =/

    ResponderExcluir
  7. Adoro a história da Pequena Sereia.... mas não me empolguei com esse livro...pode ser que um dia eu consiga le-lo !

    ResponderExcluir
  8. Boa resenha, mas também não é meu estilo!
    Sereias não são meus seres sobrenaturais preferidos!
    Mas não custaria ler, não é? Para fazer uma analise critica!
    bjs
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda quero ler esse livro. A versão original do conto não tem final feliz, como o da Disney, na verdade a sereia sofre pra caramba! Vou atrás desse livro, quero saber até onde ele parece e se distância da estória original.

    ResponderExcluir
  10. Gostei demais da dca e da resenha, uma história bem adulta, que apesar de tratar de tema fantástico, revela muito situações humanas... com sentimentos humanos e ações que pode muito bem ser tomada pro cotidiano... demais.... =D

    ResponderExcluir
  11. Bom.. Comprei o livro, a capa é linda!
    Sim! Sou dessas que muitas vezes se empolga com uma capa e compra no impulso.
    Ainda não li então não posso falar muita coisa a respeito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Quando lançou o livro também fiquei louca para ler, mas vi muitas resenhas negativas e outras mais ou menos para ler. Acho que leria ela sim, adoro esse tema. A capa é muito linda ^^

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros sobre Fadas e Sereias!
    Também achei que o livro seria fofo :)

    ResponderExcluir
  14. Apesar do enredo da historia ser bom eu não gstei tanto assim, acho que pelo fato da historia envolver sereias. Mas boa leitura pra quem gosta de literatura que envolver esses tipos de personagens.

    ResponderExcluir
  15. Ain, nunca li nada sobre sereias, acredita? Confesso que tenho bastante curiosidade... Achei a capa desse livro muito linda, e apesar de tudo, quero ler!

    Um beijo,
    Inara
    @lerdormircomer
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei! Não conhecia esse livro não. E adoro histórias com sereias, acho que principalmente por não conhecer muitas.

    ResponderExcluir
  17. Gostei da capa,mas o enredo ficou um pouco complicado, pela resenha, talvez não gostaria da ideia...

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é MUITO BOM! Eu tô lendo e tô viciada, vocês precisam ler!

    ResponderExcluir